Análise Clasus Dynamic SR-512 (Compal IFL90)

Manuel Oliveira

Power Member
"A CLASUS acaba de lançar dois novos modelos de portáteis. Na sequência do sucesso dos modelos anteriores, surgem agora os novos CLASUS BALANCE SR-256 e CLASUS DYNAMIC SR-512.

Recentes e revolucionários estes dois modelos permitem uma nova abordagem à sua forma de trabalhar e jogar, pois contêm no seu interior a mais recente tecnologia da Intel – a quarta geração da plataforma Intel Centrino Duo, com o nome de código SANTA ROSA.
A nova plataforma Intel, integra os novos processadores Core 2 Duo, o Media Accelerator X3100, Wireless 802.11 a/b/g/n, Turbo Memory e suporta Direct X10. Tudo isto faz destes novos CLASUS a solução ideal para utilizadores intensivos que exigem o máximo dos seus portáteis.
Uma melhor performance, um menor consumo energético, ligações WiFi mais rápidas do que as habituais, gráficos melhorados e maior rapidez, são apenas algumas das vantagens de que poderá usufruir nestes dois novos modelos."

IFL901.jpg


A review que vou fazer refere-se apenas ao Clasus DYNAMIC SR-512 T7500 apenas com uma diferença à versão base que é um disco de 160GB de 7200rpm em vez do de 160gb de 5400rpm que vem por defeito ...


À Primeira Vista

pclasus_01.jpg

pclasus_02.jpg
pclasus_03.jpg

pclasus_04.jpg
pclasus_05.jpg

pclasus_06.jpg

pclasus_07.jpg


Da caixa da clasus (a de papel da parte de fora) acho-a muito grande e dá-me piada eles usarem parte do material que vem da caixa original da compal (a esponja que está no meio da caixa a separar o portatil das peças, duas dessas esponjas sao usadas para segurar o portatil na caixa original da compal).
Acerca das peças que tráz, é o normal como qualquer outro portátil apenas a curiosidade de trazer uma ligação UK ...
Já de software vem muito pobrezinho na minha opinião apenas trás o WinDVD7 e um DVD Suite ... de realçar que o manual de utilizador da clausus nao tem este modelo no cd ... as drivers vem num dvd de gravação clasus e está muito incompleto pois nao incluiram programas da compal (que na versao compal mesmo trás...) indicarei quais os programas e as finalidades dos mesmos mais para o fim.

pclasus_08.jpg

pclasus_09.jpg

pclasus_10.jpg
pclasus_11.jpg

pclasus_12.jpg

pclasus_13.jpg

pclasus_14.jpg

pclasus_15.jpg

pclasus_16.jpg
pclasus_17.jpg

pclasus_18.jpg


Especificações:
  • 2.2Ghz Intel Core 2 Duo T7500 (4MB)
  • 2048MB DDR2 667 (2x1GB)
  • 160GB SATA 7200RPM
  • DVD+-R/RW Dual Layer
  • 15.4" Glare Type WXGA (1280x800)
  • nVIDIA 8600m GT 512MB PCI-e
  • 1024MB Turbo Memory "ROBSON"
  • Wireless Intel abgn integrado
  • Webcam 2.0 Mega PIXELS
  • Bluetooth
  • FingerPrint

Design e construção

(A única diferença destas imagens em relação ao clasus é aparecer o simbolo clasus no meio da tampa)
IFL906.jpg
IFL902.jpg


É um portátil muito simples em termos de design todo preto menos uma parte que está por cima da tampa e contorna o portatil todo que neste caso é de cor cinzenta. Em termos de robustez penso que poderia ser mais "robusto", nao se consegue torcer a base do portatil, mas aberto dá a sencação de ser frágil o que nao é na realidade, acho o teclado um bocado fraco mas nada fora do "normal" faz barulho a escrever-se e sente-se um bocadinho o afundamento das teclas, acho excelente todas as portas usb, leitor ... estarem situadas nas partes laterais (nao tem nada atrás). A tampa é bonita (espelhada) mas tal como os novos modelos que estao a sair (estou-me a lembrar do HP 6554a) sao muito fáceis de se estragar (aparecem riscos facilmente).O touchpad é excelente em termos de deslizamento mas já as teclas dele fazem barulho nao é preciso fazer muita pressao nelas mas fazem sempre barulho. O ser preto em principio ajuda a nao aparecer marcas de uso, mas acho que deste modo nota-se facilmente o pó que qualquer peça ganha ...


