Análise Seasonic M12 500w

JPgod

Moderador
Staff
Boas

Bem, vou deixar uma mini-review pessoal sobre a fonte Seasonic M12 de 500w que comprei para substituir uma OCZ 420W que avariou e seguiu para RMA

Começando pela caixa, achei-a bem simples, protegendo bem o seu conteúdo e ao mesmo tempo bonita, com uma foto do produto em questão e um indicador da potência. Nas costas tem a descrição das características da mesma.

seasonic6.jpg


Abrindo a caixa, temos a fonte embalada num saco de bolhas (não representado na imagens abaixo):
seasonic1.jpg

seasonic3.jpg

seasonic4.jpg


Nesta foto podemos ver os rails da fonte, muito bons, possuindo um total de 38A nos 12V, 8A acima da antiga OCZ 420W que tinha, bem como o selo ROHS, indicando que esta fonte já compre os requisitos europeus de qualidade ambiental.

seasonic2.jpg


Ainda sobre o conteúdo da embalagem, veio 1 saco com os cabos todos, bem isso me deixou surpreendido 8o

seasonic5.jpg


Veio mesmo uma RESMA de cabos (10 no total descontando o habitual cabo de power)! Passamos a descrever:
  • 2 cabos com 2 portas SATA
  • 1 cabo com 4 portas SATA ( 8o )
  • 2 cabos com 2 molex de 4 pinos
  • 2 cabo com 3 molex de 4 pinos
  • 2 cabos PCI-E 6 pinos
  • 1 adaptador molex para 2 fichas de disquete
Claro que nativamente a fonte tráz a tradicional molex de 24 pinos (com a parte destacável para usar em mobos de 20 pinos) e 1 ficha de 4 pinos 12V e uma EPS 12v também separada.

O que reparei que até há mais cabos que ligações na fonte mas esta variedade de cabos achei muito boa, pelo facto de ser modular podermos adaptar o sistema a gosto ;) Alem disso a fonte suporta 2 PCI-E de 6 pinos, logo tornando-a SLI/xfire/8800 GTX ready (Para SLI de 8800 GTX, apenas o modelo M12 de 700w suporta, visto esta ter 4 fichas PCI-E!)

Sobre o funcionamento, bem é bastante silenciosa mesmo, visto utilizar uma ventoinha principal de 120 mm e uma de 60 mm auxiliar que só funciona se for preciso (accionamento por temperatura). A disposição destas fans é engenhosa, visto arrefecer toda a fonte, coisa que muitas fontes com apenas 1 ventoinha de 120 mm não fazem (partes da fonte não apanham ar).

voltagens: SÓLIDO COMO UMA ROCHA!, a linha dos 12V só oscila 0,01v (12.17 - 12.18 ) :8o E a linha dos 5V está sempre colada nos 4.99 - 5.00! (medições com multímetro)

Outra coisa que notei foi a UPS MGE 675 que uso indicar uma carga menor que com a OCZ, (30% vs 50-55% nas mesmas condições) devido quer esta Seasonic ter PFC activo, logo "exigindo" menos da UPS e com isso da rede eléctrica, bem como a sua elevada eficiência (80 a 85%), logo significando uns € a menos por mês na factura e maior autonomia de bateria (A 28% tenho 21 minutos de bateria!!!) ;)

Apreciação final:
Pontos positivos:

* Power, muito power!
* Muito bonita, toda em preto e com as grelhas cromadas
* Silenciosa efresca!
* Modular
* óptimo sistema dos cabos, em especial para os de disquete separados numa molex (já quase ninguém usa estas fichas)
* 8800 GTX & SLI/XFIRE ready!
* Muito boa eficácia e melhor gestão para UPS, logo maior tempo de bateria e reduzindo a necessidade de ups "a energia nuclear"

Pontos negativos:
* Preço: (130 € para a versão de 500)
* ficha EPS separada da de 4 pinos 12V, logo ou se usa um ou usa outro, o que acaba por originar um cabo "pendurado", embora não seja tão "ponto negativo" assim.

Espero que tenham gostado desta mini-review. ;)
 
Última edição:
Boa review! Sem ser demasiado extensa mas explícita e detalhada qb acompanhada de fotos.

Eu tenho uma fonte seasonic há uns meses e estou plenamente satisfeito, fiável e silenciosa.
 
o que é que tu chamas de silenciosa?
eu testei 3 fontes.. uma Seasonic M12600 , uma ocz gamestream 700w e uma coolmaster 600w
e err o ruido.. dass.
epa acabei por abrir a fonte e tirei a fan que la estava e meti uma revoltec 120.. muito mais silenciosa..
:lol: :lol:
 
Esta minha é praticamente inaudível... Só colando o ouvido :D

Mesmo que desligue todas as fans do meu PC, o ruído de fundo é dos discos rígidos :D
 
Oh pah, uma fonte que as voltagens praticamente nem se mechem a full load é muito bom! A OCZ que já era boa neste aspecto fica atraz!
 
ok... Mas olha o hardware que tens pegado a ela... :D Para um PC sem muitos componentes até uma OEM 300w deve chegar hehehe

Outra coisa, isso é com multímetro ou software reading?
 
Última edição:
Pc sem muitos componentes? Tudo o que é normal:

board, cpu (sempre em OC), 2 sticks de memoria, grafica com necessidade de alimentação, 3 discos, 2 drives (leitor e gravador de CDs), um pequeno lcd com temperaturas e afins, varias fans!!

O valor 12.67v foi por multimetro e por software reading!
 
Pc sem muitos componentes? Tudo o que é normal:

board, cpu (sempre em OC), 2 sticks de memoria, grafica com necessidade de alimentação, 3 discos, 2 drives (leitor e gravador de CDs), um pequeno lcd com temperaturas e afins, varias fans!!

O valor 12.67v foi por multimetro e por software reading!

não é o que está no "my System"
 
Back
Topo