HDD's ( SSD Vs Raptor Vs i-Ram )

Status
Fechado a novas mensagens.

Zar0n

Power Member
Aki fica o 1º comparativo entre as várias tecnologias de HDD's.

Concorrentes:
Samsung SSD (Flash drive)
Western digital Raptor (Magnetic disk drive, 10K RPM)
Gigabyte i-RAM (Ram drive)

Single drive (MB/s)
SSDvsALL_1.jpg


Raid 0 (MB/s)
SSDvsALL_2.jpg


Segundo eles o sistema era mais responsivo com o SSD em relação ao Raptor pk é mais comum estar a ler/escrever pekenos ficheiros do k grandes ficheiros sequenciais.

Filme - Boot XP (1º i-Ram, 2º SSD, 3º Raptor)
Filme - Boot Xp & Photoshop (1º i-Ram, 2º SSD, 3º Raptor)

Fonte (Japonês)
 
Última edição:
esses videos do Boot, lol

Com i-Ram e SSD aquilo praticamente so pisca a dizer windows XP :joker:

Mal posso esperar para que os SSD chegem ao mercado dito normal, para o utilizador comum
 
sim, basta igualarem os discos normais, que ja se tornam umas bombas...

Mas até isso acontecer podemos usar SSD's para OS e programas, e HDD para download e armazenamento
 
xi..tomara que cheguem rápido..queria ver o ganho no Premiere por exemplo que é mto mais pesado..no photoshop é um bocadito mas nao chega a 1/2seg se calhar.
 
Nunca tinha ouvido falar do iRAM, mas pelas minhas pesquisas não é nada mais nada menos que uma placa pci externa com 4 slots DDR com ligação SATA, funcionando assim como HD, certo ? Foi o que percebi, mas corrijam-me se estou errado pf. Quanto aos SSD já estava a par, mas nao percebo como é que na tabela sao mais lentos que os WD 10k rpm e no video mais rápidos! :s
Penso que os SSD são muito bons em termos de consumo de energia e pelo seu nivel de ruído, mas ainda estão muito caros para a quantidade de armazenamento que dispõem ...
Cumps.

EDIT: Lembrei-me agora que esse HD da Wester Digital a 10k rpm (o suposto melhor HD no mercado) é batido por 2 também da WD a 7200rpm em RAID0 a brincar .... E poupa-se muito € ;)
 
Última edição:
Mas os SSD ainda precisam de melhorar no Sequetial read/write.

não é nenhuma limitação deste tipo de discos, basta recorrer a memorias flash mais rapidas (porque as ha), simplesmente o preço acaba por subir significativamente...

nada que o tempo não resolva.

mesmo assim, acho que o video do startup demonstra bem a evolução de que estamos a falar, mesmo com uma velocidade de leitura/escrita sequencial mediana, o tempo de acesso instantaneo, torna as leituras/escritas aleatorias (as mais frequentes, na maioria dos casos) substancialmente mais rapidas.
o raptor parece que funciona em tempo geologico :x2:

O i-Ram é uma hipotese quase académica, visto que hoje em dia até tenho ideia que existe software que nos permite criar discos virtuais na memoria RAM do computador... de qualquer forma, os custos envolvidos são enormes, e as limitações de espaço são, para a maior parte dos casos, demasiado evidentes.

eu continuo em pi«ulgas por poder comprar uma coisa destas em 1.8" para o portatil... chegam 16gb.
 
Última edição:
4 x i-Ram em Raid 0 :D

Se nao tou em erro ja saiu o i-Ram 2 que suporta muito mais memoria e tem mais algumas coisas novas.

com o dinheiro que gastas num raid0 de 4 i-rams fazes raid0 com 8 SSDs (se tiveres controladora pa isso :P) e ficas com muito mais espaço, e não perdes assim tanto na performance.
 
4 x i-Ram em Raid 0 :D

Se nao tou em erro ja saiu o i-Ram 2 que suporta muito mais memoria e tem mais algumas coisas novas.

Ainda n saiu e pelos visto n suporta o mais importante 3Gb/s :(

com o dinheiro que gastas num raid0 de 4 i-rams fazes raid0 com 8 SSDs (se tiveres controladora pa isso :P) e ficas com muito mais espaço, e não perdes assim tanto na performance.

Só o preço da Ram é insuportavel para vista e alguns aaps

OT: Há alguma maneira/short key para ir directamente para pesquisa avançada?

Isto consegue-se já comprar?

Tipo 4 discos. Se tiverem 16 GB cada um serve. :D

Ve a thread sobre discos SSD tem alguns preços/modelos.
Aki vendem em várias lojas a scan por ex. (n sei se manda para PT)
Em PT n sei, manda um email para a Samsung portugal para ver se tem revendedores.
E fica mais barato comprar a da 64GB k 4 de 16GB.
 
Última edição:
Ainda n saiu e pelos visto n suporta o mais importante sataII (300MB/s) :(

Suporta:
Gigabyte told us that when the latest GC-RAMDISK hits the market, it will support up to 8 GB of DDR2 memory—twice the capacity of the original i-RAM. 300 MB/s Serial ATA transfer rates are also on the menu, addressing our only real gripes with the Gigabyte's first stab at solid state storage.
http://www.techreport.com/onearticle.x/10116

The i-RAM 2 will be using DDR2 memories instead of DDR1 and the data transfer interface is SATA 3Gb/s double of the current SATA 1.5 Gb/s.
http://www.vr-zone.com/?i=3052

O preço da ram depende. Se andar a cata de ram barata e em segunda mao é capaz de nao ficar demasiado caro.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo