VapoLS Dual head

Ratax

Power Member
Boas!

Aqui ficam umas primeiras pics da modificação a fundo da minha VapoLS com duplo evaporador para utilizar nos meus Xeon's.

Specs:

Compressor NL11F
Condensador pequeno de 10 passagens
Desuperheater
Filtro novo
Evaporadores e linhas de sucção do LitlleDevil
r404a

Sem fugas e a fazer -35ºC em cada evap sem load e apenas com o isolamento que vêm nas pics.
Vou ver se encurto um pouco mais o capilar em cada evap e isolar tudo.

VapoLS00.JPG

VapoLS01.JPG

VapoLS02.JPG

VapoLS03.JPG

VapoLS04.JPG

VapoLS05.JPG

VapoLS06.JPG


E, claro, vou arranjar ums pics mais decentes...
 
Última edição:
Boas!

Comecei com cerca de 2,75m.
Hoje de manhã antes de vir para o trabalho fiz um isolamento rápido e coloquei uma sonda do uei em cada evap e fixei bem (as medições anteriores foram feitas encostando a sonda ao evap, um de cada vez...). Deu -52ºC em 3min num e o outro via-se à rasca para baixar...
Espero que hoje à noite consiga calibrar isto como deve ser ;)

Abraço!
 
Finalmente arranjei um tempinho para calibrar estes capilares...
Com apenas 5min de vácuo, sem isolar ainda tudo e sem load consegui estas temps:
vapoxeonTemp.JPG


Aqui ficam mais pics tal como prometido:

vapoxeon.JPG
vapoxeon2.JPG

vapoxeon4.JPG
vapoxeon5.JPG

vapoxeon6.JPG
vapoxeonEvaps.JPG

vapoxeonEvaps2.JPG

vapoxeonWrite.JPG
vapoxeonWrite2.JPG


Espero que gostem, como eu estou a gostar ;)

Agora tenho de lhe puxar um bom vácuo, isolar bem, carregar, moddar a PC-DL e congelar os Xeon's ;)

Abraço!
 
Pessoal madrugador ;)

Pressões em funcionamento low 0 : high +-13 Bar (está algures entre os 190 e os 200 PSI)

Coisa estranha é que já vai no segundo relé que o NL11F leva e por vezes ele não arranca, ou arranca e parece que não comprime...
Só com a parte eléctrica de um SC15B, que tem um condensador, é que não me dá problemas...
 
Última edição:
estranho.. com essas pressoes deves ter qqr coisa como 60~70PSI de pressão estatica, correcto? Ele nao devia ter probs em arrancar...
 
Olha quem é ele.
Ao tempo que não te via por cá.

Estou a gostar do projecto e ainda estou curioso para ver a performance disso.

Realmente a pressões estão mais que boas. Esse compresssor não se intimida com tão pouco.
Estará ele em boas condições?

Estranho.
 
Sim, por volta dos 70PSI de pressão estática... é mesmo estranho, mas pelo sim pelo não vou deixá-lo com o condensador em vez do relé de origem.

Outra coisa é um dos evaps demorar mais um pedaço que o outro a atingir a mínima...
Primeiro vou ver se é devido a não ter puxado ainda vácuo em condições e haver humidade a entupir o capilar ou assim, e só depois, caso não seja disso, é que voltarei a mexer no capilar.

Está a fazer vácuo de momento, e durante umas boas horas ;)

Sim, andei desaparecido com o corre corre de preparar a casa para o casamento :victory: .
Mandei o electricista e o picheleiro embora para não me andarem a comer a carteira e depois não havia tempo para o phase-change... os tubos eram outros :lol:
 
O cold_ice diz que o problema é as pressões estáticas não estarem equilibradas no momento do arranque...

Diz que quando as pressões não estão equilibradas antes de ligar, e quando é utilizado o PTC starting device como no caso do NL11F, o compressor não liga.

Já no caso do SC15B starting device, como tem um condensador, liga de qualquer forma, mesmo que as pressões não estejam equilibradas...


