Quanto aos outros mmofps/mmotps a serem criados Pure Anarchy o que posso rapidamente referir é que tens pelo os seguintes a caminho:
- Huxley, Parabellum, Operation 7: todos f2p mas no meu entender não passam de pseudo-mmofps. Digo isto porque são estilo Crossfire/Combat Arms, ou seja, não são mais que um normalíssimo fps multiplayer com um lobby onde selecionas os servers/mapas, mapas esses que permitem 4 a 32 players por sessão, onde tens um char que persiste e vai ganhando ranks e adquirindo diferentes armas/items, mas onde
nunca tens um verdadeiro ambiente mmo, daí que eu os apelide de pseudo-mmos.
- Depois tens o Crimecraft (p2p), Global Agenda (p2p), All Points Bulletin(???), The Agency(???) e Perpettum(???) que tentam incluir elementos com ambiente verdadeiramente massivo (mmo) e algumas features típicas dos mmorpgs a nível de progresso/objectivos.
O Crimecraft recomendo que fales com o Revenant que está na Closed Beta.
O Global Agenda posso tentar eu responder conforme referi no meu post anterior.
O APB penso que sabes tanto ou mais que eu sobre ele, mas basicamente o que temos de concreto é que tem níveis de costumização dos chars sem precedentes, vai permitir 100 players em simultaneo (se é mundo persistente ou mapas instanciados não sei) que permite conduzir veículos, e que consiste em conquista territorial com gangs vs polícia.
O The Agency pouco se sabe e foi adiado para 2010. Sei que tem 2 facções com gameplay e objectivos totalmente diferentes, que é baseado em agentes secretos vs mercenários fortemente armados, que envolve progresso online e offline (através de planeamento/ordem dadas a NPCs de apoio), enfim, bastante promissor. Já agora, tem 11 novos screenshots colocados hoje no Gamespot e que mostram gameplay com GUI.
Finalmente o Perpettum... bem, neste tambem estou na closed alpha e apenas posso dizer que é um jogo de mechs, tem um nível de costumização dos mechs fabuloso (a nível de armamento e features), funciona através de zonas com ambiente mmo mas instanciadas (tipo Tabula Rasa/AoC), mas a nível de objectivos e conteudos não há nada a dizer pq ainda está numa fase de desenvolvimento muito precoce. A boa notícia é que é quase certo que quem mete app para tester é aceite, por isso testa por ti proprio
Temos ainda o Stargate Worlds (p2p). Sei que o combate será em mapas instanciados mas que tambem incluirá features em ambiente verdadeiramente mmo. Não o tenho seguido muito antentamente nos ultimos meses.
Por fim, temos 2 alternativas que já saiem fora do estilo shooter pois não têm "twitch-based combat", mas que tambem não usam o vulgar "hard-lock" típico de 99% dos mmorpgs, mas sim um sistema de "soft-lock" onde é requerido que se faço pontaria com a mira (rato) para se poder atacar, um pouco a lembrar o combate do Tabula Rasa.
Falo do Earthrise e Fallen Earth. Serão ambos p2p e ambos em ambiente totalmente mmo e seamless, isto é, isentos de zonas instanciadas. São ambos skill based (sem classes) e ambos sandbox. O Earthrise é PvP ffa com hardcore ruleset e endgame baseado em domínio territorial enquanto que no Fallen Earth apenas 30% são areas disputadas pelos jogadores com PvP ffa mas sem looting.
Quanto ao Fallen Earth não posso dar muitos detalhes porque pouco está difundido no forum publico e como sou "Elder tester" tenciono respeitar o NDA.
Quanto ao Earthrise, a closed beta ainda não começou, mas os detalhes divulgados oficialmente são imensos, uma quantidade de informação nunca antes vista em nenhum outro mmo, e tenho tentado compilar a informação mais importante no tópico do jogo aqui na Zwame, por isso dá lá um salto que tens leitura para várias horas
PS: f2p = free to play; p2p = pay to play
PS2: E já agora,
Pure Anarchy és o principal responsável por eu não andar a particiapar ultimamente nestas betas, é que desde que através de ti comecei a jogar S.T.A.L.K.E.R. SoC que não tenho pegado em mais nada (bem, a não ser o GH: Metallica qdo me aparece pessoal em casa
). Estou totalmente absorvido pelo STALKER, então agora que já recebi a Collector Edition e meti o MOD Complete 2009 nunca mais o consigo largar.
Este jogo é mesmo uma pérola que desconhecia, para mim sem dúvida nenhuma o melhor shooter que alguma vez joguei! A atmosfera de cortar a respiração e a dimensão/liberdade das áreas deixam-me totalmente rendido