SO Insys

depende do portatil que têns.
eu pessoalmente uso linux mint,
mas existem distros mais leves,
xubunto
lubuntu
puppy linux
 
Poderias continuar a usar o Caixa Mágica na versão mais nova isto se o teu pc tiver uma RAM acima de 2 GB para o escritório que traz o CM por definição, de contrário poderias ou instalar o CM e depois aderir por exemplo um LXDE ou então baixar um Lubuntu deve rodar sem nenhuma complicação.

Entre 1GB e 2 GB podes tb usar um Mate ou mesmo outro mas vai haver sempre alguma quebra de rendimento em função do uso que lhe dês ao pc.

Se o pc é Insys estimo que tenha boa capacidade em termos RAM e portanto escolher a distro não deve ser problemático, eu antes de te contacto com esses pcs ouvia opiniões algo más sobre os portáteis até que tive contacto com eles e não são maus até costumam ser bem equipados o problema é se dão com mãos que não têm cuidado nenhum com a manutenção ( pó, dissipação e essas coisas).

Força, toca a dar proveito a uma boa máquina.
 
Se for o insys que estou a pensar, que foram para o e-escolas, tem os componentes todos da SIS. Em Windows já era um pincel instalar os drivers, em Linux não sei se vai ser fácil. Se estão integrados no kernel.

Pega num Ubuntu ou derivados 14.04 e boota como livecd e vê se é usável.
 
Lubuntu e LXLE são opções leves para computadores menos apetrechados.
Tenho o LXLE 12.04 a correr num portátil insys de 2003 e, não havendo milagres, aguenta-se bastante bem.
 
Windows esquece.... que o pc matava-se logo a seguir

Vou tentar com o Ubuntu.... e se for preciso eu dou um tok nos drivers....


Ok da minha experiência não deves ter grandes complicações , no entanto é ver -> baixas o live-cd e em ves de iinstalar logo verificas se te detecta a internet que é o mais importante, depois outros componentes como seja leitor de cartões bluetooth se usares muito etc, se tudo estiver ok é instalar sem problema senão podes sempre verificar com o lspci ou outro o hardware o qual não responde e abrir um tópico num fórum dedicado ou mesmo por aqui a ver se te ajudamos se soubermos.

NUma sessão live podes instalar pacotess tb por exemplo para testar um a câmara web ou aldo com o cheese ou outro, é só testares e verificares que não há ou apenas existe um problema mínimo .
 
Aconselho mais duas Pclinuxos e Manjaro lxde. A primeira acho mais fluída, está em testes no meu portátil Asus com mais de 9 anos e porta-se muito bem.
 
Back
Topo