[Home Cinema] Receiver

marantz, denon (mais quentes) sony ou yamaha (mais neutrais) depois onkyo ou pioneer (mais frios e analiticos).
Em suma, ouve e ve o que gostas pois o audio é demasiado pessoal para serem os outros a aconselhar!
 
marantz, denon (mais quentes) sony ou yamaha (mais neutrais) depois onkyo ou pioneer (mais frios e analiticos).
Em suma, ouve e ve o que gostas pois o audio é demasiado pessoal para serem os outros a aconselhar!
Tens toda a razão, ouvi Pioneer e gostei da sua frieza sim, acho que deixou transparecer bem o que estava a ouvir no momento, mas vou tentar ouvir uns desses e decidir depois.
A ideia era mesmo ter uma pequena ideia.
Da Pioneer talvez um com amplificação D anda perto dos 1000 euros, já não deve ser mau.
Obrigado.
 
Boas

Depois de alguma ausencia, tenho andado a pensar e a ouvir algumas coisas e está quase, quase decidido. Vou comprar umas colunas PSB Image X2T , o Receiver estou inclinado para a Pionner, gostei do SC-LX59.
Falaram-me nos NAD, mas não sei. Acho aquilo pouco evoluído em relação às novas tecnologias, às novidades que vão saindo para o mercado, ainda que dê para actualizar os módulos. Mas por o preço deste Pionner o NAD nem perto dele chega.
Embora a decisão seja sempre minha, que vos parece esta combinação ?
 
Parece ma pois as colunas da psb sempre foram frias e transparentes (a psb usa a nad nas demonstrações, por ser do mesmo grupo e por ter uma sonoridade que complementa ) e a pioneer idem, portanto para mim, sera algo cansativo e incomodativo em musica e algo mais simpatico em multicanal.
Os nad dao 10 a 0 ao pioneer em som que é o que interessa a muita gente embora levem 10 a 0 em funçoes e estetica....!
Audio nao se compra pelo que os outros falam (nada para ser sincero!) ou escrevem, so ouvindo e vendo o que cada um gosta, pois pessoalmente eu usava marantz ou harman kardon com psb ou se tivesse que ia para o pioneer quica colunas bw ou kef.
 
Parece ma pois as colunas da psb sempre foram frias e transparentes (a psb usa a nad nas demonstrações, por ser do mesmo grupo e por ter uma sonoridade que complementa ) e a pioneer idem, portanto para mim, sera algo cansativo e incomodativo em musica e algo mais simpatico em multicanal.
Os nad dao 10 a 0 ao pioneer em som que é o que interessa a muita gente embora levem 10 a 0 em funçoes e estetica....!
Audio nao se compra pelo que os outros falam (nada para ser sincero!) ou escrevem, so ouvindo e vendo o que cada um gosta, pois pessoalmente eu usava marantz ou harman kardon com psb ou se tivesse que ia para o pioneer quica colunas bw ou kef.

Engraçado que recolhi uma opinião muito similar à tua de 2 pessoas diferentes, ligadas ao hi-fi. ( em duas lojas distintas ).
O mais estranho que possa parecer o teste final que vou fazer vai mesmo ser feito com o NAD. A estética deles é realmente pobre, mas o que conta é a alma ( eu sei ).
Eu gosto sempre de recolher várias opiniões, estou a tentar entender melhor os NAD, através de algumas review, os preços é que saltam.

Ainda assim gostava se for possível, que NAD recomendarias paras estas PSB ?

Só para eu fazer uma analise e tentar perceber mais um pouco deste mundo, sobre os NAD um lojista falou que era preciso um de 1000 euros para as alimentar, outro falou num de 2500 euros. ( já é puxado ) Mas nada como os ouvir.
Ontem estive mais de 2 horas a ler comentários e review sobre as PSB e gostei do que li, mas o meu ouvido é que define. Não compro só porque terceiros falam isto ou aquilo, até porque estou ligado a vendas de produtos nada tem a ver e muitos dos prémios que vejo o que tenho para vender é uma treta.
Mas à quem se deixe influenciar.

Só para terminar, já ouvi algumas PSB e gostei bastante da sonoridade, da sua transparecia. Estou curioso para ouvir estas, que é certamente as que vou comprar. A cima delas só Xavian as supera, mas já falamos em mais de 2500 euros por umas monitoras, e depois é sempre a subir. Não dá para mim.
 
