Disco desapareceu

Peet

Power Member
Boas...tou com um problemazito no pc e agradecia se alguem me pudesse ajudar...

Comprei à algum tempo um P4 3.0Ghz, 2x512 ram DDRII, grafica geforce 6600LE, board ASRock 775Dual-880Pro com disco SATA 250Gb.

Vinha da loja com uma versao do windows (home edition axo eu...), a qual me pediam na loja mais 20 contos para me darem a key de activaçao. Como tinha uma cópia do windows, decidi fazer eu a instalaçao de novo, e aproveitei para meter mais 2 discos IDE (um de 20Gb e outro de 40)... Instalei o win no IDE de 20Gb e formatei o SATA.
Durante muito tempo foi esta a configuraçao sao que usei sem nunca ter tido problemas de maior.

Passemos entao à parte complicada:
-com esta última configuraçao instalei o GTA San Andreas e qual nao era o meu espanto qdo um pc praticamente novo fazia reboot após eu ter estado cerca d 5 mins a jogar o jogo.
Desinstalei o jogo, instalei novamente, cheguei a formatar o pc pois pensei q pudesse sera alguma coisa que tivesse instalado entretanto...Nada resolveu o problema. Uma vez que o pc tem apenas uma ventoinha, hoje penso que será devido a um sobreaquecimento da placa grafica.
-Com o passar do tempo fui sacando musicas que ia guardando no IDE de 40Gb, musicas que me fazem falta pois é um dos meus hobbies (produçao e djing). À pouco tempo decidi ficar apenas com o disco SATA, entao como sabia que tinha que se mexer na bios para que o arranque fosse feito a partir do SATA levei o pc à loja e, tal como pedi, o arranque do pc passou a ser feito a partir duma partiçao de 20Gb do SATA.
Foi então que começaram a surgir os problemas... em primeiro lugar, apos ter retirado o IDE onde estava a antiga instalaçao do winXP e apos eu proprio ter instalado o winXP na tal partiçao, o disco IDE da musica deixou de funcionar...deixou de ser reconhecido como unidade logica. Pensei que o problema estivesse relacionado com o facto de as instalaçoes do winXP (a antiga no IDE que serviu de base para a aquisiçao dos ficheiros de musica e a nova no SATA) tivessem algum tipo de conflito e por estar num diferente tipo de disco não reconhecesse os files da instalaçao antiga.
Fui ao painel controlo> system> hardware > gestor de dispositivos e o disco aparece la, mas o explorador de windows nao aparece nada.
No painel controlo tentei ainda as ferramentas administrativas para ver se na parte da gestão de discos conseguia resolver o problema...sem sucesso...diz que o disco nao é uma unidade logica e caso queira tornar em unidade logica perco os ficheiros todos.

Estou desesperado...sei que na loja talvez consigam recuperar os ficheiros, mas será que alguem ja passou por este problema?


Obrigado..BTW....grande forum, estao de parabens. a partir de agora podem contar com a minha assidua presença
 
o IDE que deixei ficar nao tem nenhum jumper...o mais estranho d tudo é q logo apos formatar e instalar no SATA, da 1a vez q acedi ao win o disco estava la...e ate consegui ver os files...mas depois d reiniciar o pc, desapareceu. tentei ligá-lo noutro pc mas acontece a mm coisa.
qdo peskisei na net ia sempre dar a foruns que falavam do formato RAW...nao sei o q é nem sei como modar para ntfs sem perder os dados

qto à cor teve que ser por causa dum problema com a net...mas ja resolvi.

formato RAW? nao é unidade logica? alguma dica?


peace...
 
O que RAW significa é que o disco não tem ainda um sistema de ficheiros.
Por vezes quando um disco é novo é necessário formatá-lo porque vem assim.
O que te pode ter acontecido é que alguma coisa fez com que o disco se tenha passado.
Já me aconteceu isso e eu resolvi o problema apagando a partição e criando outra com
o sistema de ficheiros anterior e NÃO formatando. Como não formatei, a informação ainda lá
estava. Não sei se isto é normal pois só me aconteceu uma vez. Em caso de desespero e se
não tiveres mais opções...
 
Back
Topo