Debian Linux Kernel Files

PsySc0rpi0n

Power Member
Boas...

Para Ubuntu existem uns files .deb, normalmente 3 files, para instalar um kernel mais recente que o qe vem nos repos.

Eu por exemplo em Debian estou a usar um kernel que encontrei na altura e que aparentemente funciona bem mas como já é algo antigo, queria actualizar para um mais recente mas não consigo encontrar estes mesmo files .deb para Debian 8 Jessie 64 bit.

Alguém sabe um link onde possa encontrar estes files .deb?
 
Tu não deves proceder assim pois mais cedo ou mais tarde terás problemas certos de erros criticos de sistema.

Como bem sabes há 3 ramas Debian, não deves proceder a alterar kernels mantidos num stable ou testing para isso usa a rama sid.

E mesmo na rama sid que é para desenvolvimento não tem sentido inserir Kernels não repo já que haverá grandes possibilidades de acarretarem problemas criticos e com eles precisas de conhecimento avançados de gestão administração GNU/Linux e Debian sistema.

A mesma prática no Ubuntu - dá no que dá - crash de sistema etc... o Ubuntu tem um problema que é esse mesmo inserir pacotes mal portados em todos os tipos de software e manutenção a sistema.

Uma gestão tipo Debian em Ubuntu dá barraca enorme se te puseres a instalar tudo o que vês, uma gestão Ubuntu em Debian dá barraca básicamente crasheias o Debian.

Se esse Kernel que tu queres não está nos repos oficiais corres por tua conta podendo ocorrer erros, podes usar uma compilação que pode resultar bem mas se tiveres erros tens de saber corrigir por ti.

Por outro lado a política de adopção de pacotes em Debian salvaguarda ou tenta - que haja os menores erros possiveis e portanto será normal que o Kernel em questão ainda não chegasse ao repos oficiais, tem de passar todos os filtros que a comunidade Debian julga serem necessários.

Não tens problema nenhum em usar um Kernel antigo sempre que salvaguades problemas criticos de segurança é até aconselhável usar um Kernel em que o pc tem melhor desempenho que outro em que se calhar não tem - quem nunca teve que recuar versões por performance por exemplo ? Por uma simples questão de Kernel...
 
Estás a falar de linux-image* e kernel-headers*?

No repo (stable/Jessie) da Debian encontras os ficheiros que necessitas:
https://packages.debian.org/jessie/kernel/

Hth,
anthonws.

Boas... Eu sei, mas para isso instalava-os com o apt-get...
Mas eu não queria os files dos repos, mas sim uns mais recentes, tipo 4.1.10 ou a 4.2.3 que é a última stable a avaliar pelo site https://www.kernel.org/.

Tu não deves proceder assim pois mais cedo ou mais tarde terás problemas certos de erros criticos de sistema.

Como bem sabes há 3 ramas Debian, não deves proceder a alterar kernels mantidos num stable ou testing para isso usa a rama sid.

E mesmo na rama sid que é para desenvolvimento não tem sentido inserir Kernels não repo já que haverá grandes possibilidades de acarretarem problemas criticos e com eles precisas de conhecimento avançados de gestão administração GNU/Linux e Debian sistema.

A mesma prática no Ubuntu - dá no que dá - crash de sistema etc... o Ubuntu tem um problema que é esse mesmo inserir pacotes mal portados em todos os tipos de software e manutenção a sistema.

Uma gestão tipo Debian em Ubuntu dá barraca enorme se te puseres a instalar tudo o que vês, uma gestão Ubuntu em Debian dá barraca básicamente crasheias o Debian.

Se esse Kernel que tu queres não está nos repos oficiais corres por tua conta podendo ocorrer erros, podes usar uma compilação que pode resultar bem mas se tiveres erros tens de saber corrigir por ti.

Por outro lado a política de adopção de pacotes em Debian salvaguarda ou tenta - que haja os menores erros possiveis e portanto será normal que o Kernel em questão ainda não chegasse ao repos oficiais, tem de passar todos os filtros que a comunidade Debian julga serem necessários.

Não tens problema nenhum em usar um Kernel antigo sempre que salvaguades problemas criticos de segurança é até aconselhável usar um Kernel em que o pc tem melhor desempenho que outro em que se calhar não tem - quem nunca teve que recuar versões por performance por exemplo ? Por uma simples questão de Kernel...

Eu sei desses problemas. Eu sei que até pode nem ser o mais indicado instalar kernels que não o dos repos, mas também sei que um kernel tipo 3.16 já é da idade da pedra. Até pode funcionar muito bem mas ambém pode não ter determinados bug-fixes que outros mais recentes já tenham.

E não sou de instalar tudo o que me aparece à frente. Bem pelo contrário, ando sempre a tentar desinstalar coisas de que não preciso ou que já tenho versões mais recentes!