Eu ja trabalhei com audio ha cerca de 20 anos e por varios motivos, o que os lojistas dizem tem que ser ouvido com "uma pitada de sal" mas a psb é do grupo da nad mas acima de tudo, complementam se na sonoridade, mas quem diz nad diz muito mais marcas, pioneer é que para mim nao casa nada bem.
A questao é muito simpes, vais usar o receiver com musica ou so/essencialmente multicanal?
Refiro isso pois os nads sao muito bons musicalmente mas caros e um pouco limitados, portanto terias sempre a marantz, hk e denon, nao perderias nada em ouvir as psb principalmente com marantz.
Depois a historia dos 1000€ ou 2500€ é conversa de vendedor embora quanto melhor a amplificaçao, melhor as colunas tocam, pois sempre fui apologista de gastar mais na amplificaçao (stereo) do que nas colunas embora ha quem defenda o oposto....Mas com 1000€ ja compras um receiver que consiga pegar nas colunas embora se puderes, ouve as marcas que te referi ou inclusive a yamaha, mais neutral que a marantz.
Tens sala para as colunas??
Caricato referires a xavian, pois o importador é um conhecido meu embora a xavian nao tenha nada a ver com a psb, mas boas marcas de colunas, existem centenas e nao so a xavian......;)
Modelos da nad nao aconselho pois so estou dentro dos modelos stereo, nao receivers.
Pessoalmente, se fosse para usar com as tuas colunas, ia para este http://www.hyperfi.co.uk/marantz-sr7010-home-theatre-receiver-black-sr7010-stock-p-2684.html ou http://www.hyperfi.co.uk/yamaha-rxa2040-92ch-aventage-receiver-stock-p-2012.html
 
Última edição:
Eu ja trabalhei com audio ha cerca de 20 anos e por varios motivos, o que os lojistas dizem tem que ser ouvido com "uma pitada de sal" mas a psb é do grupo da nad mas acima de tudo, complementam se na sonoridade, mas quem diz nad diz muito mais marcas, pioneer é que para mim nao casa nada bem.
A questao é muito simpes, vais usar o receiver com musica ou so/essencialmente multicanal?
Refiro isso pois os nads sao muito bons musicalmente mas caros e um pouco limitados, portanto terias sempre a marantz, hk e denon, nao perderias nada em ouvir as psb principalmente com marantz.
Depois a historia dos 1000€ ou 2500€ é conversa de vendedor embora quanto melhor a amplificaçao, melhor as colunas tocam, pois sempre fui apologista de gastar mais na amplificaçao (stereo) do que nas colunas embora ha quem defenda o oposto....Mas com 1000€ ja compras um receiver que consiga pegar nas colunas embora se puderes, ouve as marcas que te referi ou inclusive a yamaha, mais neutral que a marantz.
Tens sala para as colunas??
Caricato referires a xavian, pois o importador é um conhecido meu embora a xavian nao tenha nada a ver com a psb, mas boas marcas de colunas, existem centenas e nao so a xavian......;)
Modelos da nad nao aconselho pois so estou dentro dos modelos stereo, nao receivers.
Pessoalmente, se fosse para usar com as tuas colunas, ia para este http://www.hyperfi.co.uk/marantz-sr7010-home-theatre-receiver-black-sr7010-stock-p-2684.html ou http://www.hyperfi.co.uk/yamaha-rxa2040-92ch-aventage-receiver-stock-p-2012.html

