Análise Compal FT00 VBI 14.1" NoteBook

BLIST

Power Member
Ora finalmente aqui está ele... O irmão mais pekeno do Compal FL90...

O COMPAL FT00...


By blist, shot with E4300 at 2007-07-26

...e PEKENO quando se fala de portáteis é realmente uma daquelas palavras de ordem... esta mákina é uma boa imagem do que essa palavra significa neste mundo dos computadores que se levam às costas... mais adiante perceberão porquê... :-D

Bom, como já tinha comentado, um colega meu encomendou uma destas máquinas na *****, que acho que neste momento é a única a disponibilizar este modelo em Portugal e como ele é meio "noob" :) nisto pediu-me ajuda na instalação e configuração... como é óbvio tal não poderia acontecer sem que eu aproveitasse para lhe lançar as unhas ao bicho e tratar-lhe da saúde... :whistle: LoL

Deixo aqui o link da máquina em questão que ele comprou, assim já me poupam o descritivo do que vem ou não vem e vamos à parte interessante da review:

http://*****.com/php/product_info.php?cPath=103&products_id=747

Ele optou por este modelo (aconselhado por mim, claro! LoL) pois para ele o mais importante era ter uma mákina com a qual pudesse andar por todo o lado com facilidade sem ter que comer um bife cada vez que pensa em levar a máquina pra fazer os trabalhos na faculdade e até jogar uns joguitos de quando em vez, mas que isso era secundário... vamos lá então ver se a máquina cumpriu:


-ASPECTO / DESIGN / FUNCIONALIDADE:

Este Compal, surpreendeu-me bastante neste aspecto, especialmente por ser um VBI! Apresenta uma cor branca na tampa e interior e teclado em preto, como devem ter visto na imagem inicial. A cor branca é muitíssimo louca (a meu ver) e lamento mas de todas as fotos que tirei nenhuma me enche os olhos como o aspecto real ao vivo, é lindo! A cor não é aquele branco tipo Mac, mas sim o que se vê nas Xbox 360 por exemplo... digo isto porque tenho um comando Xbox pró PC e o tom da cor era bastante semelhante. Aqui ficam as fotos que tirei para poderem ter uma ideia (estão em thumbnail e optei assim pois como são fotos de alta resolução, não queria tornar o acesso à review tão pesado nem entalar o pessoal que anda sempre a lutar com os limites de tráfego :boxing_sm assim quem quiser abre!):



FRENTE / ABERTO -> FRENTE / FECHADO -> TOPO / TAMPA


As colunas encontram-se à esquerda e à direita do teclado e são mesmo minúsculas, o que poderia aparentar fraca potência, mas não... portaram-se muito bem, apesar de não terem toda a potência das do meu FL90, a qualidade sonora é bastante boa sem grandes distorções mesmo no máximo volume!

Outro factor de que gosto nos portáteis e este não desiludiu foi o facto de todas as ligações e portas se encontrarem nas laterais da máquina e não na traseira o que evita incómodos levantamentos do portátil pra ligar uma USB por exemplo.

A Webcam integrada de 2MP que vem na máquina, para além de apresentar uma boa qualidade de imagem, tem ainda um pormenor engraçado, pois permite controlar a direcionalidade vertical para corrigir o facto de não temos a tampa aberta num plano paralelo conosco, o que é óptimo e ficou esquecido no meu FL90.
Pics já de seguida:




LATERAL ESQUERDA -> LATERAL DIREITA -> WEBCAM INTEG. -> TRASEIRA



-CONTRUÇÃO / QUALIDADE / PORTABILIDADE:

Neste ponto a Compal não se poupou em relação ao seu menino. Os plásticos são de elevada qualidade e resistência. Acho que o único ponto a que se poderia apontar o dedo é ao facto do branco ser uma cor que se suja com facilidade, mas também não é nada que não se evite com alguma limpeza e atenção. Mas por seu lado tenho que admitir que não passa indiferente em lado algum, ou não fosse a cor de referência dos Mac's o branco... Digamos que é o preco a pagar pelo elitismo/singularidade que ganhamos ao ter uma máquina assim!

O chassis não apresenta sinais de torção e é bastante robusto quando pressionado na zona de apoio das mãos. A tampa do monitor e as dobradiças aparentavam ser bastante sólidas, sendo que o processo de abertura e fecho era bastante suave e consistente e a tampa não afundava muito quando pressionada.

