Tutoriais Joomla! CMS & Questões

Qual o tema que gostariam de ver tratado nos próximos tuts?


  • Total voters
    26
  • Votação encerrada .

nopaysoft

Power Member
Boas,

De hoje em diante começarei a publicar alguns tutoriais Joomla! em português aqui na Zwame, nesta theard.
Peço a todos aqueles que conheçam melhor este CMS que se juntem e que vão deixando as suas dicas e a todos aqueles que o usem que coloquem aqui eventuais dúvidas referentes directamente aos tutoriais ou a qualquer aspecto onde estejam com dificuldades.

Porquê?
O número de utilizadores Joomla! tem vindo a crescer e, consequentemente, o número de utilizadores deste fórum que o utilizam também. Faz assim sentido juntar alguma informação para que quando alguém apareça com uma dúvida a possa solucionar ou ser guidado para a solução.

Dúvidas e Afins
É mais interessante se formos centrando nesta theard as dúvidas que possam aparecer. Parece-me a nível de organização mais proveitoso.

Eu? Porquê?
Decidi lançar a primeira pedra mas espero que todos aqueles que tiverem algum conhecimento se juntem a mim. A ideia não é substituior o Docs do joomla.org ou a boa base de informação que se encontra no Joomlapt, a ideia é concentrar uma boa base de informação na zwame que sirva em primeiro lugar a comunidade e, claro se possível, todos os utilizadores que cá possam chegar "novatos".

Organização
Penso que um bom modelo de organização será uma segunda theard com um Índice e depois tutorial theard a theard para que se consiga mais facilmente linkar para cá.

Periocidade
Não há :p
Vou tentar fazer o update o mais regularmente possível mas será para mim impossível estabelecer uma periocidade para a inserção de tutoriais. Alguns estão já feitos de outras andanças em inglês mas é preciso traduzir e adaptar.

Outra Informação
Nomes de Extension Clubs e Template Clubs serão também adicionados aqui.

Por onde começar.
Para já gostava de saber por onde querem que começe? Backend? Frontend?
Básicos ou Desenvolvimento para a Plataforma? Deixem a opinião. Hoje sai já uma lista :x2:
Só apresentarei tutoriais para Joomla! 1.5.X

Cumps
Ricardo
 
Última edição:
Índice de Conteúdos

1 - Joomla! Introduções:

  • Introdução ao CMS
  • História
  • Como está Organizado
    • O que são Plugins?
    • O que são Modulos?
    • O que são Componentes?
  • Secções, Categorias e Itens de Conteúdo
  • Outras Informações
2 - Joomla! Frontend:

3 - Joomla! Backend:

  • Básico:

4 - Joomla! Desenvolvimento:

5 - Recursos:



Começarão a ser adicionados tutoriais assim que possível. Questões são abertas...
 
Última edição:
Tenho alguns tutoriais (estilo tip/trick) para joomla 1.0.x, começam a estar desactualizados mas posso dar uma vista de olhos...
 
Tenho alguns tutoriais (estilo tip/trick) para joomla 1.0.x, começam a estar desactualizados mas posso dar uma vista de olhos...

Eu sei que tu e alguns utilizadores daqui que passaram pelo JoomlaPT têm algum material... Dá uma vista de olhos nisso... é bom enchermos isto com material de qualidade que sei que podes gerar. ;)

Cumps
 
Joomla! - Introdução ao CMS

Joomla! (pronuncia-se djumla) é um CMS! (Content Management System (Gestor de Conteúdos)) escrito em PHP que deriva do Mambo, também ele um CMS.
Corre em servidor Apache ou IIS e usa base de dados MySQL.

Trata-se de um projecto Open-Source sob licença GNU-GPL e a última versão é a 1.5.8 lançada a 10 de Novembro de 2008. Muitos utilizadores usam ainda a versão 1.0.15 sendo que esta está prevista para descontinuação em Junho de 2009.

O que torna o Joomla! um dos CMS mais usados e mais reconhecidos actualmente é o facto de ter um forte desenvolvimento de Extensões (Módulos, Componentes ou Plugins que adicionam determinadas funcionalidades ao código base). A vasta comunidade de desenvolvimento torna possível que qualquer solução possa ser encontrada, quer se procure criar um fórum ou desenvolver uma comunidade. O JED (Directório De Extensões para Joomla!) tem vindo a acumular o trabalho de toda a comunidade no que toca ao desenvolvimento de extensões contando já com mais de 4200 extensões prontas a usar pela comunidade quer pagas quer de uso gratuito.

