Programar C++ em Ubuntu

OubeLa

Power Member
Eu programo em C++ mas em Ambiente Windows. Uso o Dev-C++ bem como o Visual C++ 2005. Também já usei o Eclipse, mas não gostei.

Quais as vantagens de programar em ambiente Unix?

Como ainda não estou muito por dentro do assunto, gostaria que me ajudassem. Preciso de instalar algum IDE no Ubuntu ou já está instalado? Se sim onde o posso ir buscar? Sei que o Ubuntu já traz o gcc e o g++. Preciso de mais alguma coisa?

Desculpem lá tantas perguntas, mas sou novo no mundo Linux, já sei algumas coisas, mas tem que ser aos bocados xD Desde os meus 5 anos a usar Windows e MS Dos, mas agora decidi experimentar outras coisas.
 
Se fores programar para ambiente exclusivamente Win, não vejo qualquer utilidade... Mas: se quiseres fazer código portável ou se quiseres precisares de threading ou multiprocessing, não vejo melhor que sistemas que implementem standards como o POSIX. Nunca usei o windows para isso, mas já ouvi falar mal (MUITO MAL).

Não existe nenhum IDE standard no mundo UNIX. Existem vários como o Eclipse, o Kdevelop ou o anjuta. Mas muita programação é feita em editores de texto como o Emacs ou o Vim.

Vais sentir um problema: Linux is not a free windows, visto que claramente tens maus vícios :P
 
Como ainda não estou muito por dentro do assunto, gostaria que me ajudassem. Preciso de instalar algum IDE no Ubuntu ou já está instalado? Se sim onde o posso ir buscar? Sei que o Ubuntu já traz o gcc e o g++. Preciso de mais alguma coisa?

Se não tiveres gcc e o g++ basta fazeres na consola: #aptitude install build-essential

Tens aqui alguns IDE's (vê os que te servem):

IDEs:

- Geany
- Emacs
- Vim
- Quanta - web development
- Eclipse - Um pouco pesado por usar java mas com bastantes opções
- Anjuta
- Kdevelop
- EasyEclipse - Eclipse simplificado a adaptada ás necessidades de cada um. Link dado por magician
- NetBeans - Java IDE. Link dado por magician
- CSSED - IDE de CSS. Link dado por magician
- Code::Blocks - free C++ IDE

De qualquer maneira uma pesquisa no google dá-te muitos resultados :)
 
eu não chamaria IDE ao Vim (apesar de que, com tantas extensões, também já não fica muito longe), mas parece-me claramente a melhor alternativa :D

em conjunto com mais umas aplicações, como o make e gcc, não há melhor...
 
Eu faz-me impressão programar em win...sinto a falta da shell com cores e poderosa, do emacs, de ferramentas como o make/makefiles, do CVS, etc. Sei que praticamente tudo o que referi também se pode ter em windows, mas não é a mesma coisa :D

Quando tiver projectos assim maiores aí começo a usar um IDE bonitinho e completo, tipo o Eclipse, até lá é tudo á patex :P
 
Vim - the editor
O Vim não é um IDE.

Quando tiver projectos assim maiores aí começo a usar um IDE bonitinho e completo, tipo o Eclipse...
Bom, eu lido com projectos com centenas de ficheiros (quase todos Perl) e o Vim dá conta do recado.

curves.jpg
 
slack_guy, não és nada biased :205:

Por acaso adoro usar o vim, em gnu/linux é dos editores que mais uso ;) Emacs nunca fui muito à bola...

@tópico, é pá, só pelo facto de teres menos mariquices e pelo próprio ambiente a tua produtividade aumenta, não é que Windows seja mau para quem programa, até é, mas GNU/Linux é para quem gosta de trabalhar, Windows é para quem gosta de estar no PC.

HecKel
 
slack_guy, não és nada biased :205:

Por acaso adoro usar o vim, em gnu/linux é dos editores que mais uso ;) Emacs nunca fui muito à bola...

@tópico, é pá, só pelo facto de teres menos mariquices e pelo próprio ambiente a tua produtividade aumenta, não é que Windows seja mau para quem programa, até é, mas GNU/Linux é para quem gosta de trabalhar, Windows é para quem gosta de estar no PC.

HecKel

Não é assim tão linear.

Primeiro por causa das tecnologias e linguagens "proprietárias" da Microsoft como o C#, .NET, etc.

Segundo, e este mais na linha do tópico, tenho de dizer que já tendo programado nos dois SO, foi precisamente por causa disto que considero o Visual Studio como a melhor ferramenta da microsoft e um IDE de topo, seja de que plataforma falemos.

Tudo isto porque anula a necessidade de estar a criar uma makefile à pata. Desde que tenhamos todos os ficheiros organizados dentro do mesmo projecto, ele cria as próprias linkagens. Compilar um projecto inteiro seja com 2 ou com 200 ficheiros é tão simples como clickar com o botão direito do rato sobre a solução (é o nome "técnico" no VS) e fazer build. As simple as that.

De qualquer maneira, continuo a preferir o linux para desenvolvimento.

Projectos pequenos, Vim sem dúvida. Poderosíssimo. O problema do vim é a aprendizagem inicial, mas depois de estar controlado ... é mesmo muito poderoso.

