[FAQ] PSP Video

silenx

Power Member
Para facilitar a vida de muita gente e evitar que se repitam inúmeras threads desnecessárias, aqui fica uma FAQ (que posso vir a actualizar e receber ideias para tal...) sobre tudo (ou quase) o que é necessário para colocarem os vossos vídeos na PSP.


Aqui ficam as perguntas e respostas. LISTA:
Q1: Posso ver vídeos e audio na PSP sem um disco UMD?
Q2: Que codecs de video/audio suporta a PSP?

Q3: Que bitrates de vídeo suporta a PSP?
Q4: Quais são as especificações do ecrã LCD da PSP?

Q5: Qual é o ângulo de visão do ecrã da PSP?
Q6: Como é que transfiro ficheiros de vídeo para a PSP?

Q7: Como é que converto de DVD para a PSP?
Q8: Onde é que posso fazer download de vídeos já prontos para a PSP?

Q9: Que controlos sobre o vídeo posso ter na PSP?
Q10: Que modos de playback suporta a PSP?

Q11: Quanta duração pode ter um vídeo para se poder colocar num cartão de 1GB?
Q12: Como é que posso saber que o meu ecrã tem dead pixels?

Q13: O que é o ficheiro THM gerado pelos programas PSP Video 9, 3GP Converter ou outros?
Q14: Posso criar um thumbnail (.THM) costumizado?

Q15: Como meter legendas automaticamente?
Q16: Como utilizar o PSPVideo9 (Tutorial por
devilsdice)




-----------------------------------------------------------
Q1: Posso ver vídeos e audio na PSP sem um disco UMD?
Sim. Existe maneiras de fazer a codificação de vídeo/audio e transferí-las para o Memory Stick. Por isso, continuem a ler...


-------------------------------------------------
Q2: Que codecs de video/audio suporta a PSP?
Vídeo em UMD : H.264/MPEG-4 AVC Main Profile Level3
Vídeo no Memory Stick: MPEG-4 SP,AAC
Música no UMD : linear PCM,ATRAC3plus™
Música no Memory Stick: ATRAC3plus™,MP3(MPEG1/2 Layer3)
Fotos no Memory Stick: JPEG(DCF2.0/EXIF2.21)
(Technical FAQ for PSP video encoding)

Mais informações, seguir este link.

-------------------------------------------
Q3: Que bitrates de vídeo suporta a PSP?
96 Kbps, 192 Kbps, 384 Kbps, 768 Kbps.


-------------------------------------------------------
Q4: Quais são as especificações do ecrã LCD da PSP?
Tamanho: 4.3 polegadas, 16:9 TFT LCD
Resolução: 480x272 pixel
Profundidade de côr: 16.77 milhões de cores
Brightness: Máximo até 200 cd/m2


-----------------------------------------------
Q5: Qual é o ângulo de visão do ecrã da PSP?
Não o medi, mas é muito amplo. Pode ser virado perto de 180 graus e quase nem se nota mudança das cores. O único problema é que, quando exposto sobre luz muito clara, como a luz do sol, o reflexo do ecrã torna muito díficil de visualizar a imagem.


----------------------------------------------------------
Q6: Como é que transfiro ficheiros de vídeo para a PSP?
Existem vários softwares para isso, alguns grátis, outros não. Os softwares, apesar de diferentes, têm um funcionamento muito semelhante. Aqui fica uma lista de alguns links para download:

* PSP Video 9
* PSP Video Express (free)
* 3GP Converter (free, click to download)
* Datel USB Connector for PSP with Software
* iPSP for Mac and Windows ($19.99)
* RaPiZ PSP Video Converter (free)
* Mobile Media Maker PSP ($34.95)
* Rikki's PSP Video Converter (free)
* Nullriver PSPware for Mac ($15)
* Nero Recode ($59.99) Tutorial
* J. River Media Center ($45)
* PSP Multimedia Extender (free)


Basicamente, estes softwares já "fazem tudo", ou seja, apenas se têem de preocupar em ter o vídeo, pois os softwares tratam da conversão e da transição para o cartão de memória da PSP.
Contudo, se quizerem saber como se converte e transfere video para a PSP de modo manual, aqui fica um "step by step", recomendado apenas para users com mais experiência.
  1. Primeiro é necessário ter os dois ficheiros gerados por um dos programas mencionados acima
  2. Ligar a PSP ao PC (com o cartão de memória inserido)
  3. Criar uma pasta chamada MP_ROOT na raíz do cartão de memória (se ainda não existir)
  4. Criar uma pasta chamada 100MNV01 dentro da pasta MP_ROOT (se ainda não existir)
  5. Renomear o ficheiro MP4 para m4vxxxxx.mp4.
  6. xxxxx é o número do ficheiro, por exemplo 00001. Neste caso, o ficheiro MP4 deverá ser m4v00001.mp4
  7. Renomear o ficheiro THM (thumbnail) para m4vxxxxx.thm. Exemplo: m4v00001.thm.
  8. Copiar ambos os ficheiros (.mp4 e .thm) para a pasta 100MNV01. Vejam o screenshot em baixo.
videomp5.jpg



