[Discussão] Qual a distribuição mais user friendly?

Ricardo.RPL

Power Member
Boas!
Sou um possuidor de um fantástico iMac novinho em folha, mas a minha primeira mensagem neste fórum acabou por ser dirigida à comunidade Linux...
Foi através do Parallels, um programa para Mac, que consegui finalmente ter acesso ao open source, tendo ficado cada vez mais interessado nessa temática.

O que se passa é: já instalei o Fedora Core e o Freespire, já ouvi falar muito bem do SUSE, aqui parece que só sabem falar do Ubuntu e, após algumas pesquisas, descobri outro que também parece interessante, o DreamLinux. Como interessado no sistema operativo que é o Linux, mas ainda alheio à complexa rede de programação que o envolve, gostaria de saber quais destes (ou outros que me tenham escapado e que não dependem muito da programação) é que recomendariam para um gajo que já experimentou Windows, usa Macintosh e quer agora aventurar-se no open source.

Será que o Fedora Core vale mesmo a pena?
Será o Freespire apenas a versão gratuita e inferior do Linspire?
E o SUSE, é uma boa aposta?
Qual o grande motivo para que praticamente todos os users de Linux neste fórum prefiram o Ubuntu?
E, finalmente, DreamLinux: valerá a pena apostar numa distribuição mais desconhecida? E será alguma coisa de jeito?

Obrigado a todos!
 
Última edição pelo moderador:
Vamos lá por partes:
O que se passa é: já instalei o Fedora Core e o Freespire, já ouvi falar muito bem do SUSE, aqui parece que só sabem falar do Ubuntu(..)

Aqui fala-se em qualquer distro (distribuiçao) de Linux, mas como a grande maioria dos users usa ubuntu, é natural que se dê maior relevancia ao Ubuntu :)

Como interessado no sistema operativo que é o Linux, mas ainda alheio à complexa rede de programação que o envolve, gostaria de saber quais destes (ou outros que me tenham escapado e que não dependem muito da programação) é que recomendariam para um gajo que já experimentou Windows, usa Macintosh e quer agora aventurar-se no open source.

Ubuntu, sem duvida.. muita gente usa Ubuntu pois ele distingue-se dos restantes por ser bastante user-friendly, e se o teu medo é abrir a consola, nao tenhas medo, podes quase sempre evita-lo (a nao ser que te metas numa alhada das grande) :)

Será que o Fedora Core vale mesmo a pena?
Nunca exprimentei, mas já ouvi muitos feedbacks positivos :)

E o SUSE, é uma boa aposta?
Tao boa aposta como qualquer outra distro de Linux

Qual o grande motivo para que praticamente todos os users de Linux neste fórum prefiram o Ubuntu?
nao há um GRANDE motivo, mas um conjunto deles:
- ser uma distro bastante boa para a "desitoxicaçao" de windows/mac
- ser gratis :D (*duh*)
- ser leve e vir com quase todo o essencial "in-the-box"
- e ser GNU/Linux :D :D

Obrigado a todos!
De nada, dispoe sempre que precisares :)
 
Boas!

Eu já usei Fedora..., mas não evoluia da forma como eu gostaria, fartei-me um pouco e senti uma beca que estava a ficar "áquem" de outras distros. No entanto em termos de funcionalidade e de interacção com o utilizador não tenho nada a reclamar.

Sobre o Ubuntu, de facto o esquiso já disse tudo, tem-se falado bastante no ubuntu por ser a distro que o pessoal facilmente "arranca" e não é só por ser userfriendly nem por ser funcional (o Fedora, Mandriva e Suse também são) mas sim devido ao tamanho da comunidade Ubuntu que existe, tanto a nivel nacional como a nivel internacional. Com umas pesquisas percebes facilmente o que quero dizer :)

O Linspire não conheço..., mas certamente se um é pago e o outro é free provavelmente o pago deve ter algumas regalias :P Mais que não seja o suporte técnico. Mas tal como disse.., não o conheço...

Aqui no fórum de facto fala-se BASTANTE de Ubuntu, mas podemos agradecer ao Ubuntu por este quadro não estar morto :P à uns 2 anos eram raros os posts neste quadro, podias vir cá de semana a semana que não perdias o "fio à meada"..., agora já se vê um quadro bastante activo :P Mas claro que a crescente dimensão da comunidade também ajudou a estas melhorias :)

Por fim, bem vindo ao fórum :)

abraços, HecKel
 
Quando disse que só se sabia falar em Ubuntu, não estava a criticar ninguém, apenas curioso com o facto de parecer ser uma distribuição que estava a "dar malha nas outras". Peço desculpa se me expressei mal...

