LaTEX em OSX

Kristian0

Power Member
Boas,
Tentei usar algumas suites de LaTEX no meu Mac, mas sem sucesso nunca consegui por nenhuma a funcionar.

Será que me podem dizer algum package ou conjunto de programas individuais que me possibilitem escrever e compilar TEX?
 
Boas,

Para além de teres que ter o MacTex instalado, tens editores como o texStudio e Texmaker que foram referidos.
Depois existe também o TexShop (que vem o MacTex) e o TexPad que é bonitinho mas é pago.
Pessoalmente já usei o texStudio e o TexMaker, e neste momento uso o texmaker.
Recomendaria-te um desses 2, parecem-me os mais user-friendly e com a vantagem que são free.
 
Obrigado, instalei então o texStudio e o TexMaker
Suponho que o Studio é o compilador, e o Maker o editor, certo?
É que também estou a aprender a utilizar isto, é a primeira vez.
 
Obrigado, instalei então o texStudio e o TexMaker
Suponho que o Studio é o compilador, e o Maker o editor, certo?
É que também estou a aprender a utilizar isto, é a primeira vez.

Não, o compilador é o mactex.
O TexStudio e o texMaker é que são editores.
Ou seja, precisas de ter MacTex + TexStudio ou texMaker.
 
Não, o compilador é o mactex.
O TexStudio e o texMaker é que são editores.
Ou seja, precisas de ter MacTex + TexStudio ou texMaker.

No site há o The Full MacTeX ou o Basic TeX

Retirei esta informação da pagina: https://tug.org/mactex/morepackages.html

Qualquer um serve? É que o Full são 2,5 Gb

E ja agora, tendo em conta que esses são apenas editores, qual a diferença de usar esses editores de texto, ou por exemplo o Sublime?
 
Qualquer um serve? É que o Full são 2,5 Gb

Mais ou menos :P
O BasicTex, se percebi bem, tem apenas o essencial, para gerares texto em lateX.
O Full, para além do BasicTex, traz também um gui para escreveres documentos em lateX e o Ghostscript, que não é bem necessário para escreveres um documento, mas é útil para converteres imagens .eps para outros formatos (.pdf por exemplo).
Pessoalmente, se não tiveres problemas de espaço aconselhava-te a instalares o full e depois desinstalarares o TexShop (o ambiente para escrevers latex) e os outros programas que vem.

E ja agora, tendo em conta que esses são apenas editores, qual a diferença de usar esses editores de texto, ou por exemplo o Sublime?

Eles não são apenas editores, são mais um ambiente dedicado para escreveres em lateX, por exemplo um Word mas para lateX. Desculpa se não estou a conseguir explicar-me muito bem.
Por exemplo, tens shortcuts dedicados para compilares os ficheiros latex + bibtex (de bibliografia).


O Sublime é o editor de texto "puro", mas já vi algures que tens pacotes para o sublime para escreveres latex. Mas confesso que nunca experimentei.
Sem usares os pacotes de latex para o sublime, a forma de compilares os ficheiros latex seria por linha de comandos (pelo menos é a única forma que me ocorre).


Espero ter ajudado.
 
Back
Topo