Entradas saídas

IFL909.jpg


Parte da frente
  1. Webcam 2.0 Mega PIXELS
  2. Microfones
  3. Ecra de 15.4" Glare Type WXGA (1280x800)
  4. Power Button
  5. Teclas de atalho por toque (internet, e-mail, Wow Video, Wow Audio, Som)
  6. Indicadores (disco, caps lock, num lk, scr lk)
  7. Power USB / Carregador de bateria
  8. Teclado
  9. FingerPrint
  10. Touch Pad
  11. Botões do Touch Pad
  12. Infravermelhos (esta versao nao trás)
  13. Botão de ligar desligar Wireless e Bluetooth
  14. Indicadores de energia, bateria e rede wireless
  15. Colunas


IFL904.jpg


Lado direito
  1. DVD+-R/RW Dual Layer
  2. Portas USB
  3. RF-in Connector (nesta versao vem tapado)
  4. S-Video in Port (nesta versão vem tapado)
  5. AC Adapter Connector


IFL905.jpg


Lado esquerdo
  1. Porta VGA
  2. Lan 10/100/1000
  3. Modem
  4. S-Video out
  5. USB com mais energia
  6. IEEE 1394
  7. PCI Express Card
  8. Leitor de cartões
  9. Microfone
  10. Auscultadores


IFL910.jpg


Parte de trás
De reparar que nesta imagem tem a bateria de 6 células enquanto que nas outras aparece a bateria de 9 células


IFL911.jpg


Parte de baixo
  1. Bateria (neste caso a de 9 células)
  2. Botão para retirar a bateria
  3. Disco
  4. Botao "lock" da bateria
  5. Processador e placa grafica
  6. Memórias



Performance


perfomance_1.jpg

perfomance_2_cc.jpg
perfomance_3_spider.jpg
perfomance_4_trans.jpg


rivatuner_0.jpg

rivatuner_1.jpg

rivatuner_2.jpg


PCMark05
pcmark05.jpg


3DMark05
3dmark05.jpg


3DMark06
3dmark06.jpg


Os drivers da Futuremark Approved Drivers nao deram para instalar neste sistema ...

Bateria e adaptador

Ainda só experimentei a bateria de 6 células ... Durou cerca de 3 horas tendo visto um filme e corrido 4 jogos (2-3m cada um) sendo eles C&C 3 Tiberium Wars, Company of Heroes, Halo 2 e Call of Duty 2 ...
IFL900.jpg

Já vi adaptadores de corrente mais pequenos mas de resto nada a assinalar ...


Calor e ruído

Em utilização normal é inaudível a ventuínha, ouvindo apenas ela no arranque do portátil. Jogando jogos aí já se ouve a ventuínha mas de vez em quando. O calor na parte do processador/placa gráfica nuna se nota desde que o portátil esteja bem colocado ... se estiver-se com ele em cima das pernas é aconselhável usar uma base própria, já o disco passado algum tempo mesmo que nao se faça muita coisa nota-se estar quente mas nada demais.


Software / Drivers
Péssimo ... em termos de software tem dois dvds com programas para leitura de dvds e pouco mais. Os drivers vem num dvd gravável da clasus ... O dvd que supostamente trazia o manual do utilizador nao tem incluído este modelo (tem manuais de outros modelos) ... arranjei pela net o softwaredisponiblizado pela compal:

- Smart Battery: ainda está em beta e por causa disso mesmo dá muitos erros ainda ... na teoria funciona com o botao que se tem no lado esquerdo do portatil (tem o desenho de uma ficha) e possiblita carregar apenas parte da bateria 25%, 50%, 75% e os 100% aumentando assim pelos vistos a vida normal de uma bateria ...

