+ Responder
Mostrar resultados 1 a 3 de 3

Tópico: [AJUDA] Perda de dados

[AJUDA] Perda de dados

Estava aqui a anexar à partição do linux uma partição vazia que tinha para aqui (com o Gparted) e no fim de tudo, ao reiniciar o PC, entrou-me em linha de comandos e queixou-se que tinha falhado qualquer merda com o sistema de ficheiros de uma partição. Usei o comando mkfs sobre essa partição, e mais tarde descobri que essa partição era do windows, e estava em FAT32. Neste momento essa partição aparece-me com 1.8gigas ocupados, quando deveria ter 30 e tal...

Alguém me consegue ajudar? Tinha a minha vida toda naquela partição...
    Última edição de st4lk1en : 07-11-2009 às 03:45
    Citar Citar  

Citação Resposta Original de st4lk1en Ver Resposta
    Estava aqui a anexar à partição do linux uma partição vazia que tinha para aqui (com o Gparted) e no fim de tudo, ao reiniciar o PC, entrou-me em linha de comandos e queixou-se que tinha falhado qualquer merda com o sistema de ficheiros de uma partição. Usei o comando mkfs sobre essa partição, e mais tarde descobri que essa partição era do windows, e estava em FAT32. Neste momento essa partição aparece-me com 1.8gigas ocupados, quando deveria ter 30 e tal...

Alguém me consegue ajudar? Tinha a minha vida toda naquela partição...
    Lamento.
    Antes de mexer com as partições convém sempre fazer um backup. Parece que não foi o caso, por isso avancemos.

A primeira coisa a fazer é NÃO MEXER MAIS NESSE DISCO. Arranja outro, copia esse para o outro e trabalha só no segundo. Usa o dd do Linux ou o ghost (cópia em modo byte a byte) para fazer a cópia. Especial atenção aos drives (não vais querer copiar o vazio para cima do novo resultando em 2 drives "limpos")!

Provavelmente não vais conseguir recuperar os filesystems intactos, mas pode ser que recuperes alguns ficheiros soltos (fotos, docs, zips...).

Se o que lá estava antes era NTFS, há alguns programas que podem tratar disso, tipo o getdataback ou outros como os da ontrack e afins.

Não te esqueças de não mexer mais no disco, se dás algum valor aos dados. Pode ser que o programa X recupere 10% dos files, voltas a fazer a imagem do original para o novo e tentas o programa Y, que te pode recuperar mais 5%, etc.

Boa sorte!
    Citar Citar  

O PhotoRec já me safou algumas vezes. Mas foi em situações diferentes, ao fazer um mkfs directamente por cima da partição dúvido que consigas recuperar muita coisa.
    Citar Citar  

+ Responder

Marcadores

Regras

• Não pode abrir novos tópicos
  • Não pode colocar mensagens
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens

Registe-se no fórum e active o seu registo para deixar de ver este anúncio.