Para além da resistência do corpo da máquina, tenho também que falar do seu tamanho, pois é aqui que um portátil de 14,1" vinga. Tal como referi no início PEKENO é palavra de ordem e se o compararmos com o meu FL90 a diferença de tamanho quando alinhádos no canto superior esquerdo é perfeitamente visível! Sim, é verdade... houve momentos em que cada vez que olhava para a minha máquina ou para outras de 15,4" as achava com cara de tijolos em relação a este... não que as de 15,4" sejam gingantes, nada disso, mas sim porque a diferença entre 15,4" e 14,1" é bastante significativa, vejam:





E para piorar as coisas e me sentir ainda mais frustrado, levei-os à balança com a bateria de 6 células e aí fikei em choque:

Compal FL90: 2.908g

Compal FT00: 2.504g

Pois é meus caros, são 408g de diferença o que é quase meio kilito e os meus rins bem os sentem... :'(

Quanto ao teclado, ao contrário do FL90 que apresenta algum afundamento (embora eu saiba que isto é porque existe ali uma abertura para a fan tb puxar ar pelo lado do teclado) este não afunda nem 1mm o que me deixou surpreendido... excelente qualidade a do teclado, tenho dito. E os barulhinhos que as teclas do touchpad do FL90 fazem também não existem! Aproveito também para mencionar que o touchpad é de bom deslize e precisão.





O ecrã de 1280x800 apresenta ser de óptima qualidade e fácil vizualização, mesmo com o brilho regulado para o mínimo. Do brilho também devo dizer que não notei nenhuma lacuna de iluminação ou distorção. Quanto à resolução acho que é o ideal para este monitor pois mal se nota que tem menos 1.3" que os de 15,4" e se fosse maior seria cansativo para a vista pois tornaria tudo demasiado pequeno.
Aqui ficam algumas imagens do monitor:





BENCHMARKS / PERFORMANCE / DESEMPENHO:

Os resultados pareceram-me bastante bons para uma mákina com uma gráfica de gama média, visto os valores do 3DMARK06 não andarem muito longe do meu antigo HEL80 k tinha uma GO7600 e k era uma gráfica bastante vendida de gama média-alta ainda à uns meses atrás. Em termos de OC também se portou bem e tudo apenas com os drivers de origem e OC pelos mesmos, mas o melhor mesmo é ver:


STOCK RESULT, NO OC:
3dmark06nooc1024dl6.jpg

By blist at 2007-07-25


LIGHT MEM OC, 433/433:
3dmark06lightoc433433qc6.jpg

By blist at 2007-07-25


GPU/MEM OC @ 480/480:
3dmark06oc4804801024em7.jpg

By blist at 2007-07-25


Aqui estão as SPECS da Gráfica ao pormenor:

gpuspecssc7.jpg

By blist at 2007-07-25


Quanto a temperaturas, infelizmente não apontei assim nenhum valor em concreto mas sei que por norma quando estive a correr os benchs nunca passou dos 60 e tal o que comparado com o meu FL90 é um mimo de frescura, visto que a minha gráfica chega aos 70ºC com alguma facilidade neste calor do Verão! Quanto à Fan e possível ruído que possa fazer, como o bicho akece pouco, a fan que ja mal se ouve, pouco trabalho tem... e mesmo quando tá a bombar ouve-se mas nada de parecido ao meu FL90 k tem k soprar uma 8600GT...


Falando do resto do hardware, nomeadamente em termos de poder de processamento (CPU), RAM, Turbo Memory, Disco, etc... os resultado pareceram-me bem, tendo em conta que o meu colega não quis aventurar-se no disco de 7200RPM por falta de encaixe financeiro! Aqui ficam as Pics:


Super PI com um excelente resultado:

superpixx1.jpg

By blist at 2007-07-25


Teste do Vista com Scores mto bons, sendo apenas a gráfica o elemento mais fraco, mas ainda assim com excelente pontuação para gaming:

vistascoreqr0.jpg

By blist at 2007-07-25


PCMARK05, um bom resultado tendo em conta a gráfica e especialmente o disco utilizado de apenas 5400RPM. Aqui as 7200RPM tinham feito toda a diferença:

pcmark05tn6.jpg

By blist at 2007-07-25


Falando da Turbo Memory, digamos que foi um excelente aliado do disco de 5400RPM, pois permitiu tempos de boot, recuperação de hibernação e stand-by muito bons no Vista, fazendo em muitas situações este disco parecer um dos antigos 7200RPM quando não havia Turbo Memory, mas é claro que não era 100% igual, também não peçam milagres! :)
A grande vantagem disto é podermos ter um disco de 5400RPM sem sermos muito penalizados em performance e conseguirmos por outro lado um boost significativo no tempo útil de bateria, pois embora digam que os novos discos de 7200RPM já não gastam muito os de 5400RPM são e continuarão a ser bem mais poupadinhos!

