Artigo/Análise Valores duma linha em ADSL

PoolMania

Banido
Decidi escrever este tutorial para ajudar o pessoal a saber interpertar os valoress fornecidos pelo router\modem sobre o estado da linha telefónica.
No meu caso com Clix 20 MB o meu router dá-me os seguintes valores:

Tx Bit Rate 416000
Rx Bit Rate 19794526
Local SNRMargin 10.5 dB
Local Line Attn 16.5 dB
Local Tx Power 9.9 dB
Remote Line Attn 6.5 dB
Remote SNRMargin 25.5 dB

Aqui os valores que realnebte interessam são os seguintes:
Local SNRMargin 10.5 dB
Local Line Attn 16.5 dB

O SNRMargin baixa quando maior é a velocidade dos downloads que temos á nossa disposição.....é prefirivel que os valores não sejam menores que 10 db porque senão a nossa ligação pode ficar instável e teremos quedas ao longo do dia. Mas duma maneira geral o SNRMargin pode estar nos 5 db e a linha permanecer estável sem quedas mas isso depende muito e não é garantido. Se uma ligação está sempre a cair ao longo do dia deve-se telefonar para o apoio tecnico do isp e pedir para baixarem um pouco a velocidade de download de forma a subir o SNRMargin. A distância a que estamos da central influi também nos valores do SNRMargin.

Como saber a distância da central em relação ao nosso router\Modem?
Local Line Attn 16.5 dB esse valor é um importante indicador da distância da central: Em ADSL 2+ 13.3 db de Attn, ou seja, atenuação equivale a 1 KM, no meu caso os 16.5 db representam 1 KM e poucos metros de distância. Quando maior a distância maiores serão os valores da atenuação e menores serão os valores do SNRMargin e menos velocidade de downloads teremos á nossa disposição. Com uma atenuação alta a ligação pode ficar lenta e instável.

Observe-se o seguinte gráfico abaixo:

O gráfico mostra os efeitos do aumento da distância entre o cliente ADSL e a central telefónica.



Observe-se o seguinte esquema para as velocidades:



Muitos problemas de instabilidade e lentidão das ligações derivam dai. Mas a qualidade dos routers\Modems também pesa no assunto.
Milagres é coisa que não há no caso das linhas telefónicas. A qualidade das mesmas e o factor central telefónica pesa muito na qualidade das ligações.

EDIT: Os valores minimos do SNRMargin possiveis sem tornar a ligação instável é entre 5-10 db a tender mais para os 10 db do que 5 db. Mas atenção uma atenuação alta, longa distância entre a central e o cliente, e um SNRMargin de 5 db pode fazer cair muitas vezes a ligação e pode tornar a ligação muito lenta quando se usa P2P e se tenta navegar na net ao mesmo tempo por exemplo...

UPDATE IMPORTANTE
: A atenuação não dependem só da distância à central, mas também por exemplo de um factor bastante importante, a degradação do cobre. Se estiverem numa linha velha e já degradada essa atenuação dispara. E depois claro, têm a atenuação dentro da própria casa, os conectores, as ligações muitas vezes home-made, etc.

Dúvidas e questões? Estou aberto a isso :) Correcções ao meu tópico inicial? também estou aberto a isso :)
 
Última edição pelo moderador:
Util

De certeza que este topico foi util para muitos, mas ninguem postou feedback...OBRIGADO! LoL
Ajudeu me mesmo,nao fazia a minima ideia.... :D TKS
Cumps
 
Alteração no tópico inicial: SNRMargin minimo 5 db e colocação de um EDIT com os mesmos comentários abaixo indicado:
Os valores minimos do SNRMargin possiveis sem tornar a ligação instável é entre 5-10 db a tender mais para os 10 db do que 5 db. Mas atenção uma atenuação alta, longa distância entre a central e o cliente, e um SNRMargin de 5 db pode fazer cair muitas vezes a ligação e pode tornar a ligação muito lenta quando se usa P2P e se tenta navegar na net ao mesmo tempo por exemplo...
 
Última edição:
Interessante para quem não sabe.

Vai dar jeito a muito pessoal que tenha problemas em interpretar estes valores.

cump's

PS: Excelente iniciativa..
 