Vou tentar ser o mais transparente possível.
Vamos lá, cada um de nós tem um ouvido diferente, eu sou só alguém com alguma excentricidade no que diz respeito a áudio, não consigo ouvir musica em qualquer coluna, recuso-me a ver um filme sem um bom sistema de som. ( Acreditas que estou a fazer uma colecção que já passa de 2 TB em Blu Ray para ver com elas ... ).
A tua pergunta está muito bem feita, (vais usar o receiver com musica ou so/essencialmente multicanal?)
Cinema é o que mais assisto, mas depois vem outro pormenor que preciso que a musica se faça ouvir muito bem, adoro concertos, estar no meu sofá a assistir a um bom concerto que varia nos mais variados géneros de musica, metal, pop, gotica, rock, soul. (Eric Clapton) é um dos que mais me fascina.
É aí que os meus problemas de compatibilização começam e deixam-me sempre na dúvida quando parto para a decisão da compra, porque musica eu ouço pouco, não quer dizer que isso não mude depois de as ter cá em casa, porque ouço muita, muita musica mas é com uns headphones no meu MAC, uso o programa Audio Nirvana porém equalizado ao meu gosto. Isto porque o sistema que tenho actualmente não toca bem musica. É um Kit da Sony para Home Cinema.
Gosto de profundidade sonora, os headphones que tenho isolam completamente o barulho exterior e quando ouço em 24 Bits fico doido com a definição, só em 24 Bits vai perto de 500 GB em formato digital.
Uma das fontes http://www.hdtracks.de/.
Sabes, o que mais curto é ouvir nos headphones a divisão de sons que tocam no lado esquerdo e no lado direito e quando passo isto para o sistema que tenho toca tudo nas duas ao mesmo tempo e é este pormenor junto da delicadeza que quero ter nas minhas colunas futuras.
- Aqui está um exemplo mas com péssima qualidade, se tiveres este arquivo em 16 Bits vais notar bem o que falo, outra é ouvires a fadista Mariza e até a respiração dela se consigo ouvir.

É giro conheceres o importador das Xavian, eu ouvi-as no Pestana Palace no Audio Show, e realmente aquilo tocava, encheu os meus ouvidos de felicidade, mas ... estavam ligadas a um amplificador que custava 5500.00 euros. ( monitoras ).

A minha sala
Imagino qual será a tua opinião, que não tenho espaço.
A cena é que não consigo imaginar uma monitora a ter a mesma profundidade de uma coluna de chão, a acústica não pode ser a mesma, o tamanho da caixa reduz, já ouvi algumas monitoras e nenhumas me satisfizeram. Entre elas , XTZ, Monitor Audio, Linn, focal.
Entre elas tenho 2 metros é o espaço onde tenho a minha Tv 4K 55 Polegadas, profundidade tenho 70 cm, isto porque tenho uma lareira mesmo a dividir a sala. Sei que é prejudicial pela falta de espaço, porém a musica não é para ouvir em altos berros e sim baixa.
Pretendo só as duas de chão, o Sub posso ou não adquirir bem como a central ( devido ao cinema ).
A sala tem 35 Mt quadrados.

As máquinas que apresentaste são máquinas mesmo, com um preço até justo. Difícil é conseguir fazer o teste com algum destes aparelhos. não conheço ninguém em Lisboa que tenha as tuas coisas, que represente as marcas para fazer o teste.

Entendes o quão é difícil a minha escolha !
Só para ficares com mais uma pequena ideia de quanto gosto de som, comprei o meu Mac para ouvir musica, até hoje nenhum pc normal toca como o Mac, devido ao programa, o famoso JRiver é fraquinho, fraquinho. Pelo menos para os meus ouvidos, mas se formos ver, muitos, falam dele como se fosse o melhor.
Resumindo, estou inclinado para um receiver porque dá para ligar outras máquinas, como um leitor multimédia que tenho, um leitor Blu ray e outras mais.
Já o amplificador de Stereo é limitadíssimo.

Por Ex. Ouvi as PSB Image T2 custam mais de 2000 euros e aquilo baixinho tocavam ui ui ui. As que quero não devem ficar muito atrás.
Mas 2000 por uma colunas não dou, porque não posso.

Tentei explicar dentro do melhor possível o que pretendo. Ainda que não seja este verão, talvez no inverno.

Ps: Quem sabe se um dia destes não passo no representante das Xavian para ver o que temos por lá.
 
Se deres um salto a http://zenaudio.pt/ fala com o Miguel (o dono é o conhecido meu) mas tb podes ouvir outras alternativas (tendo em conta que és de Lisboa) na http://ultimate-audio.eu/ e neste caso pede para falares com o Miguel (nao é o mesmo mas ambos sao medicos) e este é um amigo meu e pode ser que ouças algo que gostes (dento do teu orçamento).
Tens mais lojas em Lisboa, como a http://www.audioteam.pt/ onde seras sempre bem recebido (aqui nao conheço ninguem).
 
Um à parte:
Sobre o MAC tocar bem música, não estás a ver a coisa pelo lado certo, creio.

