Pronto, não batam mais no ceguinho! Por não saber, julguei que se tratasse de uma opção que limitasse o OC... obviamente estava errado! Obrigado pela correcção, voltei a ligar o Speedstep. Acho é estranho é que continuasse a funcionar dessa maneira, mesmo depois de eu ter desligado na BIOS...
O overclock, no Q9550 funciona aumentando o FSB, visto o multiplicador estar bloqueado para cima.
O Spesdstep funciona baixando o multiplicador de 8.5 para 6, sempre que o cpu se encontre em idle.
Assim, mesmo com overclock, o Q9550 estará sempre numa velocidade superior, seja em full o em idle. Isto porque o OC foi feito no FSB. Por isso caso o FSB esteja a 400 Mhz, com o speedstep este irá ficar a Mhz, comparado com os 2000 Mhz de quando o CPU está em default.
Pessoal ,sou mais possuidor de um Q9550 E0, comprei o meu hoje e estava a espera que ist desse mais ou pelo menso com menos voltagem. andei a ler na net que este cpu, nao casa muito bem com a maximus exreme. ora bem, eu para dar os 3.6ghz com este cpu tenho que dar 1.35v, o que acho muito. acham que devia trocar de board? é que pelo que vejo este cpu d-se muito bem com chipset P45.
o rustyballzz tem ou tinha um cpu desses numa board x38 ou x48 sem probs
se já tiveres revisto os settings da bios e nao for disso, é porque tiveste mesmo azar no cpu
o rustyballzz tem ou tinha um cpu desses numa board x38 ou x48 sem probs
se já tiveres revisto os settings da bios e nao for disso, é porque tiveste mesmo azar no cpu
é que o cpu faz o boot com muito menos voltagem, o problema e k dps ao entrar no windows nao entra blokeia.
é que o cpu faz o boot com muito menos voltagem, o problema e k dps ao entrar no windows nao entra blokeia.
é normal quando o cpu nao está minimamente estável
Resposta Original de Tiago_S
boas,desculpem o off-topic,como é que activo o dual channel na p5q-e?
tens de ter memórias compativeis e colocadas nos slots de uma determinada forma. acho que sao os slots da mesma cor, no caso de usares 2 modulos, e todos os slots se usares 4 modulos
há uma cor de slots recomendada para usar com 2 modulos de ram, mas nao me lembro qual é
há uma cor de slots recomendada para usar com 2 modulos de ram, mas nao me lembro qual é
Para dois modulos, coloca-se um no primeiro slot mais perto do processador e o segundo modulo coloca-se no terceiro slot. Isto para funcionarem em dual channel
Vai à BIOS, e aumenta o FSB aos poucos, em incrementos de 5. Sai da bios, guarda as alterações e entra no Windows. Corre um programa que mostre as temperaturas do CPU e depois põe a correr o Prime95, ou o OCCT nos 4 cores do CPU, durante uns minutos.
Se não der nenhum erro, volta á Bios e aumenta o FSB mais um pouco.
Quando der um erro, está na altura de aumentar a voltagem do CPU (vcore).
Repete até chegares aos 3.6Ghz.
Essa velocidade já é um pouco elevada, e vai requerer um aumento de voltagem do CPU. Por isso é praticamente obrigatório que tenhas um cooler no CPU de alto desempenho, para manteres as temperaturas em ordem. Tenta manter o CPU sempre abaixo dos 71ºC.
O FSB está ligado directamente à velocidade das memórias, por isso é provável que a certa altura tenhas de meter um divisor nelas.
Vai à BIOS, e aumenta o FSB aos poucos, em incrementos de 5. Sai da bios, guarda as alterações e entra no Windows. Corre um programa que mostre as temperaturas do CPU e depois põe a correr o Prime95, ou o OCCT nos 4 cores do CPU, durante uns minutos.
Se não der nenhum erro, volta á Bios e aumenta o FSB mais um pouco.
Quando der um erro, está na altura de aumentar a voltagem do CPU (vcore).
Repete até chegares aos 3.6Ghz.
Essa velocidade já é um pouco elevada, e vai requerer um aumento de voltagem do CPU. Por isso é praticamente obrigatório que tenhas um cooler no CPU de alto desempenho, para manteres as temperaturas em ordem. Tenta manter o CPU sempre abaixo dos 71ºC.
O FSB está ligado directamente à velocidade das memórias, por isso é provável que a certa altura tenhas de meter um divisor nelas.
Boas eu tenho um Q9550 e acho que cheguei a altra em que nao da mais sem meter um divisor nas memorias mas eu nao sei como fazer isso, alguem me pode dizer sff??
Marcadores