Neste momento, já desinstalei o Fedora, porque não tinha nada de especial para se fazer lá (pareceu-me muito vazio), e estava a ocupar-me 6 Gb no disco.
Quanto ao Freespire, até gosto, tem alguns programas interessantes, em especial um que serve para procurar novos programas e actualizações na net de forma muito simples e prática.
No entanto, acredito ainda que possa haver melhor, e por isso é que andei na net à procura dO melhor sistema Linux (sim, eu sei, isso é sempre muito subjectivo, e foi por isso que já apontei algumas caractrísticas que prefiro ver num sistema desses). Não queia ter mais do que um, porque se usar Mac + Linux já é difícil, usar Mac + x distribuições iria ser o completo caos. De preferência, um que não envolva muita progrmação e trabalhar com a consola, porque para starters isso ainda é muito pesado.

E, já agora, alguém ouviu falar no DreamLinux? Eu já estive a ver alguns screens, e é a distribuição de Linux mais parecida com o Mac OS X, ainda por cima em português. No entanto, se não há feedback de lado nenhum e não há grande comunidade (até agora, só vi o fórum oficial do DreamLinux, e nem um a referência em qualquer outro topico sobre Linux em geral), não sei se deva apostar nessa distribuição...

BTW, e só para acabar: quais são os programas mais interesantes que vêm com o Ubuntu? Só para ver se vale a pena o "investimento":-D...
 
Também podes experimentar Debian.

Linspire já instalei uma vez e detestei. (ok também trazia kde que eu também não gosto, mas pronto...). Só a instalação que foi next next sem dar para perceber o que se estava a fazer...

Com o ubuntu penso que custumava vir o Open Office, Xchat, GIMP e não sei mais. Mas o que não vem podes sacar por apt.
 
Quanto ao Freespire, até gosto, tem alguns programas interessantes, em especial um que serve para procurar novos programas e actualizações na net de forma muito simples e prática.

esse programa de que falas tb existe em Ubuntu, chama-se Automatix (acho que se chama assim, nunca o usei), e é um dos pratos fortes do ubuntu :)

BTW, e só para acabar: quais são os programas mais interesantes que vêm com o Ubuntu? Só para ver se vale a pena o "investimento"...

Depende o que para ti sao programas mais interessantes, mas vêm incluidos muitos programas de todos os generos:
- Xchat (irc); Gaim (msn, icq, irc, jabber, etc) nas comunicaçoes via internet
- Firefox é o browser pré defenido;
- OpenOffice que é considerado por muitos a alternativa mais sólida e free ao Office da MS;
- Alguns jogos simples :D
- e mais umas tantas coisas :)

Podes sempre arranjar os programas na net, e meteres o apt get ao barulho (mas isto ja involve consolas)

Quando disse que só se sabia falar em Ubuntu, não estava a criticar ninguém, apenas curioso com o facto de parecer ser uma distribuição que estava a "dar malha nas outras". Peço desculpa se me expressei mal...

Niguem ficou ofendido ;) (eu pelo menos nao :))
 
Eu escolhia Ubuntu :) Porquê?
Simples! :) Não vamos fazer comparações mas Ubuntu tem a maior comunidade de Linux, e eu pessoalmente consigo resolver qualquer problema no forum oficial sem problema nenhum :)

Como tem a maior comunidade mais assuntos esta trata e mais diversificada fica :)
 
Obrigado!
Se calhar, sou capaz de optar pelo Ubuntu, já que parece agradar à maioria :)
Acho que vou ficar, durante uns tempos, com as duas distribuições (Freespire e Ubuntu), para as poder comparar e decidir qual é a melhor. Se me der para isso, ainda posso meter o DreamLinux no pacote, para ficar com as dúvidas todas dissipadas.
 
Ubuntu é sem dúvida a que encontras mais informação e guias, e cada vez mais user-friendly (com tools como o automatix). Freespire tb é simples, so que depois a nivel de documentação será mais limitado, comparando com o ubuntu por ex. Sendo Linux muitas coisas serão iguais, mas ha sempre algumas alteraçoes estruturais a acompanhar.
Eu, pessoalmente, no desktop usei Suse, porque é á la win (e tive pouco tempo para andar de volta do pc), e é tb user-friendly.
Cada distribuição tem os seus pontos fortes e fracos, e é ver também com qual te adaptas mais. Qualquer distribuição Debian based (ubuntu e afins) é sem duvida a melhor opção para inicar o mundo Linux.
 