EDIT: "estabilizadas" talvez seja um termo mais correcto que "equilibradas" neste caso...
 
Última edição:
sim, isso tb é verdade, mas isso só acontece se o desligares e ligares logo a seguir, issonão é defeito, é feitio, pensei que estavas a falar com as pressões equilibradas.

Quanto ao segundo evap levar mais tempo a atingir a minima, pelo que tenho lido, não por experiencia propria, pq ainda nc fiz nenhum duahead, é perfeitamente normal, mas posso estar enganado. Qual é a diferença de tempo entre um e outro a atingir a minma?
 
Quanto ao segundo evap levar mais tempo a atingir a minima, pelo que tenho lido, não por experiencia propria, pq ainda nc fiz nenhum duahead, é perfeitamente normal, mas posso estar enganado. Qual é a diferença de tempo entre um e outro a atingir a minma?

Sim, também me disseram que era normal. Ele atinge a temp do outro, +-48ºC (acompanha-o na descida até aos 5-12ºC) mas está a demorar tempo demais para o meu gosto...
"Tonifiquei" mais um pouco o capilar nesse evap mais "atrasado" e está a fazer vácuo de momento.
Espero mais logo ter mais notícias.
 
isso vai ser sempre complicado teres os dois evaps precisamente nas mesmas condições, a menos que tenhas algumas valvulas automaticamentes regulaveis...
é como a canalizaçào de uma casa, tu estas a tomar banho, e abrem outra torneira de agua quente, e ficas a apanhar agua fria :D, a menos que tenhas um esquentador valente... se a outra pessoa nào abrir a torneira toda, então se calhar ja te safas melhor...

aí se um capilar tiver algum liquido de sobra, é normal que ofereça mais resistencias ao evap que vai alementar...

tens que deixar o sistema estabilizar muito tempo, antes de o ligares de novo... e tens que procurar ter os capilares precisamente com as mesmas condições de tamanho, inclinação e isso tudo.
 
o NL11F tb tem condensador de arranque mas é muito menos potente do que um SC15, logo se houver uma taxa de compressão muito elevada ele não arranca, parece que fica aos soluços eheheh

Bom trabalho Ratax, a linha de sucção está muito boa, ve-se que tiveste cuidado em procurar manter o mesmo volume e reduzir as quebras de pressão na tubagem. Se os dois Xeons debitarem o mesmo calor, vais ter um bom sistema :)

O problema nos sistemas de 2 evaps é que se um dos evaps estiver com mais carga, o refrigerante tem tendencia a ir pelo caminho onde as pressões são menores, fazendo com que haja diferentes temps e capacidades nos evaps.
 
Última edição:
Não está em causa ficarem exactamente nas mesmas condições, apenas não demorarem tanto a ficarem próximos da temp um do outro...

No meu sistema há uma ligeira diferença de temperatura entre os dois processadores, mas é algo que já estava a contar antes de fazer o sistema.
Ou seja, como é para uma utilização específica, vai ser (ou tentar ser) calibrado para isso mesmo.

BTW: Vá lá que alguém reparou nalguns pormenores ;)
 
Última edição:
Muito bem ratax, isso está a andar a toda a força. Eu sempre achei esses sistemas dual head algo complicados de usar/calibrar, mas quanto mais difícil maior é a pica, certo?

Continua com isso, tenho a certeza que vai ficar uma boa máquina :x2:
 
Finalmente dou como acabado este sistema, acho que tem boas temps e bem próximas uma da outra.
Não lhe vou mexer mais de momento porque tenho mesmo pouco tempo, espero que ele se porte bem em load com os xeons.

De tantas tentativas a calibrar os capilares, dei cabo do stock de r404a que tinha (tenho outros gases, mas tinha de utilizar o r404a para saber as temps que o sistema estava a atingir com as modificações a cada momento...).
Fui encher a garrafa e desta vez decidi trazer r402a :004: ... adoro!

Aqui fica uma pic das temps sem load:

VapoLS-50.JPG


Agora é só montar a caixa e o sistema ;)
 
Back
Topo