Análise FeedReader

JoaoVr

Power Member
Como o próprio nome indica, este programa funciona como agregador de conteúdos de uma página web. Com o FeedReader, recebe as actualizações dos sites escolhidos sem ter que visitá-los desde que tenham suporte para “Feeds”. As páginas com suporte para este tipo de programas estão identificadas com o símbolo RSS ou XML.

A última versão que os criadores do FeedReader nos apresentam possui uma licença freeware ao contrário das versões anteriores que eram facultadas como livres.
Apesar da existência de vários rivais livres seleccionamos este freeware que sobressai entre os restantes por possuir uma estrutura radicalmente simples, intuitiva de trabalhar e tradução em português já incorporada.


Sitio Oficial
Descarregar
 
[Análise] Outros Programas leitores de RSS

Comecei por dar uma olhadela aos leitores de RSS que me foram aparecendo, muito rapidamente e em escrita bem reduzida deixo um parecer rápido.
Os meus critérios são meios duvidosos: tem de ser engraçado, não muito pesado, que importe um file próprio de RSS (OPML), minimize para o tray e visualmente acessível, que não seja um programa complicado de usar.

feed19yc.png



Uma primeira impressão por eliminatórias:


BottomFeeder:
-21Mb só para sacar? È que nem saquei.
-Fora.


CK Rss News Client:

-Feio, extremamente feio.
-Aqueles links do lado esquerdo já vinham, e só saem um a um e depois de uma box de confirmação. Reparar nos defeitos nos botões e a cena da previsão do tempo.
-Fora.


FeedThing:

-Simples, visualmente bonito.
-Conseguiu importar a lista dos RSS. Minimizou para o tray quando encerrei (para mim é positivo). Aparece as imagens correctamente e um link para a noticia. Falha por não utilizar um sistema de três colunas verticais como o FeedReader.
-No meio de tanta coisa positiva, a última e única versão deste programa é de 2004 (para mim é negativo). No blog do tipo já não aparece o programa na secção projectos.
-Fora.


RSS Feeder:

-Visualmente agradável, não tem erros visuais, como se costuma dizer: bons acabamentos. Completo.
-Por vezes torna-se demasiado complicado, ao início aparece um menu que não se percebe nada. Importou a lista de RSS correctamente. Link no final de cada noticia, mas tem sempre PUB ao RSS Feeder.
-Visualmente pesado, lembrei-me de ir ver quantos megas ele sacava da memória minimizado: 32Mb comparei com o FeedThing: 6Mb e com o FeedReader: 5Mb
Fora.


RSS Reader:

-Visualmente normal, bem, não é a beleza em programa, mas se já vou a reparar em todos, não sobra nenhum.
-Minimiza para tray. Mexi um pouco com ele e gastou sempre 20Mb ou mais de memória mesmo minimizado. Não convenceu pelo simples facto que não tem nada que salte á vista, não é simples nem é completo. Precisa do .net framework 2.0
-Fora.


BlogBridge:

-O mais bonito de todos (Já vamos a memoria. Eh eh eh.).
-Um menu inicial a perguntar se queria criar uma conta, etc etc, importou os RSS, tudo bem, muitos efeitos, vou a ver a memória, e aí está, 70Mb. Ainda o reiniciei para ver se era bug, mas não.
-Bem ainda precisei de sacar o Java para colocar o programa a funcionar. Não minimiza para o tray. Não vejo assim tantas opções como isso para ele ocupar tanto, faz tanto como os outros.
-Fora.


FeedIt:
feedit4lt.png

-LOL
-Fora.


RSSOwl

-Bem parecido, completo, ficou automaticamente em português.
-Memória 26Mb, mas parece k os programas escritos em Java gastam todos assim. Só não minimizou. As notícias aparecem correctamente.
-Boa reputação e o programa está constantemente em desenvolvimento.
-Passa.


RSS Bandit:

-Engraçado, aquelas barras fazem-me lembrar o Office.
-Estes programas escritos em Java consomem todos o mesmo. Este saca 30Mb de memória. Retirei os RSS k já vem com ele é alta seca, um a um. vá lá que minimizou.
-Completo. Boa reputação e o programa está constantemente em desenvolvimento.
-Passa.


ThinReader

-Visualmente engraçado, da para facilmente definir cores.
-Precisa de Java. Não importou a lista de RSS, este foi mesmo o único. Como não tinha RSS á mão decidi colocar um Podcast, não estava a espera que ele funcionasse a 100% com Podcast, mas pelo menos que aparecesse um link para o site como os outros. Não apareceu nada.
-Fora.

Depois mando uma vista mais detalhada aos:

RSSOwl
RSS Bandit
final9oi.png
 
Faltou dizer que estes programas são todos livres (ou open source se preferirem) excepto o feedreader. Mas eu pessoalmente tenho outra preferencia apesar de concordar contigo e achar que o bandit e rssowl são belissimos programas.
A minha preferencia va para um freeware (não livre) o greatnews
É pequeno (nem chega a 1MB de Download), é leve, é bonito e funcional e lê também podcast. Tem uma versão portatil que permite ter-lo numa caneta usb.

Quanto ao feedreader acho-o muito interessante e convém lembrar que a versão anterior continua disponivel e livre. Diga-se que a anterior versão funciona muitissimo bem
 
mendex disse:
Experimentei o GreatNews mas pareceu-me ter uma falha, não faz os downloads dos anexos automaticamente
Eu na verdade uso o thunderbird como leitor de rss. Como gosto de experimentar programas, nomeadamente livres, experimentei uma serie deles. O greatnews (freeware) chamou-me a atenção como programa mas volto a repetir: Tanto o bandit como o rssowl são magnificos programas.
Quanto ao anexos, devo dizer que não percebi, que anexos são estes? Eu uso rss essencialmente para ler blogues, será que me esta a escapar alguma coisa?
 
Back
Topo