Debian [Dúvidas]

Saiu hoje o Debian 4.0, depois de quase 2 anos de desenvolvimento. Esta versão recebeu melhoramentos ao nível da gestão dos pacotes, um novo ambiente gráfico de instalação e suporte para drivers encriptadas. A versão do kernel é a 2.6.18.

Já alguém experimentou?

https://www.debian.org/News/2007/20070408
https://www.debian.org/download.en.html

Kernel 2.6 em Debian? Bah, o mundo já não é como dantes :P

A ver se experimento que fiquei curioso....debian é uma distro mesmo muito boa :)
 
Eu acho é que Debian é enorme. 4GB de distro é muito trafego. Nao podiam fazer uma coisinha à lá ubuntu, com, no maximo, 700 MB?
Por isso é que eu não exprimento Fedoras e OpenSUSEs..
 
Ora ai está... saca o netinstall e só precisas de instalar aquilo que necessitas :)
Como só instalas o que queres até ficas com algo mais pequeno que o Ubuntu :P
 
Para quem não souber, podem usar o jigdo para sacar os pacotes todos e fazer as isos...é mais prático porque podem usar qualquer mirror nacional de debian que já esteja actualizado com os pacotes mesmo que não tenha as isos :)

Mais info aqui: http://www.debian.org/CD/jigdo-cd/

EDIT: Já estou a "chular" o darkstar para isso. Sacar a 10Mbits rula :D
 
Saiu hoje o Debian 4.0, depois de quase 2 anos de desenvolvimento. Esta versão recebeu melhoramentos ao nível da gestão dos pacotes, um novo ambiente gráfico de instalação e suporte para drivers encriptadas. A versão do kernel é a 2.6.18.

Já alguém experimentou?

Noticia Oficial
Mirror nacional
Um dos meus sistemas só usa puro debian :002: e tlvz troke um outro :)
E aconselho net install, pois completo são 3 dvd's...

- O que há de novo



e já agora,

DebCentral Config
Certamente que muitos conhecem o automatix ne?
E se disser que tb há pra Debian etch ? :D

DebCentral Config
Install commonly needed audio and video codecs
Install commonly used browser plugins (Java, Flash, ...), Microsoft fonts
Install additional archiving tools (rar and ace)
Adobe Reader and Firefox plugins
Install GnomeBaker cd/dvd burning software
Install FTP client for GNOME with ssh capability
This configures Ctrl-Alt-Del to Open Gnome System Monitor (GNOME Install streamripper and streamtuner
Install DC++ and amule
Install Frostwire (GPL clone of Limewire)
Install Audio (Audacity) Video (Kino) and ID3 Tag (Easytag) editors
Install DVD ripper (dvdrip)
Install mplayer and Firefox multimedia plugin
Installs Totem-xine and Beep Media Player (with docklet)
Enable Debian Menu
Install Azureus and Bittornado
Install Avidemux
Turning on Numlock on GNOME startup (GNOME ONLY)
Install Programming tools Anjuta (C/C++ IDE), Bluefish (HTML editor), Screem (web development)"
Install Graphical dialup connection tool (GNOME ONLY)
Install NON-FREE Audio and DVD codecs
Install ndisgtk (Graphical frontend for ndiswrapper WiFi)
Set up some Nautilus Scripts - Open nautilus as root, open any file with gedit as root with right click in nautilus (GNOME ONLY)
Install Sun's version 1.5 JRE
Install Wine
Enables Ejection of CD when CDROM drive button is pressed.
Install firestarter firewall and adds it to Gnome startup
Install gdesklets and adds it to Gnome startup (GNOME ONLY)
Make USB gamepads work
Turn DMA of CDROM and DVD drives ON
Add midi capability to Etch
Tópico Original
 
Última edição:
Don't take me wrong, mas não vejo grande interesse em usar Debian.

O mundo linux desenvolve-se a um ritmo frenético. Todas as semanas temos actualizações de novos programas, patches, tecnologias, etc a sair e com Debian vemos o oposto. Saiu agora uma nova versão "estável" mas basta olhar para alguns dos programas para vermos que de "novo" tem pouco.

As versões dos programas são antigas e se uma distro "normal" (que lança 1/2 versões por ano) rapidamente fica desactualizada, então Debian muito mais.

Compreendo que a ideia é usar versões antigas que passaram por um longo processo de correção de bugs, mas será mesmo necessário meter de lado novas funcionalidades em detrimento da estabilidade?

Estou a usar Sabayon 3.3 que, em altura do lançamento, trazia a última versão de todos os seus programas. Será por isso que é menos estável? Pelo menos até agora, não. Não tenho crashes, e o sistema funciona todo ou of the box sem problema nenhum.

Sei que é contra a filosofia Debian, mas acredito que não se perderia nada se tentassem manter-se mais actualizados.
 
Até te daria razão, se não existisse a testing tree :P

Talvez, mas pelo que li (inclusive na FAQ da Debian), existe um risco ainda elevado de "breakar" o sistema e a versão "testing" provavelmente não tem a estabilidade de outras distros como Mepis que apesar de usarem repositórios outdated (Ubuntu Dapper) continuam a lançar versões com programas recentes incluindo as ultimas versões do Open Office, Fire Fox, etc.

