[tutorial]O teu cd do xp não detecta o disco?

vascorama

Power Member
Edit:

Atenção pessoal, ao fim deste tempo todo descobri que alguns chipset nVidia não gostam dos driverpacks, dá bluescreen a instalar! Podem sempre testar obviamente...



Há tantos posts sobre isto que decidi dar uma ajuda, se alguém achar desnecessário podem apagar.

Quanto a tornarem o vosso cd do xp compatível com qualquer disco S-ata(caso não descubram a driver específica) o que tens de fazer é o seguinte:

Sacar daqui o DriverPacks BASE e o bundle de drivers necessário, no vosso caso o pack de mass storage drivers. (sacar o pack no final do tópico, o original do site precisa que corrijam um bug no script, mas se quiserem ter trabalho é convosco)


de seguida copiar todo o conteudo do cd do Xp para uma pasta, por exemplo D:\xp

em seguida executar os seguintes passos:

Executar o DPs_BASE.exe e:

1-12-1.jpg


2-2.jpg


3-2.jpg


4-1.jpg


5-8.jpg


6-5.jpg


7-5.jpg


8-3.jpg


9-3.jpg








---------------------------------------------->>>><<<<----------------------------------------------






Depois disso, têm de criar um Bootable ISO, para isso usam o Nlite 1.4 beta e fazem os seguintes passos:

10-2.jpg


11-2.jpg


12.jpg


13-1.jpg


14-1.jpg


15-1.jpg


16-1.jpg



Depois é só gravar o ISO com o nero por exemplo.
E voilá, um cd do xp compativel com qualquer disco sata da actualidade, inclusive alguns arrays de raid.
Isto parece muita coisa, mas faz-se em 10 minutos.


Ps: esse pack de mass storage drivers tem um bugzito que podem resolver pesquisando, ou podem aguardar um bocado que já posto o pack com o bug resolvido(têm de alterar umas linhas de código.)
Abraço
ATENÇÃO​



:arrow: edit: aqui têm o pack já com as drivers e o executável para as integrar(DPs_BASE.exe), é só executarem o DPs_BASE.exe e depois indicarem o caminho para onde copiaram os ficheiros de instalação do windows(o cd), depois é seguir tudo tal e qual como nos screenshots. Este foi o ultimo pack que testei e que tenho a certeza não ter bugs, visto já terem saido alguns que davam BSOD anteriormente, nada me garante que as novas releases não tenham bugs também, quando tiver tempo testo o ultimo pack do site e depois se estiver bom posto aqui.
Cumps
 
Última edição:
tás a usar o vista ou o xp?
Se for o vista, estás a fazer isso no c:\, se tiveres o UAC ligado o mais provável é ser isso, desliga-o ou tenta noutra partiçaõ.
Cumps
 
Só mais questão para ter a certeza que estou a fazer tudo bem...


Não é necessário descompactar este ficheiro?

DP_MassStorage_wnt5_x86-32_7064


É que apenas correndo o programa, DPs_BASE.exe, ao chegar a esta parte:

5-1.jpg



ele assume logo este drivers pack...

Ou seja, não é mesmo necessário descompactar o DP_MassStorage_wnt5_x86-32_7064, porque o programa usa-o mesmo assim??

Ou é necessário faze-lo e sendo assim basta descompactar pra pasta onde tá o programa...


Espero ter-me explicado bem... :)

Obg
 
Só mais questão para ter a certeza que estou a fazer tudo bem...


Não é necessário descompactar este ficheiro?

DP_MassStorage_wnt5_x86-32_7064


É que apenas correndo o programa, DPs_BASE.exe, ao chegar a esta parte:




ele assume logo este drivers pack...

Ou seja, não é mesmo necessário descompactar o DP_MassStorage_wnt5_x86-32_7064, porque o programa usa-o mesmo assim??

Ou é necessário faze-lo e sendo assim basta descompactar pra pasta onde tá o programa...


Espero ter-me explicado bem... :)

Obg

Sim ele assume logo porque o .rar que postei já tem o bug corrigido(e as pastas organizadas) , é só seguinte até ao screenshot onde postei que diz slipstream.
É seguir tudo á risca tal como eu postei :)
Cumps
 
Obrigado. :P


Por acaso sabes, ou há forma de saber antes de começar a instalação, se este drivers pack, já trás drivers raid para chipset nvidia nforce 680i?? Como não tenho o drive de disquetes instalado, dava jeito não ter de recorrer à disquete com esses drivers raid...


Senão tiver, conseguirei aplicar os drivers da disquete juntamente com este drivers pack, através do nlite?


Mto Obg.
 
Obrigado. :P


Por acaso sabes, ou há forma de saber antes de começar a instalação, se este drivers pack, já trás drivers raid para chipset nvidia nforce 680i?? Como não tenho o drive de disquetes instalado, dava jeito não ter de recorrer à disquete com esses drivers raid...


Senão tiver, conseguirei aplicar os drivers da disquete juntamente com este drivers pack, através do nlite?


Mto Obg.

boas, não sei se ele detecta o array no chipset que mencionaste, mas vou pesquisar...
De qualquer forma, podes sempre conforme referiste, integrar as drivers de raid no nlite, mas num processo à parte e anterior a esses passos todos que referi.
Portanto seria assim:

1º-criavas o teu cd com as tuas drivers no nlite
2º-fazias os passos que mencionei
3º-tem de ser por esta ordem, o contrário não dá.

Cumps



Se eu fizer isto, depois consigo instalar o xp num compal sem desligar o ahci na bios?

thks *

boas, num compal? :lol: depende, se for de garrafa de vidro acho que não dá :002:
Desculpa lá mas não resisti....:)

on topic:

nada como experimentar, por ahci suponho que queiras dizer acpi, não percebo para que é que desligas isso de qualquer forma.....
Fazer isso que postei é coisa para demorar 20 minutos no máximo, vá, 30 se o pc for mais lento um bocado...
Experimenta!
Abraço
 
Obrigado Vascorama. Se conseguires saber isso (vou pesquisar tb), já não teria que fazer tudo de inicio, visto que ja gravei pro cd e tudo...


Obrigado.
 



Se isto fôr tudo o que ele instalou, então confirma-se que tem suporte pra o chipset que referi, visto que dentro de drivers pack chipset, o mesmo aparece listado... :)


Cumps.
 
Este tópico merecia sticky, sem dúvida!! isto de certeza que pode dar jeito a muita gente, e não é nada dificil de se fazer, ainda para mais estando tudo tão bem exemplificado pelo Vascorama.

Cumps.
 
Se isto fôr tudo o que ele instalou, então confirma-se que tem suporte pra o chipset que referi, visto que dentro de drivers pack chipset, o mesmo aparece listado... :)


Cumps.

Boas, eu só inclui o pack de mass storage drivers, mas como diz o manuel que criou isso, "if you wanna go crazy, download them all"...

Logo por azar, o pack de drivers mass storage tinha um bug que me vi grego para descobrir e emendar, por isso decidi ficar por aí...se entretanto algum de vós decidir testar outros packs façam-no e depois digam qq coisa, testem é um de cada vez, para se der erro saberem de qual foi.
Abraço

Este tópico merecia sticky, sem dúvida!! isto de certeza que pode dar jeito a muita gente, e não é nada dificil de se fazer, ainda para mais estando tudo tão bem exemplificado pelo Vascorama.

Cumps.

:beerchug:
 
Back
Topo