Macbook Pro - Ainda vale a pena?

O número de IOPS é outro parâmentro de performance, e se é importante ou não, é relativo, mas a velocidade em burst, é dos parâmetros mais comparáveis, especialmente SSD/HDD...

velocidade de burst ??
os 2000MB/s não é velocidade de burst , pelo contrario como diz no próprio nome é "velocidade sequencial"
Em bursts a velocidade vai ser bastante inferior, basta veres os valores de velocidade no ATTO (p.ex.) quando a lidar com ficheiro de baixo tamanho (isso é que é burst) ..

Esses 2000MB/s apenas é atingido ao lidar com pouco ficheiros e/ou de grande tamanho , em que estás a fazer uma leitura sequencial continuada de dados..

Agora sistema operativo, programas, jogos ; lidam com milhares de ficheiros ,de tamanhos variados (muitos de pequeno tamanho) e de forma aleatória . Ai o numero de IOPS , tempos de acesso e velocidades aleatória são o mais importante ; e não os 2000MB/s .

Pessoalmente não me interessa se demora 5 segundos ou 20 segundos a copiar um filme de um lado para o outro, meto a copiar e sigo com a minha vida...
Agora quando estou usar algum programa ou jogar, estou a usar activamente aquele "ambiente", quero ter a melhor performance possível ; e ai a velocidade sequencial tem muito menos interferência..

Mas posso ser eu a minoria, para outras pessoas pode ser mais importante copiar filmes de um lado para o outro..
 
velocidade de burst ??
os 2000MB/s não é velocidade de burst , pelo contrario como diz no próprio nome é "velocidade sequencial"
Em bursts a velocidade vai ser bastante inferior, basta veres os valores de velocidade no ATTO (p.ex.) quando a lidar com ficheiro de baixo tamanho (isso é que é burst) ..

Esses 2000MB/s apenas é atingido ao lidar com pouco ficheiros e/ou de grande tamanho , em que estás a fazer uma leitura sequencial continuada de dados..

Agora sistema operativo, programas, jogos ; lidam com milhares de ficheiros ,de tamanhos variados (muitos de pequeno tamanho) e de forma aleatória . Ai o numero de IOPS , tempos de acesso e velocidades aleatória são o mais importante ; e não os 2000MB/s .

Pessoalmente não me interessa se demora 5 segundos ou 20 segundos a copiar um filme de um lado para o outro, meto a copiar e sigo com a minha vida...
Agora quando estou usar algum programa ou jogar, estou a usar activamente aquele "ambiente", quero ter a melhor performance possível ; e ai a velocidade sequencial tem muito menos interferência..

Mas posso ser eu a minoria, para outras pessoas pode ser mais importante copiar filmes de um lado para o outro..

Os ficheiros não são guardados ao acaso no SSD, qualquer SO moderno, dispõe os ficheiros de maneira a leres tudo o que é necessário numa só passagem...

Quando queres abrir imagens de 50 megapixels no Photoshop, ou andar pra trás e para a frente em vídeos 4K no final cut, dizes o "pões a copiar e vais á rua vida"...

De qualquer forma, o SSD dos Macs são maus em IOPS?
 
Os ficheiros não são guardados ao acaso no SSD, qualquer SO moderno, dispõe os ficheiros de maneira a leres tudo o que é necessário numa só passagem...

é impossivel prever tal coisa.. p.ex. se tiver um assembly de Solidworks com 50 peças diferentes é impossível eles estarem todas alinhadas sequencialmente no disco ..
Para alem que cada ficheiro é pedido ao controlador do disco como uma operação diferente, mesmo que eles estejam todos juntos são são lidos de uma só passagem (como uma única operação)

De qualquer forma, o SSD dos Macs são maus em IOPS?

não, estão ao nivel dos SSD's SATA 3 (de apenas 500MB/s ) , havendo inclusive alguns SATA 3 que são melhores ..

A questão é, ter velocidade sequencial de 2000MB/s são significa que seja melhor que outro com apenas 5000MB/s ; que sem uso real vá existir diferença significativa..
 
é impossivel prever tal coisa.. p.ex. se tiver um assembly de Solidworks com 50 peças diferentes é impossível eles estarem todas alinhadas sequencialmente no disco ..
Para alem que cada ficheiro é pedido ao controlador do disco como uma operação diferente, mesmo que eles estejam todos juntos são são lidos de uma só passagem (como uma única operação)

É possível, por exemplo, para abrires o solidworks...

Há empresas a fazerem milhões, e a trabalharem no assunto... não é tão básico como pensas!

não, estão ao nivel dos SSD's SATA 3 (de apenas 500MB/s ) , havendo inclusive alguns SATA 3 que são melhores ..

A questão é, ter velocidade sequencial de 2000MB/s são significa que seja melhor que outro com apenas 5000MB/s ; que sem uso real vá existir diferença significativa..

Onde é que vistes esses testes de IOPS?
 
Onde é que vistes esses testes de IOPS?