- Wow Video e Wow Audio: temos um vasto leque de escolhas neste caso que faz com que o monitor e o som se adapte aos que quizermos utilizar desde jogos, filmes, poupança de bateria ... só consegui correr o programa pelas teclas de atalho das mesmas (de salientar que sao atalhos de toque ...)

- Smart Meeting: pelo pouco que experimentei pareceu-me ser uma alternativa aos programas de chat que existem... por exemplo o messenger e que funciona acima de tudo em videoconferencia.

- Smart WatchDog: um programazinho muito engraçado que utiliza também a câmara neste caso para detectar se o utilizador está no portatil ou nao ... muito útil para se por acaso sair-mos do portatil e demorar-mos mais do que estavamos á espera pode-se programar para hibernar o portátil por exempo.

- Smart Tracing: Nao consegui instalar este programa no vista ... tal como os anteriores ainda sao versoes beta por isso pode ser esse o problema



Nova Tecnologia
Um dos primeiros portáteis pelo menos em Portugal a trazer já toda a nova tecnologia de Santa Rosa. A memória Turbo Memory é excelente pelo menos no arranque do vista, nota-se bem a diferença neste caso de resto acho que é dificil notar-se diferença pelo menos sem programas. A wireless n nao experimentei muito mas dá a sensação de ter maior alcance em relação ao portatil antigo que tinha (um asus core duo). A placa gráfica nao sou muito entendido nisso mas até agora qualquer jogo que corri pude por na maxima qualidade sem problema nenhum. Este portatil tem também a possibilidade de se ter uma placa de tv interna simplesmente pela a indicação da loja onde comprei se colocar a placa de tv já nao dava para ter a memória Turbo Memory ... O FingerPrint funciona muito bem mas andei á nora para encontrar o programa ... a clasus disponiblizou a driver, mas programa para usar o fingerprint nada ...


Conclusao

Por ser um portátil que só agora vai começar a sair presumo que por ter comprado o portátil numa "pré-venda" nao vem com tudo que deveria vir e tem ainda muitas falhas pelo menos nos drivers. Acho que a clasus tentou retirar tudo que indicasse que era um compal e o resultado foi uma menor qualidade de produto final ... de resto estou muito contente com o portátil acho que é um dos melhores portatil que aí andam e o preço é muito tentador.

Prós
  • Trás duas baterias (uma de 6 células e uma de 9 células)
  • Garantia de troca/reparação em 72 horas
  • A melhor placa grafica do mercado (na versao mobile)
  • Excelente camara de 2.0 Mega Pixels
  • Santa Rosa no seu melhor!!!
  • Preço muito competitivo

Contras
  • Teclado um bocado frágil
  • Software ainda beta
  • Drives disponiblizados pela clasus muito incompletos (tive que procurar na net)
 
Última edição:
Se forçares por ele claro que aquece mas nada de anormal como sempre aquece mais é na parte do disco e do processador

mas tem calma que a review ainda nao está concluída :)
 
Onde foi comprado senao é indiscrição?
E que podes dizer quanto á duração das baterias? Com essa grafica nao devem durar por ir alem...

Tou habituado a um lento mas muito poupado em bateria centrino com Pentium M 1.4Ghz cuja bateria normal dura +de 4horas!:zzz:
 
Parabéns pela review :)

Sei que ainda está incompleta, mas deixo aqui algumas questões:
- Tenta torcer a base do chassis. torce muito ou torce pouco?
- E o tampo? quando o levantas e largas, fica a abanar muito?
- Quando pegas no portátil só por um canto, sentes muita fragilidade, ou mantém-se sólido?
- A parte de trás do ecrã é espelhada, certo?
- Porque é que dizes que o teclado é frágil? É porque faz barulho ao teclar, ou é porque afunda muito?
- O touchpad tem um deslizamento aceitável? Os botões do touchpad fazem muito barulho, ou requerem força extra para clicar?
- Quanto tempo demora a iniciar o vista (até aparecer o ambiente de trabalho)? E é que versão do vista?
- O disco é seagate ou hitachi?
- Essa versão nem sequer traz os leds que supostamente acenderiam para indicar a actividade do disco, o caps lock, etc?
- Coloca as temperaturas do cpu, disco e, se possível, da gráfica também - em idle, durante o 3DMark06 e durante o teste do Everest ou outro programa que use os 2 cores do CPU
- O aquecimento nota-se mais em que zona(s)?

