REGRAS DA ÁREA: Bons costumes na área Apple - ACTUALIZADO 26/12/2014

Status
Fechado a novas mensagens.

Demiurgo

Xerife de Nottingham
Além das regras gerais do fórum que todos os users certamente leram, a área Apple tem alguns bons costumes:

1. Organização

A lógica subjacente à actual divisão do fórum na área Apple é a seguinte. Dúvidas de qualquer tipo, sejam de hardware ou software ficam no Dúvidas. Discussões de novidades, presentes ou futuras, sejam de hardware ou software (especialmente em desenvolvimento) ficam no Apple Geral.

Então para que serve o Software? Simples, para discutir apenas programas já existentes. Para abrir aí threads pede-se e recomenda-se que no primeiro post se coloquem algumas informações genéricas sobre o programa que se comenta incluindo produtora/editora, preço, website, alternativas e alguns screenshots do dito. Pede-se que tenham o trabalho de colocar a informação em português, de forma a criar algum valor acrescido à thread e ao fórum.

Para facilitar a organização pede-se, encarecidamente, aos users que abram uma thread para cada programa e evitem threads em que se apresentem/discutam várias aplicações.

Assim, com a diminuição do ruído no Apple Software, torna-se possível criar um repositório interessante de informação em português sobre software para OS X. Depois de criada a thread é natural que as dúvidas sobre esse programa *específico* se dirijam para lá, mas pede-se o favor de evitarem discussões genéricas sobre qual o melhor software para fazer X ou Y nessas threads.

2. Dúvidas

Como em qualquer fórum dedicado à informática, aqui na área Apple não faltam dúvidas e, felizmente, pessoas com conhecimentos e vontade de ajudar os aflitos. Se do lado da oferta o material humano existe, pede-se a quem está do lado da procura que facilite a vida aos restantes users.
Desta forma o fórum fica claramente organizado e evita-se (espero eu) a multiplicação de threads colocadas em sítios errados.

Para tal, o user com dúvidas deverá, antes de colocar a sua dúvida:

i) Utilizar primeiro o Google para ver se não encontra na Internet resposta ao seu problema.

ii) Fazer um search na área Apple (botão de pesquisa em cima do lado direito) sobre a dúvida que tem e ver se existem threads abertas. Existindo, lê-la(s) e colocar aí as questões que tenha. Sobretudo os users mais recentes ou switchers (antes ou logo depois do switch) deverão evitar criar novas threads sobre dúvidas que sejam relativamente óbvias. Não há nada que incomode mais quem ajuda do que ver pedidos de ajuda de quem, na maioria dos casos, por pura preguiça, achou que era mais simples colocar directamente a pergunta sem antes fazer um pouco de pesquisa. E acreditem que acontece muitas vezes.

iii) Formular da forma mais concreta possível a sua dúvida e fornecer o máximo de informação potencialmente interessante para facilitar o diagnóstico, factor especialmente válido para problemas de hardware.

iv) Evitar bumps. Colocada a dúvida, se no espaço de alguns dias não aparece uma resposta, das duas uma. Ou a pergunta está mal formulada e os potenciais users com possibilidade de ajudar não a entenderam ou, infelizmente, ninguém tem resposta a dar. Fazer bump a uma thread de dúvidas não resolverá a questão.

Desta forma o fórum fica claramente organizado e evita-se (espero eu) a multiplicação de threads colocadas em sítios errados ou com conteúdos duplicados.

3. Assuntos não permitidos (exemplos paradigmáticos: Instalação de Mac OS X em PC não Apple ou Jailbreak de iPhones/iPads/iPods)

A utilização do OS X fora da máquina em que foi comprado ou num computador não Mac é contra o SLA* do software e a discussão respectiva é contrária às regras (e espírito!) da ZWAME. Portanto, a sua discussão não será tolerada e as respectivas threads sumariamente apagadas e os devidos avisos/infracções aplicados.

Não são permitidas referências ou suporte à instalação de betas exclusivas para developers por quem não possui as devidas credenciais.

O Jailbreak de dispositivos iOS não é permitido pelo SLA*, pelo que não é permitida qualquer referência a Jailbreak mesmo que essa referência seja indirecta (ex. referência a apps que só funcionem com Jailbreak, referências a nomes de Jailbreaks, lojas de apps que não a iTunes Store ou sites sobre o assunto).
Será considerado grave a referência a Jailbreak utilizando meios subtis de o referir como por exemplo usando frases do tipo "aquilo que a gente sabe" ou "é possível mas não se pode dizer aqui", pois demonstra uma tentativa de contornar as regras.

Também não é permitido discutir o desbloqueio de equipamentos que não seja feito através da operadora. Por desbloqueio entende-se qualquer acção que permita o uso do equipamento numa rede diferente daquela à que foi bloqueado.

Resumindo, não é permitido debater qualquer assunto que vá contra o SLA*.

* SLA - Software License Agreement - http://www.apple.com/legal/sla/
A ignorância (consciente ou inconsciente) destes bons costumes acarretará o risco de fecho das threads correspondentes.
 
Última edição pelo moderador:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo