ajuda equipamento canon (desilusao 1ª expreencia)

nelolopes

Power Member
olá pessoal
já algum tempo que visito regularmente este forum, e chegou a hora de pedir a vossa ajuda,
já faço fotografia a alguns anos, mas sempre em analogico (canon eos 30) sendo que tambem a uns anos comprei uma sony compacta cyber shot dsp-30 (fraquinha mas na altura...) recetemente comprei uma canon eos 40D + 18-55 is. a ajuda que pertendo é: como as minhas fotos preferidas sao retratos(é o que dar ter filhos....) paisagens, e como sou praticante TT claro tambem umas fotos dessa actividade, e entao preciso de uns conselhos acerca de que lentes devo comprar que seja mais equilibrada pra este tipo de fotos e tambem já agora para macro (nunca fiz mas quero exprementar) tambem gostava de saber se compensa utilizar as lentes que tenho da maquina analogica na digital ( canon 28-90 e sigma 100-300 4,5 - 6,7 DL) desde já o meu obrigado

parabens pelo forum é muito elucidativo.
 
Última edição:
a sigma 100-300 nao e la muito famosa... o focus no extremo [300] vai ser complicado, mas da para o desenrasque...
a 28-90 nao te posso dizer nada pk n conheço, mas pelas aberturas parece-me um pouco puxadita... =X

cumps
 
Creio que nenhuma dessas lentes será grande coisa neste corpo. De certa forma, nem a 18-55IS é considerada uma lente adequada a ele.

Para o tipo de fotos que queres fazer, assim um pouco tudo em um, creio que não há nada, mas aqui ficam algumas hipóteses:
- Sigma 18-50 2.8 Macro (julgo que não é HSM (focagem rápida))
- Canon 17-55 2.8 IS USM (não é macro)

No entanto são lentes que substituem a tua 18-55 IS, pois têm praticamente as mesmas distâncias focais.
 
E porque não a Tamron 17-50 f/2.8 para essas focais? Não tem macro, tal como a Canon, mas não creio que seja uma má opção.


Edit: Se tiveres interesse em lentes mais específicas para retratos, acho que não ficas mal servido com uma 50mm e uma 85mm f/1.8 (ou f/1.4 ou f/1.2...tudo depende do orçamento :p)
Quanto a lentes macro, tens a Sigma 105mm f/2.8 e a Canon 100mm f/2.8
 
Última edição:
Porque a Tamron não tem macro e também não é USM/HSM. Das que me lembro, aquelas duas são as que fazem "mais" das coisas que ele quer fazer (desporto e retratos ou macro e retratos).

Fora isso só comprando uma lente para cada coisa e aí:
Retrato - Tokina 50-135 2.8 ou Canon 85mm 1.8
Macro - Sigma 105mm, Canon 100mm, Tamron 90mm ou Tokina 100mm
Desporto - Canon 70-300 IS USM ou 70-200 F4L IS USM

Mas claro que depois vai do orçamento disponível.
 
O pessoal entusiasma-se... 85mm F1.8, 70-200mm L, 100mm macro?
Que tal dizeres quanto estas disposto a gastar?
E posso dizer-te ja que nao comecas nada mal com:
O corpo mais:
18-55 is
50mm F1.8
70-300mm ("macro" 1:2) / 55-250mm is
extension tubes/reversing ring para a 50mm.

Mas mesmo isto e carote!

Isto vai dar para tirar altos retratos aos miudos/familia.
Vais poder brincar com macro, a ver se gostas...
Vai permitir varios tipos de fotografia.
 
Última edição:
Se já tens essas duas lentes herdadas da analógica tens uma solução simples: experimenta! No digital não pagas mais por isso! Se são lentes Canon EF são perfeitamente compatíveis com a 40D. Vão ser é 1.6x mais longas, o que para a 100-300 até é uma mais valia. Se compensa? Dá-lhes uso, vê os resultados e depois avalia por ti mesmo. Pelo menos devem dar alguma margem de manobra para poder apontar futuros investimentos em lentes mesmo "boas" (leia-se lentes que custam mais de 300 euros) Por exemplo, podes ir desenrascando com a 100-300 até chegar a altura de comprar uma 70-200 f/4 L. Claro que uma das novas 70-300 são melhores, mas na minha opinião não compensa o upgrade.

Depois, para os retratos dos miúdos dentro de casa não há muito que enganar com a 50/1.8. A razão performance/preço está muito acima de qualquer outra coisa no mercado (~100 euros).

Para macro tens muitas possibilidades. A minha recomendação vai para uma lente macro dedicada comprada em segunda mão, mas há quem se dê muito bem com as lentes de aumento, os tubos de extensão ou os anéis de inversão combinados com a 50mm.
 
Se já tens essas duas lentes herdadas da analógica tens uma solução simples: experimenta! No digital não pagas mais por isso! Se são lentes Canon EF são perfeitamente compatíveis com a 40D. Vão ser é 1.6x mais longas, o que para a 100-300 até é uma mais valia. Se compensa? Dá-lhes uso, vê os resultados e depois avalia por ti mesmo. Pelo menos devem dar alguma margem de manobra para poder apontar futuros investimentos em lentes mesmo "boas" (leia-se lentes que custam mais de 300 euros) Por exemplo, podes ir desenrascando com a 100-300 até chegar a altura de comprar uma 70-200 f/4 L. Claro que uma das novas 70-300 são melhores, mas na minha opinião não compensa o upgrade.

