FX-8320 4.6 Ghz @ 1.356v

@rampinhas sim meti uma Cooler Master Blade 120mm. Ficou um excelente cooler e barato para um OC razoável / bom. Obviamente quem quiser voos mais altos terá que ir para outro cooler.
 
Depois de umas brincadeiras aqui nas definições tenho isto estável a 4.4 Ghz @ 1.33v.

A correr o prime95 desde das 15:50:

dmycu4tktgxni4mrng8.png
 
O problema é o meu cooler que não é dos melhores. Começo a sentir throttling devido às temperaturas. Tenho que investir num cooler melhorzito, porque isto tem potencial para chegar aos 5 Ghz.
 
Não deixes passar dos 72 graus package e 62 núcleo.
Estas no limite da temp.

Eu faço 4.4 a 1.34v , com as llcs sem ir ao extremo , com a LLC a extreme e 130% consigo fazer 1.32v mas aquece bastante mais. Achei este ponto de equilíbrio.
Como é que tens a tua LLC?
 
Também não uso o Extremo. Tenho LLC CPU em Ultra High e 130% e a do CPU/NB em Auto.

Controlo das fases está em optimizado.
 
Há aqui algo que não faz sentido.

Um FX-8320 com uma MSI 970 Gaming, a 4.8Ghz @ 1.4v, as temps em prime rondam os 75ºc, mas não há qualquer throttling nem dá qualquer erro de sistema. Em gaming load rondam os 60-65. Isto num watercooling da Enermax, 240mm, a fazer pull para fora da caixa, numa NZXT S340. As fans standard foram viradas para meter ar dentro da caixa, na zona dos VRM's e afins. Até agora a pessoa em questão não se tem queixado de throttling nem nada.
Shadow of Mordor em Ultra a 1080p @ R9 290, 90% dos casos acima de 60 fps!

Era suposto o CPU queixar-se de alguma forma com as temperaturas excessivas?
 
Cada cpu é diferente dos outros.
Com throttling ele reduz automaticamente a velocidade do cpu temporariamente até voltar a descer a um ponto que para ele é aceitável
 
Há aqui algo que não faz sentido.

Um FX-8320 com uma MSI 970 Gaming, a 4.8Ghz @ 1.4v, as temps em prime rondam os 75ºc, mas não há qualquer throttling nem dá qualquer erro de sistema. Em gaming load rondam os 60-65. Isto num watercooling da Enermax, 240mm, a fazer pull para fora da caixa, numa NZXT S340. As fans standard foram viradas para meter ar dentro da caixa, na zona dos VRM's e afins. Até agora a pessoa em questão não se tem queixado de throttling nem nada.
Shadow of Mordor em Ultra a 1080p @ R9 290, 90% dos casos acima de 60 fps!

Era suposto o CPU queixar-se de alguma forma com as temperaturas excessivas?

Com que programa verificas o throttling? Pessoalmente recomendo o HWinfo (não confundir com o HWMonitor). Pois dá para veres as velocidades máximas e mínimas de cada core. Pelas mínimas dá para veres se está a fazer throttling ou não.
 
Só para dar um ligeiro bump neste thread. Hoje troquei os componentes do antigo pc de um amigo (sabertooth 990fx r2 e 8350, numa cooler master do tempo do arroz de quinze, com um cooler básico da Artic). Passamo-lo para uma Corsair Air 540, e instalou-se um h80i GT no topo/frente. Na bios ajustei a voltagem para 1.3v e meti o CPU a 4.6 através do FSB (?), a ram a 1.6v e a 1840.

Iniciei o CPU-Z e corsair link, era indicada uma temperatura em idle de 25ºC em ambos. Com o prime95 estava a correr estava nos 45ºC, mas reparei que no CPU-Z indicava apenas 4400mhz (com o prime a correr), e achei curioso os VRM's (ou o que é, que está à esquerda do CPU, segundo o Asus Thermal Monitor) estarem a 60ºC. É normal? Nunca tinha brincado com um AMD, estava um bocado às escuras. São temperaturas usuais?

Acho que não estava a fazer as coisas da melhor maneira, devia ter começado pelo multi, mas como estava com pressa meti os settings um bocado naquela do "vai crashar, vou meter tudo em stock e depois com tempo afina-se". Mas pareceu-me um resultado positivo...
 
4.6 com 1.3v? Isto é só golden chips aqui... Tive azar com o FX 6300, 1.41v para 4.7Ghz e 59c em prime com um Cryorig R1, isto numa m5a97 evo r2. Mas tens aí um bom 8350 sim senhor!
 
Pois é impossível afirmar que um CPU está estável sem o testar em condições, não é em 30 minutos que se testa um CPU, quantas vezes parecem estáveis e de repente crash, quanto aos vrms é normal aquecerem bastante com os AMD é por isso que é importante ter uma board com fases suficientes para OC caso contrario arriscam a alguma coisa pegar fogo.
 
Back
Topo