Impressora 3D RepRap Prusa

Ok @PiresTiago
Vou optar por comprar por peças, sai metade do preço....
Para teres uma ideia, as peças impressas em PT ficam em 25€, o kit ramps (lcd, arduino, ramps, dvr8825 steppers, mk2) fica em 36€.
Pelas minhas contas (tirando o frame) não chega a 180€.
O frame podes optar por usar em MDF (25€) mas prefiro em alumínio.

No final das contas fica-te em metade da que falamos.

Os DRV8825 e companhia são mais barulhentos que os drivers da Allegro.
 
Boas pessoal também ando interessado em monta um Prusa I3 mas tenho algumas dúvidas, vale a pena comprar material em lojas nacionais? Ou vale mais mandar vir de fora?
Eu estou a chegar à conclusão que 90% do material vale a pena mandar vir do aliex_press... o ebay é mais caro.
Apenas tens de ter atenção ao valor... tenta ser sempre a baixo dos 35€ já com portes.
As contas são simples de fazer, na alfandega só pagas se o valor mais IVA superar os 44€.
Sempre fiz essas contas e nunca paguei nada mesmo que lá fique retida.
 
Última edição:
Os DRV8825 e companhia são mais barulhentos que os drivers da Allegro.
Mas também já li muitos users a indicar que estes DRV8825 são melhores..... motivo pelo qual usei como referencia para pesquisa.
Mas se forem da opinião serem melhores até ficam mais em conta.
O que acham?
 
Já fiz várias PCB's com DRV88xx e são muito mais barulhentos, usam um modo de controlo de corrente diferente que fazem com que a parte do controlo de corrente funcione a uma frequência audivel, basicamente os motores cantam.
 
Dessa forma e tendo como referencia o que indicas vou optar pelos A4988, até fica mais em conta.
Obrigado pela ajuda.... quero planear tudo muito bem para que nada falhe.
 
Compra tambem uns dissipadores para lhe meteres em cima, idealmente/caso seja possivel, mete uma ventoinha pequena na caixa onde meteres o arduino+drivers, agradecem funcionar mais frescos.
 
Bom, electrónica (sem motores), rolamentos, gt2 polia e correia, cabos, ligação motor 5x5mm alumínio, tudo comprado *****..... agora resta-me esperar.
O resto do material já está a ser tratado e virá comigo na próxima semana numa ida ao porto.......
Estou ansioso por ver as primeiras peças....
 
Preciso de encontrar a solução para a extrusora.
A witbox sei que tem excelentes qualidades e o acabamento final é muito bom, mas são 100€!
Queria algo mais em conta.
Pensei na E3D V6 mas preciso do componente para empurrar o filamento (mk8!?!?) e o suporte para ligar ao eixo X.
Encontro também um MK9:
xbkjdc1427247006637.jpg


Este mk9 já é completo......

Que acham?
 
Tens 3 tipos:

- Bowden
Em cima da placa está instalado apenas o hot end (como o e3d, j-head, etc);
Cabo PTFE que vai desde o hot end até ao cold end, situado fora da área de movimento;
Engrenagens e motor estáveis, fora.
Pros: Menos peso a movimentar, o que significa mais rapidez e qualidade.
Cons: Mais dificuldade a tirar ou pôr filamento; impossibilidade de imprimir em materiais flexíveis; ângulo em que o filamento entra no hot end constantemente a mudar, o que cria imperfeições.

- Direct
Simplesmente um motor (forte) e encaixe dentado que empurra directamente o filamento para o hot end.
Pros: Simplicidade; imprime materiais flexíveis; facilidade trocar filamento
Cons: O motor poderá não conseguir agarrar no filamento por falta de força, o que fará a impressão falhar; mais peso em movimento.

- Geared
Igual ao direct, excepto que o motor está ligado a uma engrenagem grande, e esta é que movimenta o filamento, desta forma não precisa ser tão forte, mas é ainda mais pesado.
Pros: Igual ao de cima.
Cons: O mais pesado de todos.


Depois de escolheres o tipo tens 2 opções, ou fazes ou compras feito.

- Se fizeres tu, podes pesquisar no thingiverse, terás lá as peças para imprimir, o material necessário, a electrónica, os hot ends compatíveis, etc etc. No futuro podes sempre trocar peças, e até trocar de tipo, mas fica mais caro.

- Se comprares já feito podes por exemplo pesquisar pelo "geeetech mk8 extruder", é mais simples de instalar, e a opção mais barata, mas não terás margem de manobra se decidires modificar alguma coisa.


ps: eu fui para esta ultima opção (temporariamente), se seguires os leilões consegues arranjar um por vinte e tal euros.
 
Optei pela MK9 com oferta da chave cerâmica (27€)
Esta extrusora já trás "radiador" antes do hotend e todas as peças exteriores da engrenagem em alumínio (elemento para puxar o filamento).

Neste momento apenas me falta os motores, frame e peças plásticas.
Durante a próxima semana este material também será adquirido....
Só me resta aguardar pelo material vindo da china ;)

Contas finais +- 280€... tudo

ATENÇÃO: estou a seguir na integra a prusa i3 hephestos...... desde as medidas dos parafusos, esteiras (drag chain), motores...... se optarem por outras opções conseguem reduzir o preço.
Mas lá está... é tudo uma opção do utilizador.
 
Última edição:
so
Optei pela MK9 com oferta da chave cerâmica (27€)
Esta extrusora já trás "radiador" antes do hotend e todas as peças exteriores da engrenagem em alumínio (elemento para puxar o filamento).

Neste momento apenas me falta os motores, frame e peças plásticas.
Durante a próxima semana este material também será adquirido....
Só me resta aguardar pelo material vindo da china ;)

Contas finais +- 280€... tudo

ATENÇÃO: estou a seguir na integra a prusa i3 hephestos...... desde as medidas dos parafusos, esteiras (drag chain), motores...... se optarem por outras opções conseguem reduzir o preço.
Mas lá está... é tudo uma opção do utilizador.


SO? :n1qshok:
 
Sim só. ... aliás ate ficou mais barato mas prefiro dizer o que gastaria se comprasse tudo.
À coisas que tenho e outras deram-me... logo nao gastei esse valor.
Quero receber tudo e no final postarei todos os links de onde comprei e respectivos valores.
Não o faço ja porque quero ter 100% de certeza.
 
Última edição:
Preciso da vossa colaboração.
Mandei vir este arduino mega:
hxxp://pt.ali____express.com/item/Mega-2560-R3-Mega2560-REV3-ATmega2560-16AU-Board-ON-USB-Cable-compatible-for-arduino-good-quality/2036273566.HTML

No site indica "No usb line". Depois no feedback alguém menciona:
For comminication USB to serial is used chip cn340.

Alguém sabe o que significa?
 
Back
Topo