new evap séries on test. Ricky/sl4ck (big texto lol)

|RickY|

OC Legend
olá. como muitos sabem ando a tentar fazer um evap que a muito desenho, mas nenhum torneiro mo quiz fazer.

ao falar com o sl4ck vi que ele tem um torno mecanico em casa parado :D

que coisa boa para perder umas horas!! combinamos, afinal ja nos conheçiamos a uns anos lol desde a altura das dt's, e começamos a tentar fazer o evap.

com umas dicas de um torneiro de profição e mais umas coisas daquí e dalí metemos mão a obra, mas rapidamente percebemos pk é que os torneiros não nos fazem os evaps... partimos ferramenta atras de ferramenta, ficando o evap a meio:

evapum0.jpg


imgp3446qq9.jpg


a ideia deste evaporador é exactamente o mesmo que os que faço a muito tempo, mas com o auxilio de um torno tentar ganhar mais 1 ou 2 passagem de liquido, com canais de 2mm e não 4mm como consigo fazer com a fresa.


como o experimentar do torno vimos que era muito menos complicado fazer um steep by steep, aka chilly1 style.

vou explicar como vejo o evaporar nos evaps,

mase style, evaps como sempre fiz até hj, tipo bakers por exemplo, mas tentando ter o maior numero de area de contacto:
o liquido entra no canal, está directamente em contacto com a base que toca no cpu e nas laterais do canal que transportam o friu para a base que toca no cpu, ou melhor, que absorvem o calor vindo da base, que é assim que se dá a transferencia de temperatura, o evaporar do liquido é uma absorção de calor, que se traduz em friu.

stepp by stepp, inicialmente desenvolvido pelo chilly1: o liquido entra no anel da base, absorve algum friu da base, mas com pouca area de contacto com esta mesmo, e absorve o calor da coluna central, ao subir de anel em anel vai absorvendo o calor da coluna central que por sua vez absorve o calor do cpu, é aqui que eu acho que se perde muita eficiência, o absorver do calor é feito com muito cobre pelo meio até chegar ao cpu. posso tar enganado, mas até agora quanto mais vejo mais me dou rasão.



passada a teoria, entra o pratico, é realmente mais pratico fazer um steep by steep num torno. queimando uns neuronios veio uma ideia, misturar um steep by steep com um maze, que tal? :P steep por fora, maze no centro a ajudar a puxar o calor da coluna central, diminuindo o cobre e aumentando a area de contacto.

pegando num programinha que tenho de usar na escola sai ***** coisa do genero:

3d1cp0.jpg


o liquido sobe de anel em anel, mas tem de passar pelo meio da coluna central, arrefecendo-a na zona em que está mais proxima do cpu antes de passar para o anel de cima. aneis muito finos pois chega bem numa camara aberta, ganhando na area de contacto e podendo assim manter tamanhos rasoaveis (mesmo tamanho dos outros que faço) o que é sempre bom pois mantem-se a possibilidade do meu kit favorito para uso diário e noutros casos um evap pequeno é sempre melhor para isolar.

render1tf9.jpg


assim sai o primeiro evap de testes, o n1 :D noite divertida, com o amigo sl4ck os 2 desvendando os segredos do torno mecanico :D nestas fotos fica a faltar toda a furação que será o ingrediente especial deste evap.

1zd8.jpg


2aw0.jpg


3sy3.jpg


4hg7.jpg



esta ultima foto é sem duvida a entrar na brincadeira com o amigo blaster que tem toda a razão, não existe nada mais a mão que um maço de marlboro ou marbelo :lol: para dar a entender o tamanho do evaporador.

5go2.jpg


vai ser testado em breve, comparado com os meus outros, os quais adoro a performançe e testado com outros em cascata ao longo to tempo pois aí é que dá para ver bem pois o delta de temperatura é bem maior.

um abraço e espero que não se importem com o tamanho dos textos :D mas passo assim a forma como interpreto evaporadores.
 