E assim chegamos a altura em que tenho k dizer k performance não é só Velocidade, é também Sustentabilidade e isso era um dos factores que o comprador queria quando optou por este modelo. Por isso falemos então da performance energética do nosso baby boy...

Com a bateria de 6 células (e era apenas a 1ª carga) rendeu 3h:15m até ter que o desligar, sempre a trabalhar nele com o Monitor a 40% brilho e a Wireless sempre ligada. Estive a fazer um relatório e a pesquisar na net. Pareceu-me um bom resultado e que seria melhor ainda se a bateria estivesse mais rodada!

Experimentei-o também com a minha bateria de 9 células e quase consegui chegar às 5h de autonomia (faltaram cerca de 5m), isto com a Wireless desligada e o Brliho do monitor a 30%, o que torna este menino muito versátil para trabalhar em qualquer lugar, então se tivermos 2 baterias imaginem... carregador para quê?!?!?


-PONTOS FORTES:

-Excelente autonomia e portabilidade o k lhe conferem o verdadeiro título de computador "portátil".
-Performance gráfica, quando comparada com modelos semelhentes como o HP DV2500T.
-Preço Super Competitivo.
-Estiloso q.b.
-Excelente qualidade e robustez geral.


-PONTOS FRACOS:

-Não é a melhor opção para os malukinhos dos benchs e jogos como eu :P
-Não é o ideal para quem trabalhe principalmente com aplicações gráficas do tip CAD ou Photoshop devido à dimensão do monitor.


-CONCORRÊNCIA DIRECTA:

Sei que estive várias vezes a comparar o meu FL90 a este FT00 quando não são bem modelos concorrentes, visto que o meu FL90 é mais virado para o lado ULTRA GAMING PERFORMANCE e este para o de ALLROUND/WORK/PORTABILITY PERFORMANCE, por isso procurei pela net e dei com este menino do mesmo tamanho e com a mesma gráfica, o HP DV2500T... agora vejam os resultados de um e de outro e digam lá se o nosso menino FT00 não merece umas palminhas?

:x2:http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=3778


-CONCLUSÃO:

Esta é a máquina perfeita para quem quer um portátil que não seja prioritariamente para jogos ou passar a vida no 3DMARK, pois nem toda a gente é como eu e outros tantos aki na Tech que só pensamos em benchamarks... LoL
:joker:
Tal como o recomendei ao meu amigo que está todo satisfeito, também o recomendo a quem não veja o portátil como 1 consola. Aliás, não foram poucas as vezes k se pudesse trocava o meu FL90 por este FT00 bem mais levezinho e robusto, mas a minha opção já está feita, o meu coração ainda palpita com o raio dos benchs e tal, pk no fundo axo k nem jogo assim tanto... agora vocês escolham com ponderação pois esta máquina é forte em todas as frentes, performance, autonomia, portabilidade e também estilo, pois se o branco não dá nas vistas, então o que dará?!?!? :-D
 
Última edição:
Pois, nem reparei k o outro ja tinha coments...8|

Akilo foi um descuido e nem reparei k tinha postado akilo incompleto... Agora ja o apaguei...

Sorry... continuem por aki...

Thanks...
 
Boa Excelente review... cobriste muito bem os vários aspectos. :) Gostei também da parte da concorrência :-D. Esse HP dv2500t cá "chama-se" dv2585ep.

A ***** não é a única que tem esse portátil. Também há na *****, ***** e Suprides.
 
Mais uma vez:

Nice review, era bom que tivéssemos mais reviwes destas, com qualidade, para ajudar os users na escolha de um portátil.
 
Qual é a diferença entre este da ***** e o da *****? Para além da resolução da ***** ser wxga+ (1440x900) e o da ***** ser apenas wxga (1280x800), ou o da ***** não está correcto? é k agrada me mais a resolução wxga+, cumps
 
Thanks

grade review! Valeu a pena esperar ;)
Humm sim senhor parece uma excelente maquina, especialmente para mim que não quero usar grande grafica (desde que corra o Pes6 e o proximo Pes por mim já me chega :D)
O que me poe de pé atras é um bocadinho a cor.. eu estava à espera do clone do zepto pa ver como era ele. Mas com tantos pontos positivos nao sei nao :D...

