Programação: Bibliografia Recomendada

Eu queria dar tipo uma sugestão.

Ao people que já leu algum dos livros, dar a sugestão. Se é bom, se é mau.
Pois podemos investir no livro monetáriamente e depois ser dinheiro perdido...
Uma avaliação?

Umas simples estrelas fazia diferença.

;)

Resumindo um feedback do livro.
 
Uma avaliação de que tipo?? Para cada livro??

É que se for para cada livro é dificil, porque são muitos.
Se o problema é investir num livro que seja fraco, acho que o melhor é pedir algum feedback sobre esse livro, porque fazer isso para todos desta secção acho que seria mesmo impraticável.


Cumps
 
Última edição:
Realmente, vai dar muito trabalho.

Mas secalhar quem quiser falar dos livros que já leu.
Por exemplo:

Eu li livro X, aconselho têm conteudo X, aplica-se mais a X.
 
Para isso ser feito os comentarios tinham de estar muito bem organizados e seguidos, porque senão dá muito trabalho a procurar todos os comentarios sobre o livro x e depois quase ninguém vê os comentarios ou faz de conta que não existem.

Se calhar separar por livros para cada linguagem, para organizar isso, não sei.

Eu continuo a achar que o melhor é quando alguém quiser discutir qual o melhor livro para aprender isto ou aquilo deveria abrir um tópico sobre isso, mas se a tua ideia for bem feita também não fica mal.

Se calhar devias sugerir isto a algum colaborador/moderador deste forum.


Cumps
 
Adicionado:

Java

  • Understanding Object-Oriented Programming with JAVA

Threads

Quanto às sugestões:
- Podem encontrar reviews de alguns livros nesta thread, bem como nas threads listadas no 3º post. No entanto, estou a pensar em colocar mais um item em cada livro - Reviews - onde serão listadas as reviews referentes ao livro que estiverem nesta thread. Quando tiver tempo faço isso.
 
Microsoft Press E-Book | Microsoft Visual C# 2008 Express Edition

Para celebrar os 25 anos dos livros Microsoft Press, aceda gratuitamente ao Microsoft Press E-Book - Microsoft Visual C# 2008 Express Edition: Build a Program Now! – um livro prático e esclarecedor., disponível até ao dia 25 de Fevereiro.

VCS2008.jpg



O livro é em Inglês e está disponível no site Microsoft Learning Website
http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php/topic,34034.0.html

Baderous disse:
Quanto às sugestões:
- Podem encontrar reviews de alguns livros nesta thread, bem como nas threads listadas no 3º post. No entanto, estou a pensar em colocar mais um item em cada livro - Reviews - onde serão listadas as reviews referentes ao livro que estiverem nesta thread. Quando tiver tempo faço isso.
Feito.
 
Última edição:
Boas.

Estou a ter programação 2 na Universidade de Aveiro e queria comprar um livro.
Estamos a dar Java e há pouco tempo falámos de recursividade agora andamos com algoritmos de ordenação (InsertitionSort, MergeSort, etc). Como a matéria anda a complicar tenho começado a interessar-me em arranjar um livro, mesmo que seja um livro genérico (sem nenhuma linguagem especifica), um que me explicasse os conceitos.

Claro que nao quero um livro so dedicado a estas áreas. Quero um que me permita continuar a usá-lo em cadeiras mais avançadas.

Já tive a ler a lista de livros da primeira página e pelo que vi o Thinking in Java pareceu-me bom mas não conheço autores nem editoras, não sei se será boa compra.
 
Última edição:
Pelo que estive a ver do plano curricular dessa cadeira, é mais uma disciplina de estudo de estruturas de dados genéricas onde utilizam Java, o objectivo não é a POO (dada em Programação III). Dois dos livros recomendados na cadeira já foram listados aqui nesta thread. Talvez queiras dar uma vista de olhos nesses dois.
 
Não há melhor do que a documentação oficial Oracle. Tudo online e free, se estiveres registado no site deles (registo gratuito).
 
Livro de C e C++ estou no bom caminho?

Iniciei a minha jornada ruma a NERD :D

e estou a estudar C e C++ e claro que ja me vao surgindo uma duvidas.

mas nao indifirente ao que li aqui na techzone sobre livros nenhum falava do que estou a ler (pelo menos nao vi) que se chama "Programando em C/C++ - A Bíblia, do Jamsa"

Muitos dizem ser o melhor guia que se pode ter e para quem nao entendia PATAVINA como eu ate me estou a safar bem . deem as voças opinioes se conhecem o livro pois nao me quero estar a meter em alhada!
 
