Instalar linux... Mas que distro escolher??

RoscasPT

What is folding?
Boas pessoal.

Decidi voltar ao linux mas estou algo indeciso sobre qual escolher..

Sempre gostei do Ubuntu mas recentemente sinto que tem vindo a ficar pesado..

Queria algo com as mesmas utilidades do Ubuntu e o mais fluido possível..

Alguém me consegue explicar, entre o unity e o gnome, qual deles está mais completo/estável/personalizável?

Gosto do aspecto do Elementary mas penso estar um pouco "fresco" ainda.. :/

Cumps
 
Experimenta livecds das principais distribuições e decide por ti próprio.
Gostos de distros em Linux há muitos. Cada um tem a sua. Eu por exemplo gosto de Mint Cinnamon e Lubuntu, mas cada um tem os seus gostos.
 
Tens de reparar na oferta face à arquitectura especialmente se for de 32 bits, depois qualquer uma serve, sendo que o Ubuntu oferece customizações diferenciadas e abrange muitas arquitecturas já noutros projectos por terem menos comunidade limitam as versões disponiveis (questões desenvolvimento).

Depois tens de reparar no teu suporte físico, gráfica disco Ram, com RAM abaixo de 2GB LXDE para baixo acima Gnome ou outro e acima de 4GB KDE , quanto mais poupares nos recursos usados em ambiente e efeitos mais terás disponiveis para uso por programas e fluidez de processador , é dizer até podes ter um pc com muita RAM por exemplo 8 GB RAM que ao escolheres um Fluxbox, Openbox , LXDE, DWM etc vais sempre saber que te dá uma interface e que além disso poupas muitos recursos.Nos pcs mais antigos evitas crash ou lentidão (esta última parte notar-se-á mais nos pcs curtos de RAM ou processador antigo).

Aconselho o LXDE é muito configurável e muito fácil de manter, já um openbox tem a mesma vantagem mas requer mais config manual a menu etc no entanto tanto ele como o fluxbox são ainda mais belos em questão de aspecto e minimalismo de interface.

Deixo uma screen que estava agora mesmo a rever num tópico de um fórum amigo do meu antigo Openbox ->

errohalflife.png


Wbar à esquerda, conky em cima , tint2 panel em baixo (é um painel onde até podes meter o menu openbox ficando tipo o menu LXDE) e ao pé de onde diz gobang é outro conky que fiz para carga CPU onde a imagem salta quando o cpu atinge 80 % de uso.

Se há gestor de janelas configurável são eles Openbox e Fluxbox, o LXDE tem integrado o Openbox.

A beleza de uma distro não está no ambiente está sim na forma como tu o possas configurar os ambientes mais leves são tb mais fáceis de personalizar.
 
GPU, Disco e RAM? r9 280x, 840 EVO 120Gb e 8Gb :)

Quanto mais costumizavel melhor. Repara, eu só refiro o Ubuntu pois sei que tem um bom leque de compatibilidade com diversas aplicações.

Neste momento tenho o Mint num dos PCs de casa e até gosto do aspecto original dele mas gostava de lhe dar uns toques pessoais. Não o vou fazer pois a máquina não é minha, só instalei lá Linux porque a pessoa que lhe dá uso quer algo muito básico e o HW deve aguentar com o Win8 e talvez o Win10 mas devido às noticias mais recentes prefiro manter o Windows afastado.. Não posso desistir dele pois gosto dos jogos que tenho na STEAM e nem todos têm port :p

Já tinha notado nos posts que fazes na zona de mostrar os desktops @Minguno e gosto muito das screens que tens posto.

Eu neste momento quero Linux para trabalhar, navegar na NET e aproveitar para fazer algumas modificações.
Trabalho consiste em programação, edição de fotografia.. Talvez mais uma coisa ou outra que agora não me recordo.
Programação já conheço 1 ou 2 apps que servem para o que quero, edição de fotografia já uso o GIMP à um bom tempo por isso se ficar sem PS não é nada d+. Para além de que vou manter o Windows10 para jogar e eventualmente desenrrascar-me qualquer coisa.

Tenho lido algumas coisas e pelo que parece o GNOME3 ficou mais bonito mas menos funcional?

Já andei a ver de maneiras de instalar o Pantheon, ou alterar o sistema de forma a ficar parecido ao mesmo no Ubuntu.
 
GPU, Disco e RAM? r9 280x, 840 EVO 120Gb e 8Gb :)

Quanto mais costumizavel melhor. Repara, eu só refiro o Ubuntu pois sei que tem um bom leque de compatibilidade com diversas aplicações.

Neste momento tenho o Mint num dos PCs de casa e até gosto do aspecto original dele mas gostava de lhe dar uns toques pessoais. Não o vou fazer pois a máquina não é minha, só instalei lá Linux porque a pessoa que lhe dá uso quer algo muito básico e o HW deve aguentar com o Win8 e talvez o Win10 mas devido às noticias mais recentes prefiro manter o Windows afastado.. Não posso desistir dele pois gosto dos jogos que tenho na STEAM e nem todos têm port :p

Já tinha notado nos posts que fazes na zona de mostrar os desktops @Minguno e gosto muito das screens que tens posto.

