A razão do meu post é a qualidade (ou falta dela) em termos de assistência técnica, prestada pela IMC Portugal.
O meu MBP foi entregue para substituição da lower case do portátil, pois este caiu, de uma altura inferior à do meu joelho, e ficou marcado. Tendo em conta que aprecio bastante a estética
do dito, decidi que seria um mal menor o custo de uma nova lower case.
O portátil funcionava perfeitamente. Nunca apresentou qualquer tipo de anomalia.
Quando o fui entregar, no final do ano, visto que necessito do portátil por razões profissionais, questionei qual o tempo necessário para reparação. Deram-me indicação de duas semanas (para substituir a lower case). A justificação foi de que seria necessário mandar vir a peça de não sei onde, e isso demorava.
Ok, vamos considerar isto, dentro do inaceitável, aceitavel. Questionei então se, após ser feito o pedido da peça, visto o portátil estar a funcionar perfeitamente, se seria possível ir levantá-lo de forma a que o pudesse utilizar até esta chegar, indo depois novamente entregá-lo para ser então efectuada a substituição da dita. A resposta foi afirmativa.
Ora, passado uma semana, volto a contactar, e qual é o meu espanto quando me dizem que ainda não tocaram no portátil, porque estavam em balanço. Teria que aguardar até sexta feira.
Aguardando até sexta feira, recebo um orçamento onde consta: Top case Assy, Thermal Pad Kit, 2 horas de intrevenção técnica, e substituição da SuperDrive ???
Tudo menos aquilo para o qual levei o MBP à Apple !
Entrei em contacto telefonicamente com a Apple, tendo apenas falado com a recepção, que deu indicação que teria havido algum erro mas não seria possível falar com os técnicos, mas que iria transmitir a informação.
Na semana seguinte, recebo novo orçamento, onde consta: Top case Assy, Bottom Case Assy, Thermal Pad Kit, 2 horas de intrevenção técnica, e substituição da SuperDrive novamente! Um orçamento de mais de 700 euros!
Ora, vamos novamente entrar em contacto com a Apple, ao que fui transferido para o técnico que me diz que o meu portátil ainda nem sequer foi tocado, mas que quando o abanavam (ABANAVAM?? que raio de assistência técnica é esta??) ouviam algo solto NA ZONA da SuperDrive, portanto que seria necessário substitui-la ??
E além do mais, todo e qualquer tipo de garantia foi anulado, por o portátil ter sido maltratado! Quando o portátil funciona perfeitamente!
Sem sequer abrir o portátil apresentam-me um orçamento de mais de 140 contos??
Ouvem algo a abanar e pretendem substituir a SuperDrive que estava a funcionar perfeitamente?? Quando questionados sobre a substituição do top case assy, deram a indicação de que a top case onde fixava a lower case tinha uns apoios muito frágeis, e que ao abrir o portátil estes ficariam danificados??
Duas horas de mão de obra são 32 contos. Duas horas de mão de obra no mecânico da marca do meu carro não chega a uma hora da Apple Portugal.
E se não aceitasse, teria que pagar o orçamento (80 euros). Que fizeram sem sequer abrir a máquina! (Ah ok, 80 euros por abanar um MBP)!
É este tipo de representação que uma marca como a Apple admite em Portugal??
Junta-te à festa. Há tempos fiz uma thread exactamente sobre a qualidade do serviço técnico da Apple IMC.
Eu meti o meu powerbook nas manápulas gordurosas da Interlog há semana e meia. Até agora nem piu.
Convém dizer que entreguei o PB ainda dentro da garantia e com um relatório dos problemas feito por um revendedor autorizado Apple aqui em Barcelona. O qual me custou uns largos 0 euros.
A assistência técnica aqui funciona de outra forma: está avariado, troca-se a peça e não se discute. E em 2-3 dias tens o portátil arranjado. Quando muito metes mais 1-2 dias em cima para o caso da peça ter de vir da Holanda onde funciona o centro de distribuição de peças de assistência da Apple.
Enfim, é outro campeonato.
Resultado, vou comprar aqui em Espanha um MBP e está a andar de mota.
Deco com eles... de preferªencia com uma versão em inglês para a Apple...
Reclamar pelos canais próprios... apertar com o péssimo serviço reconhecido... este assunto está mesmo muito batido para onde quer que olhe...
Estou a pensar e fazê-lo, mas depois de ter o MBP nas minhas mãos, depois de pagar os 100 contos que me pedem, pois recusei-me a aceitar a substituição de uma SuperDrive que funciona perfeitamente!
Quando o tiver na minha mão e longe de quaisquer maus tratos, irei chatear-me a sério.
Já tinha conhecimento. Tendo em conta que fui lá para trocar o lower case assy, e como não seria cobrado pois ja sabia o custo da peça e visto ser só substituir...
Não perguntei o custo da peça, mas sim o "custo" para levantares o portátil sem eles fazerem nada (o "orçamento").