Contudo, se tiverem o firmware mais recente instalado na vossa PSP, o 2.80, já não precisam de ter estes nomes esquisitos nos ficheiros...Apenas têm de fazer o seguinte:
  1. Ter um ficheiro de vídeo .mp4
  2. Criar uma pasta de nome VIDEO na raíz do cartão de memória
  3. Colocar lá o ficheiro de vídeo, com o nome que quizerem. Aqui fica outro screenshot a exemplificar.
video2th6.jpg



-----------------------------------------------
Q7: Como é que converto de DVD para a PSP?
Em primeiro de tudo, precisamos de criar uma cópia do DVD para o disco rígido do computador.
Existem vários softwares que fazem isso. Aqui ficam alguns:
  1. SmartRipper
  2. DVD Decrypter
  3. FlaskMPEG
  4. WinAVI VideoConverter
  5. PSPVC_v3.0 (free download)
Depois de ter um dos softwares é necessário:
  1. Ripar o video do DVD para o disco
  2. Converter o video em formato DVD para o formato MPEG4. Para isso podem usar o FlashMPEG ou semelhantes..
  3. Tendo o ficheiro .mp4, passar para a PSP utilizando um dos programas, ou manualmente, como explica a Q6.
-------------------------------------------------------------------------
Q8: Onde é que posso fazer download de vídeos já prontos para a PSP?
http://www.yourpsp.com/ (Na secção transferências -> Vídeo)
http://pspcrazy.com/
http://www.crazyhatsoftware.com/upload/index.php
http://psp.connect.com/
http://www.pocketmovies.net/ (PDA-size MPEG1, DivX format. Need conversion)


----------------------------------------------------
Q9: Que controlos sobre o vídeo posso ter na PSP?
Ao visualizar um vídeo na PSP, podemos ter os seguintes controlos:

* Back to Beginning
* Fast Reverse (3 speeds)
* Fast Forward (3 speeds)
* Slow Motion
* Frame Advance (1 frame step)
* Play, Pause, Stop
* Skip to specific time
* Repeat video


----------------------------------------------
Q10: Que modos de playback suporta a PSP?
A PSP suporta 5 modos de palyback

* Original size
* Normal mode (Redimensiona o vídeo para utilizar todo o ecrã sem modificar o aspect ratio e cropping)
* Zoom mode (Redimensiona o filme para utilizar todo o ecrã, mas pode resultar em cropping de uma das dimensões do vídeo)
* Full screen mode (Redimensiona o video para utilizar todo o ecrã sem resultar em cropping, mas pode gerar alterações do ratio da imagem)
* Display mode (Coloca por cima do vídeo informação sobre o memos. Mostra a Data/Duração do vídeo, o título do filme e uma timeline no canto inferior direito)


--------------------------------------------------------------------------------------
Q11: Quanta duração pode ter um vídeo para se poder colocar num cartão de 1GB?
A resposta depende da qualidade do video (Bit Rate) que se pretende. Para um cartão de 1GB pode ser aplicada a seguinte fórmula:

1,000,000,000 / (( VBR * 60 / 8 ) + (ABR * 60 / 8 ) * 1024)
Simplificando a fórmula... temos:

130,208 / (VBR + ABR) = duração do vídeo em minutos
VBR = Video Bit Rate
ABR = Audio Bit Rate


Por exemplo, se estivermos a usar o 3GP Converter e escolhermos 384kbps para vídeo e 96kbps para audio, conseguimos ter cerca de 271 minutos de vídeo num cartão de 1GB.
Contudo, se escolhermos uma qualidade mais elevado, tal como 768kbps para vídeo e 128kbps para audio, o mesmo cartão de 1GB apenas consegue conter 145 minutos de vídeo.


------------------------------------------------------------------
Q12: Como é que posso saber que o meu ecrã tem dead pixels?
Pode-se usar uma das seguintes imagens de teste para ver se o LCD tem dead pixels. Copiem as seguintes imagens JPEG para I:\PSP\PHOTO (I: é a vossa PSP). Vejam essas imagens uma por uma. Procurem por alguns pontos que não tenham qualquer tipo de côr ou que tenham uma côr inconsistente com o resto do ecrã. Cliquem nas seguintes thumbnails abaixo para fazer download das imagens em full size para a PSP:








----------------------------------------------------------------------------------------------
Q13: O que é o ficheiro THM gerado pelos programas PSP Video 9, 3GP Converter ou outros?
O ficheiro .THM é um ficheiro Thumbnail, que permite ver um screenshot estático do vídeo. Este thumbnail é visto quando navegamos na pasta vídeo no ecrã da PSP.


