[PAP] Roubo de Projeto? Direitos? Legalidades? Ilegalidades?

Hyghor

Power Member
Boas pessoal,
Não sei bem o que por no titulo por isso deixei logo em aberto algumas questões.
Conclui à pouco tempo um curso profissional, onde como de costumo tive de realizar uma prova de aptidão profissional, que no meu ponto de vista foi bem sucedida.

O projeto começou a ser desenvolvido no segundo ano de curso, não tendo ficado totalmente concluido, até porque é um projeto que tem muito por onde se explorar.
O projeto foi feito para utilização da escola e caso possível de outras escolas, foi realizado pro mim e outros colegas de curso, tendo a ideia surgido de um dos nossos professores.

O mérito deste projeto deve-se exclusivamente a nós, desenvolvedores, que tivemos de ir aos confins do google para conseguir fazer coisas que nunca antes tinhamos feito. Foram muitas horas (muitas mesmo) de roda do projeto, e este projeto pelo menos para mim tornou-se motivo de orgulho.

Acabado o curso, soube que com o inicio do ano letivo a escola passou a utilizar o projeto para uso próprio (como era previsto), no entanto ao que parece, eu mais os meus colegas perdemos os direitos sobre o projeto, fomos EXCLUIDOS do seu desenvolvimento. No entanto eu e os meus colegas temos connosco todos os ficheiros relativos ao projeto entre "outras coisas"...

Este projeto pelo que sei não tem qualquer tipo de documento tirando os documentos da PAP. Eu gostava de saber que direitos tenho e até que ponto posso fazer algo que não seja uma ilegalidade. Por exemplo, se posso utilizar os ficheiros que tenho e por exemplo, quem sabe... Partilha-los na net. Se posso continuar a desenvolver o projeto por conta propria sem que ninguem me chatei etc...


Obrigado :)
 
Última edição:
@Hyghor Nas universidades todos os projectos entregues são propriedade intelectual da universidade. No caso da tua escola a situação deve ser semelhante.
Eu acho que vocês, legalmente, não tem direito a nada.
Quanto ao acesso a dados, uma boa aplicação tem de se proteger contra acessos não autorizados, mas não quer dizer que o acesso feito de forma não autorizada seja legal!

P.S Acho que o Google foi uma tese que não foi entregue mesmo por causa dos direitos de propriedade intelectual.
 
Última edição:
Nas universidades todos os projectos entregues são propriedade intelectual da universidade. No caso da tua escola a situação deve ser semelhante.
Eu acho que vocês, legalmente, não tem direito a nada.

P.S Acho que o Google foi uma tese que não foi entregue mesmo por causa dos direitos de propriedade intelectual.

Mesmo sem ter assinado qualquer tipo de documento?
 
Sim.
Se calhar até assinaste um contracto mas não te lembras. ;)
No momento em que te matriculaste nessa escola, devia haver uma alínea qualquer na matricula sobres estes assuntos. Ou então nesse documento que assinaste existia uma referencia a um outro qualquer documento que, de forma indirecta, ao te matriculares, juraste cumprir os direitos de propriedade intelectual que lá se encontravam.
 
Última edição:
I konw the feel. A minha PAP não foi em programação, foi arquitectura, e o prof, que é arquitecto, "desenhou" uma habitação igual á minha e está a lucrar muitos euros com isso :@
 
Já passou algum tempo desde que finalizei a pap mas mesmo assim ainda uso o próprio projecto para recolher informações ou pedaços de código ou então como ok a escola pode ter a marca do projecto (a nível de programação poderia ser o url ou/e o logo) mas como temos o resto dos dados ou a estrutura do projecto facilmente conseguimos copiar para outra marca sem ter problemas de direitos ou ilegalidades etc etc etc... Digo eu, pois já existe tudo feito na internet, todos copiamos uns aos outros e ate grande parte das empresas quando fazem um site para um cliente normalmente copiam de um site que já tinham feito mas com outras cores, marca etc
A meu ver, posso estar errado
 
Pois o que tenciono fazer é pega5 no projecto alterar o nome layout e melhora-lo, espero assim evitar alguns problemas.
Mas fico contente por nao termos dado prioridade a parte da segurança. Eles que se desenrasquem...
 
É bem diferente de copiar uma aplicação completa.
Vou dar um caso limite; lembram-se o que aconteceu à Samsung quando "copiou" o botão redondo da Apple. Mas também era nos EUA e a mentalidade de copyright lá é diferente da tuga.

É assim, se a tua app for boa e der dinheiro vais ser processado, se não der ninguém vai querer saber.
 
@Hyghor Nas universidades todos os projectos entregues são propriedade intelectual da universidade. No caso da tua escola a situação deve ser semelhante.
Eu acho que vocês, legalmente, não tem direito a nada.
Quanto ao acesso a dados, uma boa aplicação tem de se proteger contra acessos não autorizados, mas não quer dizer que o acesso feito de forma não autorizada seja legal!

