TDT - Tópico Oficial

Não existem PENS MPEG2 ou MPEG4, são meros sintonizadores... ainda não conseguiste perceber isto? O software é que tem que suportar MPEG4.

Não. Como compreenderás, a partir do momento em que o fabricante da minha pen "MPEG4-compatível" não me garante a compatibilidade com a nossa TDT, é natural que eu esteja de pé atrás com tanta facilidade.

Mas ainda me dá um vaipe e este fim de semana compro uma pen baratucha da loja perto de mim, sigo aqui os passos indicados e depois venho aqui xingar-vos. Ou agradecer-vos, caso funcione ;-)
 
Não. Como compreenderás, a partir do momento em que o fabricante da minha pen "MPEG4-compatível" não me garante a compatibilidade com a nossa TDT, é natural que eu esteja de pé atrás com tanta facilidade.
O que o fabricante da tua pen não te garante, penso eu, é que o Software que vem com a tua pen funcione com um vídeo MPEG4 em SD, não tem a ver com a pen.
Mas ainda me dá um vaipe e este fim de semana compro uma pen baratucha da loja perto de mim, sigo aqui os passos indicados e depois venho aqui xingar-vos. Ou agradecer-vos, caso funcione ;-)
Eu baratuchas não estou a conseguir encontrar nas lojas que conheço, só dos €50 para cima.
 
Última edição:
Discordo. Conheço muito boa gente que não sabe ou tem medo de instalar um codec e decerto alguns vão desejar ter TDT no PC mais cedo ou mais tade.



O DVBViewer não é freeware. Ou seja, as pessoas acreditam na PT, compram uma pen qq., vêm que falta o codec, instalam codec, depois vêm que o software da placa não dá, compram DVBViewer. E no final, mesmo que tudo funcione, pode ser que o hardware seja lento demais para a TDT, mesmo em SD (outra coisa que a PT não menciona).



Não sei, eles não dizem taxativamente que suportam H264 em hardware MPEG2.

No meu caso (Pinnacle): eles não deram sequer a certeza absoluta que consiga ver TV SD com H264 (para eles H264 é só para HD). O TVCenter (o software incluído) faz a descodificação internamente e não trabalha com codecs de terceiros. Ou seja, vai ser uma sorte se a minha pen "MPEG4-compativel" funcionar.




Falta o essencial: dizerem que suportam MPEG4 numa pen MPEG2.

Caro Ricardo P.,

De modo a poderes desfrutar da TDT na tua placa "MPEG2":
  • Vais aqui e fazes o download do VLC. Instalas, só o VLC, nem precisas de nenhum codec.
  • Abres o VLC, vais a Media->Abrir dispositivo de captura...
  • No Capture Mode escolhes ou o nome da tua placa se lá estiver ou DVB DirectShow.
  • Em Selecção de cartas escolhes o tipo DVB-T.
  • No transponder pões 842000 kHz e em Largura de banda 8 Mhz.
  • Fazes Reproduzir.

Põe aqui os teus resultados depois de fazeres isto.
E mais uma vez, NÃO EXISTEM PLACAS DVB-T MPEG2 OU MPEG4, as placas são DVB-T, ponto. Todas dão para descodificar MPEG2 ou MPEG4.

Se isto te faz confusão, vou tentar explicar. As placas com a norma DVB recebem um TS (transport stream) que pode conter video, áudio, legendas, teletexto. Se tiveres uma placa DVB-S, só recebes este TS duma fonte satélite, DVB-C duma fonte cabo, e DVB-T duma fonte terrestre. O TS que recebes pode ser igual nos 3, apenas a maneira do receber é diferente.

No caso do satélite, é o único onde existem dois tipos de receptores, pois foi implementada uma nova norma DVB-S2. Para recebes estes TS tens de ter um receptor compatível, caso contrário o receptor nem detecta o sinal.

No cabo e no terrestre, só existe uma norma, e logo tu recebes SD, HD, rádio, o que quiseres com qualquer placa que suporte a norma. Agora a descompressão do ficheiro TS que o receptor recebe, no caso dos receptores (Boxes) é feito por hardware, e daí nas Powerboxes da Zon, por ex., não conseguires ver os canais HD, pois o chip do receptor só descodifica MPEG2. No entanto se reparares tens lá todos os canais HD sintonizados.

No caso de teres uma placa receptora para PC, a descompressão é feita quase sempre por software, pois o que tu tens é uma placa budget e não full featured, e estas sim permitem a descodificação no próprio chip da placa, mas têm a desvantagem de ser muitíssimo mais caras que as outras. Assim, o que a placa faz é servir de intermediário para receber o TS do canal que queres ver, e depois o software faz a descodificação do stream. Ou seja, a placa está a criar um ficheiro que o programa abre e descodifica, como se tivesses a abrir um ficheiro DivX por exemplo.

Portanto, o único problema que pode existir é o de não chegar sinal à placa. A partir daí é tudo uma questão do reprodutor conseguir abrir ou não o TS.

Se queres ter um sistema PVR completo e melhor que as Boxes Meo e Zon, instala o MediaPortal que é grátis, e tens infinitas possibilidades, desde teres o guia disponível online, e poderes agendar uma gravação a partir de qualquer sítio com internet, até veres televisão em qualquer PC ou telemóvel em qualquer sítio da casa e sem fios.

Espero ter ajudado.
Cumps.
 
O que era bom era uma box (dos chineses) por 30€ para eu por uma TV na cozinha. Actualmente não tenho porque aqui nos Açores em analógico só da a RTP Açores e a RTP1, assim nunca valeu a pena. Mas o TDT resolve o problema dos canais, só que uma pen usb não ajuda para ser utilizada na cozinha.
 
E funciona bem com a nossa tdt, correcto? Só o software e antena que vem com essa pen é suficiente para reprodução?

Perfeitamente.
A antena é indoor, há que ter em atenção se a área tem um bom sinal na ordem dos 50% para cima.

O software de origem não permite a recepção de MPEG4, terás que usar o DVBviewer com codec MPEG4 configurado.
 
De modo a poderes desfrutar da TDT na tua placa "MPEG2":

Obrigado pelo extenso tutorial, ouTsiDaz_. Eu uso o VLC com frequência, é o único com que consegui ver sem problemas o .TS de testes do site da PT.
Infelizmente, escolho o DVB DirectShow->DVB-T->842000->8->Play e não acontece nada. O DVBViewer e DVBdream também não sintonizam os canais.

Estou convencido que a regra de "qq. pen MPEG dá" não se aplica a esta tanga da Pinnacle. Ou isso ou estou numa zona de "sombra" (antena do telhado tb. não dá).
 
Perfeitamente.
A antena é indoor, há que ter em atenção se a área tem um bom sinal na ordem dos 50% para cima.

O software de origem não permite a recepção de MPEG4, terás que usar o DVBviewer com codec MPEG4 configurado.

A qualidade de imagem do TDT é boa? Comparado com a restante TV por cabo (se é que consegues fazer essa comparação)?
 
Back
Topo