Programar C++ em Ubuntu

OubeLa

Power Member
Eu programo em C++ mas em Ambiente Windows. Uso o Dev-C++ bem como o Visual C++ 2005. Também já usei o Eclipse, mas não gostei.

Quais as vantagens de programar em ambiente Unix?

Como ainda não estou muito por dentro do assunto, gostaria que me ajudassem. Preciso de instalar algum IDE no Ubuntu ou já está instalado? Se sim onde o posso ir buscar? Sei que o Ubuntu já traz o gcc e o g++. Preciso de mais alguma coisa?

Desculpem lá tantas perguntas, mas sou novo no mundo Linux, já sei algumas coisas, mas tem que ser aos bocados xD Desde os meus 5 anos a usar Windows e MS Dos, mas agora decidi experimentar outras coisas.
 
Se fores programar para ambiente exclusivamente Win, não vejo qualquer utilidade... Mas: se quiseres fazer código portável ou se quiseres precisares de threading ou multiprocessing, não vejo melhor que sistemas que implementem standards como o POSIX. Nunca usei o windows para isso, mas já ouvi falar mal (MUITO MAL).

Não existe nenhum IDE standard no mundo UNIX. Existem vários como o Eclipse, o Kdevelop ou o anjuta. Mas muita programação é feita em editores de texto como o Emacs ou o Vim.

Vais sentir um problema: Linux is not a free windows, visto que claramente tens maus vícios :P
 
Como ainda não estou muito por dentro do assunto, gostaria que me ajudassem. Preciso de instalar algum IDE no Ubuntu ou já está instalado? Se sim onde o posso ir buscar? Sei que o Ubuntu já traz o gcc e o g++. Preciso de mais alguma coisa?

Se não tiveres gcc e o g++ basta fazeres na consola: #aptitude install build-essential

Tens aqui alguns IDE's (vê os que te servem):

IDEs:

- Geany
- Emacs
- Vim
- Quanta - web development
- Eclipse - Um pouco pesado por usar java mas com bastantes opções
- Anjuta
- Kdevelop
- EasyEclipse - Eclipse simplificado a adaptada ás necessidades de cada um. Link dado por magician
- NetBeans - Java IDE. Link dado por magician
- CSSED - IDE de CSS. Link dado por magician