BootStrap 3

DanielSintrão

Power Member
Boas pessoal,
Ao longo dos últimos tempos tenho vindo a dedicar-me inteiramente ao Web Development e uma das áreas que comecei recentemente a explorar foi a framework "BootStrap 3".

Para os que não sabem, BootStrap é a framework mais popular que combina HTML, CSS e javascript conhecida pela performance para responsive e mobile.

Quem aqui utiliza BootStrap 3 nos seus projectos? Para um webdeveloper junior, acham que é um metódo de trabalho a seguir?

Na minha opinião acho que é uma estrutura a seguir pois cria mais coerência nos websites principalmente quando são construídos em equipa. Torna a pós-edição/correcções mais fáceis para um programador que não conheça o projecto de raiz e o tenha que editar.

O que tem a dizer sobre o tema?

Links úteis:
http://getbootstrap.com/

Exemplos desenvolvidos com BootStrap 3:
http://expo.getbootstrap.com/

Cumpz
 
Boas,

Tudo depende do design que queiras aplicar ao teu site. Se estiveres a fazer um site simples em que o visual não tenha muita importância (se é que isso se aplique hoje em dia a algum site), o Bootstrap - ou outra framework - pode vir a facilitar o teu trabalho. Mudas umas cores, uns tamanhos e está feito.

Caso faças um site com um design totalmente personalizado, raramente se justifica usar estas ferramentas. Porquê?
- Por vezes é mais fácil fazer um componente de raiz do que editar os do Bootstrap.
- O CSS do Bootstrap está muito encadeado. Caso mexas numa classe pode implicar com outras.
- Há sempre muito código que não vais precisar, criando muito lixo.
- Às vezes, simplesmente não se adapta à estrutura do teu site.

Eu usei o Bootstrap uma única vez. Fiz um esforço para tentar cumprir com as suas normas. Cheguei à conclusão que os sites não são todos iguais e cada site deve ter a sua própria estrutura e no final percebi que o Bootstrap só complicou o meu trabalho.

O que eu às vezes faço é "roubar" ou a inspirar-me em certos pedaços de código nesse esse tipo de frameworks.

É a experiência que eu tenho. Outros dirão que as frameworks de CSS são imprescindíveis.
Eu, em alguns aninhos, em sites grandes e pequenos, nunca senti a sua falta.

Cumprimentos.
 
Boas,
Acho que nas primeiras vezes que mexemos em bootstrap perdemos bastante tempo a adaptar-nos mas a partir do 4º ou 5º projecto ganhamos tempo.
Só a parte de evitar as media queries é uma vantagem :D
A verdade é que trás muita coisa, mas na verdade trás praticamente tudo e não ocupa assim tanto, tornado-se suficientemente rápido em mobile.

Quando utilizaste bootstrap, ao queres alterar os CSS não foste mexer nas class's do bootstrap certo?

Obrigado pela tua opinião, é sempre bom ler feedbacks da malta!

Cumpz
 
Eu sou um bocado (muito) picuinhas com o meu código. Entre outras coisas, não gosto de ter de fazer overrides a propriedades que não vou usar. Por isso sim, mexi nas classes do Bootstrap.
Acredito que a falta de experiência numa framework dificulte o trabalho, mas seja como for, eu que ando sempre à procura de ferramentas para facilitar o meu trabalho, nunca senti uma real necessidade de voltar a usar o Bootstrap.

Mas a verdade é uma: não existe um método de trabalho certo. O que temos a fazer é experimentar e ver aquele a que nos adaptamos melhor e que nos façam fazer sites fixes.
 
Sim, cada um tem o seu método de trabalho e escolhe as suas ferramentas como se sentir mais confortável.
Eu ando a experimentar o bootstrap a ver os resultados que consigo mas não é fácil aprender tanta classe nova :D

Com o tempo tudo vai lá , espero eu :D
 
Olá DanielSentrão!!

