Disco duro/disco duro externo.

Desculpem lá a chatice mas eu tenho certas dúvidas e gostaria que alguém me esclarecesse, por favor!!!

Porquê que os HDs fabricados não vêm com exactamente o tamanho nele publicado??! Eu tenho um disco duro externo de 400 GBs mas só tem na realidade 372 GBs e gostaria de saber o que fazer para poder ter aquele espaço não utilizado!

Também gostaria de saber o que posso fazer para que o meu disco duro externo dure mais tempo. Já sei que desfragmentar e Scanear o disco duro de tempo em tempo ajuda, mas será que não tem mais nada que ajude também?

Os meus agradecimentes antecipados!

Abraços!!!:001:
 
mas há um senão, não são 100% exactos no tamanho.
Se fores a uma loja e comprares outro disco igualzinho ao teu és capaz de ter menos espaço ou mais 20 ou mais 1 gb.

Não há nenhuma implicação entre as duas coisas.

A questão é que quando o fabricante diz que um disco tem 500GB, refere-se a 500 000 000 000 Bytes (sistema decimal).

Num sistema operativo usa-se o sistema binário, logo 500GB = 500*1024³ Bytes.

Logo, a 500GB "anunciados" correspondem 500 000 000 000/1024³ = 465,66GB

Se fizeres a conta para 1GB (1000³/1024³), verás que na verdade 'utilizas apenas' ~93% da capacidade anunciada.
 
1GB pode ser 1.073.741.824 (2^30) ou 1.000.000.000 bytes, conforme a notação utilizada. normalmente o primeiro é em armazenamento, o segundo em comunicações.

400"GB" = 400.000.000.000/1.073.741.824 = 372,53 GB
 
Os discos rígidos são feitos a partir de bandas magnéticas. Usam-se as bandas magnéticas pela sua capacidade de armazenamento, mas há um senão, não são 100% exactos no tamanho.
Se fores a uma loja e comprares outro disco igualzinho ao teu és capaz de ter menos espaço ou mais 20 ou mais 1 gb.

:wow: O quê???? Bandas magnéticas? :berlusca:

Antes de responderes, certifica-te que sabes a resposta!

A dita cuja resposta está no segundo post desta thread e para acrescentar, quando um disco é formatado parte do espaço disponível é ocupado com as tabelas de ficheiros (informação sobre a informação do disco, passo a redundância).

Já agora, não era tão fácil pesquisar antes? Porque é que o tamanho do disco nao coincide?

Tem piada (:rolleyes:), o promeiro resultado é precisamente a thread que indiquei!
 
Última edição:
Back
Topo