Guia Reduzir o consumo do vista (c/ eyecandy)

Romani48

Power Member
Bem depois de tantos pedidos e ajudas por PM decidi (finalmente :D) criar este pequeno guia!

[GUIA] Reduzir o consumo do vista

Este guia consiste em tentar reduzir o consumo do Vista mantendo todo o seu eyecandy!

NOTA: não posso prometer que consigam consumos de 200-300Mb sempre nessa estabilidade, mas sem duvida que vão conseguir grandes reduções.

Comecemos então a "dieta do Vista":

1.Desligar os serviços desnecessários

Como todos sabemos, recentemente, todos os SOs da Microsoft trazem uma carrada de processos inúteis ao comum dos mortais, consumindo os nossos recursos até estes ficarem à hora da morte :P. Vamos então contrariar isto! Como?

Vamos abrir a consola dos serviços:

PAINEL DE CONTROLO -> FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS -> SERVIÇOS


Vamos ter agora uma lista de todos os serviços disponíveis no nosso computador.
Vou agora sugerir uma configuração possivel:
proccessosgj0.jpg


Digo vos já agora que vocês podem rever esta configuração alterando-a conforme as vossas necessidades, desligando serviços de rede, serviços de Internet (caso não utilizem), ou até tirar o eyecandy)

Notas adicionais:

  1. O serviço das pastas partilhadas do MSN está desligado nesta configuração
  2. O suporte a extras e o comando no Media Center também foi desligado
  3. O Superfetch está desligado, pelo que vocês podem perder alguns segundos a abrir as aplicações, visto este ser o serviço que gere os recursos da memoria de forma a obter melhor desempenho na execução de aplicações, claro que este é um dos serviços que consome mais RAM, pelo que a sua execução consome muitos recursos...
2."Operação ao Vista"

O passo anterior já é o suficiente para dar mais folgo à vossa memória, porém vamos efectuar uns cortes no coração e no cérebro do Vista.

Programa necessário:
Com este, digo vos já que não precisam mais nada!
Simplesmente magnifica esta ferramenta, e tem um guia na primeira página que vocês podem seguir, por isso não coloco mais informações agora.

Mais tarde ponho aqui umas Screenshots para completar o guia

A ideia principal neste programa é deixarem este fazer uma limpeza no registo do Windows e nas pastas, pelo que vão deixar o sistema mais estável.

3.Limpezas na memória

Programa necessário:
Bom, este programa é mais um complemento a tudo o resto que propriamente uma modificação efectiva. Este serve para organizar a RAM, principalmente depois de enchermos a memoria com navegações na net e correr programas, aconselho correr este programa para depois podermos jogar com a memoria sem lixo.


4.Outros

Depois de efectuarmos todos os passos anteriores já devemos ter um sistema bem mais leve, de qualquer forma deixo aqui links para listas de tweaks e melhoramentos para o vista:
  • TweakVista Site com dezenas de tweaks, melhoramentos e outros sobre o vista!
  • Vista Tweaks Lista com um apanhado de tweaks para o Vista
  • Vista Tweaker Site com algumas ferramentas
  • vLite Ferramenta de configuração da Source do Vista, feito à imagem do nLite
  • [novo]

5.Resultado

Bem, alguns já devem conhecer! Porém como prova, mostro-vos como está o meu sistema:





Bem, espero que isto vos ajude. Eu vou tentando actualizar isto, para já vão experimentando e vão deixando feedback!
Fiquem bem
_______________________________________________________
Sistema utilizado: Windows Vista Ultimate 32bits PT-PT
Memória: 1 GB
 
Última edição:
Bom.... Melhor só complementando o tutorial com mais algumas imagens e explicações sobre o que fazem alguns dos serviços...

Bem para já obrigado pelo feedback

quanto as imagens sim eu vou colocar mais, tenho de "ir" depois para o Vista, neste momento estou no XP, depois quanto aos serviços posso colocar uma lista, apesar que no windows têm uma descrição sobre os serviços.

Agradeço novamente
cumps
 
Sim, mas como deves saber, as descrições nem sempre são esclarecedoras... ;)

Mas para já está muito bom... Pelo pouco que vi do teu tutorial, tens muita coisa em manual...

Consegues esclarecer-me uma coisa sff... O Manual obriga-te a ligar e desligar o serviço manualmente, certo? O Automático, activa automáticamente se necessitar dele?

