Análise Sony vaio vgn-ux280p

scorcher

Power Member
Em busca de algo possuidor de uma relação de portabilidade e funcionalidade ainda mais elevada, n pude deixar de ficar indiferente quando tive conhecimento destes novos modelos vaio da gama UX.. Trata-se na sua essência de micro pc´s que divergiram do standart UMPC, mais potentes, mais pequenos que qualquer UMPC até à data produzido e com um design de cortar a respiração, na minha opinião.. claro :D

001.jpg


Lindo.. n?.. este é um vgn-ux280p, um modelo lançado em meados de setembro 2006 exclusivamente em solo americano, o que é pena.. pois como a sony já nos habituou em práticamente tudo, o velho continente n consta na lista de prioridades no que toca a lançamentos.. No entanto e ao fim de 7 meses do lançamento oficial do ux50, o primeiro modelo lançado desta gama, lá surgiu uma notícia referente ao mercado europeu (ainda a noticiei aqui).. Pois é.. é um VGN-UX1XN que chegou finalmente ao mercado europeu (embora que apenas parcialmente) está já disponivel aqui..

Bem, continuando.. o ux280p que tenho foi importado pela Dynamism, n chegou a 2 semanas de espera e fiquei com uma segunda garantia durante o primeiro ano da própria Dynamism..


Agora vem a parte do expositor (descrição no sentido dos ponteiros do relógio a começar no meio dia :D)..

dsc00952fq9.jpg


Esta é a caixa original dele, onde se pode ver o logo tão badalado do "Windows Vista Capable"..


53209484ut3.jpg


-Motion Eye, câmera frontal ideal para video conferências com uma resolução de 0.3M pixels (pouco mas suficiente)
- Multi pointer, o tradicional rato por stick (requer alguma habituação)
-Zoom In/Out, serve para ampliar até 3x a imagem do ecrã (dá jeito para pormenores perante a alta definição do tft)
-POWER switch, permite fazer hold (idêntico ao da psp) e com um led indica o estado do dispositivo
-Microphone, dá jeito para skype e afins..
-No ecrã em baixo há uma série de indicações desde WWAN, WLAN, Bluetooth, Scroll Lock, Caps Lock, Number Lock, acesso ao disco e por fim o estado da bateria..
-Led DC IN
-Wireless switch, on/off e permite por software escolher entre ligar o Bluetooth, wireless ou ambos
-Launcher button, é configuravel e vem predefinido para abrir isto (como que um media center)
-Center button, tb é configurável (tenho-o para activar o scroll)
-Botão direito do rato (aquela falha entre os dois dá muito jeito para saber onde é que acaba um e começa o outro :D)
-Botão esquerdo do rato
-Speaker, está no lado oposto do micro para se alguém o quiser usar como tlm :D (já dá um som jeitoso, mas podia ser melhor..)
-Fingerprint sensor, pode parecer que n.. mas dá jeito quando se quer fazer login e para umas brincadeiras tb..
-Touch panel LCD screen, simplesmente divinal.. com uma resolução de 1024*600 em apenas 4.5" e com uma nítidez e brightness brutais.. do melhor que a sharp está a lançar cá para fora, mesmo.. no entanto é críticado por muitos pela alta definição (e até por mim até me habituar :D), mas está no limite entre o perceptível e o n perceptível (para as fotos usei um k750i e o raio da câmera n conseguia focar o texto por ser demasiado pequeno :D).. de resto n sei se a minha visão serve de exemplo, mas até 50/60cm de distância consigo ver/ler razoavelmente bem:joker: .. No que respeita ao touch screen em si, depois de bem calibrado é preciso a lidar com os minúsculos ícones e de extrema funcionalidade num dispositivo deste tipo para acesso rápido..