Os Mac's são bons, não é isso que está em causa. Mas num PC, metes um DAC Assíncrono, e vais ver se não toca bem... Eu uso Foobar2000 + app Android para controlar por wi-fi. Impecável!

Sobre o resto, eu creio que com o Yamaha Aventage fiques muito bem servido e contente. Mas se gostas de cinema, não descures um bom Sub. Quando digo bom, já algo a atirar-se pró preço do amplificador.. A imersão no filme é completamente diferente ;)
 
Dentro da formula para um som ideal (ao gosto do ouvinte) ainda tens que considerar os cabos.

Eu tenho a gama 8 da pioneer no avr. E de facto as minhas colunas tem um som mais frio quando uso estes cabos (QED Silver Anniversary XT), mas se usar um cabo apenas de cobre e totalmente de cobre já tem um som mais quente (mas ao mesmo tempo perco detalhe e clareza).

Existem imensas variaveis na construção de um sistema que só com a experiencia conseguirás aprimorar.

Edit:
@Phoo 2TB não é muito, acredita. Cá em casa cada filme ocupa em média 50Gb.

E já agora, foi precisamente por causa do home teather que não comprei MAC. Eles não suportam (ou não suportavam na altura) hd bitstreaming. Eu cá prefiro o mpc-hc com codecs da lav.

Pq em musica "portatil" prefiro o meu xperia z3 que tem dois processadores independentes para audio hd.
 
Última edição:
solrac611
No Mac o programa Audio Nirvana também faz Streaming, só precisas de ter um Receiver que seja compatível com AirPlay.
Em relação aos DAC ainda não consegui sentir a diferença, o ultimo que testei foi o Meridian 2 e aquilo não me impressionou. Isto porque eu afino o equalizador do Audio Nirvana ao meu gosto pessoal, e os DAC temos que por aquilo em Som Direct e depois espera-se que aquilo ofereça algo de bom e O meridian 2 não chegou nem perto da forma como os meus ouvidos gostam de ouvir a musica. Não digo que ainda possa ser surpreendido.
Fobar2000 eu sei que tem muitos fãs, mas para mim não é suficiente bom ele inala muito os agudos.

Em relação aos Yamaha também já várias pessoas os recomendaram e um deles um amigo meu que possui um. Mas é daqueles que custam uns 400 euros. Ainda assim ele fala maravilhas dele.
O Sub. É algo que terá que vir mais tarde. Mas aí posso fazer testes em casa, com vários e comprar o que mais se adquará à minha sala.

blackibiza
Os Cabos, sim eu tenho a perfeita noção que tenho que investir nuns bons cabos, logo eu que gosto e valorizo o detalhe.

Em relação aos filmes eu faço remux e fico só com as legendas em PT e o audio original que tenha a melhor qualidade, isto para não estar a roubar espaço a um disco com coisas que nunca vou precisar, e realmente digam o que possam dizer Blu Ray é Blu Ray o resto é conversa. Podem usar os melhor filtros para filtrar a imagem e reduzirem o tamanho mas numa Tv como a minha 55 polegadas 4K nota se bem as diferenças. Aí sou também muito exigente na imagem.

A musica que ouço é no meu Mac portátil, em casa. Na rua não sobra muito tempo.

Em Relação a Players de Alta Definição testa este
http://www.macblurayplayer.com/windows-bluray-player.htm#overview

Tens a verão gratuita, que lê tudo com uma qualidade imbatível, som e imagem. Obvio que se quiseres passar Blu ray integral tens que pagar a licença ou ( não ) caso contrário vês com a marca de água, já agora para ver séries, clip`s é 5 estrelas.
Esta é a versão para Windows.

Ps:
É obvio que eu aprendo com vocês todos, a experiência ganha-se assim mesmo na troca de ideias e conhecimentos, o resumo que retiro daqui é sempre positivo.
Sei que estou a entrar num mundo à parte que muitos desvalorizam, mas sei o que quero e vou lá chegar. Ainda que ande confuso ou passa ate ficar mais ainda com algumas audições, mas uma coisa é certa só chegamos onde podemos e neste caso onde a nossa carteira permite.

o santo

Foi bem visto posso mesmo correr esse risco. Mas conhecimento nunca é demais.