Por acaso acho piada...é como levar o carro à oficina e dizer "olhe arranje-me aí essa batidela". Voltas lá na semana seguinte e ele arranja-te a batidela, o motor, muda-te os pneus e ainda diz que é melhor trocar a transmissão.
Pelos vistos, após a abertura do mesmo, parece que o top assy ja não era recuperável. Até tenho medo de pensar o que passam os portáteis por lá para me dizerem que após abri-lo os apoios iam à vida...
Não perguntei o custo da peça, mas sim o "custo" para levantares o portátil sem eles fazerem nada (o "orçamento").
Por acaso acho piada...é como levar o carro à oficina e dizer "olhe arranje-me aí essa batidela". Voltas lá na semana seguinte e ele arranja-te a batidela, o motor, muda-te os pneus e ainda diz que é melhor trocar a transmissão.
Acho que isso não está previsto, sinceramente não sei. De qualquer forma quando o ridículo me foi exposto, já estava o orçamento (abanar o portátil, portanto) feito.
Mas tu de início não deste autorização a que te cobrassem 80 euros pela simples realização do orçamento.
Ou seja, no momento em que entregaste a máquina para reparaçao e eles a aceitaram, não foste informado que caso recusasses o orçamento terias de pagar 80 euros.
Portanto nunca acordaste em pagar 80 euros pelo orçamento, é o que estou a tentar dizer.
Logo, do ponto de vista legal não terás de o fazer. Deco com eles.
De qualquer forma, estando o portátil nas mãos deles e como se diz em direito: "a posse é 3/4 da coisa"...é capaz de ser melhor pagares e estrebuchares depois.
Já tinha conhecimento. Tendo em conta que fui lá para trocar o lower case assy, e como não seria cobrado pois ja sabia o custo da peça e visto ser só substituir...
Do orçamento. Já sabia que eram 80 aérios por orçamento recusado.
Mas o orçamento ja tava feito, era só para trocar o lower case assy. Queria lá saber que a recusa deste fossem 80 euros.
Se pagares o orçamento eles devolvem o portátil como estava (ou seja conseguem montá-lo) e se não aceitares já não se consegue aproveitar a carcaça superior? Que raio de tanga é esta?
Além disso esse orçamento não foi feito par ao que pediste
Aí está. Quando eu telefonei para lá depois do 2º orçamento (em que já incluía o lower case assy, e continuava a incluir a SuperDrive) eles disseram que ainda nem sequer o tinham aberto. Estava tal e qual cm o tinha lá deixado. O orçamento deles foi abanar o MBP.
Mas já que já o tinha entregue... Deixei lá estar. Já sabia que a lower case iam ser mais de 20 contos, e quando respondi ao orçamento risquei a SuperDrive e escrevi especificamente que além da case nao iam substituir absolutamente mais nada, porque tava tudo a funcionar.
Pelo que vejo, as queixas por causa da Macieira são frequentes. Se querem que vos diga, eu pedia logo o livro de reclamações, punha um anuncio no jornal e fazia ainda queixa à deco se me fizessem uma coisa dessas!!! Sem muito bem os meus direitos de consumidor e onde me hei-de dirigir caso estes não sejam cumpridos!! Não vamos deixar eles fazerem o que querem. Como sabem que ninguem faz nada deixam andar... Comigo nada dessas coisas passa em branco.
A deco limita-se amandar uma carta para a apple IMC e esperar se a Apple IMC nãõ responder a DECO nao faz nada alegando que nao tem poderes legais.
Aconteceu-me uma situação semelhante com a Acer.
Eu vou falar com uns tecnicos para ver se eles me abre isto e ver as ventoinhas (tenho quase a certeza que uma esta estragada ou a estragar qq coisa).
E depois eu acho que eles "lascaram" a top casing do meu MBP quando pedi que me trrocasem uma superdrive que nao gravava DVDs. Agora também reparei que tenho um conjunto de pixeis mortos, falei com o dono d aloja e ele disse-me que nao devem trocar isto. A mim parecem-me ser mais de 8.
Eu tive o meu MBP 6 semanas na assistencia para trocar o modulo e a bateria, mas só veio o computador pk eu precisava mm dele e a loja teve que levantar apenas o MBP. Acontece que ja la vai 3 meses si 3 que não tenho bateria e agora de tanto usar o magsafe esta a ficar danificado, visto que o utilizo em casa e no trabalho, onde circula muita gente as vezes tocam no fio...que por acaso ja me desligaram o MBP umas vezes. Isto nao pode mm continuar...vamos à guerra malta.........!!!!????
Eu tive o meu MBP 6 semanas na assistencia para trocar o modulo e a bateria, mas só veio o computador pk eu precisava mm dele e a loja teve que levantar apenas o MBP. Acontece que ja la vai 3 meses si 3 que não tenho bateria e agora de tanto usar o magsafe esta a ficar danificado, visto que o utilizo em casa e no trabalho, onde circula muita gente as vezes tocam no fio...que por acaso ja me desligaram o MBP umas vezes. Isto nao pode mm continuar...vamos à guerra malta.........!!!!????
Marcadores