3 horas com uma bateria de 6 células, uma gráfica dessas e um disco desses é excelente :D
 
Parabéns pela review :)

Sei que ainda está incompleta, mas deixo aqui algumas questões:
- Tenta torcer a base do chassis. torce muito ou torce pouco?
Nao torce nada :)

- E o tampo? quando o levantas e largas, fica a abanar muito?
Se apenas o empurrares claro que abana ... mas abrir normalmente nao abana ou quase nada

- Quando pegas no portátil só por um canto, sentes muita fragilidade, ou mantém-se sólido??
Sólido, aberto aparenta ser fragil mas nao é.
- A parte de trás do ecrã é espelhada, certo?
Certo mas como disse é muito facil ficar com riscos ...
- Porque é que dizes que o teclado é frágil? É porque faz barulho ao teclar, ou é porque afunda muito?
Faz barulho ao teclar , quase que nao se afunda.
- O touchpad tem um deslizamento aceitável? Os botões do touchpad fazem muito barulho, ou requerem força extra para clicar?
O deslizamento é muito bom. Os botoes do touchpad nao requerem força extra mas fazem barulho.
- Quanto tempo demora a iniciar o vista (até aparecer o ambiente de trabalho)? E é que versão do vista?
Nao conometrei mas reparei que era muito mais rapido quando activei a memória robson
- O disco é seagate ou hitachi?
Seagate
- Essa versão nem sequer traz os leds que supostamente acenderiam para indicar a actividade do disco, o caps lock, etc?
O vendedor gentilmente me amostrou um ainda sem estar montado e pelo que vi nao tem leds nenhuns por baixo
- Coloca as temperaturas do cpu, disco e, se possível, da gráfica também - em idle, durante o 3DMark06 e durante o teste do Everest ou outro programa que use os 2 cores do CPU
Tens que me explicar como se faz pois nao faço ideia ... experimentei uum programa para a autonomia da bateria e forneceu-me a temperatura do cpu e grafica raras vezes ficou laranja nunca ficou vermelho ... o disco nao me indicava a temperatura dele ...
- O aquecimento nota-se mais em que zona(s)?
Essencialmente disco (lado esquerdo) o processador e a grafica só se nota a temperatura se puxares mesmo muito por ele (jogos) e como disse a ventuinha só nessas alturas é que se ouve e espaçadamente
- 3 horas com uma bateria de 6 células, uma gráfica dessas e um disco desses é excelente :D

Exacto já nas reviews de lá de fora falavam bem da bateria ... queria ver se experimento a de 9 brevemente mas é dificil ter o portatil desligado por 14 horas :-D
 
Boa review. :)

Eu encomendei o Compal ifl 90, não é da clasus é mesmo o compal. E suponho que o teu PC não veio com SO.
A pergunta que te faço é se conseguiste instalar o Vista na boa. E se tentaste meter linux.

EDIT: Já vi que metes-te o Vista, podias era disponibilidar o link para os drivers que foste buscar para o caso de me acontecer a mesma coisa. :D
 
O vendedor gentilmente me amostrou um ainda sem estar montado e pelo que vi nao tem leds nenhuns por baixo
Isso é mesmo estranho. nesta foto e neste vídeo, esses leds estão a acender, apesar de parecer que não tá lá nenhum led (devem estar por baixo do plástico).
Tens que me explicar como se faz pois nao faço ideia ... experimentei uum programa para a autonomia da bateria e forneceu-me a temperatura do cpu e grafica raras vezes ficou laranja nunca ficou vermelho ... o disco nao me indicava a temperatura dele ...
Usa o Everest Ultimate, dá-te logo as temps. ;)
Eu encomendei o Compal ifl 90, não é da clasus é mesmo o compal.
O IFL90 da Zepto/Clasus é que é igual ao da Compal (excepto o monitor/resolução). O da ***** e o da ***** são a versão VBI, que tem uns pormenores diferentes do original (os botões e o tampo).
 
