Disco Corrompido

andré ferrari

Power Member
Boas!!

Já li diversas threads aqui no forum acerca deste problema.
Antes de mais, factos:

Disco externo (IDE) (interface FW/USB) a funcionar até ontem :| Aparece indicação em F:\ mas (perdeu o nome F: = Backup) e quando tento aceder, aparece mensagem de erro: Disco corrompido ou ilegivel..) Já tentei por dos, por USB, Firewire, no portatil, no deskop, liguei e desliguei e nada!! :(

Nas respectivas threads, encontrei programas como o EasyRecovery Pro, que me pareceu o mais apropriado.


1: A questão é, tenho de formatar primeiro o disco? Não sera precipitado: não há algo que possa fazer antes para o ressuscitar, (inclusive aplicar EasyRecovery sem format)..?

2: A formatação, é feita em DOS ou windows, e qual o tipo? (disco em NTFS)


Agradeço qualquer ajuda, uma vez que tenho la todos os meus dados referentes aos dois ultimos anos de backups...

Cumprimentos
 
Não formatas nada! Nada de escrever dados para cima dos dados que já tens, senão ai é impossível recuperar aonde escreveres.

Instala o EasyRecovery Pro e mete para recuperar os dados.
Tens é que gravar os dados recuperados para um outro disco.
 
Também tive exactamente o mesmo problema com uma caixa externa :|
Com o easyrecovery foi remédio santo. Demorou foi um bocado, mas pelo menos não perdi 100gb.
 
O Easy é para instalar noutro disco que não o corrompido certo?! (poderá ser o RAID de sistema OS?)

Amazing_Randy: Espero recuperar os dados, ainda são quase 100gb tb :confused:
Pretender: Bem me pareceu que formatar era precipitado! Ok, passo para outro, e nem sei se deva confiar outra vez naquele disco. Quer dizer, passei para ali os backups para quando precisar, e agora fiquei a arder...

Ok, obrigado pelas dicas!!
Cumps
 
Sim instalas noutro disco qualquer excepto no corrumpido (que como nem aparece no my computer, nem lá consegues instalar :p).

Como alternativa também existe o getdata back
 
Eu resolvi de uma maneira manhosa:
1º - quickformat
2º - Instalar o easyrecovery noutro disco
3º - Rezar
4º - Esperar 6 horas até o software ler os sectores todos (320gb) e "veja" a informação toda
6º - Rezar
7º - Esperar outras tantas horas para o software recuperar a info para outro disco e rezar com um bocadito mais de vontade.

No final, tinha lá a info toda, com files e folders todos certinhos. Por exemplo o O&O DiskRecovery também recuperava mas fazia rename a todos os ficheiros, por exemplo, se tivessem 3000 ficheiros executáveis iriam ter um folder EXE com o material todo.
File0001.exe, file0002.exe , etc...

Depois de tudo, copiei a info toda para lá de novo sem qualquer problema, mas gostava de ter percebido o que causou isto.
 
experimenta executar na janela do dos o seguinte comando "chkdsk/?" sem as aspas e depois escolhe a solução que mais se adapta ao teu problema, não ha muito tempo tive um problema no meu disco externo que tinha uns ficheiros corrompidos e que o windows dizia que o mesmo não tinha volume acabei por executar o parametro /F e ficou a funcar sem perder dado nenhum.
 
Dica que valeu ouro!

[WF]Tsunami:
"O tipo do sistema de ficheiros é NTFS.
Não é possivel bloquear a unidade actual.

O Chkdsk não pode ser executado porque o volume está a ser utilizado por outro processo."



edit:
Realmente só posso dizer que o EasyRecovery ganhou mais um adepto. Do tamanho ocupado (perto 120Gb) consegui recuperar 117Gb, que imagino que corresponda à totalidade de dados guardados!
Não podia obter melhores resultados!!

Cumps ;)
 
Última edição:
Back
Topo