Iniciei a minha jornada ruma a NERD :D

e estou a estudar C e C++ e claro que ja me vao surgindo uma duvidas.

mas nao indifirente ao que li aqui na techzone sobre livros nenhum falava do que estou a ler (pelo menos nao vi) que se chama "Programando em C/C++ - A Bíblia, do Jamsa"

Muitos dizem ser o melhor guia que se pode ter e para quem nao entendia PATAVINA como eu ate me estou a safar bem . deem as voças opinioes se conhecem o livro pois nao me quero estar a meter em alhada!
"Muitos", quer-me parecer, estão errados.
Para mim, o melhor livro de C é o do Brian W. Kernighan & Dennis M. Ritchie e o melhor de C++ é o do Bjarne Stroustrup.

Quem melhor do que os criadores das linguagens para as explicar?
acclaima.gif
 
Concordo com o Baderous, pelo menos na parte do C. Comecei a aprender (a sério) C este semestre, e foi com o livro do Kernigham & Ritchie. Um must! Curto e conciso.
 
Última edição:
"Muitos", quer-me parecer, estão errados.
Para mim, o melhor livro de C é o do Brian W. Kernighan & Dennis M. Ritchie e o melhor de C++ é o do Bjarne Stroustrup.

Quem melhor do que os criadores das linguagens para as explicar?
acclaima.gif

Não conheço o livro de c++ do Bjarne Stroustrup, mas posso aconselhar um livro de c++ muito bom: c++ primer plus. Foi com este livro que eu aprendi c++. É grandito (1000 páginas), mas tem muitos exemplos de aplicação e cobre mais ou menos tudo o que está ligado ao c++.

Cumps
 
O livro do Bjarne Stroustrup chama-se Accelerated C++, de Andrew Koenig e Barbara E. Moo. Aprendi C++ por lá e achei um livro muito bom também.
Cumps
 
Adicionado:

Livros

LaTeX

  • The Not So Short Introduction to LaTeX 2ε / Uma não tão pequena introdução ao LaTeX 2ε

  • Autor: Tobias Oetiker, Hubert Partl, Irene Hyna & Elisabeth Schlegl / Alberto Simões
  • Idioma: Inglês / Português
  • Páginas: 155 / 150
  • Versão Inglesa / Versão Portuguesa
Considerado por muitos como a Bíblia do LaTeX, é um livro distribuído livremente segundo a licença GNU GPL e que aborda vários temas como a escrita de texto, fórmulas matemáticas, definição de bibliografia, notas de rodapé, produção de gráficos matemáticos, modos de configuração dos documentos, tudo de uma forma simples e de rápida leitura e aplicação prática (muitos exemplos). A versão portuguesa foi traduzia por Alberto Simões, docente da Universidade do Minho, especializado na área de Processamento de Linguagens, e apresenta uma qualidade acima da média. Recomendado.

Sites úteis

 
Saiu uma nova versão deste livro:


  • JAVA5 e Programação por Objectos

  • Autor: Fernando Mário Martins
  • Editora: FCA - Editora Informática
  • Idioma: Português
  • Páginas: 512
  • Capa
  • Reviews: 1
Agora o novo livro chama-se:

  • JAVA6 e Programação Orientada pelos Objectos

  • Autor: Fernando Mário Martins
  • Editora: FCA - Editora Informática
  • Idioma: Português
  • Páginas: 520
  • Capa
O livro é em tudo semelhante ao seu homólogo para o JAVA5, com o mesmo tipo de estrutura e conteúdos (tem um prefácio e dedicatórias diferentes :D), apenas faz notar as diferenças existentes em algumas bibliotecas do ambiente de desenvolvimento (JSE agora deixou de ter o '2' na versão), pois o JAVA6 é muito semelhante ao JAVA5. Mais uma vez não são abordados os temas da programação concorrente nem a criação de GUIs (com o Swing, por exemplo) porque o autor considera que esses 2 temas exigiriam, cada um, uma obra que lhes fosse inteiramente dedicada. Uma boa opção, na minha opinião.
 
Última edição:
Back
Topo