Eu acabei agora mesmo mesmo de responder a um PM de um membro aqui da comunidade que gostou dos meus esclarecimentos e veio me pedir opiniões, por isso se não te importares, para não ter de estar a escrever tudo de novo, vou pegar num excerto de texto que pertence ao PM dele e espero que te ajude:

O Problema das frameworks de hoje em dia é que existem em estupenda quantidade mas é tudo a mesma maravilha.
Exatamente até cito as tuas falas "É tudo o mesmo, só muda o rotulo"

Eu para te ser sincero, odeio muito mesmo frameworks xD e não uso o unico, existe milhares.
A unica framework util para todo o sempre para mim vai ser a que obvio que conheces que é o jQuery.

O resto é tudo balelas...
E outras que são construidas para ser fortes numa coisa, e o ponto "fraco" delas acaba por vir a ser o mais interessante.
A framework mais usada atualmente é a Twiiter Bootstrap e aproveitando já para responder á tua questão..
Chama-se Twiiter Bootstrap, exatamente porque esta framework foi criada pela empresa do Twitter :P
Que como se costuma dizer, "Quando nada do que se encontra está ao nosso gosto, cria-se as nossas proprias coisas :)" E foi isso que ela fez. Criou a sua propria framework :D

Mas o que eu recomendo sempre ás pessoas é que elas aprendam as linguagens base primeiro...
Tu ao utilizares uma framework, ela basicamente te diz: olha poe a class="preto_escuro" e vais ficar com o botao formatado para preto escuro... Mas nem sabes como é que foi feito aquilo...
Simplesmente fizeste porque te disseram, e nem sabes como é que aquilo foi feito.

Por isso o que eu recomendo é sempre que as pessoas saibam como foi feito antes de saber fazer :)
Ou seja...
Primeiro aprendes SOLIDAMENTE HTML&CSS E Javascript, e depois vais tentado criar os teus projetos.

Eu como sou uma pessoa muito perfeccionista, eu gosto muito de fazer os meus sites á mão.. Isto porque ?
Porque o código é 100% MEU!!! Nada de frameworks nem porras. Sou eu que estou a controlar o meu proprio trabalho, não é a porra da framework.
E nem demora muito... Se tu tiveres o conhecimento todo todinho ou pelo menos a maior parte, o teu raciocínio vai ser "Quero fazer isto, (e começas logo a fazer, porque sabes tudo de cor, acabas rápido que é um instante)"

Como obvio, cada um tem a sua maneira de trabalhar, e cada forma de encarar cada projeto e o fim do mesmo.
Esta, enquanto puder será a minha maneira de trabalhar!

Cumprimentos
 
Boas CabrestoSexy,
Nessa PM está ai uma grande verdade e que apoio a 100% que passo a citar:


"Primeiro aprendes SOLIDAMENTE HTML&CSS E Javascript, e depois vais tentado criar os teus projetos."

A melhor estratégia é mesmo esta, pois como foi referido, uma Framework independentemente de qual seja, acaba sempre por ser um "atalho" nos códigos, colocamos uma tag e ela directamente aplica um CSS style a uma div/botão/etc mas a maioria nem percebe como aquilo "nasceu" ali.

É sempre bom perceber como tudo funciona e só depois utilizar frameworks para ganhar algum tempo nas coisas básicas.

Muitas pessoas pensam que as frameworks é só colar codigo e está tudo feito , mas não é bem assim. É sempre necessário fazer muitos ajustes à unha, e aí esses conhecimentos vão ser úteis.

Cumpz!
 
hey,

isso e bom fazeres do 0 coisas, mas html e css e fácil, o javascript e que é mais difícil... essas frameworks são boas quando trabalhas em equipa, pois toda a gente percebe o método de funcionamento... também podes aprender com as frameworks, pois elas ajudam a melhor maneira de programar...
 
Boas,
Isso foi o principal motivo pelo qual comecei a aprender BootStrap. Vou começar agora em Setembro a trabalhar numa empresa com Front-End Developer e eles sugeriram a todos os empregados começar a trabalhar com Bootstrap isto para nunca se estar dependente de 1 ou 2 programadores e o processo de adaptação ser mais rápido.
 
Back
Topo