Artigo Ergonomia na Informática

HecKel

The WORM
Dores de costas? Dores no pulso? Olhos a arderem? São vários os problemas que um profissional que passa pelo menos 8 horas/dia em frente a um computador, mas isto dá para previnir? Felizmente sim! Existe uma área que estuda este assunto em especifico designada por ergonomia e é dela que vou falar, em concreto para a área da Informática!

Sintomas
São vários os sintomas que podem aparecer devido a uma má posição e utilização do computador, quando notar algum dos seguintes sintomas é recomendável que consulte o mais rápidamente um médico especializado na área! Quando mais cedo se tratar estes problemas mais fácil será de previnir possiveis deficiências físicas provenientes do mau uso do computador!

O sintomas que se seguem podem ser notados ao usar o teclado/rato ou até mesmo quando as mãos estiverem em repouso, como por exemplo enquanto dorme:
  • Formigueiro, ardor e dormência
  • Irritação, dor contínua ou sensibilidade
  • Dor, latejamento ou inchaço
  • Tensão ou enrijecimento
  • Fraqueza ou calafrios

Estes disturbios podem-se notar nas mãos, nos pulsos, nos braços, nos ombros, no pescoço e nas costas.

Organização do ambiente de trabalho
A fadiga, o desconforto, tensão e outros tipos de mau estar podem estar directamente relacionados com a configuração do seu ambiente de trabalho como tal uma potencial boa solução será ajustar o seu ambiente de trabalho de forma a estar com uma postura correcta.

Existe uma série de principios básicos que poderão previnir os problemas atrás mencionados:
  • ajuste a posição do seu corpo e do seu computador,
  • evite estar o dia todo sentado,
  • procure estar relaxado se possivel fazer vários intervalos durante o dia,
  • sempre que se sentir desconfortável procure alguma forma de alivio,
  • faça exercício físico, evite uma vida sedentária

Monitor
O monitor é provavelmente onde se manifestam os sintomas mais rápidamente, a radiação, o cansaço da vista, o ardor dos olhos e até mesmo os problemas de visão são sintomas que são mais fáceis de detectar e em que facilmente se encontra o "culpado" dos mesmos - o monito.

Existem "regras" de boa utilização que podem evitar certos problemas mais graves. A postura é algo fundamental dito de uma forma global, mas focando a componente Monitor é necessário dar especial relevo à distância a que se está do computador! É recomendável estar a uma distância não inferior a 50cms e não superior a 1 metro do monitor.

01.jpg




A inclinação a que a cabeça está sujeita é algo bastante importante também, uma má posição pode dar origem a dores de pescoço e costas! É recomendável que a cabeça não esteja a mais de 35º para a esquerda/direita e não mais de 15º,20º para cima ou para baixo!

02




Teclado e Rato

Evite ter os pulso tortos enquanto usa o teclado ou o rato, deve evitar apoiar os pulso enquanto usa o teclado pois pode fazer com que os dedos e pulsos sejam flexionados para trás.
03a.jpg

03.jpg





Os cotovelos devem estar ao nivel do teclado e os ombros relaxados, isto para evitar tensões musculares.
04.jpg

Suporte de Documentos

Para quem faz bastante uso de documentos, livros, cadernos e todo esse material que pode ser necessário para as mais diversas tarefas durante a elaboração de um trabalho num computador, a forma como temos esse material disposto é algo que também merece estudo, pois também temos de ler e da mesma forma que temos de estar a uma certa distância do monitor é igualmente importante dispor os documentos de forma a não cansar a vista!

Use um suporte para documentos e coloque-o ao lado do monitor, desta forma evita estar constantemente a virar a cabeça para ler o documento e trabalhar no computador e ao mesmo tempo fica logo com uma distância igual dos olhos ao documento como dos olhos ao monitor.

06.jpg



Mesa

É em torno da mesa que todo este problema de ergonomia acaba por ser debatido, pois uma má disposição do hardware dá origem a uma má utilização do computador. Basicamente esta secção iria abranger todas as secções anteriormente discutidas, para evitar ser redundante apenas fica aqui uma sugestão de organização numa mesa.
07.jpg



Cadeira

A cadeira é o elemento que pode causar mais danos físicos! A forma como nos sentamos, ou até a própria cadeira em si pode dar origem a dores na coluna e nos musculos das costas, e cansaço.
08.jpg



Ter a cadeira demasiado alta faz com que tenhamos de estar mais curvados a escrever, ou a cadeira demasiado baixa faz com que sejamos forçados a ter os braços mais levantados para escrever e termos de olhar para cima para ler no monitor (já focado anteriormente). O ideial mesmo seria tentar conjugar tudo o que foi referido anteriormente de forma a que a cadeira esteja de forma a que o utilizador não tenha de estar em esforço tanto a ler como a usar o teclado.

Bibliografia:
Manual da HP em brasileiro
Blog de um ergonomista Português
OSHA Ergonomic Solutions: Computer Workstations eTool

Nota:
Todas as imagens foram retiradas dos sites anteriormente citados!
O artigo é apenas um artigo introdutório, recomendo vivamente a leitura dos sites da Bibliografia dado especial relevo ao artigo da OSHA Ergonomic Solutions.
 
Última edição pelo moderador:
HecKel, muitos parabéns! O Artigo está fantástico :)
Devia ser obrigatório a todas as pessos que fizessem uso intensivo do computador passarem os olhos por um guia de ergonomia como este.

Felizmente (eu que passo algumas (muitas) horas em frente ao computador) não tenho estes problemas. Mesmo assim, vou tentar corrigir-me em certos pontos que apontaste aí.