Não sou expert e não sei muito do assunto, e por isso em vez de andar a compilar kernels "à lá pata", porque não o sei fazer, prefiro tentar encontrar estes files .deb como tenho feito até aqui.

Eu estava a usar uma versão 3.17.1-~exp1 (ou algo assim parecido) e tem funcionado muito bem, e é mais recente que o dos repos!

Só que nunca mais consegui arranjar esses files .deb que não deêm erros de dependências a instalar. Esta versão 3.17.1-~exp1 foi a última versão que instalei sem erros mas já lá vão uns valentes meses!

O nome dos files .deb que saquei na altura desta tal versão 3.17"qualquer coisa" acho que é precisamente o que se encontra aqui:
https://launchpad.net/debian/+source/linux/3.17-1~exp1
 
Última edição:
Eu sei que até pode nem ser o mais indicado instalar kernels que não o dos repos, mas também sei que um kernel tipo 3.16 já é da idade da pedra. Até pode funcionar muito bem mas ambém pode não ter determinados bug-fixes que outros mais recentes já tenham.

A não ser que saibas que estás mesmo a corrigir um bug que te afeta, ao usar outros kernels arriscas-te a causar novos problemas (incompatibilidades com módulos, por exemplo, que estão muito mais testados com o 3.16) sem ganhar nada.
 
Pois, é por isso mesmo que vou instalando versões mais recentes que as dos repos, por causa dos drivers proprietários da AMD!
Mas neste momento a minha preocupação é com o VirtualBox. Eu tenho neste momento o kernel 4.1.2-040102-generic. Tenho os headers linux-headers-4.1.2-040102-generic instalados mas quando tento instalar o virtualbox-dkms ele dá este erro:

Deleting module version: 4.3.18
completely from the DKMS tree.
------------------------------
Done.
Unpacking virtualbox-dkms (4.3.18-dfsg-3+deb8u3) over (4.3.18-dfsg-3+deb8u3) ...
Setting up virtualbox-dkms (4.3.18-dfsg-3+deb8u3) ...
Loading new virtualbox-4.3.18 DKMS files...
Building for 4.1.2-040102-generic and 4.2.0-7-exton
Building initial module for 4.1.2-040102-generic
Error! Bad return status for module build on kernel: 4.1.2-040102-generic (x86_64)
Consult /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/make.log for more information.
Job for virtualbox.service failed. See 'systemctl status virtualbox.service' and 'journalctl -xn' for details.
invoke-rc.d: initscript virtualbox, action "restart" failed.
 
E o que é que está no ficheiro make.log que aparece aí na terceira linha a contar do fim?

Vou ver e já coloco aqui!


Aqui fica o log.