Depois, para os retratos dos miúdos dentro de casa não há muito que enganar com a 50/1.8. A razão performance/preço está muito acima de qualquer outra coisa no mercado (~100 euros).

Para macro tens muitas possibilidades. A minha recomendação vai para uma lente macro dedicada comprada em segunda mão, mas há quem se dê muito bem com as lentes de aumento, os tubos de extensão ou os anéis de inversão combinados com a 50mm.


O strobe disse tudo fazer o upgrade da 100-300 para uma 70-300 tipo sigma ou tanrom não deve ganhar muito. Outra Solução para retratos/allRound é a Tanrom 28-70 2.8 é versatil como faz tudo, tem boa qualidade, é optima para retratos e para paisagens (-28mm) pode ser complementada com a lente de kit porque a f8 os resultados da 18-55IS devem ser aceitáveis. A 50 1.8 também não é mal pensada, é barata e é uma boa alternativa para retratos no interior. Para macro adiciono uma lente tipo a raynox DCR 250 que funciona como uma lupa no lugar do filtro, pode ser adaptado a qualquer lente com filtro entre 49 e 62 mm e deve custar +-50euros.

18-55is+Raynox DCR250:
3057854336_84e3f34e0c_o.jpg


Com a 50 1.8 os resultados devem ser melhores...
 
obrigado a todos pelas vossas opinioes que servem para esclarecer certas duvidas.
quando eu me refiro ao tipo de fotos que mais gosto nao significa que tenha que ser uma lente que sirva para tudo se for possivel arranjar uma lente polivalente que permita fotos com boa qualidade em todos o stipos de fotos melhor..fica mais economico, no entanto se tiver que ser mais que uma ai será melhor lentes especificas.
claro que os €€€€ nao abundam mas ao comprar prefiro qualidade nem que demore mais tempo a comprar...(lentes entre 200-300€ +- estao dentro do orçamento)
já agora qual o melhor local pra comprar *****? *****? ou outra loja virtual?
se alguem tiver usado em bom estado melhor....

nelolopes
 
Digital Wonder World.

Acho que a melhor opção que fazes é mesmo comprar várias lentes. Tens, mais ou menos dentro do teu orçamento, a Canon 50mm 1.8 (100€) e a Canon 85mm 1.8 (340€) para retratos, assim como a Sigma 18-50 2.8 Macro para retratos e macro.
Desporto é que é mais complicado. Boas lentes para isso só lá para os +400€.
 
E a Sigma 50-150mm f/2.8 DC HSM II? É mais cara mas é boa para retratos e deporto. Assim era uma lente que abrangia logo duas situações. Ou não compensa?
 
muito obrigado a todos estou esclarecido acerca de futuros "upgreds" a fazer na maquina, tenho andado a pesquisar no e-bay e por vezes surgem coisas boas a bom preço, já alguem comprou material no e-bay? aconselham?
muito obrigado

desejo a todos vos um feliz natal e um 2009 cheio de fotografia.....
 
ola pessoal
ontei tive uma má expreencia com a minha maquina, fui fotografar um festival de patinagem dentro de um um pavilhao com pouca luz.... e em 100 fotos nao consegui uma de jeito, exprementei todos os modos manuais, com diferentes velocidades e diferentes aberturas, e nada de jeito, mesmo em automatico nada... naturalmente que o defeito é meu pois tenho pouca expreencia com esta maquina canon 40D + 18-55 efs 3,5-5,6 is, talvez a lente nao seja a adequada a este tipo de fotos, preciso que me ajudem pois sabado quero fotografar uma peça de teatro, e vou ter que levar uma cybershot...
vou deixar alguns exemplos, fotos desfocadas e escuras...
desde ja agradeço a vossa ajuda

um abraço nelolopes

IMG_0006.jpg

_MG_0116.jpg

_MG_0068.jpg
 
Dentro do pavilhão, se há pouca luz, tens que subir o ISO para valores mais altos e usar a maior abertura que tiveres.
Na primeira foto, tiraste com ISO100 e 1/200, logo é normal que saia demasiado escura.
Na segunda usaste um ISO mais adequado, mas depois tens a lente fechada a F7.1.
Na terceira já tens a lente na abertura máxima, mas o ISO caiu para metade.
E outra coisa a teres em atenção, é que se estás a fotografar coisas com movimento, 1/15 não é de todo uma velocidade recomendada.

Para a próxima experimenta meter em prioridade à abertura, mete a abertura no máximo (F3.5 ou F5.6, dependendo da focal) e o ISO em 1600.
 
Última edição:
uma coisa tenho a certeza, com a cybershot nao fazes melhor.

se nao conseguires do modo k o rui explicou entao so com outra lente ou com flash.
 
Back
Topo