Agora so falta o mais importante € pa ele hehehe

cumps e bom trabalho
 
Qual é a diferença entre este da ***** e o da *****? Para além da resolução da ***** ser wxga+ (1440x900) e o da ***** ser apenas wxga (1280x800), ou o da ***** não está correcto? é k agrada me mais a resolução wxga+, cumps

Não sei se o da ***** sera msm de wxga+ pk eles e as specs, ja qd foi na grafica do FL90 era uma tristeza... por isso por opção pessoal nunca compro nessa loja nada!

N te esqueças que tás a falar de 14,1"... e wxga+ é a resolução comum dos monitores de 17" pra desktop k por aí andam, e ate ha varios só wxga...
Não sei pk é k o pessoal ker sempre tanta resolução no portatil se n trabalham com CAD ou assim, nao percebo... é k se depois andares a aumentar os DPI entao nao te serviu de nada! E se trabalhas com CAD entao n deves comprar este makina, axo k devias pensar no minimo em 15,4" tipo o COmpal FL90 ou assim!

E se por acaso pensares do tipo, tenho wxga+ entao dps posso meter a 1280x800 se me apetecer... ERRADO!
Os monitores LCD ao contrario dos CRT devem estar na sua resolução nativa, em especial em ambientes que envolvam leitura pois os caracteres nao ficam tao legíveis e nota-se logo que a qualidade de imagem não é tão boa!

Cumpaz...
 
Última edição:
Thanks

grade review! Valeu a pena esperar ;)
Humm sim senhor parece uma excelente maquina, especialmente para mim que não quero usar grande grafica (desde que corra o Pes6 e o proximo Pes por mim já me chega :D)
O que me poe de pé atras é um bocadinho a cor.. eu estava à espera do clone do zepto pa ver como era ele. Mas com tantos pontos positivos nao sei nao :D...

Agora so falta o mais importante € pa ele hehehe

cumps e bom trabalho

Olha k a cor é mto louca e por norma as fotos nao lhe fazem grande justiça... a nao ser k tenhas algo contra o branco, aí ja nao digo nada! LoL :-D

Fica...
 
Última edição:
Não sei se o da ***** sera msm de wxga+ pk eles e as specs, ja qd foi na grafica do FL90 era uma tristeza... por isso por opção pessoal nunca compro nessa loja nada!

N te esqueças que tás a falar de 14,1"... e wxga+ é a resolução comum dos monitores de 17" pra desktop k por aí andam, e ate ha varios só wxga...
Não sei pk é k o pessoal ker sempre tanta resolução no portatil se n trabalham com CAD ou assim, nao percebo... é k se depois andares a aumentar os DPI entao nao te serviu de nada! E se trabalhas com CAD entao n deves comprar este makina, axo k devias pensar no minimo em 15,4" tipo o COmpal FL90 ou assim!

E se por acaso pensares do tipo, tenho wxga+ entao dps posso meter a 1280x800 se me apetecer... ERRADO!
Os monitores LCD ao contrario dos CRT devem estar na sua resolução nativa, em especial em ambientes que envolvam leitura pois os caracteres nao ficam tao legíveis e nota-se logo que a qualidade de imagem não é tão boa!

Cumpaz...

Teoricamente falando quanto mais resolução melhor... na prática os UI's dos SO's nem sempre são tão independentes da resolução quanto se gostaria.

Não consideraste a hipótese de meteres um T7300 e um disco de 7200rpm, mesmo não tendo grande noção da diferença (mais o Turbo Memory), para uma utilização que não jogos ou benchs deve ser mais produtivo.

Como é em relação ao barulho (ruídos da fan...)?

PS: Boa review, na melhor altura... :)
 
Última edição:
Olha k a cor é mto louca e por norma as fotos nao lhe fazem grande justiça... a nao ser k tenhas algo contra o branco, aí ja nao digo nada! LoL :-D

Fica...

não é que tenha algo contra o branco. Preferia era o preto :D

ps. nao achaste o portatil um pc grosso é que ele tem quase 3.7 cm de espessura atras.

cumps
 
Última edição:
não é que tenha algo contra o branco. Preferia era o preto :D

ps. nao achaste o portatil um pc grosso é que ele tem quase 4 cm de espessura atras.

cumps

Não nada mesmo... até pk ja ca tive um colega com um 13,3" da sony e a grossura pareceu-me semelhante... o que se note mesmo é a largura e comprimento k sao bem menores k os de 15,4"...