O Joomla! nasce do projecto Mambo, como já foi referido, e é actualmente gerido pela OSM (Open Source Matters), fundanção criada com o objectivo de gerir legalmente o desenvolvimento deste software.

Obedece a um esquema Secção-Categoria-Artigo que tem sido muitas vezes criticado pela impossibilidade de ser expandido. (Cada artigo deve pertencer a uma (e só uma) categoria e cada categoria a uma (e só uma) secção).

Um pouco por todo o mundo têm surgido comunidades locais de Joomla! cujos objectivos e missão são a tradução e o apoio na lingua nativa a utilizadores Joomla! desses países ou regiões. No caso português a comunidade oficial é o Joomla!PT

Por defeito o pack do Joomla! inclui funcionalidades (também muitas delas através de módulos, componentes e plugins) como cache, RSS feeds, versão para impressão das páginas, votações, pesquisa etc...
 
Joomla! - História

Joomla! - História

O Joomla! nasce de outro CMS, o Mambo. Em Agosto de 2005 a marca Mambo era detida pela Miro International Pvt Ltd, esta formou uma organização "Mambo Foundation" responsável pela gestão do CMS a nível legal (à semelhança do papel que a OSM desempenha para o Joomla! actualmente). A equipa de desenvolvimento revoltou-se por considerar como baixa a participação da mesma na nova fundação, acusando-a de violar alguns dos pressupostos que tinha aceite e de por isso ferir o "Open Source" e seus princípios.

Esta "guerra" criou um grande movimento no mundo do Open Source pois trouxe á discussão a verdadeira definição deste termo com vários projectos OpenSource a comentarem frequentemente esta discussão a favor de uma das partes. OSM (na altura apenas o site) foi criado por Andrew Eddie para dar conta à comunidade das suas acções a quando da separação do projecto Mambo.

Depois de se oficializar este divórcio Andrew pediu à comunidade em 18 de Agosto de 2005 sugestões para o nome a escolher para o novo CMS. No entanto, a decisão que a 1 de Setembro de 2005 foi tomada não foi nenhuma das sugeridas pela comunidade mas antes Joomla! (cujo significado é "all together" (Todos juntos) ou "as a whole" (como um todo)).

Dia 7 de Setembro foram pedidas sugestões de logótipos e a votação decorreu até que no dia 22 de Setembro do mesmo ano foi anunciado o vencedor.

A primeira versão do Joomla! (1.0.0) foi lançada 16 de Setembro de 2005, sendo pouco mais do que uma mudança visual do Mambo com alguns erros corrigidos e a segurança ligeiramente melhorada.
A versão 1.5 foi lançada a 22 de Janeiro de 2008 marcando um importante passo por se tratar da primeira versão totalmente desenvolvida de raiz sem recurso ao código do Mambo.

Joomla! tem vindo a mostrar desde a sua criação um rápido crescimento tornando-se um dos CMS mais usados. As últimas estatísticas apontam para que 1% de todos os sites no mundo sejam já desenvolvidos em Joomla!, um pouco abaixo dos 2% que o Wordpress representa.​
 
Acho muito boas estas iniciativas! Ainda para mais eu agora estou a aprender Joomla, por isso isto irá ser certamente muito útil! Keep going! :009:
 
Acho muito boas estas iniciativas! Ainda para mais eu agora estou a aprender Joomla, por isso isto irá ser certamente muito útil! Keep going! :009:

Parabens pela excelente iniciativa!

Keep up the good work :beerchug:

Sem duvida muito bom e tendo em conta as potencialidades do joomla força com isso :D
cump's.

Excelente iniciativa mesmo agora que me estou a inicializar neste mundo venham de lá esses tuts :009:

Bem... obrigado a todos pela força! Hoje não tive qualquer hipótese mas amanha espero já começar a adicionar alguns dos tutoriais.