-------------------------------------------------------
Q14: Posso criar um thumbnail (.THM) costumizado?
Oh yeah:) Podem criar e fazer replace do file THM gerado automaticamente pelo software conversor. Os ficheiros THM não passam de JPEG's com tamanho 160x120 pixels. Para criar um ficheiro THM costumizado apenas têem de cirar uma imagem JPEG desse tamanho. Se criarem uma imagem chamada imagem.jpg é necessário renomea-la para m4vxxxxx.thm, em que xxxxx corresponde ao número do ficheiro mp4. Copiem esse novo ficheiro THM e substituam-no pelo original.


-------------------------------------------------
Q15: Como meter legendas automaticamente?
Aproveitando uma thread já existente, que explica isto bem, podem ver aqui:
Tutorial: Como Meter Legendas Automaticamente


----------------------------------------------------------
Q16: Como utilizar o PSPVideo9 (Tutorial por devilsdice)
(Retirado aqui
)






 
Última edição pelo moderador:
MP4 converter 3

Eu tenho o MP4 converter 3, e gostava de saber se por acaso este programa também dá para por legendas.
Eu não tenho o linck de onde o saquei porque formatei ontem o PC e só guardei o Setup caso não o encontrem, adicionem-me no Messenger que eu envio.
[email protected]



Cumps...:004::004:
 
olha la eu tive a tentar por 2 videos mas n consigo...... :S ..........eu tenho espaço suficiente mas n csg por os 2 videos a dar.....depois explica-me sff............lol............
 
qual é o formato q os filmes tem de estar?

Q2: Que codecs de video/audio suporta a PSP?
Vídeo em UMD : H.264/MPEG-4 AVC Main Profile Level3
Vídeo no Memory Stick: MPEG-4 SP,AAC
Música no UMD : linear PCM,ATRAC3plus™
Música no Memory Stick: ATRAC3plus™,MP3(MPEG1/2 Layer3)
Fotos no Memory Stick: JPEG(DCF2.0/EXIF2.21)

cumprimentos
 
Contudo, se tiverem o firmware mais recente instalado na vossa PSP, o 2.80, já não precisam de ter estes nomes esquisitos nos ficheiros...Apenas têm de fazer o seguinte:
  1. Ter um ficheiro de vídeo .mp4
  2. Criar uma pasta de nome VIDEO na raíz do cartão de memória
  3. Colocar lá o ficheiro de vídeo, com o nome que quizerem. Aqui fica outro screenshot a exemplificar.
video2th6.jpg


Tenho o Firmware 2.81 e não consigo fazer isto :( , só da maneira antiga
 
Boas pessoal,

Tirem-me uma dúvida sff, aparentemente fiz correctamente a conversão do um DVD, mas o ficheiro corre normalmente durante cerca de 8-10 minutos e depois dá uma mensagem do estilo "Este ficheiro não pode ser reproduzido" e bloqueia. Quando volto à pasta de video, torno a activar o ficheiro, ele dá cerca de 1/2 segundo (no sitio onde parou) e desliga logo com a mesma mensagem...

Só se resolve quando apago o ficheiro a torno a colocar na PSP, aí faço fastforward, mas, mais tarde ou mais cedo lá vem a mesma mensagem.

Os ficheiros foram criados no PSP Movie Creator e DVDFab Platinum, e o problema manteve-se após a actualização para a última versão firmware de 2.82

Alguém pode dar uam ajuda?
 
Boas, existe alguma limitação em ler videos em 1280x720 em mp4, tipo a psp não os redimensiona ou coisa assim? A minha camera de filmar grava com essa resolução e a psp não os lê, terei de os converter para 320x240?
 
help

ola a todos.
Eu agradecia a vossa ajuda neste problema.
eu tenho um video em mpeg-4 e quando o tento copiar para a pasta 100MNV01 aparece-me uma mensagem ke diz ke eu nao indiquei bem o endereço ou ke tenho espaço insuficiente no memory sick(o ke nao pode acontecer porke o video é de 400 mb e eu tenho 930 mb livres.
Outra coisa o psp video 9 esteve 9H20m a converter um filme e nao passou da inicializaçao do 1º passo.ajudem me please:)
 
BBBB
Se tiverem mais alguma questão que achem útil colocar é só dizer ;) Também podem dar sugestões..
BOAS PEOPLE FIZ UM UPGRADE NA PSP PARA 3.02OEB PARA CORRER JOGOS PI...... E FIQUEI SEM PASTAS DE FOTO MUSICA FILMES ETC.... ALGUEM ME SABE DIZER COMO E QUE VOLTO A TELAS E Q NAO CONSIGO PASSAR NADA PARA A PSP A NAO SER JOGOS OBRIGADO.
 
Back
Topo