Dual boot Vista e XP não da?

Olá,
Tenho o vista instalado no C: (veio preinstalado no HP pavillon) e instalei o XP noutra partição (no XP corresponde ao E: e no Vista corresponde ao G:). Instalei o VistaBootPro para fazer o dualboot pois quando instalei o XP só conoseguia correr o XP. Quando configuro o VistaBootPro para o vista fazer o boot, aparece-me o ecrão com os dois sistemas opereativos. Consigo arrancar o Vista, mas se tento arrancar o XP dá um erro de ficheiro corrupto ou inextistente (windows/System32/winload.exe). No vista instalei o EasyBCD para reparar o boot, o que me possibilita entrar no XP mas já não no Vista se obtar por reparar a MBR, e não faz nada se obto por reparar o Vista Boot. Só consigo entrar num sitema operativo depois de ter corrido um programa no outro primeiro.
Que se passa? Algumas sugestões? Aqueles que conseguiram, como fizeram. Será que é porque as letras correspondentes ao XP não são as mesmas nos dois sistemas operativos?
Será que tenho de ter dois C: activos (estando o outro invisível?).
Se utilizar o bootmagic, conseguirei alguma coisa? Ainda não o instalei com medo de não conseguir entrar em nenhum sistema...
Obrigado,

Yoram
 
Parece-me que a soluçao parece-me mesmo teres dois discos cada um para um OS..

Mas nao sei porque nunca experimentei isso que fizeste...

Cumps
 
Instala primeiro o XP e depois o Vista.
A letra da unidade não tem nada a ver. Seja qual for a partição onde está instalado, o Vista chama-lhe "C:".
 
Pois. Comigo também aconteceu o mesmo. Para saltar de um para o outro tenho de ir fazendo o fix. Ora estou com o vista, arranco o pc e faço fixboot do xp e corro o xp, depois no xp corro o vistabootpro e reparo o vista. É uma seca.

Não consigo adicionar ao boot do windows vista o windows directory do xp e as drives estão sempre a trocar...

Se alguem tiver uma solução sem ser instalar o xp e depois o vista, agradecia.



Cumps
 
facil....instalem este program:Easy BCD.....instalem-no e corram-no...ja n m lembro onde e k e k se tem de ir mas procurem na barra lateral...ha de aparecer uma opção em k carregam e vai vos aparecer o SO k tem instalado(Microsoft Windows Vista)...e vcs so tem k carregar em add e especificar o windows, a drive onde esta instalado na barra de baixo...e voi la...o windows xp ja foi adicionado ao arranque...
 
Preciso de ter o xp e o vista 64 em partiçoes diferentes? Como nunca tive o vista não sei se usa as mesmas folders (windows-program files-documents and settings) do xp.. ou com easyBCD ou o vistabootpro já posso dar a volta a isto? É que não queria ter partiçoes.

Cumps
 
Dual Boot

Boas

Tens que ter obrigatoriamente 2 partições.
Podes é numa delas ter apenas o espaço essencial para o sistema operativo e depois gravares tudo o que lhe acrescentares na outra partição(tendo o cuidado de ao instalar selecionar a letra da drive onde queres instalar.)
Tens aqui um guia passo a passo de como instalar o XP+Vista ou vice-versa...

http://apcmag.com/5023/dual_booting_xp_with_vista
http://apcmag.com/5485/dualbooting_vista_and_xp

No meu caso usei directamente o format/partition creator que vem no próprio cd de instalação dos windows para criar as partições...não usei nada lá do diskpart que eles falam
Cumps
 
Última edição:
Dual Boot Vista e XP

continuo com o problema por resolver. E essas tutoriais não dão para quem, como eu, tem o Vista pre-instalado no portátil. sim, tenho o DVD de recuperação (que já me fez falta!).
Alguém já conseguiu alguma coisa num laptop?
 
Olha, a mim resultou.

Tenho um HP Pavilion que vinha com Vista Home Premuium. O disco ja vinha particionado. Uma partição com o Vista e outra com o Recovery do Vista.

Reduzi o tamanho do disco "c:", onde está o Vista, reiniciei com o XP e instalei-o, seguindo as instruções.

No XP instalei o VistaBootPro para fazer o Dualboot, mas tive problemas. Não consegui definir a partição onde estava o XP. Aí reiniciei (no Vista) e instalei o EasyBCD, a partir do qual, inseri o boot para o XP.

Tudo funciona bem, sem erro nem conflito, podendo agora iniciar em 3 opções. Vista/XP/recovery.

Apenas ficaram a faltar uns drivers que terei de procurar na net, nomeadamente para rede sem fios.

De resto é na perfeição.

Se quiseres, explico-te pormenorizadamente os passos que dei.
 
Última edição:
De qualquer maneira, acho que para funcionar o dual boot, tem de se instalar primeiro o Xp e depois o Vista, por causa do bootloader.
 
Última edição pelo moderador:
Macuti,

Sim, se puderes diz-me quais os passos que seguiste se bem que acho que já fiz o que fizeste.
Tenho o Vista e o XP em duas partições diferentes (C: e E:).
Entretanto o Partition Magic já não inicia porque tem um erro numa partição que ele não consegue reparar.
Será que se apagar todos os discos duros e depois recriar partições, consigo reinstalar o Vista com o DVD de recuperação? Tenho vontade de recomeçar tudo de raiz.