Última edição:
que é essa treta marbello ?!?!? AHAHAHAHAAHAHAH

Bom trabalho! Demorei bastante mais tempo aprender a trabalhar no torno que vcs ! :winknu:

Como vão ser as aberturas de step para step?
 
Última edição pelo moderador:
Marbelo hahaha o tabaco fantastico de 2,50€ que as vezes compro :D
não é mau...mas prefiro aguia e mais parecido com PTSuave e é 2,50€ ;)
 
É bem!

O desenho dos baker ainda são dos melhores que por aí andam. Qual chilly1 qual quê. :)

Presumo que um desses já vá directo para a v2 ;)
 
Ah pois é, é 3 noites a queimar pestana, duas delas ate as 3h30m da manha e a deitar as 4h30 para levantar á 7h15m ir bulir 8o . FDS pqp ando td pendurado a 2 dias :lol:

Experiencia engraçada nos dois 1ºs dias, partir facas no torno e secundariamente tentar fazer evaps maze style :lol:. Como já foi dito, não é muito viavel fazer evaps maze style em torno mecanico, principalmente com canais fininhos e quanto mais ao centro são os canais, mais a ferramenta estragada é.

Como vão ser as aberturas de step para step?
As aberturas vão ser como a pic de cima indica Blaster, ligeiros cortes desencontrados na ponta dos step's, e talvez alguns furos no centro. Começamos as experiencias na fase do corte, agora vamos começar a fase de testes de eficiencia
 
espero que aqui todos tenham percebido a ideia que move este bixo, os 2 1ºs layers com uma mistura de maze, la fora ta complicado... lol

blaster: marbelo hahahaha ontem parti-me com o maço, ja tinha ouvido falar mas nunca tinha visto, adoro este maço, granda cenário :D

lasac, tens um baker na tua vapochill, poupa-o :D
 
Última edição:
quanto tempo é que demoram a fazer um evap desses?
é que isso parece ter bastante promenor, não deve ser propriamente chegar ao torno, e abrir uns rasgos numa barra de cobre.

quanto à teoria, tem tudo para funcionar bem.
ainda assim, eu tenho ideia, que quanto mais brusca for a expansão a que o liquido/gas fica sugeito, menores vão ser as temperaturas, uma vez que ha mais liquido a evaporar. aí é que me parece que esse evaporador podia ser melhorado.

ja agora, sabem-me dizer mais ou menos qual é o caudal que circula no capilar (num sistema normal, single stage, 1/2hp)?
dava jeito saber isso, para ver até que ponto o que eu estou a pensar é mesmo a realidade...

punham esses "tubos" da base maiores, e alargavam um bocadito o caminho até à sucção. por um lado até devia facilitar a montagem.
é uma questão de depois se divertirem mais um bocado com o torno :P


mas estou curioso de saber qual vai ser o ganho de temperatura que esses evaps vão significar :)
 
Última edição:
Tempo?

a 1ª fase, as 1ªs pics, posso-te dizer que levou cerca de 4h30 +/-, fazer o evap e as "facas"(ferramenta, etc....), a ferramenta é o que demora mais tempo.
Quanto a fase desta ultima pic não te sei dizer, mas ainda se perde um bom bocado e não é propriamente facil.
 
Um desses evaps feitos num torno CNC com bucha indexavel e ferramentas rotativas era feito em menos de 10 min, depois do programa optimizado e as ferramentas medidas... Mazak de preferencia (sou suspeito)...

Nao nao sou torneiro, sou tecnico de manutencao de electronica industrial, e neste momento tou a trabalhar na representante nacional da Mazak, andando por todo o pais a arranjar maquinas que avariam... Mas devido a tudo isso tambem tenho de saber trabalhar com as mesmas e fazer os programas...
 
bem tive o prazer de conhecer hoje pessoalmente o Ricky e tive com os evaporadores na mão sem duvida q são trabalhosos de fazer. talvez um deles venha na minha vaporicky a ver vamos sabado o q sai de setubal :P
 
Back
Topo