96739657dw8.jpg


-caixas..
-bolsa, mesmo à medida e bastante útil..
-uns manuais..
-pulseira para ele n fugir..
-Stylus, dá para encolher para metade..
-Adaptador com Lan, VGA e AV out (podia ter uns usb´s, mas pronto..)
-Suporte vertical, para acompanhar com um teclado quando n se leva a base


14969595jo8.jpg


-1 usb
-Ventilação IN
-SIM card slot, serve para modem 3G.. (mostro mais abaixo, dá bastante jeito quando houver serviços mais acessíveis)


12827871hl2.jpg


-I.LINK
-VGA
-2 usb´s
-LAN
-DC IN
-(n era pior ter tb um jack de 3,5mm para audio out ou até mesmo uma porta de fibra óptica em 2.0.. dáva-lhe muito bom uso para ligar a um amplificador..)


87928442ii4.jpg


bat2iz4.jpg


bat3xh9.jpg


bat4rf4.jpg


-Ventilação OUT, n aquece grande coisa e do que me apercebi até agora tem 3 estados.. off/50%/full power e é neste último que já se houve algum ruído, mas inferior a qualquer portátil que já testei..
-Slot support ALL Memory Stick Duo com led de actividade
-Capture button, activa o programa de captura de video/fotos (fica engraçado e dá jeito ter um atalho assim logo à mão)
-Focus selection switch
-Bateria, ainda em testes mas para standart já aguenta bem.. com wireless e bluetooth ligados já bateu perto das 4 horas em uso


dsc01040ii3.jpg


-Carregador, é relativamente pequeno e tem um led na ponta da ficha que indica quando estou ligado ou n


stylushu1.jpg


-Encaixe para guardar o stylus
-Antena WWAN, isto tb tem incorporado um sintonizador para TV digital (que só está disponivel no japão..)
-Ventilação IN


cam2gv0.jpg


-Câmera traseira com 1.3M pixels, tira fotos e filma em condições a 30fps


sim1yl9.jpg


sim2lj6.jpg


-Cingular EDGE support, por testar..


84076706zj6.jpg


39288152ak7.jpg


40139892lg4.jpg


-DC IN
-Ventilação IN
-Porta de dados com a base e adaptador
-Headphones jack 3,5mm
-Microphone jack 3,5mm
-Teclado iluminado em azul, layout em inglês (só há o japonês como alternativa..) e requer habituação ao toque, mas depois de se ter o kit d´unhas é sempre a abrir :D


brightness1pt6.jpg


brightness2om9.jpg


-Diferença entre brightness mínimo e máximo, no nono nível (1-9) o brilho é de tal ordem intenso que mesmo ao ar livre e em dia de sol se vê impecavelmente bem (reparem que na segunda foto a sensibilidade à luz é menor)..


psp1gv0.jpg


psp2jv3.jpg


psp3vk7.jpg


-É mais espesso que a psp, mas mais ergonómico.. (digamos que tem mais por onde se lhe agarrar :D)


psp4nh8.jpg


psp5os7.jpg


psp6sg7.jpg


psp7ty2.jpg


-É efectivamente mais estreito que a psp..


psp8lj9.jpg


-Ambos os tft´s estão com o brightness no máximo (psp no 4ª nível e o vaio no 9º nível) e aqui se vê a superioridade do tft do vaio, é mesmo muito brilhante e com cores muito vivas


programs1lt8.jpg


-Foto da tralha que vem instalada, pouco legível por n dar para focar devido à reduzida dimensão (como já referi)..


programs2tq6.jpg


-E aqui um print screen que mostra a real àrea de trabalho deste vaio, 1024*600 que para mim são já suficientes para o que pretendo dele..