Falta dizer é que os dB's de atenuação não dependem só da distância à central, mas também por exemplo de um factor bastante importante, a degradação do cobre. Se estiverem numa linha velha e já degradada essa atenuação dispara. E depois claro, têm a atenuação dentro da própria casa, os conectores, as ligações muitas vezes home-made, etc. :p
 
Falta dizer é que os dB's de atenuação não dependem só da distância à central, mas também por exemplo de um factor bastante importante, a degradação do cobre. Se estiverem numa linha velha e já degradada essa atenuação dispara. E depois claro, têm a atenuação dentro da própria casa, os conectores, as ligações muitas vezes home-made, etc. :p
Obrigado por me teres lembrado deste factor :) Foi colocado no tópico inicial. Bom trabalho :)
 
Attenuation: 5.0 dB
SNR: 35.5 dB

Mas pelo que sei estou numa central remota. Há limitação? ( Não interessa muito, porque tenho acesso Clix, mas é indirecto... por isso tenho que me limitar aos meus 4mbps )
 
Attenuation: 5.0 dB
SNR: 35.5 dB

Mas pelo que sei estou numa central remota. Há limitação? ( Não interessa muito, porque tenho acesso Clix, mas é indirecto... por isso tenho que me limitar aos meus 4mbps )
Olhando para o gráfico ali em cima, parece que podes chegar facilmente aos 20 megas ou mais.
 
Attenuation: 5.0 dB
SNR: 35.5 dB

Mas pelo que sei estou numa central remota. Há limitação? ( Não interessa muito, porque tenho acesso Clix, mas é indirecto... por isso tenho que me limitar aos meus 4mbps )
Tudo passa por estares ligado a uma central Clix....Pela atenuação estás muito perto da central mesmo! Agora pergunto: Estás numa zona Clix com acesso directo ou estás numa zona Não Clix com acesso indirecto? Porque se estiveres ligado a uma central da PT as coisas fiam mais fino.

O melhor é ligares para o SAC do clix porque se for zona clix com acesso directo então com aqueles valores que tens é uma perfeita maravilha.
 
o que achas dos meus valores:

Name Value
Connected true
Operational Mode G.Dmt.BisPlus
State Showtime
Tx Bit Rate 416000
Rx Bit Rate 4096000
Local SNRMargin 19.0 dB
Local Line Attn 22.5 dB
Local Tx Power 11.9 dB
Remote Line Attn 9.5 dB
Remote SNRMargin 9.5 dB
 
Última edição:
A atenuação afecta o valor do SNRMargin, para explicar a tua situação de estares ai tão perto da central e teres esses valores temos duas hipóteses:
1. As linhas telefónicas da tua casa estão velhas e\ou tens conexões velhas e\ou mal feitas, outra possibilidade são as linhas que vão da tua casa até à central estarem velhas também.
2. Pode-se dar o caso de não estares ligado a esta central mas sim a uma central remota a quase 2 KM da tua casa o que por incrível que possa parecer acontece a várias pessoas, uma das razões para essa situação é a falta de espaço na central mais próxima da tua casa.
 
Ambos os valores: Margem de Rúído e Atenuação devem ser encarados dentro das duas margens de actuação do serviço ADSL/ADSL2+, ou seja, quer em Up quer em DownStream. Os valores indicados referem-se a qual destas duas?

É que se eu tiver 10db na zona de frequências mais baixa - Upload, muito dificilmente terei um serviço de qualidade, porque este valor na outra margem estará muito mais degradado...
Local e remote quererão dizer isso mesmo? Local para download e Remote para upload?

Outra coisa, não percebi essa conversa das centrais remotas?!?!
 
O local SNRMargin é os downloads, O remote SNRMargin os uploads. Neste ultimo caso como os uploads em Portugal são muito baixos, em serviços domésticos não profissionais, costumam ter uma excelente margem. Mas se a linha estiver muito velha e\ou a distância em relação à central for muito grande a atenuação e o SNRMargin desce, a atenuação sobe, e a ligação fica lenta e sujeita a quebras ao longo do dia.

Fala-se em central remota quando se está ligado a uma central não Clix, geralmente da própria pt, e os pedidos de envio dos pacotes pelo nosso Modem\router vão para esta central remota antes de serem conduzidos até ao nosso isp. Nessas condições ficamos sujeitos à "lei da prioridade" que a pt nos dá em relação a um cliente seu....E como nós não somos clientes da PT seremos os ultimos a ser "servidos".....As consequências desta situação são pings altos nos jogos, net em geral lenta e claro sensação de "mau serviço prestado":)

Houve uma altura em que a PT usou a treta das centrais remotas para impedir a fuga de clientes para o Clix.....Os pedidos de adesão eram recusados pela PT com o argumento de "A sua linha está ligada a uma central remota por isso não será possilvel satisfazer o seu pedido".
O problema estava no facto de ter sido a própria PT a mudar linhas dos clientes para outras centrais longe das suas residências.:'( Mas com o tempo esta treta acabou por ter sido considerada ilegal.....
 
O local SNRMargin é os downloads, O remote SNRMargin os uploads. Neste ultimo caso como os uploads em Portugal são muito baixos, em serviços domésticos não profissionais, costumam ter uma excelente margem. Mas se a linha estiver muito velha e\ou a distância em relação à central for muito grande a atenuação e o SNRMargin desce, a atenuação sobe, e a ligação fica lenta e sujeita a quebras ao longo do dia.

