dividir background

fil79

Power Member
tenho uma imagem que vai servir para background que para ter uma boa definição acaba por ficar pesada, portanto demora a carregar...a imagem apesar de não ser uniforme tem partes que são iguais(3 neste caso), portanto a minha ideia era criar 3 fundos com uma pequena amostra de cada parte de modo a que as imagens repetissem e completassem por fim o background na sua totalidade...não dá para fazer com frames??espero que me tenha feito entender..
 
nao precisas de frames, mas sim... da.
eu ja fiz isso uma vez e dividi o fundo em 8 partes se nao estou em erro. usei uma tabela sem margin e padding e em cada celula tinha a respectiva imagem de fundo, e no final ficava tudo perfeito.
tens e' que ter cuidado com as dimensoes maiores para a tabela nao esticar porque as imagens nao esticam
 
Não me levem a mal mas estão reunidos neste tópicos os dois elementos que NUNCA dever ser usados num site: tabelas e frames.
Essa do teu fundo é fácil. Usas o CSS e crias DIVs (um ou mais) para colocar o teu background.
 
Como assim? Os frames são essenciais e muito úteis no que toca em dividir as páginas web em secções elementares: topo, página principal, barra de navegação, etc.
 
Não sei bem se queres pôr o teu background em toda a página ou apenas numa parte. Se me quiseres mostrar o teu background em privado podemos analisar isso com mais atenção.
Mas basicamente crias um <div> para cada secção do background:

#back1 {
background-image: url(o_url_da_imagem_1.jpg);
* + outras propriedades necessárias *
}

#back2 {
background-image: url(o_url_da_imagem_2.jpg);
* + outras propriedades necessárias *
}

etc.
 
Como assim? Os frames são essenciais e muito úteis no que toca em dividir as páginas web em secções elementares: topo, página principal, barra de navegação, etc.
As frames são coisas que nunca deviam ser usadas. E uma das principais razões para isso é que dificulta MUITO o referenciamento (referenciação?) das páginas pelos motores de busca. A sua utilidade encontra-se recorrendo a DIVs e includes de PHP.

Porque é que as frames são más? (em inglês)
 
Não sei bem se queres pôr o teu background em toda a página ou apenas numa parte. Se me quiseres mostrar o teu background em privado podemos analisar isso com mais atenção.
Mas basicamente crias um <div> para cada secção do background:

#back1 {
background-image: url(o_url_da_imagem_1.jpg);
* + outras propriedades necessárias *
}

#back2 {
background-image: url(o_url_da_imagem_2.jpg);
* + outras propriedades necessárias *
}

etc.

o backgound ocupa toda a página...vão ser três pedaços de uma imagem qu se repetem...vou tentar da maneira que sugeres..se não conseguir entro em contacto contigo...brigadão pelas dicas
 
não estou a conseguir, não sei que caracteristicas devo usar...um dos divs deve apenas repetir para baixo, coloco repeat y mas não está a funcionar...haverá maneira de te poder mostrar isto?
 
mas basicamente precisava de saber como posso dar um background ás divs...tenho o seguinte código




<style type="text/css">
<!--
body {
background-image: url("back1.jpg");
background-repeat: repeat;
}
.novo {

background-image: url("ponto.jpg");
background-repeat: repeat-y;
background-position: 200px 0px;
}


-->
</style>


e em html:

<div id="body"><div class="novo"></div>



basicamente esta div é uma pequena imagem que se repete na vertical e se vai sobrepor o background, mas não está a dar...
 
Back
Topo