Realização de Aplicação móvel

Filipe_O

Power Member
Boas pessoal!

Como alguns de vocês sabem, estou a desenvolver uma aplicação para smartphone pela primeira vez e então tenho algumas duvidas.
Tenho coloca-do questões relativas á mesma no tópico destinado a apresentação de trabalhos feitos, mas se o meu ainda não está acabado não estou a colocar no tópico correcto.
Sendo assim, vou actualizando e colocando as minhas duvidas neste post. :)

Tenho uma questão:
Conceptualmente, faz sentido uma página de entrada em que o user escolhe a página da aplicação que quer utilizar?
No total das aplicações que vi, posso afirmar que em 80% dos casos não existe tal página. O user entra logo numa das "funções" da aplicação, podendo (se quiser) alternar entre página.
A minha questão prende-se com o facto de a minha app ter páginas com "assuntos" radicalmente diferentes - lista de modalidades desportivas; Feed de noticias do ginásio em questão; calendário pessoal - .

Conclusão:
Essa tal página de entrada é de evitar? Só atrapalha a funcionalidade da aplicação?
 
Depende do género de aplicação que vai ser... Algumas não justificam e outras sim.

Se a pagina tiver sentido, claro que faz falta, mas se for apenas para ter um botão para avançar, não faz falta.

São imensas as app que hoje não tem home screen e são funcionais, que é o que se deseja em um app, se puderes especificar que tipo de aplicação é e o que vai ter o home screen, talvez seja mais fácil.
 
Boas!

Peço desculpa por nunca mais ter respondido mas estava tão ocupado com isto que nem me lembrava de cá vir.
Pois bem, reformulei totalmente o design.
A home page é destinada a um breve resumo da actividade do cliente e inseri o menu no cabeçalho.
Just like that:
simples13.jpg



Agora a minha duvida:
Na pagina das aulas eu vou por um ícone para cada e uma informação visual do que essa actividade treina:

aulas_descri_o18.jpg


O meu objectivo era ter um design simples e "limpo".
Para a pessoa saber mais informações sobre a actividade, carrega no botão e aparece certas informações relevantes:

aulas_descri_o_11.jpg


O que acham? Está simples?
Acham que faz falta uma descrição em texto da actividade física em questão?

Obrigado pela ajuda
 
Ninguém me sabe dar um feedback?

Está muito melhor do que antes, está bastante mais "clean", mas penso que ainda pode melhorar no design. Penso que com um estilo "flat" fica mais moderno e atractivo.

podes ocupar melhor o espaço do ecra, ao aumentar um pouco a área de utilização e distribuir melhor a informação.

A palete de cores não é muito atractiva, demasiado básica na minha opinião.

Já agora, também mudava a font para algo mais moderno.... E a imagem de fundo parece um wallpaper que vinha nos HP a 10 anos atrás, está demasiado banal.
 
Última edição:
Está muito melhor do que antes, está bastante mais "clean", mas penso que ainda pode melhorar no design. Penso que com um estilo "flat" fica mais moderno e atractivo.
Podes especificar que elementos poderiam ser melhorados?
Os itens do cabeçalho?

podes ocupar melhor o espaço do ecra, ao aumentar um pouco a área de utilização e distribuir melhor a informação.
Sim!
Nesse aspecto, a descrição da modalidade está horrível! Quando acabar os ícones vou trabalhar nisso.
Mas diz-me, a quantidade de informação presente parece-te suficiente, ou como utilizador querias ter um espaço para ler uma breve descrição da modalidade?

A palete de cores não é muito atractiva, demasiado básica na minha opinião.
Referes-te a toda a página?
 
Podes especificar que elementos poderiam ser melhorados?
Os itens do cabeçalho?


Sim!
Nesse aspecto, a descrição da modalidade está horrível! Quando acabar os ícones vou trabalhar nisso.
Mas diz-me, a quantidade de informação presente parece-te suficiente, ou como utilizador querias ter um espaço para ler uma breve descrição da modalidade?


Referes-te a toda a página?

O design geral... Penso que pode ser melhor reformulado, como já referi, penso que um design flat é agradável e fácil de usar.

Não tem utilidade teres o "logo" FitGym em todas as paginas a ocupar espaço, podes retirar aquilo e ocupar melhor o espaço com as informações necessárias para aquela pagina.

Quanto a palete de cores, sim, refiro-me a toda a pagina...

Outra coisa, penso que também não é preciso ter a foto da pessoa em todas as paginas a ocupar espaço, podes aproveitar para outras informações ou para deixar a pagina com um ambiente mais clean.
 
Última edição:
Sinceramente, o design da app não está muito do meu agrado (opinição pessoal claro), tal como ja foi referido por outros users, experimenta um design "flat" algo bastante simples, utiliza apenas 2 a 4 cores no maximo, e esquece o logotipo da app em todas as paginas, é um desperdício de espaço. Quanto é tipografia, não uses italicos nem serifas, fica muito pesado para quem usa a app. Se deres uma vista de olhos no google fonts, tens la boas opções tais como "Open Sans" ou "Source sans".

Dá uma vista de olhos neste link https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/0d/37/eb/0d37ebb6c95ea598c171d8862c653cd4.jpg , assim pode ser que fiques com algumas noções de UI & UX, algo extremamente importante pois, como webdesigner sei que é muito importante desenvolver algo simples e objetivo.
 
Boas pessoal. Obrigado pela vossa ajuda.

68747470733a2f2f692e696d6775722e636f6d2f62595749.png

Quando falam em algo mais simples referem-se ao contraste "básico" e elementar entre os elementos, como no exemplo?
Eu tenho um menu no cabeçalho, como neste exemplo.
Sendo assim, o utilizador já não necessita de um menu lateral. Estou errado?

Sinceramente, o design da app não está muito do meu agrado (opinição pessoal claro), tal como ja foi referido por outros users, experimenta um design "flat" algo bastante simples, utiliza apenas 2 a 4 cores no maximo (...)
Portanto, o degrade do fundo é totalmente desnecessário?

Peço que compreendam que é a primeira vez que faço um trabalho do género e nem sou formado em Design.
 
Última edição:
O 1.º protótipo, torna-se difícil ler a data. Gosto mais do 2.º.

(Mas isto é uma opinião de alguém que não percebe nada de design, estou a pensar enquanto utilizador da app.)
 
2nd sem dúvida! No entanto devias pesquisar um pouco sobre semiótica das cores que vais utilizar na app :)

Uma pesquisa rápida pelo google images por : Color Psychology e vais encontrar muita informação útil ! Boa sorte!
 
Mantive a cor inicial, mas usei um tom menos saturado e mais claro. Penso estar mais harmonioso.
Muito obrigado pelo teu feedback e pela tua sugestão!
 
Pessoal, primariamente eu utilizei as medidas do ecrã do iPhone para a minha app.
Ultimamente tenho testado o mockup no meu smartphone (um LG banal) e a imagem é maior que o ecrã.

A questão é: Por padrão, que resolução utilizam na realização de uma app?
 
Back
Topo