Topico do LIXO (e de salvar aparelhos de acabarem no lixo) 56K Warning

NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, NADA de electrolíticos nessa localização!

São 4 condensadores de tantalo, de 330uF, com rating de voltagem de 2.5v para cima, e ESR tão baixo quanto possivel.
Esses são faceis de soldar, precisas é de ar quente para tirar o "chip" que não é mais que 4 condensadores naquele encapsulamento gigante.
Os condensadores de tântalo são polarizados, e a barra indica o lado do condensador que liga aos Vcore , o outro lado liga á massa, os condensadores em si se forem de marca vão custar na casa de 1€ cada um, ou basta tirar 4 de outra board, todas usam condensadores desses valores em vários rails de alimentação, por exemplo um possivel condensador:
http://eu.mouser.com/ProductDetail/Kemet/T520D337M006ATE018/?qs=sGAEpiMZZMtZ1n0r9vR22Vm3n433FR3Af4gpP0sX1w4=

No fim, fica assim:

image.jpg


EDIT:
E nunca entendi o meter cargas nas fontes, nunca meti, sempre funcionaram perfeitamente, qualquer coisa com menos de 15 anos deve funcionar sem carga, só se for daquelas fontes baratuchas que vêm nas caixas, e mesmo assim, uso uma para ligar umas ventoinhas e ela não se queixa sem carga.
 
Epa só disse condensadores pelo que vi no video e se comprovou funcionar, "that's why".

O que queres dizer com meter cargas na fonte?
 
Usarem uma resistência ou lampada nos 5v, nunca apanhei nenhuma fonte que precisa-se de ter uma carga nos 5v para regular, mas ou foi sorte/pontaria ou não sei.

O meu No, é para o gajo do filme, um electrolítico é o condensador errado nessa localização.
 
Mas quando se fala em colocar essa resistência ou lâmpada para regular, quer dizer que ela sem isso não consegue manter os 5V estáveis? Qual o seu comportamento e suas consequências?
 
Ou não liga ou a voltagem oscila, ou fica acima ou abaixo, não quer dizer que meta 30v nos 5v, mas não cumpre os limites do standard ATX.
 
Exemplo da minha fonte ATX , com a lampada laranja do pisca de um automovel , ligada aos +5V

Esta fonte é uma das mais baratas , de marca "rasca", uma LPK de 350 ou 450W , mas de todas as que experimentei é a melhor pois é a que vai menos abaixo (talvez tenham poupado nos circuitos de proteccao, lol)

Dos testes que fiz, funciona muito melhor com a lampada nos +5V (a lampada de 21W / 12V gasta 1A quando ligada a 5V ).

Exemplo de algumas aparasusadoras que agora estao a funcionar com os 12V fornecidos por uma fonte ATX.
Funcionam todas maravilhosamente, com uma força capaz de rivalizar com as Berner´s e Milwaukee´s e Hilti´s e Dewalt´s , Hitachi´s , AEG´s e afins :)

IMG_20150719_225253_zpshc5cdvef.jpg
 
E se ligar elas à uma fonte "possante", de uns 800w single rail :004: ?

E modelos de 9,6V terá problemas em ligar aos 12V? Como te disse via PM, encontrei algumas usadas a uns 20-40€ que parece ser interessantes para ligar às fontes que ca tenho.

E uma parafusadora daria jeito.
 
Última edição:
Boas

Em principio podes ligar a de 9.6 a 12V , tenta é não abusar muito dela.
No meu caso, tenho uma Makita de 7.5V , a qual manda as fontes abaixo quando ligo a 12V.
Então liguei-a nos +5V e trabalha lindamente.
Mais importante do que a voltagem é a Amperagem.
No caso da Makita de 7.5V provavelmente anda mais devagar a 5v , mas tem uma rotação mais do que suficiente , e tem uma força incrivel :)

Essa de 9.6v tambem pode funcionar bem a 5V

A cinzenta que se vê na foto é de um amigo meu . Custou 5€ nos classificiados da internet, e tem um trabalhar espectacular.
É de 18v e está a trabalhar a 12V
Está Nova. Provavelmente quem comprou nunca usou, e foi secando a bateria, e por isso deixou de ter utilidade para a mesma.
 
Última edição pelo moderador:
Boas, preciso de ajuda dos entendidos.
Tenho um monitor HP 2509m, em que a iluminação não funciona. Quando ligo o monitor tenho imagem nornal, mas passado 3-4 segundos fico com o ecrã preto e se apontar uma fonte de luz ao ecrã vê-se a imagem.
Foto 1 - Aquele branco ao pé dos condensadores é normal?
 
Pessoal, a ver se me conseguem ajudar:
-Tenho aqui 2 wireless keyboard com os respectivos receptores que ligam através de PS2 ao PC, mas não funcionam?
Algumas dicas para saber por onde começar?

Obrigado
 
Bom depois de um iPhone 4 que foi ressucitado com bateria e traseira nova, hoje foi dia de ver o porque do microondas deixar de funcionar subitamente.

Meu pai queria já ir voando à uma loja comprar um novo. Abri o gajo, e o fusível estava com uma cor manhosa.
Sakei ele fora, liguei directo e... voilá! its alive!:009:

Agora só comprar um fusível novo e siga viagem para mais 10 anos (not).

entretanto tenho aqui outro "paciente" que é uma Camera de filmar Panasonic que não liga. Alguém pode dar umas luzes de como reparar?
 
1o convem ver os drivers. Já os instalaste? Normalmente esses teclados vem com um cd de instalação. Ja correste?
 
Bom o microondas que falei acima, comprei um fusível novo, foi testar, fez um barulho estranho e puff, estoirou denovo :sad:

Ou seja tem um problema mais grave e não apenas um fusível queimado.

Infelizmente não sei o que fazer com isto. Meu pai foi logo à uma loja e comprou um novo.
 
Um cabo estragar é pouco provável. O plug então descarto porque já tinha sido trocado, até verifiquei se podia ser daí mas não.
 
1o convem ver os drivers. Já os instalaste? Normalmente esses teclados vem com um cd de instalação. Ja correste?

Neste caso não é necessário, pelo menos deveria ser automático...
Nem na página do fabricante existe. Ai vão para o lixo vão!!! "Don't"

Por acaso não viram no sic noticias a reportagem sobre lixo electrónico? Recomendo a todas as pessoas interessadas no tema ou não.
 
O micro-ondas pode ser simplesmente o diodo retificador que deve estar soldado nos condensadores, depois do MOT, mas micro-ondas são coisas muito perigosas, dada a tensão usada no magnetrão e que os condensadores voltam a ganhar parte da carga/voltagem mesmo que desligados, um movimento em falso e passas para o outro lado.
 
Voltando um bocado atrás no tópico, estive a ver como transformar uma fonte de alimentação de um PC numa alimentação de bancada, não me parece até nada do outro mundo, só não sei como é que se sabe a resistência a colocar no diodo para que este não queime. Como se sabe isso?
Os buracos para colocar o acesso às diferentes voltagens alguém já fez? Basta um berbequim ou usam algo mais suave?

Relativamente aos microondas, então isso é tão ou mais perigoso como mexer num antigo CRT?!! Xiça...
 
Back
Topo