Guia Dolby Digital encoding em placas Creative. (Audigy1/2/4 e Live!24bit)

ToTTenTranz

Power Member
Placas suportadas:
- Todas as Audigy 1, 2 e 4
- Live! 24bit discreta
Não interessa se é uma Audigy SE ou LE, se faz EAX por hardware ou software. Os limites estão apenas na presença de drivers ASIO para as placas e o último driver unificado da creative oferece esse suporte para todas estas placas.
Teoricamente, o software tambem deve funcionar nas Live! 24bit embutidas em motherboards (ex. MSI K8N-SLI Platinum) mas provavelmente não funciona por causa da ausência de drivers ASIO da Creative para estas. Como tenho uma dessas K8N, ainda hei-de averiguar se dá ou não.




Requerimentos:
- Placa de som com chip EMU10K2 ou derivado (ver paragrafo anterior).
- Saída optica ou coaxial S/PDIF. As versões Platinum, Pro e EX trazem baías internas ou externas já com estas ligações. As outras necessitam de um dongle que se pode mandar vir da creative, aqui.
- Últimos drivers unificados da Creative, que se podem arranjar aqui.
- Software redocneXK, que podem sacar desta página (é o Trill's 5.1 AC-3 Encoder, versão 2.03).



1º - Instalar os drivers da placa originais. Os que vêm com o cd. Não interessa se são muito antigos, pois o driver unificado da creative desinstala-o automaticamente, mas é necessária a presença de um driver antigo para o driver novo instalar direito.
De modo a evitar bugs desnecessários (e bem conhecidos da Creative), aconselho a instalar apenas os drivers do windows e o Creative Speaker Settings (de modo a testar no fim). O mediasource é uma coisa um bocado à parte portanto o facto de instalar ou não é irrelevante para isto.


2º - Instalar os drivers unificados. Como já se disse, estes são drivers que funcionam em toda a gama de placas de som baseadas no EMU10K2 e vão automaticamente desinstalar os anteriores.


3º - Correr o Creative Audio Console (que se instalou automaticamente com os novos drivers):


Aplicar as seguintes configurações:

Este é o mais importante. Escolham "passagem de SPDIF". A descodificação está ligada por defeito nos drivers e é preciso desligar. Senão o sistema vai estar constantemente a codificar e a descodificar o sinal Dolby Digital, entra em loop e provavelmente crasha.


Aqui escolhem o nº de colunas do sistema que têm. Não escolham nunca 7.1 ou 4.1 pois não é suportado pela norma AC-3.
A maioria deverá escolher 5.1 pois é o que quase toda a gente tem (logitech Z-680, Z5400, Creative GD580, etc). Para aqueles que têm um sistema 6.1 ou 7.1 então pode escolher 6.1 neste painel (como está na pic) e depois no receptor A/V aplicar o sistema de upmix Dolby Digital EX ou Dolby Prologic II. O encoder detecta os 6 canais e codifica automaticamente o sinal em Dolby Digital EX (para quem não sabe, isto é completamente inédito no mundo dos chips de som caseiros).


4º - Descomprimir para uma pasta o redocneXK e correr o programa.
Em princípio já deve vir de raíz tudo bem configurado à excepção de uma coisa: na opção "Matrix Preset" escolham "creative drivers". No final deve ficar uma coisa deste estilo:



5º - Carregar em "Start Encoding" e já está. Deverá aparecer durante uns segundos um rectângulo no vosso ecrã a dizer "Dolby Digital bitstream out".
Configurem o vosso descodificador para usar a entrada digital e ele deve detectar logo um sinal Dolby Digital. Usem o Channel Test do Creative Speaker Settings para confirmar a distinção de canais entre as colunas.



Avisos:
- Isto consome algum CPU (no meu HTPC está constantemente a ocupar 10% de um dos cores do Core2Duo E6300). Desaconselho a quem tiver um single core mais fraquito e quiser jogar ao mesmo tempo. Até porque se usarem uma Audigy LS ou outra versão "castrada" os efeitos EAX 3 e 4 vão estar a ser processados por software e a utilização do CPU para o som será ainda maior.
- Se o som começar a sair esquisito, façam "stop encoding", fechem o programa e voltem a abrir, e "start encoding".


Para quem conseguiu, os meus parabéns: têm agora a "primeira" placa de som no mundo a suportar saída digital multicanal Dolby Digital EX e suportando efeitos EAX 3 e 4 em jogos. Podem tambem usar tambem outros efeitos como o CMSS 3D (eu pessoalmente prefiro os efeitos de upmix do meu Onkyo SR-674 portanto não o uso).
Para quem não conseguiu, é favor meter aqui o seu problema, que eu vou tentando dar uma ajuda.
 
