Update BIOS = "Windows Corrompido"

JPgod

Moderador
Staff
Boas

Tenho como hardware que está no profile e hoje fui fazer o update da bios para a versão 1503, até ai nada de mais, mas quando reinicia e tal, TAU!

O windows XP que está instalado no raid 0 dos hitachis (ligado ao EZ-BACKUP) não arranca mais!

Já tentei F8 para safe mode é é igual...

fiz load defauts e nada...

CD do XP e restaurar o MBR e BOOT e nada...

Indo pelo Linux as partições e respectivos ficheiros estão intactos...

HELP
 
Boas.
Entra na BIOS e vê se tens a controladora de raid activa e vê tb as configurações dos discos
IDE/SATA.
Ao fazeres reboot depois de salvares a configuração na bios entra nas configurações no menu
de raid da tua controladora onboard para veres se está tudo em ordem.
Eu não conheço essa board da ASUS mas se indicares ai que controladora é, posso ver o que se poderá fazer ou não.
Um abraço.
 
Boas

Esta controladora é RAID por hardware e está sempre activa... Os discos continuam UP and RUNNING, o que acontece se eu por para arrancar a partir do raid set, simplesmente não faz nada! fica um cursor a piscar!
 
Boas mestre.
Ou seja, ou pressionares as teclas para entrares na BIOS da placa RAID esta não mostra o menu
e fica apenas um cursor a piscar?
Um abraço.
 
Esta "placa" Raid não tem bios nem nada é 100% hardware, o tipo de raid é feito com jumper ;) Para o sistema é como se fosse um disco rígido normal...
 
Agora é que me lixaste com essa do jumper... :wow:
Desde sempre que trabalho com raid e é com placas fisicas ou onboard, essa do jumper é nova
para mim (bem, estamos sempre a aprender qq coisa).
Se os discos estão Online e Running e se os dados estão consistentes das duas uma.
Instalas novamente o XP e escolhes uma nova pasta, salvas tudo o que tens guardado e depois
é limpar tudo e instalares uma cópia clean do XP.
Não é grande ajuda mas é o que se pode fazer.
Um grande abraço e boa sorte.
 
Mas acredito que tenha que haver algum lugar donde definas o tamanho dos clusters do RAID... não acredito que seja só o tamanho que o sistema tem definido e pimbas sempre o mesmo... deve haver alguma menu na BIOS ou um BIOS do array....

Cumps,

PCC
 
Boas!

Bem, conseguir recuperar o outro windows, mas tive que fazer uma "ligação indirecta":lol:

Ou seja estou a arrancar ele via o boot.ini do outro windows 8| Agora para arrancar é preciso passar uma "cascata" de boot loaders (o Grub + boot.ini), é chato, mas já desenrasca.

Bem, eu pensava que era do Raid 0, mas é ainda mais grave :wow: Logo esqueçam ca config's de raid e afins!

Utilizando o acronis, fiz um clone deste raid set para 1 disco de 320 gb, e o problema persiste! (pelos vistos clonou até os errors :lol: )

Se tentar arrancar DIRECTO pelo disco de 320 gb, fica lá o cursor a piscar e já não sai dalí, nem sequer actividade de disco há!

Utilizando o método da "ligação indirecta" descrito acima, consigo entrar neste windows na boa...
 
Última edição:
ninguem :'(

Já tentei de tudo e não consigo resolver este problema... Não me aptece formatar se podia tentar resolver de outra forma :sad:
 
nao creio que o problema se encontre na bios nem no raid mas no MBR do disco, que nem mesmo pelo fix mbr vai lá, eu tive um problema com um disco que me deixo de arrancar por lá mas funcionava na mesma se eu arrancasse por outra partição, infelizmente so a formatação resolveu.... :(

e quando digo formatação é mesmo formatar o disco e reinstalar o windows, e nao apenas reinstalar o windows, acho que nem mesmo por clonar o disco funcione porque ele precisa de uma MFT (Master File Table, axu :p) nova pois a antiga esteja invalida..

não sei se é isto que se esta a passar contigo, mas penso que é o caminho mais sensato a tomar :p
ah e ja agora penso k so tiveste foi azar em acontecer isso ao mesmo tempo que actualizavas a bios, coisas da vida.....
a nao ser que a actualização da bios tenha feito o windows auto corromper s no arranque, mas pouco provavél...

mas estes problemas acontecem, ja m aconteceu 2 vezes :p looooool


cumps
fika bem
 
Back
Topo