Análise Noctua NH-D14

M@ster

Power Member
Autor: Vítor Antunes (M@ster)
Produto: Noctua NH-D14
Data : 06-12-09






noctua_logoNH-D14.png

ZWAME Análise




Especificações

Dimensões do cooler: 160 x 140 x 130 mm​


SUPORTE PARA PROCESSADORES
AMD Socket AM3 / AM2+ / AM2 / 940 / 939
Intel LGA 775 / Intel LGA 1156 / Intel LGA 1366​



Especificações das Ventoinhas:​


NF-P14
140 x 140 x 25 mm
Rotação (+/- 10%): 1200RPM
Fluxo de Ar: 110.3 m3/h
Ruído:19.6 dB/A
Tempo de Vida estimado: 150.000 horas​



NF-P12
Rotação (+/- 10%): 1300RPM
Fluxo de Ar: 92.3 m3/h
Ruído:19.8 dB/A
Tempo de Vida estimado: 150.000 horas​


Hardware utilizado



NH-D14.jpg



Motherboard: MSI Eclipe Plus​

Placa Gráfica: Connect3D ATI HD4850​

CPU: Core i7 920​

Disco Rígido: SAMSUNG SPINPOINT F1 1TB SATA2 32MB CACHE HD103UJ​


Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1200Pro

Cooler: Noctua NH-D14

Caixa: Gigabyte 3DMars



Fotos


bx1.jpg
bx2.jpg


bx3.jpg


Noctua_1.jpg


Noctua_1a.jpg


Noctua_3.jpg


Noctua_2.jpg


fan.jpg


fan1.jpg


fans.jpg










O Noctua NH-D14 é o mais recente cooler para processadores da marca NOCTUA.
Tem várias características que consideramos interessantes:


- como nos tem habituado, a sua apresentação é imaculada e apelativa, a caixa serve bem o propósito que lhe foi conferido de proteger o material que transporta.
- tem 6 heatpipes em cobre.
- a ventoinha de 120mm tem a possibilidade de se deslocar no coolercom vista em maximizar a compatibilidade com memórias de Heatsinks mais altos.
- vem acompanhado com a já conhecida pasta térmica NOCTUA NT-H1.
- e vem acompanhado também de duas ventoinhas, uma de 120mm e outra de 140mm as quais foram referidas anteriormente.
- a montagem deste cooler faz-se através do "SecuFirm Mounting Kit",que proporciona uma montagem segura e um assentamento regular do cooler no CPU.


TESTES
Testámos o Noctua NH-D14 da seguinte maneira;​

NH-D14.jpg
U12.jpg
U12H.jpg

Com a mesma Motherboard, a MSI Eclipse comparámos com os já conhecidos NOCTUA NH-U12P, NOCTUA NH-C12P.
Corremos durante 30mn o OCCT para cada cooler, primeiro usámos o Intel Core i7 em default de seguida a +- 4.200MHz.​




OCCT_OC.jpg

Temps_def.png

Temps_OC.png








Conclusão

Tendo em conta a temperatura da Sala que é desensívelmente de 27º achamos que o NOCTUA NH-D14 esteve há altura do anunciado pela marca, manteve o CPU "fresco" e a trabalhar sem qualquer tipo de problemas mesmo a 4,200MHz.

Apesar de ser grande, o cooler cabe perfeitamentenuma Mid-Tower com a tampa lateral fechada, mesmo que se tenha quedeslocar a ventoinha de 120mm se as memórias tiverem dissipadores altos, como foi o caso das que testámos. As ventoinhas são bastante silenciosas, quase não se dá por elas.
Quanto há relação Qualidade/Preço, acho que é uma excelente opção, se fizermos as contas com atenção, podemos tirar essa conclusão. Ora vejamos, qualquer uma das ventoinhas custa cerca de €20,um pouco mais ou um pouco menos, a pasta térmica custa cerca €5, logoaqui estão cerca de €45, segundo informações, terá uma preço recomendado de €74.90, pelo que concluímos que o cooler e adaptadores custarão cerca de €30, o que me parece um preço bastante bom devido ao material usado e ao seu acabamento.

