LaTeX? O que é isso?

eu normalmento faço assim:

Código:
...
conteúdo da primeira página
...

\thispagestyle{empty}

\newpage

\setcounter{page}{1}

se calhar não é a forma mais correcta de o fazer, mas funciona...
 
Olá a todos,

Uma pergunta, estou a desenvolver um relatorio com duas colunas e quero que na pagina inicial ele possa ter o titulo e o texto em duas colunas tudo na primeira pagina, ou seja, o texto começa na primeira pagina com formatação de duas colunas e eu quero que nessa mesma pagina apareça também o titulo mas só com uma coluna alguem sabe como se faz isso.

Desde já o meu obrigado,
Fiquem bem...
 
ainda bem que falaram neste tema, vou começar a realizar a minha tese de MSc este semestre e com isto talvez poupe algumas horas na escrita da mesma..

Topic subscribed ;)
 
Boa thread, ganhei curiosidade mas:

Gostava de começar a aprender esta "scripting lang" a ver se melhorava a minha produtividade somehow, mas tenho é algumas questões.
Ainda vale a pena usar LaTeX em relação ao Office 2007, e o seu novo editor de equações? Pois já se viu que em relação ao 2003, as resposta é sim.
Há alguma maneira simples de inserir desenho vectorial simples? (fisica, não à nada como fazer o boneco)

Se for um sim, sim, nas férias faço as malas.
 
Olá a todos,

Uma pergunta, estou a desenvolver um relatorio com duas colunas e quero que na pagina inicial ele possa ter o titulo e o texto em duas colunas tudo na primeira pagina, ou seja, o texto começa na primeira pagina com formatação de duas colunas e eu quero que nessa mesma pagina apareça também o titulo mas só com uma coluna alguem sabe como se faz isso.

Desde já o meu obrigado,
Fiquem bem...
Estou neste momento com um artigo na minha mão feito exactamente dessa forma..., só tenho o pdf, não tenho o .tex de origem..., posso tentar averiguar como fazer isso ;)
Boa thread, ganhei curiosidade mas:

Gostava de começar a aprender esta "scripting lang" a ver se melhorava a minha produtividade somehow, mas tenho é algumas questões.
Ainda vale a pena usar LaTeX em relação ao Office 2007, e o seu novo editor de equações? Pois já se viu que em relação ao 2003, as resposta é sim.
Há alguma maneira simples de inserir desenho vectorial simples? (fisica, não à nada como fazer o boneco)

Se for um sim, sim, nas férias faço as malas.

Nunca usei o Office 2003 e muito menos o 2007...

Pessoalmente, prefiro usar LaTeX pois poupa-me a preocupação com alguns detalhes, basta-me escrever exactamente aquilo que quero que o resultado final fica bom. Aspectos gráficos e afins nem me preocupo.

Normalmente uso o OOo em alternativa ao Office 200X.

Quanto ao desenho vectorial..., sempre briguei bastante com o LaTeX no que respeita a imagens :P Sinceramente não te sei responder a isso...
 
Estou neste momento com um artigo na minha mão feito exactamente dessa forma..., só tenho o pdf, não tenho o .tex de origem..., posso tentar averiguar como fazer isso ;)
Agradeço-te desde já essa atenção, pois já tentei de tudo até as mini pages e não consegui nada ele ou manda-me para paginas diferentes ou com as minipags ou o\mbox ele sobrepõe o texto na segunda coluna.

Fiquem bem
 
Olá a todos,

Então pessoal não existe ninguém por ai que já tenha feito algo parecido ou saiba onde encontrar esta informação??

Agradeço desde já a ajuda,
Fiquem bem
 
Uma pergunta, estou a desenvolver um relatorio com duas colunas e quero que na pagina inicial ele possa ter o titulo e o texto em duas colunas tudo na primeira pagina, ou seja, o texto começa na primeira pagina com formatação de duas colunas e eu quero que nessa mesma pagina apareça também o titulo mas só com uma coluna alguem sabe como se faz isso.
Talvez te possa dar uma ajuda. O meu problema é que não percebi nada do teu problema :-)

Podes fazer um desenho?
 
Boas,

É assim eu tenho um texto com duas colunas mas quero que na minha primeira pagina apareça texto com uma e duas colunas ou seja o titulo com uma coluna e depois o texto com duas colunas para baixo.

Fica bem, obrigado
 
Podes usar a package multicol.
Documentação

Código:
\documentclass{article}
\usepackage{multicol}

\title{Página com duas colunas}

\begin{document}

\maketitle

\begin{multicols}{2}
...
\end{multicols}
\end{document}
 
Última edição:
Obrigado desde já pela ajuda, é mesmo isto que andava a procura só tenho agora de fazer umas certas alterações para meter as imagens, pois com o multicol as imagens têm de ser inseridas de forma diferente.
Já agora deixo aqui também o codigo para inserir as imagens.

Código:
\usepackage{multicol}
\newcounter{myFCounter}[section]
\usepackage{graphicx}
\newcommand{\myFigure}[3]{%
    \begin{center}\begin{minipage}[t]{\columnwidth}%
    \begin{center}\refstepcounter{myFCounter}\vspace{1ex}%
    \includegraphics[width=#1\columnwidth,keepaspectratio]{#2}\ \\%
    \sc Figure \thesection .\arabic{myFCounter}:\ \rm #3 
    \vspace{1ex}\end{center}%
    \end{minipage}\end{center}}

\begin{document}

\myFigure{0.5}{nihongo.eps}

\end{document}
Fiquem bem
 
Bem, sou caloiro de LEI e tenho que fazer um relatório em LaTeX para entregar dia 26.
Pra semana vou comprar a 'biblia' (custa prai 3€), vou ler e depois a ver se deito maos a obra.

Vou trabalhar em Ubuntu, algumas dicas?
 
Bem, sou caloiro de LEI e tenho que fazer um relatório em LaTeX para entregar dia 26.
Pra semana vou comprar a 'biblia' (custa prai 3€), vou ler e depois a ver se deito maos a obra.

Vou trabalhar em Ubuntu, algumas dicas?

Quanto às dicas:
- não gastes os 3€ (saca o pdf da net, até porque no livro não tens função de pesquisa, como num leitor de pdf);
- não penses em ler a bíblia toda já, lê apenas o principal, e deixa coisas mais específicas para quando precisares delas;
- se estiveres à vontade com o inglês, o Google é uma preciosa ajuda;
- há alguns editores que te podem ajudar, tipo Kile ou LyX (eu pessoalmente prefiro o Vim :D );
- e já agora, não tentes resolver os problemas à martelada (normalmente, há formas correctas para resolver os problemas).
 
Quanto ao livro, acho que j arranjei quem me empreste. O pdf tb arranjo atraves do site da universidade.

Quanto aos editores, eu prefiro fazer tudo a mao (se bem que nao tenho pratica), por isso devo usar o gedit para escrever :P
 
O pdf é gratuito, consegues arranjar em vários locais ;) Informação sobre LaTeX há às pázadas e de borla :P Só o ctan é uma fonte de conhecimento quase inesgotável :)

Quaisquer dúvidas, não hesites em perguntar, não falta aqui pessoal habituado a LaTeX :)
 
Ainda só li 20 pags do livro, mas que pacote tenho de usar para ele ler os caracteres com acentos?

Experimenta estes:

\usepackage[portuges]{babel}
\usepackage[utf8]{inputenc}

Onde está utf8 coloca o encoding que usas.
Devem haver alternativas, mas estas deve resolver os problemas que tens.
 
Back
Topo