Rede Caseira - Tomadas RJ 45

Carlos TMartins

Power Member
Boa tarde,

tenho tudo preparada para montar uma rede em casa, tenho um router Speedtouch, apenas me falta efectuar as ligações mas não sei qual o esquema para ligas os cabos as tomadas. Onde posso obter essa informação?

Thanks
Carlos Martins.
 
quais tomadas?
se vais usar um router, nele tens as "tomadas" onde ligas os cabos de rede que por sua vez se ligam às "tomadas" dos computadores....
 
o que eu fiz, embora não tenha sido o mais correcto foi, a cada cor corresponder um numero, ou seja , ex: o cabo laranja no terminal 1 das duas tomadas, o vermelho no terminal 2.... Fiz desta maneira porque o cabo que tinha em casa nao correspondia ao do esquema, logo nao podia usar o mesmo esquema de cores. De qualquer das maneiras isso não tem muita importância, ja que o cabo que vai ficar nas paredes nao tem nenhum tipo de esquema especifico. Passo a explicar. A ligação das tomadas é sempre, 1-1, 2-2, 3-3, 4-4.... e assim sucessivamente. Depois, se quiseres por exemplo usar uma ligação "crossover" basta ligares numa tomada um cabo "directo" e na outra tomada um cabo "crossover", caso contrario ligas cabos "diretos" nas duas tomadas.Perceberam ou foi demasiado confuso? xD
 
luikki, as tomadas que ele fala são as que tem na parede em cada compartimento. Todas as tomadas vão ligadas a um compartimento que é o "bastidor" de todos os compartimentos. Neste fica o router/switch/hub... Percebeste?
 
Isso depende... Isso vai variar de tomada para tomada. Uma das normas há-de ser para "directo" e outra para crossover. Se estiveres a ligar tomada-tomada basta usares a mesma norma em cada tomada para que se faça uma ligação directa. Caso depois precises de crossover, como o PTNetServer disse, numa das tomadas ligas um cabo crossover e noutro um cabo "directo" e a ligação fica crossover.

Ou nao tem nada a ver com isto?
 
Boas noites

Acerca deste assunto tenho uma dúvida:
Eu fiz as ligações como manda no manual ou seja no router liga por rj45 e a tomada liga com os fios e está a trabalhar bem, mas como a tomada é dupla fiz chantes de um lado para o outro. o que se esta a passar é que quando ligo dois cabos de rede a equipamentos diferentes a placa de rede do pc liga e desliga, eu pergunto, será que não devia fazer esses chantes e devia passar dois cabos utp?!!!!

obrigado por possiveis ajudas....
 
Ora bem , para duas ligações de rede, precisarias de 2 cabos de rede, no entanto se quiseres a velocidade de apenas 100Mbits podes usar uns adaptadores que há para dividir os pares de 1 cabo utp, permitindo assim passar 2 ligações de rede distintas pelo mesmo cabo.

Cumps
 
Back
Topo