Última edição:
Pois é...

Boas.

Para dizer aos possuidoers das AudigyS que sois uns sortudos com esse SOFTWARE .

-Não me digas que com essas caracteristicas,quase ficou igual á minha X-FI XtremeGamer Fatal1Ty Pro Series ?
É que essa minha nova X-FI,também aparece com o nome (D880) SB X-FI AUDIO (D880),
achas normal ?

Esse software para ser perfeito (mas muito injusto,pois tinham essas caracteristicas de BORLA) só lhe faltava ter o EAX 5.0 e X-RAM 64MB,como a minha,não queriam mais nada não ?

Xau.
 
Boas.

Para dizer aos possuidoers das AudigyS que sois uns sortudos com esse SOFTWARE .

-Não me digas que com essas caracteristicas,quase ficou igual á minha X-FI XtremeGamer Fatal1Ty Pro Series ?
É que essa minha nova X-FI,também aparece com o nome (D880) SB X-FI AUDIO (D880),
achas normal ?

Esse software para ser perfeito (mas muito injusto,pois tinham essas caracteristicas de BORLA) só lhe faltava ter o EAX 5.0 e X-RAM 64MB,como a minha,não queriam mais nada não ?

Xau.

Sim...e...:zzz:







Bom artigo;)
 
Acham normal...

Boas.

Pois é pessoal,com esta minha brincadeira toda,agora a minha X-FI aparece com o nome
SB X-FI AUDIO (DCOO) ,em vez de (D880)-como me aparecia antes,acham normal isto ter-me
acontecido ?



Obrigado.
 
Boas.
-Não me digas que com essas caracteristicas,quase ficou igual á minha X-FI XtremeGamer Fatal1Ty Pro Series ?
É que essa minha nova X-FI,também aparece com o nome (D880) SB X-FI AUDIO (D880),
achas normal ?

Esse software para ser perfeito (mas muito injusto,pois tinham essas caracteristicas de BORLA) só lhe faltava ter o EAX 5.0 e X-RAM 64MB,como a minha,não queriam mais nada não ?

Xau.

Erm.. não tem nada a ver.. O "D880" é apenas um código de endereçamento, provavelmente relacionado com o IRQ.
A tua X-Fi continuará a ter sempre um DSP muito mais poderoso que qualquer Audigy.
Este software apenas codifica o "resultado final" em Dolby Digital, mais nada. Não adiciona capacidades de DSP às audigy.
 
Muito Obrigado pela...

Boas.

Muito Obrigado pela tua resposta.

-E desculpa por só te estar a responder agora é que me foi de todo impossivel faze-lo antes .

Então ainda BEM que a minha X-FI,só mudou mesmo de nome,conservando as suas caracteristicas.

Nas carateristicas dos 3DMARKs,em SOUND DEVICE 1/1,onde diz:HD AUDIO SUPPORT diz FALSE,já em EAX SUPPORT,diz:SUPPORTED .
Pergunto então por favor,se em HD AUDIO SUPPORT,não teria que dizer SUPPORTED ou TRUE,
uma vez que a minha gráfica suporta HD AUDIO ?

Já experimentei nos tres modos,incluindo o MODO DE JOGOS,donde a X-RAM 64MB fica activada e aparece-me sempre FALSE,acham normal,o que é que poderá estar a passar ?

Obrigado .
 
Erm.. não tem nada a ver.. O "D880" é apenas um código de endereçamento, provavelmente relacionado com o IRQ.
A tua X-Fi continuará a ter sempre um DSP muito mais poderoso que qualquer Audigy.
Este software apenas codifica o "resultado final" em Dolby Digital, mais nada. Não adiciona capacidades de DSP às audigy.

ja funciona nas x-fi tottentrans ??? ja tinha lido o teu post antes mas dizias q ainda nao estava operacional nas x-fi. A placa fica a suportar dolby digital live? tenho as logitech 5500 ligadas por cabo optico no spdif da placa atraves do digital I/O modulehttp://pt.europe.creative.com/shop/product.asp?category=14&subcategory=0&product=773&,
achas q vou ter melhorias no som atraves do mod ou nem por isso?
ja agora parabens pelo post ,muito bom.

cumps
 
epa nao sei se tem algo haver com isto..mas pa kem tem audigys e lives e xfis ja experimentaram os youp pax drivers?eu quando tinha a minha 2 ZS nao keria mais nada..procurem em www.driverheaven.net no audio general..talvez ja traga este mod integrado..nao sei..abc
 
Já saíu um update ao programa que suporta as X-fi, mas é a versão de comando, tipo DOS. A versão gráfica já deve estar para sair.
Se tiverem problemas com ruídos no output das colunas, baixem o volume do wave nas propriedades do som.
skinnie tanto quanto sei este patch não tem nada a ver com esses drivers.
E atenção que drivers 3rd party para placas da creative anulam logo o suporte EAX 3 e 4.
 
Ajudem-me a perceber este tópico, por favor.
Eu tenho uma Audigy2 ZS ligada por digital coaxial ás Logitech Z 5500 e sempre ouvi tudo em Dolby Digital e DTS, etc. Não precisei de fazer nada disto que aqui é explicado. Apenas precisei de pôr a setinha na opção para não descodificar o sinal da placa e deixá-lo passar pelo spdif. Depois são as Logitech que descodificam o DD ou DTS.
Afinal para que serve todas aquelas indicações no 1º post deste tópico?
Com certeza que me está a escapar qql coisa, né. Mas sinceramente não percebo.

Obrigado
 
Se ouvias em DTS ou Dolby Digital sem usar este software é porque usavas fontes de som que já estavam codificadas nesse formato, provavelmente filmes em DVD ou AVIs com som em AC-3.

Este software do primeiro post praticamente só é útil para jogos ou para upstream em 5.1 de fontes stereo. Se só usares o pc para ver filmes que já têm o som em DD ou DTS então não precisas de o usar.
 
Se ouvias em DTS ou Dolby Digital sem usar este software é porque usavas fontes de som que já estavam codificadas nesse formato, provavelmente filmes em DVD ou AVIs com som em AC-3.

Este software do primeiro post praticamente só é útil para jogos ou para upstream em 5.1 de fontes stereo. Se só usares o pc para ver filmes que já têm o som em DD ou DTS então não precisas de o usar.


Ahhh, ok, já percebi.
Dá-me então uma dica por favor qto a isto:
Tb vejo filmes com som mp3 e ouço musica em mp3. De que maneiras achas que fico com mais qualidade? Aplicando esse software deste tópico e passar o som em DD para as Z5500, ou deixar o som a passar para as colunas por spdif e deixar aas colunas descodificar o sinal para Dolby pro logic movie/music?

De qql maneira para usar esse software e passar som stereo a DD só se ligar as colunas pelas entradas analógicas, né?
 
Ahhh, ok, já percebi.
Dá-me então uma dica por favor qto a isto:
Tb vejo filmes com som mp3 e ouço musica em mp3. De que maneiras achas que fico com mais qualidade? Aplicando esse software deste tópico e passar o som em DD para as Z5500, ou deixar o som a passar para as colunas por spdif e deixar aas colunas descodificar o sinal para Dolby pro logic movie/music?

De qql maneira para usar esse software e passar som stereo a DD só se ligar as colunas pelas entradas analógicas, né?

Pois, quanto a 1ª pergunta... Tenho umas Creative Inspire 5700 já la vai para dois anos e quando descobri o cabo optico pensava que tinha descoberto um novo conceito de som até hoje...
Passar o som em DD para as colunas é indescritivel... Depois de experimentares... Não vais querer saber do Dolby Pro Logic, pelo menos é o que eu acho.

Quanto a 2ª pergunta, eu tenho as colunas ligadas em modo digital com o S/PDIF e pelo que eu percebi do tutorial... elas tem de ser ligadas assim. Acho que em modo analógico não vai funcionar!

Cheers
 
Pois, quanto a 1ª pergunta... Tenho umas Creative Inspire 5700 já la vai para dois anos e quando descobri o cabo optico pensava que tinha descoberto um novo conceito de som até hoje...
Passar o som em DD para as colunas é indescritivel... Depois de experimentares... Não vais querer saber do Dolby Pro Logic, pelo menos é o que eu acho.

Quanto a 2ª pergunta, eu tenho as colunas ligadas em modo digital com o S/PDIF e pelo que eu percebi do tutorial... elas tem de ser ligadas assim. Acho que em modo analógico não vai funcionar!

Cheers


Sim, tens razão, hehe.

Já agora, alguém me sabe dizer se isto dá para fazer no windows Vista?
 
Bom testei e fiz de tudo como no tópico, e não funfa, o driver unificado das audigy não funfa na live 24bit ae não instala o driver Asio da creative impossibilitando o redocneXK de funfar.

Se você usar o Asio4All ele reconhece 8 canais de output mais apenas 2 canais de imput na sb0410 que também impede o redocneXK de funfar de forma correta.

Se alguem arrumou um jeito me avisa proque eu não consegui. Um baraço.
 
Back
Topo