Quanto a kereres em preto, n tarda nada tá aí o FT00 NON-VBI k é preto tal como o meu FL90 mas se keres k seja sincero... eu ia pro branco... nesse modelo fica msm a matar! :)

Inteh...
 
pois vamos ver é pa que preço é que vem o non vbi :D

eu andava à espera dos zepto 6224W (axo k é assim) pq sao mais fininhos e nao me parecem feios. Se bem que aquela resolução 1440 nao me atrai em nada... :D
 
pois vamos ver é pa que preço é que vem o non vbi :D

eu andava à espera dos zepto 6224W (axo k é assim) pq sao mais fininhos e nao me parecem feios. Se bem que aquela resolução 1440 nao me atrai em nada... :D

Esses Zeptos se nao me engano têm espessura semelhante à deste... LoL Ou k dados tens tu desse Zepto pra dizeres k é mais fino? O que encontrei diz 36,5mm, logo só é 0,4mm mais fino k este k tem 36,9mm... Por isso em termos de espessuras são iguais, penso eu! :)
 
pelo que eu vi no site as medidas sao

Dimensions (HxWxD)
27mm X 341mm x 247mm

ou seja ainda é +- um cm! Lol eu nao quero parecer esquisito, mas às vezes sao coisas que nos levam a preferir uma coisa a outras :D

aqui ta o link.
http://www.zepto.dk/Files/15_6224W_datasheet_1.0_ENG.pdf

A mim o que me vai assustar é de certeza o preço... nao quero dar aí 1400€ por um portatil pq neste momento o patrao anda nas lonas..
 
Última edição:
o pior é mesmo os jogos. Está ai um PC BRUTALISSIMO, cheio de estilo, com performances mais que razoaveis, e com um preço único....

Thanks pela review, que muitos user's vai ajudar, incluindo eu,

Cumps
 
pelo que eu vi no site as medidas sao

Dimensions (HxWxD)
27mm X 341mm x 247mm

ou seja ainda é +- um cm! Lol eu nao quero parecer esquisito, mas às vezes sao coisas que nos levam a preferir uma coisa a outras :D

aqui ta o link.
http://www.zepto.dk/Files/15_6224W_datasheet_1.0_ENG.pdf

A mim o que me vai assustar é de certeza o preço... nao quero dar aí 1400€ por um portatil pq neste momento o patrao anda nas lonas..

Olha, não quero falar sem certeza mas isso cheira-me a tanga... nem o sony de 13.3" era assim tão fino, quanto mais um Zepto que é uma marca que trabalha com barebones e esses nunca são tão finos como certos modelos sony ou hp! 8|

Olha aki este link do sony 13.3":

http://*****.com/php/product_info.php?cPath=39&products_id=742

Este tem as 2 dimensões de altura, aberto e fechado... e a dimensao aberto é semelhante a do Zepto por isso tal como digo, cheira-me a tanga das grandes...

Isso da Zepto só pode ser a altura com a tampa aberta, fechado nao acredito... e até me arrisco a dizer k este é mais fino! LoL :)
Porque pelo menos todas as outras medidas são menores e não sei até que ponto aquela que vi dos 36,5mm estará certa!


Cumpz...
 
Última edição:
Teoricamente falando quanto mais resolução melhor... na prática os UI's dos SO's nem sempre são tão independentes da resolução quanto se gostaria.

Não consideraste a hipótese de meteres um T7300 e um disco de 7200rpm, mesmo não tendo grande noção da diferença (mais o Turbo Memory), para uma utilização que não jogos ou benchs deve ser mais produtivo.

Como é em relação ao barulho (ruídos da fan...)?

PS: Boa review, na melhor altura... :)

Isso de preços o melhor é falarem com a *****... mandem mail k eles ligam... mas penso k com essa config deve ficar por um preço semelhante a este ou pouco mais...

ele kria bom processamento e boa bateria... por isso recomendei-lhe o T7500 e 5400RPM, eu no meu FL90 ja tive os 2 discos de 5400 e de 7200 e olha k perdi ainda um bom bocado de autonomia... mas penso k essa tua sugestao seja uma das ideais em preço/performance... ainda assim eu se calhar kria era o T7500 com o disco de 7200RPM cm referi na review... :-D

O bicho akece pouco por isso a fan que ja mal se ouve, pouco trabalho tem... e mesmo quando tá a bombar ouve-se mas nada de parecido ao meu FL90 k tem k soprar uma 8600GT...

Até vou actualizar esse pormenor agr na review...

Inteh...
 
Back
Topo