Meti um dia ubuntu para experimentar ja q todos falavam e fiquei maravilhado pela facilidade. Embora sejam tao facil q se aprende menos q noutras distros.
Para começar acho a distro ideial, embora a minha distro preferida seja Gentoo.
 
Tenho que discordar com vocês, pra mim o gentoo tem tanto o mais suporte que o ubunto. So how-tos oficiais no site encontram às dezenas, depois têm o wiki com muita informação, e por fim o forum que vale ouro, resolve praticamente todos os problemas.

Só tem o senão que não é tão user-friendly como os restantes, mas penso que seguindo o manual não deves encontrar grandes problemas. Aquilo agora até tem ambiente grafico na instalação. Já que andas numa de experiencias, não perdes nada em tentar (talvez tempo):

www.gentoo.org
 
Tenho que discordar com vocês, pra mim o gentoo tem tanto o mais suporte que o ubunto. So how-tos oficiais no site encontram às dezenas, depois têm o wiki com muita informação, e por fim o forum que vale ouro, resolve praticamente todos os problemas.

Só tem o senão que não é tão user-friendly como os restantes, mas penso que seguindo o manual não deves encontrar grandes problemas. Aquilo agora até tem ambiente grafico na instalação. Já que andas numa de experiencias, não perdes nada em tentar (talvez tempo):

www.gentoo.org

Subscrevo...o forum do gentoo então tem tudo e mais alguma coisa, é só fazer um search :)
 
idem aspas. Muitos dos guias encontro apenas no gentoo. Requer claro mais algum trabalho, mas é sem dúvida o mais completo (documentação) e personalizavel.
 
OK, então lá vou ter de acrescentar mais um à lista :-D!
Chiça, 3 distribuições de Linux e o Windows Vista (para também ter o Windows sempre à mão no Parallels, que dá jeito, apesar de não gostar)! Acho que não vou fazer estes downloads em casa :002:!
 
ubuntu para ali.. ubunto para aculi!!! porra la para o ubuntu!! a unica coisa que salva o ubuntu é o facto de ser uma distribuicao baseada em debian!! (DEBIAN IS THE BEST...llooll) ubuntu tem coisas a mais, muito desoraganizado nao gosto. mas realmente se queres uma distribuicao user-friendly ubuntu é bom nisso, mas tal como suse e fedora. quanto à escolha trata-se tudo de filosofias!!! dentro das 3 escolhia ubuntu porque adoro debian!!! so por isso msm porque senao usava suse talvez que é bem mais estavel que ubuntu.
Quanto ao povo que anda para ai a falar de gentoo..
Ah e tal gentoo é leve e rapido... até aqui tudo e assino por baixo agora vamos pensar desta maneira:
ah e tal saiu a nova versao do firefox!! vou sacar o source e daqui a uns 30min de compilação ja a posso usar!!! bem isto é um máximo!! afinal é msm rapido!! 30min a compilar!! "ah e tal depois compensa" eu digo "ah e tal compensa mas amanha sai outra versao e ja perdes mais 30min!! e andamos sempre nisto"

Lembrei-me agora quanto a DreamLinux so li umas coisitas, mas como é uma distro baseada em debian é boa de certeza!! lol parece ter apenas os pacotes essenciais e usa xfce o que torna uma distribuicao bem apresentavel e relativamente leve...
 
provavelmente o o ubuntu é muita bom....
mas, já alguém pensou quem, e que organização está por trás dessa distribuição gratuita, com entregas ao domícilio????
 
enquanto o firefox compila, podes bem usar a versão anterior. Ou há assim tanta pressa em ter a ultima versão?
Seja como for, escolheste mal o exemplo, pq firefox, openoffice e coisas que levam mt tempo a compilar há sempre a versão pre-compilada.

Eu uso o gentoo e não o ubuntu ou debian pq para além do bonus (enorme) da documentação, o gentoo pa instalar um programa é so fazer emerge :P enquanto que nos outros tenho que andar à procura do repositório certo que tem o programa que eu quero para depois adicionar a um ficheiro e finalmente fazer o apt-get (ou similar). Claro que o gentoo tb tem problemas, como qqr outra distribuição.

Acho que o melhor é cada um experimentar e escolher qual se adapta melhor às suas necessidades. É essa a vantagem do linux, temos opções para tudo.
 
Back
Topo