Guia Fazer undervolting ao CPU do seu portátil [Actualizado]

com o meu portatil/cpu actual (T5600) nao consigo descer abaixo de 0.9500v no programa(que corresponde a 1.063v o cpu-z). é pena porque parece-me que isto ainda dava para descer mais :(

Edit: já encontrei nas paginas iniciais e vou testar
 
Última edição:
Certifica-te que desces realmente os valores, que no meu portátil, isto não vai menos que 0.9500v, mesmo com os outros valores desbloqueados. (O cpu/motherboard tem o valor bloqueado algures, não sei o nome do sitio)
 
pois, mesmo com o tweak do registo que permite seleccionar valores <0.950v eles nao sao aplicados.
por acaso nao me faz falta para o multi maior. Para os outros acaba por nao fazer muita diferença porque mesmo que o cpu esteja com um pouco mais de vcore que o minimo necessário, se nao houver load vai dar quase ao mesmo em termos de consumos e temperatura
 
Li com bastante interesse todas as páginas deste tópico porque o HP dv5-1050 até costuma ser uma boa máquina para aquecer as mãos no inverno.

Enquanto escrevo este post tenho temperaturas na ordem dos 50/55º mas muitas vezes encontro-me com temperaturas na ordem dos 65/70º sem estar a fazer grande coisa e nos 90º a jogar. A estratégia tem sido dois apoios para fazer altura e circular o ar na extremidade onde está o ecrã.

Estava tentado a utilizar o tutorial, já o imprimi para pdf, mas já percebi que o RM CPU Clock não gosta de trabalhar com multiplicadores que não sejam certos. No meu caso o multiplicador máximo do T9400 é 9.5. Assim, vou estar a fazer também underclock além de undervolting...

Quem tem T9400, quais as vossas impressões ao fazer undervolting?
 
com o meu portatil/cpu actual (T5600) nao consigo descer abaixo de 0.9500v no programa(que corresponde a 1.063v o cpu-z). é pena porque parece-me que isto ainda dava para descer mais :(

Edit: já encontrei nas paginas iniciais e vou testar

ficam os meus resultados, a correr orthos

default 1.2325v
Tmax ~80ºC
consumo(transformador) ~53W

undervolt 1.075v
Tmax ~62ºC
consumo(transformador) ~36W

:cool:
 
Li com bastante interesse todas as páginas deste tópico porque o HP dv5-1050 até costuma ser uma boa máquina para aquecer as mãos no inverno.

Enquanto escrevo este post tenho temperaturas na ordem dos 50/55º mas muitas vezes encontro-me com temperaturas na ordem dos 65/70º sem estar a fazer grande coisa e nos 90º a jogar. A estratégia tem sido dois apoios para fazer altura e circular o ar na extremidade onde está o ecrã.

Estava tentado a utilizar o tutorial, já o imprimi para pdf, mas já percebi que o RM CPU Clock não gosta de trabalhar com multiplicadores que não sejam certos. No meu caso o multiplicador máximo do T9400 é 9.5. Assim, vou estar a fazer também underclock além de undervolting...

Quem tem T9400, quais as vossas impressões ao fazer undervolting?
eu tenho esse portatil e nao ta 9,5
 
muito provavelmente são pequenas alterações ao modelo que foram feitas entre a produção do teu portátil e do dele, pelo que resultou que o dele está bloqueado a 9,5.
Se quisessem podiam comparar os nºs de série, a data de produção, e a referencia completa do portátil, etc, etc, etc
Ou então é abrirem o portátil e verem se é tudo 100% igual.
 
Depende do stepping ser C0 ou E1.

Uns são a 9x e outros a 9,4x segundo o site da intel.

No meu caso é o C0, 266Mhz de Bus a 9.5x de Multiplicador
 
Porque é que não me aparecem opções aqui:


dfycjm.jpg


Ele não me deixa fazer nenhuma alteração :(
 
Boas, eu segui o tutorial e mesmo assim o pc está-me nos 80ºC sem nada de especial...

O processador do portatil é este : Intel® Pentium® Processor for Mobile T2390

Alguem me ajuda???
 
Isso depende dos valores que tiveres antes e depois (VID e temp).
Como tu não os dizes, o que eu te aconselho é que verifiques no cpu-z se houve realmente alteração dos valores do VID.
 
Isso depende dos valores que tiveres antes e depois (VID e temp).
Como tu não os dizes, o que eu te aconselho é que verifiques no cpu-z se houve realmente alteração dos valores do VID.
Como faço para meter tudo igual a antes? Eu já tinha à volta desses valores...

Isto é agora depois do toturial, no entanto acho que ficou na mesma.. Neste momento tenho o pc a 90º, isto ainda vai explodir xD
Semttulo.jpg
 
Última edição:
Mais Informação,daqui do processor finder VID VOltage Range:1.075V-1.175V


agagaeg.jpg


Preciso mesmo da vossa ajuda! :boredo:

PS: ali está o AC em power saving mas foi so para experimentar, agora já está no maximal performance.
 
Última edição:
ja experimentaste tirar o cotão que deves ter no portatil??
é que o meu no ano passado por esta altura tambem dava 90ºC em poupança de energia... e o problema estava na ventoinha que estava entupida com tanto pó...
 
ja experimentaste tirar o cotão que deves ter no portatil??
é que o meu no ano passado por esta altura tambem dava 90ºC em poupança de energia... e o problema estava na ventoinha que estava entupida com tanto pó...
O portatil nao tem 1 ano... Mas vou ver...
 
Boas!
este tut dava-me grande jeito, pena n haver para sistemas operativos de 64bits :(
no entanto a minha pergunta era se quando se usa um OS de 64bits o processador tende a aquecer mais? eu aspirei ha pouco a ventoinha pois o portatil tava a chegar-me aos 100º++ loool e ia abaixo claro.. isto a jogar.. agora sem tar a fazer grande coisa para n dizer nd, mas mm mantém-se perto dos 60º! temperatura a qual ainda acho mt! quais sao as vossas opinioes? sem ser comprar uma base pó portatil ou ventoinha nova, pois esta temperatura n e normal! levo a gantantia? o meu portatil e 1 toshiba a-200 1gb
obrigado pelas respostas
 
O meu portátil com undervolting está à volta dos 59º, a jogar chega ao 70º. Mas já está a pedir uma limpeza uma vez que já começo a ouvir a ventoinha a trabalhar quando chega aos 69º.
Por isso considero que 60º no teu seja normal. Mas 100º nunca.
 
Boas!
este tut dava-me grande jeito, pena n haver para sistemas operativos de 64bits :(
no entanto a minha pergunta era se quando se usa um OS de 64bits o processador tende a aquecer mais? eu aspirei ha pouco a ventoinha pois o portatil tava a chegar-me aos 100º++ loool e ia abaixo claro.. isto a jogar.. agora sem tar a fazer grande coisa para n dizer nd, mas mm mantém-se perto dos 60º! temperatura a qual ainda acho mt! quais sao as vossas opinioes? sem ser comprar uma base pó portatil ou ventoinha nova, pois esta temperatura n e normal! levo a gantantia? o meu portatil e 1 toshiba a-200 1gb
obrigado pelas respostas

Há para sistemas operativos 64bits.

Não, o cpu não tende a aquecer mais com estes S.O.

É so o problema de aquecimento?

cumps
 
Back
Topo