Eu neste momento quero Linux para trabalhar, navegar na NET e aproveitar para fazer algumas modificações.
Trabalho consiste em programação, edição de fotografia.. Talvez mais uma coisa ou outra que agora não me recordo.
Programação já conheço 1 ou 2 apps que servem para o que quero, edição de fotografia já uso o GIMP à um bom tempo por isso se ficar sem PS não é nada d+. Para além de que vou manter o Windows10 para jogar e eventualmente desenrrascar-me qualquer coisa.

Tenho lido algumas coisas e pelo que parece o GNOME3 ficou mais bonito mas menos funcional?

Já andei a ver de maneiras de instalar o Pantheon, ou alterar o sistema de forma a ficar parecido ao mesmo no Ubuntu.

Eu colocava o Linux Mint. Bastante estável, bom suporte, baseado no Ubuntu.
 
GPU, Disco e RAM? r9 280x, 840 EVO 120Gb e 8Gb :)

Quanto mais costumizavel melhor. Repara, eu só refiro o Ubuntu pois sei que tem um bom leque de compatibilidade com diversas aplicações.

Neste momento tenho o Mint num dos PCs de casa e até gosto do aspecto original dele mas gostava de lhe dar uns toques pessoais. Não o vou fazer pois a máquina não é minha, só instalei lá Linux porque a pessoa que lhe dá uso quer algo muito básico e o HW deve aguentar com o Win8 e talvez o Win10 mas devido às noticias mais recentes prefiro manter o Windows afastado.. Não posso desistir dele pois gosto dos jogos que tenho na STEAM e nem todos têm port :p

Já tinha notado nos posts que fazes na zona de mostrar os desktops @Minguno e gosto muito das screens que tens posto.

Eu neste momento quero Linux para trabalhar, navegar na NET e aproveitar para fazer algumas modificações.
Trabalho consiste em programação, edição de fotografia.. Talvez mais uma coisa ou outra que agora não me recordo.
Programação já conheço 1 ou 2 apps que servem para o que quero, edição de fotografia já uso o GIMP à um bom tempo por isso se ficar sem PS não é nada d+. Para além de que vou manter o Windows10 para jogar e eventualmente desenrrascar-me qualquer coisa.

Tenho lido algumas coisas e pelo que parece o GNOME3 ficou mais bonito mas menos funcional?

Já andei a ver de maneiras de instalar o Pantheon, ou alterar o sistema de forma a ficar parecido ao mesmo no Ubuntu.
Se para ti a costumização for prioridade, então aconselho o KDE que nesse aspeto é mestre.
 
Instalei Ubuntu e estava a ver se instalava KDE no mesmo.

Vou ver como se porta e vou instalar LXDE para ver. Existe algum processo para remover as DEs certo?
 
Acho que fazes bem em testar vários e escolher um, é esse o espírito do software livre.
Até podes ter mais do que um instalado e ir alternando.

Já agora deixo aqui uma recomendação que ainda não vi por aqui: MATE. É prático, muito estável e não muito pesado, muito produtivo!
 
Acho que fazes bem em testar vários e escolher um, é esse o espírito do software livre.
Até podes ter mais do que um instalado e ir alternando.

Já agora deixo aqui uma recomendação que ainda não vi por aqui: MATE. É prático, muito estável e não muito pesado, muito produtivo!

Mais um voto para o MATE... estou a usar o Mint MATE é impecavel.
 
Instalei Ubuntu e estava a ver se instalava KDE no mesmo.

Vou ver como se porta e vou instalar LXDE para ver. Existe algum processo para remover as DEs certo?

Tu podes ter tantos tipos de desktop como queiras e configurá-los opcionalmente em cada um deles, mas no momento de os remover vão ficar restos ou pequenas tools principalmente dos que eu chamo compostos exemplo GNOME KDE é dizer que apesar de tu poderes remover um tipo de escritório é possivel que mesmo após remoção fiquem configurações ou mesmo tools desnecessárias após o não uso do tal.

Podes no entanto ir testando distros e ver qual gostas e depois apagas tudo metes o que gostas e ficas com ele e aí já ficas com uma instalação limpa.

Tens várias distros com LXDE em Ubuntu, Debian e outras, por exemplo - Bento Linux, Peppermint, WattOS, Sparkylinux...
 
Aproveito este topico para expor uma duvida. Eu instalei Cinnamon no Ubuntu e estou a adorar (sou novo em Linux, instalei este fim de semana de raiz). Mas estava a ver O Kubuntu e gostei muito do visual.. Questão: Ainda tem muitos bugs ou já foram todos corrigidos? Recomendam Kubuntu a um novato?

Tenho um PC com 4G RAM, i7 1.6 por isso em principio nao devo ter nenhum problema com nenhuma distribuição.
 
Sou relativamente novato em Linux e costumo usar o Kubuntu.
Há uns pequenos bugs (por exemplo, por mais que tente ele não me deixa alterar o atalho que mostra o menu mas altera outros atalhos sem problemas) mas funciona bastante bem. É bonito e dá para personalizar muita coisa, tens é de perder um pouco de tempo a testar todas as opções.
Tenta primeiro numa pen. Se quiseres instalar podes substituir o Ubuntu ou criar uma partição para o Kubuntu e ficares com os dois.
 
Última edição:
Por agora mantenho me em Ubuntu com e sem cinnamon, vou alternando :D Só uma questão, ao ter as duas opções para fazer load pode influenciar o tempo do loading?
 
Eu tenho Ubuntu com Unity, Cinnamon e Mate e não noto nenhuma demora no arranque.
Além de que a mudança entre eles é bastante rápida.
 
Back
Topo