Razão pela qual passa a ser mais um produto recomendado pela ZWAME.​




recomendado_zwame.png





Agradecimento



A ZWAME agradece à NOCTUA pela disponibilidade do material para teste.


Se gostou desta análise pode ver mais aqui.


Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Última edição:
Isto vs um Prolimatech Megahalems Rev. B + NF-S12B há luta se bem que o NH-D14 ganha... :D

só faltava era comparar com outros coolers :P

Boa review.
 
Última edição:
Boa review, como já vem sendo hábito. ;)

O mal deste cooler é que não vai dar para a grande maioria das pessoas, então para quem tiver memórias com dissipadores um pouco mais altos, é para esquecer...

Pelo preço, acho que preferia o PROLIMATECH MEGASHADOW pelo facto de ser mais compatível, se bem que não trás fans, fica sempre um pouco mais caro.
 
Última edição:
Comparaçao sem ser com coolers da Noctua , Megashadow entres outros ja referidos ... !

Era isso que queria dizer !:rolleyes:

Já se anda a tratar disso. Mas vai demorar até termos as condições necessárias. De qualquer forma comparar com mais 2 coolers já dá uma boa ideia.
 
Se quiseres tu oferecer os coolers não há problema nenhum :). O pessoal da zwame até agradece. Se não foi comparado é porque não se possui tais coolers.


Eu nao ofereço nada a ninguem .. eles tem conhecimentos para os ter .. alguns trabalham em lojas e outros recebem de marcas e ainda existe outros que pedem emprestados a quem faz reviews e tem sites como ves nao é assim tao dificil rapaz .. e no meu ponto de vista nao foi uma critica ma ou destructiva portanto Ramires relaxa e tem la calminha !;)

Foi apenas uma sugestao !

Mas cada um sabe de si .. e o pessoal daqui que se desenrasque sozinho .. pois elementos para tal nao lhes falta .. e apenas frisei uma opiniao e algo que poderia melhorar obviamente que se nao foi feito é por que nao havia material e nao me estas a ensinar nada nem a contar novidade nenhuma .:cool:
 
Se quiseres tu oferecer os coolers não há problema nenhum :). O pessoal da zwame até agradece. Se não foi comparado é porque não se possui tais coolers.

Fazer um comparativo exige manter a mesma board e cpu além de a temperatura ser a mesma para todos os coolers. Isso exige tempo e ter os coolers disponíveis ao mesmo tempo.
Reunir tudo isso é complicado. A Noctua tem-nos possibilitado essas condições. Estamos a trabalhar com as outras marcas de modo a que isso seja possível.

Aquilo que digo sempre é que os nossos membros são entusiastas e querem mais. Mas para isso precisamos de ter condições.
Também ajudam quando pedem ;)
Devagar chegamos lá.
 
Última edição:
Boa review, como já vem sendo hábito. ;)

O mal deste cooler é que não vai dar para a grande maioria das pessoas, então para quem tiver memórias com dissipadores um pouco mais altos, é para esquecer...

Pelo preço, acho que preferia o PROLIMATECH MEGASHADOW pelo facto de ser mais compatível, se bem que não trás fans, fica sempre um pouco mais caro.

Para se bater com o NH-D14 o megashadow ou megahalems, que é praticamente o mesmo, precisa de 2 boas ventoinhas tipo noiseblocker MF12-S3 [2x17.70€=35.40€] ou noctua NF-S12 [que custam aproximadamente o mesmo das noiseblocker]..

Fazendo contas: 55.20€ [de um megahalems] + 35.40€= 90.60€

Com o Nh-D14 poupas uns 15/16€...

E ao contrário que afirmas a compatibilidade não é assim tão má/dificil, até porque a ventoinha da frente dá para 'subir'. Se leres a review, esta foi feita com umas rams trident [tipo as minhas] que têm heatsink já alto e é compatível com o cooler em caixas mid-tower, o que bate certo pelas contas que já fiz pelas dimensões do nh-d14 e comparando com o TRUE dentro da minha Li li..


Já se anda a tratar disso. Mas vai demorar até termos as condições necessárias. De qualquer forma comparar com mais 2 coolers já dá uma boa ideia.