O SSD que vem nos novos MAC's é basicamente um Samsung SM951 , mas em vez de vir no formato M.2 é um formato custom para a Apple ( o encaixe e dimensões da board são um pouco diferentes de um M.2 ; nos modelos anteriores era um XP941 também modificado para o mesmo formato )

Tens aqui as specs dele : http://www.samsung.com/semiconductor/products/flash-storage/client-ssd/MZHPV512HDGL?ia=831
Random Read : Up to 90K IOPS
Random Write : Up to 70K IOPS

Em comparação :
- Samsung 850M Pro
Random Read : Up to 100K IOPS
Random Write : Up to 90K IOPS

- Crucial MX200
Random Read : Up to 100K IOPS
Random Write : Up to 87K IOPS
 
O SSD que vem nos novos MAC's é basicamente um Samsung SM951 , mas em vez de vir no formato M.2 é um formato custom para a Apple ( o encaixe e dimensões da board são um pouco diferentes de um M.2 ; nos modelos anteriores era um XP941 também modificado para o mesmo formato )

Tens aqui as specs dele : http://www.samsung.com/semiconductor/products/flash-storage/client-ssd/MZHPV512HDGL?ia=831
Random Read : Up to 90K IOPS
Random Write : Up to 70K IOPS

Em comparação :
- Samsung 850M Pro
Random Read : Up to 100K IOPS
Random Write : Up to 90K IOPS

- Crucial MX200
Random Read : Up to 100K IOPS
Random Write : Up to 87K IOPS

Eu gostava de ver era no hardware, não datasheets da Samsung...

Segundo li na Anandtech, a Apple deveria estar a usar um controlador custom,

But for the moment at least I suspect we’re looking at an Apple semi or fully custom SSD controller. Why Apple would want to go this route is still something of a mystery to me, as they don’t necessarily have much to gain other than the obvious change of bringing control in-house, but here we are. Apple does have plenty of internal resources to develop SSDs, including the assets they gained in their 2011 acquisition of Anobit, so from a technical perspective Apple developing an SSD is not too hard to believe.

Though regardless of who’s behind it, the end result is a very fast, very capable controller that’s being used to drive the 256GB and 512GB SSDs available to the MacBook.

Update: 04/15/2015: iFixit has completed their MacBook teardown and posted the photos, including photos of the logic board from both sides:


Image Courtesy iFixit

Based on iFixit's teardown, we can see their sample is equipped with Toshiba MLC NAND, 128GB per side, 1 package per side. However of greater interest is the chip bordered in orange, which based on the fact that it has multiple markings we believe to be the SSD controller, assembled in a Package-On-Package (PoP) fashion. The number we can decode is a part number for a 512MB Hynix LPDDR3 memory module; the other number we cannot decode at this time. Multiple markings in this fashion is a tell-tale sign of a PoP chip, and having the SSD controller and its DRAM on-package with each other and located right next to the NAND chips makes a ton of sense, especially in such a cramped design. That said, it means we aren't going to get to see the SSD today; but it also confirms that this is not an off-the-shelf SSD controller since someone had to go through the extra step of PoPing it. The big question remains whether Apple has simply packaged up one of their regular suppliers' controllers, or if this is some kind of semi/fully-custom Apple controller.

A Apple nem sequer usa Samsungs, nesse caso aí...

Além disso... "secret sauce"... o controlador...
 
Eu gostava de ver era no hardware, não datasheets da Samsung...

Segundo li na Anandtech, a Apple deveria estar a usar um controlador custom,


A Apple nem sequer usa Samsungs, nesse caso aí...

Além disso... "secret sauce"... o controlador...



esse é Macboock, não os rMBP ..
O Macboock tem o SSD os chips directamente incorporados na board ...

Nos rMBP tanto as memorias como o controlador são Samsung, é apenas um SM951 num formato ligeiramente diferente..

hardware.jpg
 
esse é Macboock, não os rMBP ..
O Macboock tem o SSD os chips directamente incorporados na board ...

Nos rMBP tanto as memorias como o controlador são Samsung, é apenas um SM951 num formato ligeiramente diferente..

hardware.jpg

Esse Macbook é um modelo com 3 anos...

Não é um dos de 2015, certamente...

https://www.ifixit.com/Guide/MacBook+Pro+15-Inch+Retina+Display+Mid+2014+SSD+Replacement/27694

Como podes ver aqui. Os MacBook atuais, inclusive o modelo de 15", que tens imagem, até usam SSD's encaixados...

NKxDEbrVaoWATqOF.huge


Isto ainda é um modelo de 2014...
 
Esse Macbook é um modelo com 3 anos...

Não é um dos de 2015, certamente...

https://www.ifixit.com/Guide/MacBook+Pro+15-Inch+Retina+Display+Mid+2014+SSD+Replacement/27694

???
A imagem que meti é do novo mid-2015 ..
http://www.notebookcheck.net/Apple-MacBook-Pro-Retina-15-Mid-2015-Review.144402.0.html


Como podes ver aqui. Os MacBook atuais, inclusive o modelo de 15", que tens imagem, até usam SSD's encaixados...

Isto ainda é um modelo de 2014...

E o novo 2015 (cuja imagem meti) tambem tem SSD's encaixados . O SSD até está no mesmo exacto sitio , a placa do SSD é que é mais "magra" que a dos modelos anteriores..
Talvez assim vejas melhor :
33oo947.jpg
 
Não pude deixar de comentar o post original. Dizer que nāo houve evolução de Core 2 Duo para Core i5/i7 por serem dualcore é o mesmo que dizer que o motor de um Carocha é igual a de um Passat porque ambos têm 4 cilindros. Poupem-me...

E sim, os ecrãs retina fazem a diferença. Isto por experiência própria, porque mudei de um Macbook 13' Late 2008 Aluminium para um rMBP 15' (o com placa AMD) e já não consigo usar o de 13'.

Os MacBooks mais recentes também são mais silenciosos.


Já que estamos a falar de SSDs, estes são os resultados do meu Macbook Pro 15 Mid 2015, retina.
hhRX50k.jpg
 
Última edição:
Back
Topo