DKMS make.log for virtualbox-4.3.18 for kernel 4.1.2-040102-generic (x86_64)
Mon 5 Oct 23:53:32 WEST 2015
make: Entering directory '/usr/src/linux-headers-4.1.2-040102-generic'
LD /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/built-in.o
LD /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/built-in.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/linux/SUPDrv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/SUPDrv.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/SUPDrvSem.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/SUPDrvTracer.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/alloc-r0drv.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/initterm-r0drv.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/memobj-r0drv.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/mpnotification-r0drv.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/powernotification-r0drv.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/assert-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/alloc-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/initterm-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/memobj-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/memuserkernel-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/mp-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/mpnotification-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/process-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/semevent-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/semeventmulti-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/semfastmutex-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/semmutex-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/spinlock-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/thread-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/thread2-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/threadctxhooks-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/time-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/timer-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/generic/semspinmutex-r0drv-generic.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/alloc/alloc.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/checksum/crc32.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/checksum/ipv4.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/checksum/ipv6.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/err/RTErrConvertFromErrno.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/err/RTErrConvertToErrno.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/log/log.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/log/logellipsis.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/log/logrel.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/log/logrelellipsis.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/log/logcom.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/log/logformat.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/misc/RTAssertMsg1Weak.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/misc/RTAssertMsg2.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/misc/RTAssertMsg2Add.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/misc/RTAssertMsg2AddWeak.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/misc/RTAssertMsg2AddWeakV.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/misc/RTAssertMsg2Weak.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/misc/RTAssertMsg2WeakV.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/misc/assert.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/misc/handletable.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/misc/handletablectx.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/misc/thread.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/string/RTStrCopy.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/string/RTStrCopyEx.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/string/RTStrCopyP.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/string/RTStrNCmp.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/string/RTStrNLen.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/string/stringalloc.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/string/strformat.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/string/strformatrt.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/string/strformattype.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/string/strprintf.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/string/strtonum.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/table/avlpv.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/time/time.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/r0drv/linux/RTLogWriteDebugger-r0drv-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/generic/RTAssertShouldPanic-generic.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/generic/RTLogWriteStdErr-stub-generic.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/generic/RTLogWriteStdOut-stub-generic.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/generic/RTLogWriteUser-generic.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/generic/RTMpGetArraySize-generic.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/generic/RTMpGetCoreCount-generic.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/generic/RTSemEventWait-2-ex-generic.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/generic/RTSemEventWaitNoResume-2-ex-generic.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/generic/RTSemEventMultiWait-2-ex-generic.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/generic/RTSemEventMultiWaitNoResume-2-ex-generic.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/generic/RTTimerCreate-generic.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/generic/errvars-generic.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/generic/mppresent-generic.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/generic/uuid-generic.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/VBox/log-vbox.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/common/alloc/heapsimple.o
LD [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxdrv/vboxdrv.o
LD /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxnetadp/built-in.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxnetadp/linux/VBoxNetAdp-linux.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxnetadp/VBoxNetAdp.o
LD [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxnetadp/vboxnetadp.o
LD /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxnetflt/built-in.o
CC [M] /var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxnetflt/linux/VBoxNetFlt-linux.o
/var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxnetflt/linux/VBoxNetFlt-linux.c: In function ‘vboxNetFltLinuxPacketHandler’:
/var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxnetflt/linux/VBoxNetFlt-linux.c:892:9: error: implicit declaration of function ‘vlan_tx_tag_present’ [-Werror=implicit-function-declaration]
if (vlan_tx_tag_present(pBuf) && skb_headroom(pBuf) >= VLAN_ETH_HLEN)
^
/var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxnetflt/linux/VBoxNetFlt-linux.c:902:13: error: implicit declaration of function ‘vlan_tx_tag_get’ [-Werror=implicit-function-declaration]
pVHdr->h_vlan_TCI = RT_H2N_U16(vlan_tx_tag_get(pBuf));
^
cc1: some warnings being treated as errors
scripts/Makefile.build:258: recipe for target '/var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxnetflt/linux/VBoxNetFlt-linux.o' failed
make[2]: *** [/var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxnetflt/linux/VBoxNetFlt-linux.o] Error 1
scripts/Makefile.build:403: recipe for target '/var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxnetflt' failed
make[1]: *** [/var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build/vboxnetflt] Error 2
Makefile:1383: recipe for target '_module_/var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build' failed
make: *** [_module_/var/lib/dkms/virtualbox/4.3.18/build] Error 2
make: Leaving directory '/usr/src/linux-headers-4.1.2-040102-generic'
 
Exacto desinstalar com purge senão desconfigura ou existe grande possibilidade de isso.


O comando não funcionou!

Output:
sudo apt-get install linux-headers-$(uname -r|sed 's,[^-]*-[^-]*-,,') virtualbox
Reading package lists... Done
Building dependency tree
Reading state information... Done
Package linux-headers-generic is not available, but is referred to by another package.
This may mean that the package is missing, has been obsoleted, or
is only available from another source

E: Package 'linux-headers-generic' has no installation candidate

E o meu sources.list está assim:
deb http://ftp.pt.debian.org/debian/ jessie main contrib non-free
deb-src http://ftp.pt.debian.org/debian/ jessie main contrib non-free

deb http://ftp.debian.org/debian/ jessie-updates main contrib non-free
deb-src http://ftp.debian.org/debian/ jessie-updates main contrib non-free

deb http://security.debian.org/ jessie/updates main contrib non-free
deb-src http://security.debian.org/ jessie/updates main contrib non-free

#Third Parties Repos
#deb-multimedia.org
deb http://www.deb-multimedia.org/ jessie main
#Oracle VM VirtualBox
#http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian wheezy contrib non-free
#Debian Backports
#deb http://httpredir.debian.net/debian jessie-backports main
 
#Oracle VM VirtualBox
#http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian wheezy contrib non-free

Natural que de erro - tens o repo apontado a wheezy quando usas Jessie , está a compilar uma versão anterior num Kernel novo, podes tentar instalar e acondicionar erros (revisão de compilação) ou apontar repo de acordo ao Kernel que usas creio eu.

https://packages.debian.org/jessie/virtualbox

Quando apontas algo num source.list ele - o que seja - torna-se alvo e a partir daí ganha o que estiver mais actualizado que também pode dar erros por exemplo em Ubuntu existe muitos ppas que são mantidos extra via oficial e mesmo usando compilações actualizadas podem não ser compativeis com libs já usadas ou mesmo requerer outras etc...

Como Vbox não deve estar numa via oficial dos teus repos ele toma o wheezy para instalar e dá-te erros.
 