Para projectos maiores um ide é precioso. O Eclipse é bastante aceitável, mas tens o kdevelop (se usares kde). Para já o eclipse vai fazendo o que lhe compete.
 
Não é assim tão linear.

Segundo, e este mais na linha do tópico, tenho de dizer que já tendo programado nos dois SO, foi precisamente por causa disto que considero o Visual Studio como a melhor ferramenta da microsoft e um IDE de topo, seja de que plataforma falemos.


Só se for o IDE, porque, pelo menos 'OutOfTheBox', o compilador aceita tudo e mais alguma coisa sem se queixar. E a linguagem desse compilador é Ms Visual C++, e não C++: it SUCKS! Quando trabalhava mais na programação fiz uma app nessa coisa, e depois quis portar para LINUX... e foi terrível... de tal forma que nem tive paciência. A partir de aí, nunca mais utilizei nenhum compilador que não fosse o gcc (g++) e o MingW. Ah, e a app era uma app OpenGL e eu metia meshes com alguns milhares de pontos directamente no código (por preguiça, eu sei que não devia ;) ) e alguém teve que descobrir que no sitio XPTO tinha que colocar-se um parâmetro qualquer para compilar mais X linhas.... que desgraça!
 
Só se for o IDE, porque, pelo menos 'OutOfTheBox', o compilador aceita tudo e mais alguma coisa sem se queixar. E a linguagem desse compilador é Ms Visual C++, e não C++: it SUCKS! Quando trabalhava mais na programação fiz uma app nessa coisa, e depois quis portar para LINUX... e foi terrível... de tal forma que nem tive paciência. A partir de aí, nunca mais utilizei nenhum compilador que não fosse o gcc (g++) e o MingW. Ah, e a app era uma app OpenGL e eu metia meshes com alguns milhares de pontos directamente no código (por preguiça, eu sei que não devia ;) ) e alguém teve que descobrir que no sitio XPTO tinha que colocar-se um parâmetro qualquer para compilar mais X linhas.... que desgraça!

Sim. O compilador é mais "complacente" com coisas não ansi.
Por isso é que convém sempre programar de acordo a norma ansi ;)
 
Boas.
Alguem me pode ajudar. começei a usar ubunto e a fazer trabalhos de programaçao em c++ mas nao consigo correr os programas.. cria um ficheiro objecto mas nao sei como correr o programa.
cumprimentos
 
Boas.
Alguem me pode ajudar. começei a usar ubunto e a fazer trabalhos de programaçao em c++ mas nao consigo correr os programas.. cria um ficheiro objecto mas nao sei como correr o programa.
cumprimentos

Epá, não sei se é a mesma coisa, mas eu cá uso este software (para C):

https://fenix.ist.utl.pt/disciplinas/pro3/2009-2010/1-semestre/software
Caso seja a versão 9.04: https://fenix.ist.utl.pt/disciplinas/pro3/2009-2010/1-semestre/faqs/kdevelop


Cumps
 
Boas.
Alguem me pode ajudar. começei a usar ubunto e a fazer trabalhos de programaçao em c++ mas nao consigo correr os programas.. cria um ficheiro objecto mas nao sei como correr o programa.
cumprimentos
Se já tiveres o executável é só fazer ./<nome do programa>
 
Boas.
Alguem me pode ajudar. começei a usar ubunto e a fazer trabalhos de programaçao em c++ mas nao consigo correr os programas.. cria um ficheiro objecto mas nao sei como correr o programa.
cumprimentos

1) g++ -c nome_do_programa.cpp (compila e cria o ficheiro objecto)
2) g++ -o nome_do_programa.o (faz a linkagem e cria o executável)
3) ./a.out (corre o executável)

Isto partindo do principio que não queres gerar o executável com um nome expecífico. Caso queiras basta fazeres:

2) g++ -o nome_expecificio_do_executável nome_do_programa.o (faz a linkagem e cria o executável com o nome expecifico)
3) ./nome_expecifico_do_executável (corre o executável que expecificas-te)
 
1) g++ -c nome_do_programa.cpp (compila e cria o ficheiro objecto)
2) g++ -o nome_do_programa.o (faz a linkagem e cria o executável)
3) ./a.out (corre o executável)

Isto partindo do principio que não queres gerar o executável com um nome expecífico. Caso queiras basta fazeres:

2) g++ -o nome_expecificio_do_executável nome_do_programa.o (faz a linkagem e cria o executável com o nome expecifico)
3) ./nome_expecifico_do_executável (corre o executável que expecificas-te)

Pode fazer isso pela consola, ou pode usar um ambiente de desenvolvimento... Deixa de precisar de fazer comandos na consola. Então se o programa tiver multiplos ficheiros .c e .h mais complicado fica fazendo isso por comandos.

Cumps
 
Para programar em C (as opções devem ser semelhantes ao c++), comecei com gcc + gedit, mas depois de algum código comecei a "atrofiar" com aquilo, e mudei-me para o completo Eclipse, pois já tava habituado a ele devido a programação java. E digo que foi o melhor que fiz, está mesmo muito bom e facilita a vida a quem quer programar programas não muito pequenos.
 
Última edição:
Back
Topo