Cumps
 
boas...
neste momento estou a desenvolver um web site no joomla e estou a precisar de alguma ajuda...alguém poderia disponibilizar alguns tutoriais????
cump'z
 
boas...
neste momento estou a desenvolver um web site no joomla e estou a precisar de alguma ajuda...alguém poderia disponibilizar alguns tutoriais????
cump'z

Estou a tratar de preparar alguns. Hoje comecarei a disponibilizar. Quero gerar material de qualidade e não para desenrascar. Há muito na internet que podes procurar até que comecem a ser disponibilizados aqui.

Cumps
 
Última edição:
[1] Tutorial - Como Instalar Plugins/Módulos/Componentes

[1] Tutorial - Como Instalar Plugins/Módulos/Componentes

Começemos pelo básico. Como instalar qualque tipo de "extensão" no Joomla?

1 - Abrir o Painel de Administração/BackEnd
2 - Será pedido o username e password tal como mostra a imagem abaixo. Inserir




3 - Entras desta forma no painel de administração da tua instalação Joomla!
4 - Agora deverás escolher a opção Extensions -> Install/Unistall.



5 - Desde a versão 1.5.X todos as extensões são instaladas da mesma forma pelo mesmo painel. Deves agora ver um conjunto de 3 opções semelhante a este:



6 - Agora há basicamente 3 opções:

  • Instalar a partir de um ficheiro
  • Instalar a partir de um URL
  • Instalar a partir de um directório
eis o que elas significam e como proceder:

  • Opção que permite instalar extensão a partir de ficheiro no nosso computador. Ao escolhermos esta opção e ao clicar em Browse/Procurar vamos ver os ficheiros do nosso computador. Caso o arquivo do módulo/componente/plugin esteja alojado no nosso computador apenas temos de ir até ele e seleccioná-lo. Depois carregamos em "Upload File & Install" e o Joomla! tratará de fazer o upload e instalar o nosso ficheiro.
  • Deixa instalar extensões a partir de uma localização na web. Alguns sites, na verdade poucos, deixam que se tenha o URL onde o módulo/componente/plugin está alojado. Ex: http://www.sitedeextensoes.com/mod_minhaextensao.zip. Neste caso escusamos de ter de fazer o download do ficheiro, alojar no nosso computador para depois fazer upload. basta copiar o link e colar neste campo clicando de seguida em "Install". O joomla tratará de ir buscar o ficheiro e de o alojar no nosso servidor instalando-o.
  • Neste caso podemos instalar uma extensão que já se encontra no nosso site. Se fizerermos o upload por FTP de um dado packpage Joomla! e o copiarmos para, por exemplo, a pasta "modules/mod_xpto" os ficheiros já estarão no server mas ainda não conseguirá ver as opções do módulo no backend. Para isso deveremos especificar a pasta em que este se encontra e o Joomla tratará de encontrar o .xml nessa pasta e proceder à instalação da extensão. Não serve para .zip ou afins. Para isso usar a Opção anterior especificando o URL do .zip no próprio server.
7 - Qualquer que seja a forma de instalar que se escolha deve-se ter em atenção que o packpage/pasta alvo deverá conter um ficheiro .xml responsável pela instalação (hoje em dia todos têm :)).

8 - Depois disto e se não ocorrer nenhum erro a instalação estará completa.


Info:

Qualquer questão em relação a este tutorial deve ser colocada utilizando como título um semelhante ao seguinte exemplo:
[Nr do Tut] - Questão: Questão
ex:
[1] - Questão: Mas como sei o meu endereço?
Isto ajudará a uma melhor organização.

Qualquer erro que contenha (quer ortográfico, quer de conteúdo) agradeço que não o postem. (não por vergonha :p mas porque será um post desnecessário que entupirá esta theard com conteúdo "useless") Prefiro que me enviem por PM :)

 
Última edição:
Peço desculpa pela quantidade reduzida até ao momentoe também pela demora mas outras coisas apareceram pelo meio para me "roubar tempo". Amanha será um dia "mais rico" esperemos em termos de tuts.

Cumps
 
Não te preocupes... Estás a fazer isso no teu tempo livre, nos compreendemos e agradecemos a tua vontade de partilhar informação ;)

Vou estar de olho neste tópico ;)
 
esse tutorial que puseste recentemente é de muita qualidade se os outros que futuramente ponhas sejam da mesma qualidade vamos ficar muito bem servidos...
continua com o bom trabalho...
 
Back
Topo