Obrigado aos envolvidos e à medida que for fazendo teste vou partilhando aqui.

 
solrac611
No Mac o programa Audio Nirvana também faz Streaming, só precisas de ter um Receiver que seja compatível com AirPlay.
Em relação aos DAC ainda não consegui sentir a diferença, o ultimo que testei foi o Meridian 2 e aquilo não me impressionou. Isto porque eu afino o equalizador do Audio Nirvana ao meu gosto pessoal, e os DAC temos que por aquilo em Som Direct e depois espera-se que aquilo ofereça algo de bom e O meridian 2 não chegou nem perto da forma como os meus ouvidos gostam de ouvir a musica. Não digo que ainda possa ser surpreendido.
Fobar2000 eu sei que tem muitos fãs, mas para mim não é suficiente bom ele inala muito os agudos.

@Phoo, uma coisa é gostar do som com determinada equalização. Nada de mal nisso. Outra, é dizer que determinado programa e/ou DAC inala os agudos... Eu gosto de ter agudos presentes, mas sem equalização. E consegue-se. Depende do material que está a processar, amplificar, e a realizar.
Já agora, o Foobar tem um EQ. E dos bons! :beerchug:

EDIT: Ao usar um DAC USB Assíncrono, o clock é feito pelo DAC e não pelo processador do computador. Assim, é indiferente teres PC ou MAC. Em boa verdade, pode fazer diferença, mas não com DAC's de 300 euros.. Os preços começam a disparar...
O resultado será tão bom, quanto melhor for todo o sistema a montante e a jusante da amplificação. Incluíndo cabos USB, de coluna, etc etc
 
Última edição:
(…)
O resultado será tão bom, quanto melhor for todo o sistema a montante e a jusante da amplificação. Incluíndo cabos USB, de coluna, etc etc

Os cabos USB são irrelevantes porque transmitem sinal digital e não há bits melhores que outros. Desde que transmita o sinal (ou seja, que não esteja destruído), qualquer cabo USB faz exatamente o mesmo que qualquer outro.
 
teoricamente, sim.

ha pessoal de TI que verificou que a teoria não diz a verdade toda, e há realmente diferenças audíveis num cabo de impressora de 1 euro, e um cabo USB, por exemplo, Furutech gt2.

mas ja estamos a fugir ao tópico.
 
Nem é preciso ir tao longe.

Basta ler a amperagem quando estao a carregar por exemplo um tlm com um cabo do chines vs um original.
O que não falta aí são testes e artigos a comprovar isso.

Os cabos usb tem de obedecer a certas normas tal como cabos de redes, cabos hdmi, etc..
 
teoricamente, sim.

ha pessoal de TI que verificou que a teoria não diz a verdade toda, e há realmente diferenças audíveis num cabo de impressora de 1 euro, e um cabo USB, por exemplo, Furutech gt2.

mas ja estamos a fugir ao tópico.

Nem é preciso ir tao longe.

Basta ler a amperagem quando estao a carregar por exemplo um tlm com um cabo do chines vs um original.
O que não falta aí são testes e artigos a comprovar isso.

Os cabos usb tem de obedecer a certas normas tal como cabos de redes, cabos hdmi, etc..

Ok. Aceito a correção.

Vou então reformular a minha ideia dizendo que qualquer cabo USB que respeite a 100% a norma técnica será igual a qualquer outro que também a respeite. Naturalmente que, quando me referi a cabos USB, estava a falar de cabos verdadeiramente USB e não cabos que não respeitam a norma mas continuam a indevidamente usar o nome USB.

Pegando nesse exemplo de um cabo Furutech GT-2 (que acabei de ver na Amazon UK a mais de 40 GBP por 0,6 m), não há qualquer motivo técnico para o comprar em vez de um cabo AmazonBasics maior que vai custar à roda de 5 GBP. Claro que poderá haver quem o prefira por ter uma textura bonita ou se sentir mais confiante quanto à sua durabilidade.

Respeito que algumas pessoas possam discordar do que acabei de escrever mas quero na mesma deixar este ponto de vista para quem vier a este tópico à procura de informação.

A título informativo, aproveito para deixar um link (http://arstechnica.com/gadgets/2015...ree-340-audiophile-cables-make-no-difference/) para um artigo da ARS Technica que li há uns tempos sobre cabos ethernet "para audiófilos" que é esclarecedor sobre o que acontece nesta indústria.
 
Back
Topo