P.S Acho que o Google foi uma tese que não foi entregue mesmo por causa dos direitos de propriedade intelectual.

Depende da disciplina e do contexto. A maioria dos projectos são propriedade intelectual da universidade, mas no caso das teses pode ser diferente. Depende de quem é o proponente da tese (um professor? uma empresa externa?). Aliás, muitas vezes assinam-se documentos relativos a isso. Eu assinei, e o trabalho que desenvolvi na minha tese ainda hoje é usado pela empresa para fins comerciais, da qual eu já nem sou colaborador.

Em relação ao autor do tópico, não havendo nada assinado, é sempre dúbio. Mas digo já que isto é assunto para advogado. Se não tens dinheiro para isso, ou se não vale a pena, segue em frente e esquece isso. E de certeza que ninguém vem atrás de ti por teres o source code ou outras coisas. Foste tu que desenvolveste no âmbito do teu trabalho, e provavelmente não recebeste indicações de que não poderias guardar o teu trabalho.

Não serás o último a passar por situações dessas. Aliás, eu desenvolvi uma ideia na faculdade que era exactamente igual a uma ideia que foi lançada por uma empresa um ano mais tarde, e que hoje é uma ideia de milhões. Eu desenvolvi a ideia mas nunca a levei para a frente, nem patenteei nada (até porque não era patenteáveis, tinha era de avançar com aquilo). É a vida :)
 
Boas pessoal!

Vou responder a várias questões

quem quer saber de direitos de projetos de final de curso? Parte deles esta toda mal feita... pela malta que esta a aprender :P
A aplicação a meu ver não está mal feita! Tem algum codigo que poderia estar feito de maneira mais eficiente e seguro e é por isso que quero continuar o desenvolvimento do projeto, porque entrentanto fiz outros projetos, comecei a trabalhar numa empresa de programação e adquiri muita mais experiência!
Relembro que este projeto foi o meu primeiro projeto, eu comecei a aprender PHP, HTML, JAVASCRIPT, MYSQL, CSS tudo neste projeto sem qualquer apoio do professor, este apenas fez criticas, avaliou e deu sugestões, praticamente tudo o que apliquei aprendi na internet.

Não copiaste nenhum código nem usaste recursos que "andavam" pela net?
Fizeste referência a isso?
Codigo copiado pelo menos da minha parte acho que foi só um plugin para upload de ficheiros. De resto, sim fui a net mas para ter ideia como fazer certas coisas, prefiro usar um codigo feito por mim do que andar a adaptar codigo de outros.

@Hyghor
Quanto ao acesso a dados, uma boa aplicação tem de se proteger contra acessos não autorizados, mas não quer dizer que o acesso feito de forma não autorizada seja legal!

O durante o desenvolvimento focamo-nos mais na apresentaçao e funcionalidade do projeto, pois era esta parte que iria ser avaliada. O suposto era estarmos agora a trabalhar na parte da segurança. Nós (eu e os meus colegas) já previamso esta situação, então criamos uma "backdoor" (acho que lhe posso chamar assim) para termos acesso a todos os dados da aplicação caso o projeto nos fosse "roubado" por esta ou outra escola.
 
Já agora vou aproveitar o tópico para uma situação semelhante, eu vou ter de fazer um projeto no meu 3º ano de licenciatura no ISEP em Engenharia eletrotécnica e computadores, porém tive uma ideia que queria poder utiliza-la no futuro, e estou a ver que o ISEP vai ficar com ela se forem como vocês dizem, como é que posso manter a ideia pessoal e conseguir apresentar como projeto de curso? É que a ideia se for toda concebida é para nota 20 :P
 
Boas,
Vim deixar uma atualização para quem estiver interessado.

Um colega meu integrante do projeto, falou hoje com uma professora da escola, que é advogada e foi-lhe dito que a PAP é um projeto pessoal e nosso e que temos todo o direito em fazer o que quisermos com ele.
Ainda vamos tentar confirmar isso...
 
Já agora vou aproveitar o tópico para uma situação semelhante, eu vou ter de fazer um projeto no meu 3º ano de licenciatura no ISEP em Engenharia eletrotécnica e computadores, porém tive uma ideia que queria poder utiliza-la no futuro, e estou a ver que o ISEP vai ficar com ela se forem como vocês dizem, como é que posso manter a ideia pessoal e conseguir apresentar como projeto de curso? É que a ideia se for toda concebida é para nota 20 :P

Recomendo que fales com um advogado.
 
Talvez, mas antes de avançar com a ideia, vou consultar toda a juridição que encontrar, já falei com uma amiga advogada e ela vai-me ajudar no que puder, também irei falar com alguns professores do curso a perguntar sobre isto.
 
Back
Topo