Se sim, a minha ideia será parar TUDO e colocar tudo em automático e depois de um dia "normal", ver aquilo que realmente se iniciou...
 
Sim, mas como deves saber, as descrições nem sempre são esclarecedoras... ;)

Mas para já está muito bom... Pelo pouco que vi do teu tutorial, tens muita coisa em manual...

Consegues esclarecer-me uma coisa sff... O Manual obriga-te a ligar e desligar o serviço manualmente, certo? O Automático, activa automáticamente se necessitar dele?

Se sim, a minha ideia será parar TUDO e colocar tudo em automático e depois de um dia "normal", ver aquilo que realmente se iniciou...
coijoyu6.jpg

Acho que isso explica bem o que queres saber ;)
Se puseres Manual ele vai abrir conforme a sua necessidade, mas vai estar desligado no arranque do windows, em autumatico ele começa com o arranque do windows.

Quanto a polos todos a ligar conforme as suas dependências só tentando, pois há coisas que não podem estar assim, repara que se puseres um programa essencial ao windows a ligar se outro pedir, mas nenhum outro programa pedir para este abrir
ele não abre e não há windows para ninguem..

cumos
 
Ah, porreiro... Neste momento estou a "esvaziar" para possivelmente colocar o vista...

Só brinquei com a RC2... tenho de ver isto como deve ser...
 
esta ai um serviço que nao devia ser desligado:
Superfetch - É este o serviço que consome uma quantidade substancial de RAM mas nao desliguem porque é este que faz a gestão inteligente da memoria de modo aos programas iniciarem-se mais rapido.

ai ai romani :P
de resto está excelente!

eu sei muito bem que está desligado.. Mas a ideia é mesmo diminuir o consumo de RAM... claro que se perde coisas com isso, é obvio :P

mas eu vou lá por a dica para as pessoas verem isso :)
 
esta ai um serviço que nao devia ser desligado:
Superfetch - É este o serviço que consome uma quantidade substancial de RAM mas nao desliguem porque é este que faz a gestão inteligente da memoria de modo aos programas iniciarem-se mais rapido.

ai ai romani :P
de resto está excelente!

Para pcs com 512MB de ram, compensa mais deixa-lo desligado.

Pelo menos eu noto isso
 
Última edição:
O Superfetch está desligado, pelo que vocês podem perder alguns segundos a abrir as aplicações, visto este ser o serviço que gere os recursos da memoria de forma a obter melhor desempenho na execução de aplicações, claro que este é um dos serviços que consome mais RAM, pelo que a sua execução consome muitos recursos...
Se temos ram esta deve ser usada. Alias este é um dos melhores serviços implementados pela M$ em muito tempo. E noto que mesmo que tenha a mem a 80% de uso, se abrir outro programa a utilização "desce" para acomodar o novo programa, sem notar slowdowns a mudar de aplicações.
 

Se temos ram esta deve ser usada. Alias este é um dos melhores serviços implementados pela M$ em muito tempo. E noto que mesmo que tenha a mem a 80% de uso, se abrir outro programa a utilização "desce" para acomodar o novo programa, sem notar slowdowns a mudar de aplicações.

Loje de mim negar isso, mas tenta correr jogos com isso ligado e desligado, depois diz me alguma coisa :D
 
Sabem o que eu fiz no VISTA, mudei para o Windows Classic e só fiquei com 25% activo nas memórias.....tudo funciona na mesma excepto o eyecandy, estive a jogar finalmente Stalker e nem mugiu ;);)

515 de 2G
 
Última edição:

Pensa comigo, o Superfetch surgiu com o Vista certo?

Mas antes no XP tinhas uma feature que fazia (tentava) fazer um bocado do que o Superfetch faz, chamado (não é fetch, eu enganei me :P) PreFetch..

Ao desligares o Superfetch, vais continuar com o Prefetch, logo a performance fica ao nivel do XP neste aspecto: ligeiramente pior, mas ainda está lá.. uma versão scaled down do coiso :P
 
Loje de mim negar isso, mas tenta correr jogos com isso ligado e desligado, depois diz me alguma coisa :D
Como só uso aplicações para desenvolvimento, não posso dar a minha opinião nos jogos. Mas para quem usa o PC para trabalhar nota-se diferença (apesar de eu ser suspeito pois quando passei para o vista também passei para um C2D, logo as minhas comparações prendem-se com outros PCs com a mm configuração mas windows xp).
 
Back
Topo