Mais uma vez, muitos parabéns HecKel!!
Cumprimentos
 
Excelente topico.

Destes problemas so mesmo o arder dos olhos depois de um dia sentado á frente do PC..

Noto tambem um bocadito de falta de vista ao longe mas demais.

Esperemos que nao passe daqui :P
 
Sugiro esta thread para sticky.

É um óptimo instrumento para "educar" todos os que passam muitas horas á frente do PC.

Felizmente que os TFTs vieram melhorar em muito a qualidade dos monitores e principalmente resolver o problema do refresh rate do XP que fica por default a 60Hz e muitas pessoas não alteram isso.

Além de todos estes aspectos focados o monitor tem um papel fundamental para que mais tarde não tenham problemas nos olhos.

Problemas com o "síndroma do túnel cárpico" vêm mais tarde. Cumpram estas sugestões apresentadas e terão menos problemas.

Edit:
Uma forma simples para verificarem se estão a uma distância correcta do monitor basta que estiquem o braço a partir da posição sentado com as costas apoiadas na cadeira. O monitor deve estar sensivelmente á distância alcançada pela ponta dos dedos.

Não poupem no monitor nem na cadeira.
 
Última edição:
por acaso é verdade.
Tanta gente que tem um computador xpto e senta-se numa cadeira fraca, que provoca cá umas dores...
Tendo em conta as horas que se passa em frente ao pc, deve assumir uma importancia igual ou superior que à compra de um Conroe. :P
 
Obrigado pelos comments :)

Esqueci-me de referir no post que o artigo começou com base num folheto que o Metro me enviou (obrigado a ele :)) sendo a estrutura do próprio artigo baseada nesse folheto. Felizmente como a informação que me disponibilizaram foi excelente utilizei o artigo apenas para me guiar.

Também contei com a colaboração do Ergonomista que referi na bibliografia, que me indicou o site da OSHA Ergonomic Solutions.

O artigo não tem como finalidade "mandar" o pessoal comportar-se bem :P Nem muito menos serve como "necessário", é apenas um guia dos links que referi! Existe mesmo muita informação naqueles sites que não coloquei aqui que são mesmo muito importantes, isto para não falar que nesses sites também dão várias sugestões alternativas de como "estar" em frente a um computador.

Mais uma vez obrigado pelos comments e não façam como eu..., que enquanto estava a escrever o artigo via que estava SEMPRE numa posição incorrecta....:005:

abraços, HecKel
 
Já agora..

Tenho um CRT 17" Samtron 75E

Por default do XP fica a 60HZ, no entao mudei para 70HZ.

Quanto mais alto menos danos tem para o olho certo?
 
Já agora..

Tenho um CRT 17" Samtron 75E

Por default do XP fica a 60HZ, no entao mudei para 70HZ.

Quanto mais alto menos danos tem para o olho certo?

Sim. O minimo aceitável é 75Hz sendo o ideal pelo menos 85Hz. Eu uso 100Hz no meu CRT.
O teu não deve dar isso.
Qd puderes troca de monitor. O monitor é o melhor investimento que se pode fazer. Dura muitos anos e melhora em muito a qualidade do tempo que passas em frente ao PC.

Heckel:
Talvez faça sentido colocar no 1º post a info extra para os CRTs e o problema do XP qd se instala.
 
Última edição:
Também não aconselho a ninguém menos de 75Hz.
Já 72Hz me dão cabo dos olhos, quanto mais 70, 68 ou 60...

Até há cerca de 4/5 anos atrás, apesar de ter um monitor que me dava 100Hz a 1024x768, nunca tinha ligado a isto, e utilizava a 60Hz.

Ficava com irritações nos olhos, ardor, lágrimas e muita comichão sem nunca saber o porquê.

A partir de o momento em que um amigo meu veio cá a casa e me deu um calduço por não estar a aproveitar as capacidades do monitor, tudo isto acabou. Posso passar 10 horas seguidas que a vista aguenta bem ;).

Investir num monitor que descanse a vista é crucial. Se não a poupares enquanto és novo, quando fores mais velho ela dá-te o troco ;)
 
por acaso já há dois que comprei uma daquelas cadeiras à "patrão"... diga-se de passagem que foi das melhores compras que fiz para o "computador"... até dá para dormir e tudo :lol:

de facto que é um excelente artigo... e vem alertar para os "perigos" que é estar à frente de um computador muitas horas seguidas. :)

parabéns ;)
 
Sim. O minimo aceitável é 75Hz sendo o ideal pelo menos 85Hz. Eu uso 100Hz no meu CRT.
O teu não deve dar isso.
Qd puderes troca de monitor. O monitor é o melhor investimento que se pode fazer. Dura muitos anos e melhora em muito a qualidade do tempo que passas em frente ao PC.

Heckel:
Talvez faça sentido colocar no 1º post a info extra para os CRTs e o problema do XP qd se instala.

Pois, mas é sempre o mesmo problema, €€ >(

Eu mudei o meu para 75HZ mas parece que lhe mudei de resolução pois fica-se com grandes barras de lado (eu sei que isso se pode configurar no monitor o posicionamento de imagem)

Será mesmo para ajustar ou o ideal para este monitor é os 70?
 
Heckel:
Talvez faça sentido colocar no 1º post a info extra para os CRTs e o problema do XP qd se instala.

Para isso vou necessitar de um pouco mais tempo..., tenho de procurar informação sobre isso pois nem eu tenho bem consciência do que escrever :$

abraços, HecKel
 
Back
Topo