Caractaristicas oficiais:

Model:
VGN-UX280P

Processor
Intel® Core™ Solo Processor U1400 (1.20GHz1 , 2MB L2 Cache)

Operating System
Genuine Windows® XP Professional (Service Pack 2)

Front Side Bus Speed
533MHz

Chipset
Intel® 945GMS

Integrated Wireless LAN
Intel® PRO/Wireless 3945ABG Network Connection (802.11a/b/g)4

Integrated Wireless WAN
Integrated Wireless Wide Area Network (WAN)132 accessing Cingular Wireless National EDGE Network with SmartWi™ technology

Bluetooth® Technology
Integrated Bluetooth® Technology14

LCD
4.5” Wide5 SVGA LCD, Touch Screen (1024x600)

Hard Drive
40GB4 4200rpm Ultra ATA Hard Drive with G-Sensor™ Shock Protection - Hard Disk Drive Protection

Memory
1GB PC2-3200 400MHz DDR2 SDRAM

Graphics
Intel® Graphics Media Accelerator 950 with 128MB dynamically allocated shared RAM/Video memory

Ethernet
Fast Ethernet 10BASE-T/100BASE-TX (RJ-45)

Audio
Sound System --- Windows® sound system compatible with Built-in monaural speakers

Audio Interface
Microphone jack, Headphone jack

Media SlotMemory Stick® Media Slot --- 1 - Supports Optional Memory Stick DUO™ media with MagicGate® functionality

Other Interfaces
1 USB 2.0 port, port replicator connector, DC-in (1)

Pointing Device
Pointer

Keyboard
64 keys with 0.15mm stroke and 8.6mm pitch

Action Buttons
Mouse Left, Mouse Right, Scroll, Magnify Screen (Zoom In/Out), Capture, Center Button, Wireless LAN On/Off, VAIO Touch Launcher

Power Requirements
41W+10%

Battery
Standard Capacity Lithium-ion Battery (VGP-BPS6)
Estimated Battery Life
Standard Battery: 2.5-4.5 hours13

Communication
2 Built-in Cameras (front: 0.3M pixels and back: 1.3M pixels)
Built-in microphone

Security
Biometric Fingerprint Sensor

Color
Silver

Supplied Accessories
Cingular SIM Card
Standard Lithium-ion battery (VGP-BPS6)
AC Adapter (VGP-AC16V7)
Port Replicator (VGP-PRUX1) - 1 4-pin i.LINK® interface6, 3 USB 2.0, Ethernet, VGA-Out, A/V-out and DC-in
Soft Carrying Case
Power Cord
Stylus
VGA/LAN Adapter - Ethernet, VGA-Out and A/V-Out
Strap
Detachable Stand
2 Additional Stick Pointer Caps

Optional Accessories
Additional Port Replicator (VGP-PRUX1)
Large Capacity Battery (VGP-BPL6)
AC Adapter (VGP-AC16V7)
LCD Protection Sheet (VGP-FLS8)
2-Pack Stylus (VGP-ST1)
Bluetooth® GPS Receiver (VGP-BGU1)
DVD R DL/DVD±RW Drive (VGP-DDRW4)

Weight
1.2lbs. (weight is approximate and may vary)

Measurements
5.91”(W) x 3.74”(H) x 1.27-1.50”(D)

SOFTWARE

Sony Original Software
VAIO® Touch Launcher
Trial Version of Sony® Popular Games

Supplied Software
Microsoft® Works 8.5
60-Day Trial Version of Microsoft® Office 2003171 Microsoft® Streets & Trips Software
Pen Plus™
SmartDraw® Suite Edition 30-Day Trial

Anti-Virus and Recovery Software
Norton® Internet Security™ 60-Day Subscription - Norton AntiVirus®, Norton Personal Firewall, Norton Privacy Control, Norton AntiSpam®, Norton Parental Control
TrendMicro™ Anti-Spyware (30-Day Trial)


Por agora ficamos por aqui, a 2ª parte desta análise ficará reservada por mais uns dias até poder determinar com exatidão o nível de performance deste modelo, sim.. porque meter-me em testes com um SO que logo de arranque me ocupa mais de 500mb de ram n dá lá muito jeito.. no entanto pondem ver que já por ali anda o GTA San Andreis mais o Live for Speed e desses posso adiantar que correm sem problemas :D..
 
Última edição:
Ainda ficou em perto de 2400€ (2000$ + taxas e 21% mais transportadora e seguro).

E agora para os aficcionados em dispositivos deste género e que estejam interessados em aproveitar uma oportunidade.. passem por aqui ..
 
Back
Topo