Pois.. Mas o que o pessoal queria era mesmo comparação com mais coolers de topo, tipo megahalems/megashadow, TRUE black e também H50, pelo menos.. :D


Mas pronto é necessário compreender que é quase impossível haver material assim dísponível e que também o tempo não é muito...
Mas ao poucos acredito que vai melhorando e que a Zwame vai sendo cada vez mais reconhecida pelas boas reviews e pelo potencial de divulgação no nosso país, para que possa haver mais disponibilidade dos fabricantes, ou pelo menos importadores/distribuidores, para ceder material em primeira mão para a nossa comunidade..

:cool:



Quanto à review está porreira, a comparação com outros coolers já se sabe que é difícil, mas acho que podia-se ter testado ,além do occt, as temps em Lynx ou Intel burn test, e podia ter vindo um pouco...mais cedo..
Tudo bem que o tempo é pouco e houve vários produtos para testar mas demorou a vir a review pois andava por aí o tópico 'olhem quem chegou' referente a este cooler aberto à bastante tempo e só agora veio a review...

Pessoal ingrato este.. Ainda têm review's boas e isentas e ainda reclamam...:p
[pelo menos à próxima não avisem que já receberam o material se vão demorar algum tempo a 'botar' a review 'cá fora', para não nos deixar a salivar.. :D.. ou avisem e deixem-nos a salivar à mesma, não nos importamos.. :p]




Para quando a disponibilidade destes bichos cá em PT, alguém sabe??
 
Última edição:
Para quando a disponibilidade destes bichos cá em PT, alguém sabe??
Já estão à venda numa loja em PT, por cerca de 74€. ;)
Em relação à review: está muito boa. O único senão é a comparação com outros coolers de topo, como já foi debatido aqui, mas compreende-se, pois a culpa não é da Zwame mas sim das marcas que muitas vezes rejeitam mandar samples dos seus produtos para serem testados aqui. ;)
Mais uma vez, muito boa review. Continuem com este excelente trabalho.:clap:

<cumps>
 
Já estão à venda numa loja em PT, por cerca de 74€. ;)
Em relação à review: está muito boa. O único senão é a comparação com outros coolers de topo, como já foi debatido aqui, mas compreende-se, pois a culpa não é da Zwame mas sim das marcas que muitas vezes rejeitam mandar samples dos seus produtos para serem testados aqui. ;)
Mais uma vez, muito boa review. Continuem com este excelente trabalho.:clap:

<cumps>

Eu depois vi... ;)

E também já se encontra à venda noutra loja, por 71.90€....
Ou seja: sem dúvida um dos coolers mais eficientes que há a ar, e o que tem melhor relação preço/performance..
:cool:
 
Última edição:
Pois.. Mas o que o pessoal queria era mesmo comparação com mais coolers de topo, tipo megahalems/megashadow, TRUE black e também H50, pelo menos.. :D

Vamos ter alguns destes além da Noctua.
Estamos a preparar um sistema default com bom poder de OC para ver a diferença em idle e em full. Depois disso vem o resto.
 
Também estou a pensar comprar uma coisinha destas, pensei no H50 mas vou antes para estes. São mais baratos e a performance se não é melhor anda lá perto.
Assim fico com a máquina bastante silenciosa e vejo-me livre do cancro a que chamam "Stock Cooler". Acho uma aberração a intel continuar a enviar coolers destes em processadores da gama i7, e tenho eu uma caixa espaçosa e ventoinhas na caixa... caso contrário nem quero imaginar. Enfim!
 
O stock cooler serve muito bem quando não se faz overclock ;) Claro que quem quer overclock ou silencio já deve ir para uma coisa superior.

bom, ando neste momento com um i5 com stock cooler a 3.33, mas que vai aos 4 ghz em single thread :D
 
Com o stock cooler no meu i7 se puxar por ele sem overclock vai aos 70 e muitos graus.
Tenho um amigo que comprou na mesma altura config igual e o dele vai mesmo aos 80's.
Ambos estão sem overclock é apenas a correr software que tira partido do hardware, sinceramente não me apetece andar com o processador assim, não me parece que seja benéfico a longo prazo.
 
Back
Topo