Nintendo adquire Monolith Soft (2nd Party)

I_Eat_All

Plasma Beam!
Monolith Soft ou MLSI (não confundir com Monolith Productions, conhecida por F.E.A.R. e Condemned) foi fundada em 1999 por Hirohide Sugiura e ex-funcionários da Square Co. provenientes das equipas de Chrono Cross e Xenogears.

A companhia foi fundada com a ajuda de um investimento da Namco, que passou então a possuir 96% das acções da companhia, a companhia prosseguiu então em desenvolver títulos para a PlayStation 2, Nintendo GameCube e Nintendo DS; criando franchises como o Xenosaga, derivado do franchise da Square-Enix, o Xenogears, e Baten Kaitos, usando grande parte da equipa de pre-rendered backdrops do Chrono Cross.

Aquando da fundação em 1999 a empresa consistia essencialmente na equipa do Xenogears, sendo que em 2001, fruto de um êxodo da Square Co. chegaram numerosos elementos da equipa Chrono Cross.

Embora ambos os franchises tenham sido de alguma forma aclamados pelos media e especialmente pelos fãs, não atingiram sucesso comercial envisionado levando a Namco a cortar-lhes nos fundos, sendo que tudo indica que Xenosaga que era para ser dividida em 6 jogos ficou reduzida a 3 (uma triologia) e a prequela de Baten Kaitos nem teve direito a Full Motion Video CGI como o primeiro.

Provavelmente por causa disso... A Namco anunciou agora que vendeu agora 80% dessas acções à Nintendo, sendo que a partir de 1 de Maio, quando a alteração entra em vigor a Monolith Soft passa a ser efectivamente uma Second Party Nintendo, não perdendo todas as ligações com a Namco que continuará assim a deter 16% da companhia, não tendo regalias de admistração ou decisão sobre ela, mas abrindo portas para cooperações.

Trata-se da primeira compra de mais de 51% de um estúdio que a Nintendo faz desde que adquiriu a Retro Studios em 2002.

Neste momento estão a fazer o Day of Crisis para a Nintendo, um jogo que de aventura que, estranhamente não é um J-RPG e estão a fazer pelo menos um RPG ainda não mostraram:

IGN Wii: Monolith is known for RPGs. What motivated you to start a non-RPG product like Disaster?

Hirohide Sugiura:
I think it is only because our company started with RPGs, but we are always examining various ideas and various possibilities. Disaster is one of them. But, it does not mean that we have changed direction. We are also developing an RPG game separately.

Cubed3: Has work begun on a Nintendo Wii version of Baten Kaitos or any ideas been formulated yet? And can fans expect Baten Kaitos to remain exclusive to Nintendo formats?

Hirohide Sugiura:
At present, we do not have concrete plan to produce Baten Kaitos for Wii. However, there are several on-going titles exclusively for the Nintendo format. Please look forward to them.
Fonte: http://www.cubed3.com/article/5654/

Tópico(s) relacionado(s):

-> [Wii] Disaster: Day of Crisis
 
Satoru Iwata (Presidente da Nintendo) fala da aquisição da Monolith Soft.

Bandai-Namco issued a release about your purchase of Monolith Software. Have you changed your position that you will not do M&A (mergers and acquisitions)? Or, is this an exception? What is the purpose?

Satoru Iwata: "When we say we do not do M&A (mergers and acquisitions), there are always exceptions, so let me explain about it. We have never said that we will never do M&A in any situation. Actually, we are not against M&A if Nintendo can absorb the real value of the company. However, in most cases, the value of software developing companies is attached to its people, not the company, which is merely a vessel for its people. So, when we purchase a company, we can purchase the vessel, but we cannot necessarily purchase the contents. Even if we should compete with others to purchase a software company, although we might be able to increase the sheer number of our developers and to gain a short-term result, we do not think it will do good for us in the long run. We have been repeatedly saying that we will not do that kind of M&A.

In the case of Monolith Software, Mr. Sugiura, the president, and Nintendo have a long-term relationship. How Mr. Sugiura thinks is close to how Nintendo thinks. The software Mr. Sugiura would like to create is in line with what Nintendo would like to have for its platform. So, we thought that Nintendo should support this idea, and we decided to take action.

If certain conditions are met, we may do the same thing in the future (M&A). However, we will be very careful and selective, so that we will only partner with people with whom Nintendo can create a long-term working relationship."
Fonte: http://www.nintendo.co.jp/ir/en/library/events/070427qa/index.html

Para quem ainda não sabe o que a Nintendo comprou (Monolith, o que é isso?) aqui fica:

-> http://www.youtube.com/watch?v=IyUFPNTUevs

Mostly in-game, on PS2 (e com baixo orçamento comparativamente a outros J-RPG's).
 
Hey I_eat_all, podemos esperar uma 3 parte de Baten Kaitos??!? Que achas??

Isso é ke era!!:)
Hmmmm.... Não sei não, mas sei que (muito provavelmente) não está em desenvolvimento:

C3: Has work begun on a Nintendo Wii version of Baten Kaitos or any ideas been formulated yet? And can fans expect Baten Kaitos to remain exclusive to Nintendo formats?

HS:
At present, we do not have concrete plan to produce Baten Kaitos for Wii. However, there are several on-going titles exclusively for the Nintendo format. Please look forward to them.
Fonte: http://www.cubed3.com/news/5654/

Também não sei se é o conteúdo que mais quero da Monolith, adorei ambos os Baten Kaitos mas não eram o produto mais ambicioso no que toca a magnitude épica e argumento, também não eram nada de especial tecnicamente, eram bastante bonitos artisticamente no entanto (fundos pré-renderizados feitos pelos mesmos do Chrono Cross), mas vendo o que a Monolith fez in-game na PS2, o potencial da equipa é maior que isso; além de que Baten Kaitos não vendeu por aí além.

Mas a julgar por algumas entrevistas um Baten Kaitos 3 é uma questão de tempo, eles até já disseram que estariam interessados em criar um para a DS. (e possivelmente chegaram a começar a fazê-lo)

Baten Kaitos interessam-me mais como side projects da empresa (que espero que continuem), mas não como a direcção central a tomar; espero mais deles e vejo potencial além disso, e creio que a Nintendo também, não acredito que estivessem dispostos a comprá-los apenas pelo Baten Kaitos. (sem querer ser desrespeitoso para com eles)

Mas sabemos que eles estão a fazer (pelo menos) um RPG que não Baten Kaitos, para a Wii; não sou bruxo, mas eu cheira-me que deve ter sido por cheirar bem no forno (em relação a esse jogo) que levou a Nintendo a dar o passo.

Xenosaga como franchise também podia crescer imenso numa plataforma Nintendo.
 
Back
Topo