Última edição:
O gravador é um Lite-on

Fui com um foco ver se tinha e tem ... segunda vou á loja ver se há algum problema (algum fio desligado?) Tá lá 4 leds um para disco, caps lock ... e as teclas de atalho parecem mesmo ser de toque
 
problema.jpg


Só nao consigo instalar isto ... alguém sabe porque? é um dos drivers que deveria de instalar ...

Para a grafica usei o driver que vinha
02_VGA90-32.zip nVIDIA ForceWare 101.08
 
Nice review.. ;) Ia pedir era que deixasses a lista de drivers que utilizaste, pelos menos as que necessitaste de instalar, e que não viessem com o portátil (leia-se, DVD de drivers disponibilizado)! :) Que programa é que usaste para o leitor biométrico de impressão digital?

O teu portátil trouxe as duas baterias? A de 6 e 9 células? :| É que a loja onde o estava a pensar ir buscar além de trazer um disco de 120Gb 5400rpm, só traz a bateria de 6 células, mas tb a versão é o Compal IFL 90 VERSION 1.

Quanto aos problemas que alguns utilizadores, tinham relativamente à placa wifi, consegues conectar-te sem problemas a redes wireless, com o Vista?

E já agora, gostava de te perguntar a loja onde o compraste e o tempo de espera. É que estou interessado em o adquirir, mas já tenho visto que o tempo de espera, anda na volta dos 20-30 dias... E eu queria ter o portátil, a partir de dia 20 deste mês e no máximo em 2-3 dias.

Cumps. :)

P.S.: Não tenho a certeza quanto a essas drivers, mas pelo que vi, a Infineon especializa-se em softw. de segurança... :| Por isso..
 
Última edição:
Agora é que reparei que não falaste do monitor :p

O que é que achas?
Ângulos de visão horizontais/verticais, vivacidade das cores, brilho suficiente, contraste (preto é preto, branco é branco), homogeneidade do brilho, reflectividade

Para testar o aquecimento do CPU, é melhor usares o Orthos (Test: Small FFTs). Pelos vistos, a última versão do everest já não aquece tanto como a anterior (3.50)...
 
Última edição:
Peço desculpa se for um bocado vago no monitor ...

Ângulos de visão horizontais/verticais - acho que nao se perde nada é um excelente monitor muito mais claro do que tinha

Vivacidade das cores - talvez claro demais? Como te disse nao devo de ser a melhor pessoa para falar de monitores :)

brilho suficiente - mais que suficiente :)

contraste (preto é preto, branco é branco) - sim se bem que em certos angulos nota-se mais o preto (o preto fica mais escuro em certo angulos que noutros)

homogeneidade do brilho - penso que sim nao noto diferença

Em relaçao a anteriores que tinha ... tive um asus que nao tinha esta nova tecnologia e o que noto de diferente acima de tudo é poder ficar mais claro e notar-se muito mais a diferença de cores parecidas...

Isso do aquecimento do CPU faço segunda quero primeiro tirar a dúvida dos botoes e dos leds :007:

Mais uma coisita em termos de aquecimento ... tive o portatil o dia todo ligado ... só em office , internet e uns 2 filmes ... só sinto aquecimento no disco que quer esteja parado ou nao (fui por exemplo almoçar e deixei ligado sem fazer nada) esse aquecimento nota-se mais porque é mesmo onde poes o pulso esquerdo ... concluindo só se usar um teclado externo se nao vou ter sempre o pulso do lado esquerdo mais quente que do lado direito :lol:
 
Boas,alguem me poderia dizer como são os clasus e os compal em termos de assistencia/problemas?
vi um compal a muito bom preço,e até estou tentado a encomendar mas não sei grande coisa sobre eles...
Outra coisa,a webcam,é porreira?como é um utensilio que utilizo todos os dias dou bastante importancia..
E o som onboard?
abc
 
Back
Topo