Fala-se em central remota quando se está ligado a uma central não Clix, geralmente da própria pt, e os pedidos de envio dos pacotes pelo nosso Modem\router vão para esta central remota antes de serem conduzidos até ao nosso isp. Nessas condições ficamos sujeitos à "lei da prioridade" que a pt nos dá em relação a um cliente seu....E como nós não somos clientes da PT seremos os ultimos a ser "servidos".....As consequências desta situação são pings altos nos jogos, net em geral lenta e claro sensação de "mau serviço prestado":)

Houve uma altura em que a PT usou a treta das centrais remotas para impedir a fuga de clientes para o Clix.....Os pedidos de adesão eram recusados pela PT com o argumento de "A sua linha está ligada a uma central remota por isso não será possilvel satisfazer o seu pedido".
O problema estava no facto de ter sido a própria PT a mudar linhas dos clientes para outras centrais longe das suas residências.:'( Mas com o tempo esta treta acabou por ter sido considerada ilegal.....

Bem, vamos começar pelo inicio:

Quanto a margens de ruídos e atenuações, a coisa parece-me mais ou menos explicada e podemos dar o assunto como esclarecido. Quanto às linhas "velhas" isso abre um outro contexto que daria pano para mangas. Mas para terem uma ideia, o principal problema dos sistemas/serviços como o ADSL, é a interferência de sistemas de telecomunicações adjacentes sobre o par onde estamos a ser servidos. E vice-versa, e o contrário também é verdade.

Quando à questão das centrais remotas, e porque me parece sempre a conversa do mau pagador, eu levantei a questão porque é a treta que os operadores concorrentes à PT usam para as mais variadas situações.

Existe uma entidade, pública, e que tutela a regulação das telecomunicações em portugal que exige que em iguais circunstâncias, um cliente servido pelo operador xpto e o cliente servido pelo incumbente PT, o primeiro seja atendido sem demoras mesmo que o segundo fique sem recursos para o futuro fornecimento do serviço. São as regras, está claramente definido.

A PT não "muda" linhas de clientes para centrais remotas. Só diz isso quem desconhece o processo, quem desconhece a forma como a rede de cobre cresceu, ou usa a desculpa dos operadores concorrentes para a consequente falta de investimento em áreas de população, onde os estudos de rentabilidade de sistemas de telcom's indicam claramente o prejuízo.
Isto ninguém diz! O que interessa ao operador xpto atender um potencial cliente numa zona onde não tem equipamento? E se for a tal central remota, esse palavrão, onde existe o equipamento do papau PT mas que está cheio?

É claro que isto é uma questão sensível e mexe com muitas variáveis. Quem é incumbente diz uma coisa, quem é operador concorrente diz outra, e no fim nesta troca de informação ou esgrima de pseudo-argumentos o cliente fica confuso, sem real interpretação da questão e claro, opta sempre pelo caminho mais fácil das pseudos-catástrofes, porque de chatices estamos nós fartos.

Bem, isto era um tutorial sobre medidas ADSL, onde trabalho todos os dias e me deparmo com mil problemas, e onde espero contribuir da melhor forma. No entanto, isto levanta outro tipo de questões, em que a banda passa várias vezes mas as notas continuam sempre a sair desafinadas. E de "desinformação" já estão os jornais cheios.

Sorry about the off-topic...
 
Última edição:
Name Value
Connected true
Operational Mode G.Dmt.BisPlus
State Showtime
Tx Bit Rate 416000
Rx Bit Rate 4096000
Local SNRMargin 33.0 dB
Local Line Attn 23.0 dB
Local Tx Power 12.1 dB
Remote Line Attn 9.5 dB
Remote SNRMargin 23.0 dB

neste momento tenho estes valores....vou ligar para o SAC a ver se sempre tou ligado à central aqui ao lado ou a uma remota e tambem para eles testarem que velocidade posso atingir...
 
Última edição:
Tudo passa por estares ligado a uma central Clix....Pela atenuação estás muito perto da central mesmo! Agora pergunto: Estás numa zona Clix com acesso directo ou estás numa zona Não Clix com acesso indirecto? Porque se estiveres ligado a uma central da PT as coisas fiam mais fino.

O melhor é ligares para o SAC do clix porque se for zona clix com acesso directo então com aqueles valores que tens é uma perfeita maravilha.

Pelo que me disseram estou numa central remota ligada a uma central Não-Clix. Daí ter acesso indirecto. Mas isso já sabia. Não sabia é que quem está ligado a uma central remota pode ter na mesma os tais 20mbps ou mais de velocidade.
 
Back
Topo