Obrigado pela ajuda,

Yoram
 
Eu tinha o Vista que vinha d'orige com o portátil...

Fiz uma partição para o XP com o vista partition manager...

Instalei o XP naquela partição.

Corri o DVD do Vista para corrigir o "problema" do boot.

Instalei o EasyBCD para fazer o Boot...

e Voilá instant dual-boot machine...
 
6. Quando acabar a instalação do XP, fica o único sistema a arrancar, deixando o Vista intocado, mas sem arrancar. Instalem a Microsoft .net Framework 2.0 no XP;

7. É aqui que entra o VistaBootPRO: instalem o programa no XP (http://www.vistabootpro.org/);

8. Executem o VistaBootPRO e vão para o separador "System Bootloader". Seleccionem "Windows Vista Bootloader" na primeira secção e "All Drives" na segunda secção;

9. Cliquem em "Install Bootloader";

10. Escolham "Diagnostics" no menu e cliquem em "Run Diagnostics";

11. O VistaBootPRO vai "saltar" para o separador "Manage OS Entries" e aí poderão ver que ficam duas entradas: uma para o Vista e outra para "Earlier versions of Windows";

12. Reiniciem o PC e o dual boot aparece

cumps (funciona testei no meu pc e nao tenho ninhum problema):)
 
bem eu nao consigo nao sei o que se passa , eu sempre que coloco o cd do xp para comecar a instalar dis me no começo da instalaçao apos premir enter para ir começar , diz me ai que nao tenho nenhum disco a nao entendo ...
bem tenho um hp dv9575 e uns discos sata ... ja sakei umas drives mas nao sei o pk de nao dar ... enfim se houver alguem que tenha ja feito isso e que tenha tido esse problema dos discos etc que me mande pm obrigado
 
Boas a todos,

Eu tentei seguir os tutoriais que me indicaram e ainda não consegui por tudo a funcionar.
Tenho um sony vaio que já tem o vista pré instalado, então segundo um dos tutoriais que vi aqui criei uma nova partição, e instalei o Xp, e partir de aí só me arrancava com o windows xp, entretanto andei por aí a ler umas cenas e instalei o vistaboot pro no xp e a partir daí começou-me a aparecer o menu de arranque, onde aparece o windows recovery, o windows vista e o windows xp, mas só consigo arrancar com o vista, pois quando tento arrancar com o XP dá-me um erro que diz:

" O arranque do windows falhou. A causa poderá ser uma alteração recente do hardware ou software. Para corrigir o problema:

1. Insira o disco de instalação do windows e reinicie o computador.
2. Seleccione as defenições de idioma e clique em "seguinte".
3. Clique em "Reparar o seu computador".

Se não tiver o disco, contacte o administrador ou o fabricante do computador para obter assistência.

ficheiro: \ntldr

Estado: 0Xc000000F

Informações: Não foi possível carregar a ebtrada seleccionada porque a aplicação está danificada ou não está presente."

Agradeço desde já toda a ajuda possível.

Melhores cumprimentos

Paulo Lima
 
bem eu nao consigo nao sei o que se passa , eu sempre que coloco o cd do xp para comecar a instalar dis me no começo da instalaçao apos premir enter para ir começar , diz me ai que nao tenho nenhum disco a nao entendo ...
bem tenho um hp dv9575 e uns discos sata ... ja sakei umas drives mas nao sei o pk de nao dar ... enfim se houver alguem que tenha ja feito isso e que tenha tido esse problema dos discos etc que me mande pm obrigado

tb tenho este prolema..algm sabe cm s resolve isto?
 
astro_c

insere o dvd do vista e corre a ferramenta de correcção de erros

dá um pulo aqui ...

nlite them ... eheh

arranjas os drivers da Intel para sata do ***** do tatil e espetas num cd de instalação do WinXp nlited aproveitas e metes tb o SP2 até podem personalizar várias opções...
 
Última edição:
astro_c

insere o dvd do vista e corre a ferramenta de correcção de erros

dá um pulo aqui ...

nlite them ... eheh

arranjas os drivers da Intel para sata do ***** do tatil e espetas num cd de instalação do WinXp nlited aproveitas e metes tb o SP2 até podem personalizar várias opções...

Boas Morpheus

Ja tentei fazer o que me disseste mas o problema subsiste, ou arranco o vista ou o xp, quando corrijo o boot para funcionar o vista deixa de funcionar o xp e da o erro que ja descrevi antes.

Como dizem os "ingreses"

HELP PLEASE!!!!
 
BOM DIA

Será que vai ser hoje que alguém me vai ajudar a resolver este problema, é que preciso de instalar um software e no vista ele nem me deixa arrancar o cd, diz

"e:\setup.exe

A unidade não consegue localizar o sector pedido"

E se tentar com o mesmo cd numa máquina com xp ou 2000, por exemplo, funciona perfeitamente.

O windows vista anda a dar-me cabo da cabeça, acho que se preocuparam tanto com a segurança que coisas até agora quase banais tornam-se quase missões impossíveis.


Este dual boot para mim, está a ser uma cruzada, só consigo por a funcionar um dos SO de cada vez.
 
Back
Topo