#Oracle VM VirtualBox
#http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian wheezy contrib non-free

Natural que de erro - tens o repo apontado a wheezy quando usas Jessie , está a compilar uma versão anterior num Kernel novo, podes tentar instalar e acondicionar erros (revisão de compilação) ou apontar repo de acordo ao Kernel que usas creio eu.

https://packages.debian.org/jessie/virtualbox

Quando apontas algo num source.list ele - o que seja - torna-se alvo e a partir daí ganha o que estiver mais actualizado que também pode dar erros por exemplo em Ubuntu existe muitos ppas que são mantidos extra via oficial e mesmo usando compilações actualizadas podem não ser compativeis com libs já usadas ou mesmo requerer outras etc...

Como Vbox não deve estar numa via oficial dos teus repos ele toma o wheezy para instalar e dá-te erros.

Essa linha que diz wheezy está comentada!

PsySc0rpi0n , porque razão não usas o kernel backported (jessie-backports) que está na versão 4.1.6-1~bpo8+1 ?

Posso tentar. Mas de onde saco esse kernel e qual o processo mais recomendado de instalação?
Nesse link estão uma carrada de files... Não sei ao certo quais instalar. E para além disso é preciso o linux-image, linux-headers e ainda há um terceiro que não me consigo recordar qual é.
 
Essa linha que diz wheezy está comentada!



Posso tentar. Mas de onde saco esse kernel e qual o processo mais recomendado de instalação?
Nesse link estão uma carrada de files... Não sei ao certo quais instalar. E para além disso é preciso o linux-image, linux-headers e ainda há um terceiro que não me consigo recordar qual é.


Mas tu estás a tentar instalar o .deb dos repos wheezy ou jessie - baixaste o deb para wheezy ou jessie? , ou está a entrar o pacote vbox por via oficial jessie?

Segundo o que eu vi o teu kernel instala o vbox se entra por synapptic repara se tens ou não 2 versoes vbox diferenciadas .

Já purgaste a configuração toda? E reinstalaste.
 
Última edição:
Para já já desinstalei o virtualbox. Mas acho que me falta outra coisa.

É o seguinte, o meu Debian tem o kernel 3.16 nos repos. Eu aqui há uns meses instalei uma outra versão, a 3.17.1 mas acho que me faltou instalar um pacote - o linux-image-amd64 - para este versão de kernel. Mas o PC tem funcionado bem e eu nunca mais liguei a esse pormenor.

Na semana passada decidi tentar instalar outra versão de kernel um pouco mais recente e foi aqui que começou tudo a funcionar mal.
Entretanto, desde que criei esta thread que tenho andado a tentar resolver os problemas.

Para já o que fiz foi remover estas versões mais recentes dos kernels que instalei. E agora é que dei conta que não tenho este pacote - o linux-image-amd64 - instalado e tentei intalá-lo pelo apt-get, mas agora claro que se queixa que não encontra o kernel 3.16, que é o que está nos repos.

O que eu agora acho que preciso é mesmo de encontrar este pacote para deixar o 3.17.1 a funcionar correctamente e depois então penso no virtualbox!
 
Volto a perguntar o mesmo tu no teu synaptic tens alguma versão vbox?
Tens uma ou duas?

Edit:
Não entendo porque tens a versão 4.3.18 do vbox, a ultima é 5.0 https://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads , tenta ver se não tens algum vbox listado no synaptic.

AAntes de tentar com outro kernel .

Pode ver versões kernel compativeis com (creio que esse é o comando a usar) para saber as mantidas.

$ curl https://www.kernel.org/finger_banner

ou

dpkg --get-selections | grep linux-image

dpkg -l | grep linux-image (para instalados)

Se não aparecer o que queres podes tentar outro kernel que não o que tens e anterior a ver se processa o build .
 
Última edição:
Bom, Minguno, obrigado pela ajuda.

Já consegui resolver os problemas, ou todos ou quase todos.

Acabei por portar para jessie-backports, instalei o kernel 4.1.0 e reinstalei o VirtualBox a partir daí!

Agora já está o VirtualBox a funcionar, embora ache que não é essa versão. Neste momento não estou no meu PC mas depois quando estiver, já vejo qual é a versão!

Mas ainda tenho uma pequena questão.

Eu adicionei o mirror do jessie backports no sources.list mas mesmo assim se eu fizer o apt-get install pacote ele vai buscar pacotes para kernels mais antigos. Tenho que usar o "apt-get install -t jessie-backports <pacote>". Ainda não percebi porquê!
 
Eu adicionei o mirror do jessie backports no sources.list mas mesmo assim se eu fizer o apt-get install pacote ele vai buscar pacotes para kernels mais antigos. Tenho que usar o "apt-get install -t jessie-backports <pacote>". Ainda não percebi porquê!

O default para backports é ter prioridade mais baixa, porque geralmente as pessoas só querem um ou poucos pacotes específicos. Podes configurar o pinning para mudar esse comportamento:

http://www.debianhelp.co.uk/backports.htm
 
Back
Topo