Além disso, a "filosofia Linux" é algo bastante bom, mas quando é levada ao extremo como em Debian acho que já é demais... (Iceweasel?? Só por causa de um icon?...)
 
Don't take me wrong, mas não vejo grande interesse em usar Debian.

O mundo linux desenvolve-se a um ritmo frenético. Todas as semanas temos actualizações de novos programas, patches, tecnologias, etc a sair e com Debian vemos o oposto. Saiu agora uma nova versão "estável" mas basta olhar para alguns dos programas para vermos que de "novo" tem pouco.

As versões dos programas são antigas e se uma distro "normal" (que lança 1/2 versões por ano) rapidamente fica desactualizada, então Debian muito mais.

Compreendo que a ideia é usar versões antigas que passaram por um longo processo de correção de bugs, mas será mesmo necessário meter de lado novas funcionalidades em detrimento da estabilidade?

Estou a usar Sabayon 3.3 que, em altura do lançamento, trazia a última versão de todos os seus programas. Será por isso que é menos estável? Pelo menos até agora, não. Não tenho crashes, e o sistema funciona todo ou of the box sem problema nenhum.

Sei que é contra a filosofia Debian, mas acredito que não se perderia nada se tentassem manter-se mais actualizados.

A importancia do Debian é que há pelo menos 120 distribuições basadas em debian. Esse é o problema do Debian. Gentoo tb tem os seus problemas internos. Seria uma pena ver algum dos dois partir.
Estou convencido que o Ubuntu conseguiria continuar mesmo sem debian mas seria dificil.
 
A importancia do Debian é que há pelo menos 120 distribuições basadas em debian. Esse é o problema do Debian. Gentoo tb tem os seus problemas internos. Seria uma pena ver algum dos dois partir.
Estou convencido que o Ubuntu conseguiria continuar mesmo sem debian mas seria dificil.

Debian é bom para a comunidade mas só por causa da base e de todo o sistema APT-GET/DEB. De resto, distribuições como Ubuntu, Mepis, DreamLinux, etc são o que recomendaria para desktop.

Por acaso acredito que Ubuntu conseguiria continuar sem Debian. À uns tempos atrás isso estaria fora de questão mas agora penso que teria condições e não sei até que ponto isso não aconteça no futuro (Debian e Ubuntu seguirem ambos o seu próprio caminho).
 
Talvez, mas pelo que li (inclusive na FAQ da Debian), existe um risco ainda elevado de "breakar" o sistema e a versão "testing" provavelmente não tem a estabilidade de outras distros como Mepis que apesar de usarem repositórios outdated (Ubuntu Dapper) continuam a lançar versões com programas recentes incluindo as ultimas versões do Open Office, Fire Fox, etc.

Além disso, a "filosofia Linux" é algo bastante bom, mas quando é levada ao extremo como em Debian acho que já é demais... (Iceweasel?? Só por causa de um icon?...)


Debian Testing é muito mas muito mais estável que ubuntu (eu digo isto porque já tivo os dois durante meses). É que sem comparação. Não classifiques pelo nome. Eu sempre disse que para Desktop o melhor é usar a testing.
Vê o ciclo de pacotes http://pt.wikipedia.org/wiki/Debian#Ciclo_de_vida_dos_pacotes_Debian

Iceweasel é o firefox com novo icon e imagem, nada te impede de pores o que consideras original.
 
Última edição:
Talvez, mas pelo que li (inclusive na FAQ da Debian), existe um risco ainda elevado de "breakar" o sistema e a versão "testing" provavelmente não tem a estabilidade de outras distros como Mepis que apesar de usarem repositórios outdated (Ubuntu Dapper) continuam a lançar versões com programas recentes incluindo as ultimas versões do Open Office, Fire Fox, etc.

Além disso, a "filosofia Linux" é algo bastante bom, mas quando é levada ao extremo como em Debian acho que já é demais... (Iceweasel?? Só por causa de um icon?...)

Para Desktop eu diria que até a unstable tree se pode usar sem qualquer problema. O bom de Debian é a flexibilidade e ser possível ter um server ultra-estável e que funcione ou um desktop com versões mais recentes ;)

O Iceweasel nem me faz comichão. Se os gajos da Debian acham melhor poder modificar o firefox á vontade e distribuirem binários sem estarem dependentes da aprovação da Mozilla Fundation bastando para isso mudarem o nome...so be it :P
 
Reinstalar? #apt-get update / #apt-get dist-upgrade
Mas tipo, eu tava com a testing (etch), que passou agora a stable, e queria fazer update para a release que esta actualmente como testing. O dist-upgrade nao passa imediatamente para a nova versao?
 
Última edição:
há situações em que a estabilidade é crucial, e é até posta em parte em detrimento de alguma funcionalidade. talvez distribuiçoes como o debian sejam adequadas para este tipo de casos.
embora reconheça, que para a esmagadora maioria de utilizadores da comunidade linux isto não tenha qualquer tipo de interesse. acredito que debian dure, embora a muito custo.

talvez mude de política um dia?

cumprimentos
 
Back
Topo