Oh não, fiquei sem X! E agora?

esquiso

Power Member
No seguimento da avalanche de posts que se registam por este forum fora sobre este tema, achei por bem fazer um tópico que reuna toda a informação no sentido de ajudar os utilizadores que se deparam com uma CLI e não sabem o que fazer. Comecemos então.

A maneira mais facil de conseguir resolver situações deste genero é ter uma cópia funcional do xorg.conf como backup. E se o tivermos, poupamos algum tempo.
Imaginando que a cópia se chama xorgbackup.conf e que esta situada na pasta /etc/X11, executamos o seguinte comando, em modo su:

Código:
cp /etc/X11/xorgbackup.conf /etc/X11/xorg.conf
E pronto, se a cópia estiver realmente funcional, basta iniciar, e já terão X. Simples, hem?
Código:
startx


Mas, e se eu não tenho backup do X?

Ok, acontece, mas vai dar um bocadinho mais de trabalho. Mas a verdade é que temos mais soluções. Vou só deixar duas sugestões, que em principio resultarão na maioria esmagadora dos casos.

Solução 1 - Editar o xorg.conf

Esta é uma solução generica. Funcionará em todos os casos que possuem o X.Org Server.
A solução passa por, simplesmente, editar o xorg.conf. Para isso vamos usar o duocromático terminal que tivemos por presente quando ligamos o PC. Executemos então o seguinte código, again, em modo su:

Código:
nano /etc/X11/xorg.conf
É-nos apresentada uma serie de linhas que, neste momento, é totalmente irrelevante. Interessa-nos apenas a seguinte parte:

Código:
Graphics device section

(...)

    Driver     "o que quer que esteja aqui"
O que se vai fazer é simplesmente substituir "o que quer que esteja aqui" por "vesa". Os vesa são uns drivers genéricos que funcionarão com qualquer placa.
Agora, guardem e iniciem. Devem já ter X.

Solução 2 - dpkg-reconfigure xserver-xorg

Eu tenho de admitir, gosto bem mais desta solução. Apesar de ser mais complexa e de ser um pouco "matar um rato com um tanque de guerra", podemos logo defenir coisas como a resolução, a depth, o Refresh Rate, and so on. Obviamente, esta solução não é global, precisam de ter o dpkg instalado. Isto acontece no caso do Debian e em distros Debian-based (Ubuntu e por ai fora).

O primeiro e passo é fazer, mais uma vez em su:

Código:
dpkg-reconfigure xserver-xorg

A primeira coisa que tem que fazer é escolher os drivers apropriados. Sim, advinharam, são os vesa.
Os restantes passos são faceis de preencher caso se leiam as descrições bem*. E muitos deles, são opcionais.
Descrevo só um caso caricato: executei este processo no Debian e no Ubuntu. Enquanto que no Debian todo o meu hardware (modelo, identificador da placa e até o proprio monitor) eram detectados sem espinhas, no Ubuntu não. É caso para perguntar qual é melhor. :D

Já tenho X. E agora?

E agora? Ora bem. Se já tem tudo nos conformes, e não precisam de aceleração gráfica, tejam é quietinhos com o xorg.conf. Não vale a pena mexer.
No caso de quererem a dita, tem que instalar os drivers apropriados para a vossa placa. Isso é outra história. Como voces até já sabem recuperar o X, podem ir sem medo :D

esquiso, és um porreiro, aceitas doações?

Com todo o gosto, basta enviar uma PM a pedir NIB, morada ou paypal. Tenho todo o gosto em atender-vos :D obviamente, é uma brincadeira ihihihi

* - só uma chamada de atenção para uma opção que por vezes pode dar bronca, que é a opção dos framebuffers. Apesar de estar bem lá explicito, acho por bem referir isto.
 
Última edição:
A segunda cena convém referir que é apenas para Debian based (ubuntu and stuff)... Se eu fizesse isso no gentoo não saía daí ;)

A verdade é que cada dita cuja distribuição mãe tem a sua maneira de resolver esta questão do X...

Só não deixo a maneira de como fazer em gentoo pq não me lembro do comando ( aprendi as minhas custas a fazer sempre um backup dos files principais de configurações, no meu caso resolv.conf xorg.conf make.conf, etc...)
 
Existem mais maneiras para configurar o xorg.conf automaticamente:
Xorg -configure (X maiusculo)
nvidia-xconfig (so para quem tem nvidias claro)
 
c3l5o, olha lê-me isto bem. Vês que está lá expresso que isto funciona apenas em sistemas Debian-based ;)

A ideia do guia foi mesmo safar pessoas que por alguma razão ficam sem X e tem pouca experiencia. E normalmente, que usa Gentoo já deve ter conhecimentos suficientes para fazer isto quase do olhos fechados :P

Em relação aos restantes, obrigado pelas dicas.
 
Essquiso não era intenção tar feito picuinhas mas tb há muita gente que usa Suse e Fedora e tanto quanto sei aquilo tb não se aplica... :P

Fica bem e acho que foi uma boa ideia, podias era ter complementado mais um pouco só isso... ;)

Mas mais vale incompleto que nunca o fazer...
 
Mas estas a referir-te a que? Agora fiquei confuso.
Estas a referir-te ao facto de o dpkg ser apenas para sistemas Debian-based? Isso esta lá dito, bem expresso.

Completar mais, estou aberto a sugestões, obviamente ;)
 
Eu não percebo onde está a confusão. O método é generalizado. É fazer backup do xorg e se alguma coisa correr mal restaurá-lo.

What's the problem?

O método alternativo, o esquiso diz lá que é para distros debian based.

Não percebo porquê tanta confusão.
 
Não é confusão mas qualquer pessoa pode vir aqui qdo já é tarde demais e sabe lá um novato quais as distros debian-based...
Nem eu as sei todas... A unico ponto a que queria chegar é que com alguma pesquisa e contribuição dos users das variadas distros esta thread podia tornar-se muito util para poupar tempo aqueles que já fizeram asneira...

Inclusivamente acho que deveria ser posta em stickie visto ja haver por aí algumas threads que procuram resoluções para este problema e dessa forma pode-se tentar impedir a criação de mais...

Não estou a tentar arranjar confusão nem nada do género, nunca o faria por algo positivo para toda a gente, mas tal como deixei passar essa do deban-based outros poderão também fazê-lo...
 
Não estou a tentar arranjar confusão nem nada do género, nunca o faria por algo positivo para toda a gente, mas tal como deixei passar essa do deban-based outros poderão também fazê-lo...

Não é isso que eu estou a dizer c3l5o.

Eu sei que tu só chamaste a atenção e bem para o facto da parte do dpkg ser apenas para distros debian based, mas se o pessoal ler bem está lá tudo explicado.

Não me interpretes mal ;)

De qualquer maneira, eu só estava realçar a solução genérica que é: fazer o backup do xorg.conf depois de se ter tudo decente.

either way, também sou a favor do sticky.
 
Gráfica Geforce 8400GS no Ubuntu

Boas,

Pessoal ontem tentei instalar o ubuntu no meu PC DESKTOP já que no portatil está a bombar sem problemas...

Qual não é o meu espanto quando detecto que a resolução maxima é 1024, sendo a minha placa uma Geforce 8400GS achei deveras estranho...

Tentei então instalar as drivers da nvidia que constam do site da nvidia...

Primeiro apareceu a informação que não havia drivers pré compiladas para o meu kernel, e para compilar faltavam libc headers

Após algumas busca na net procedi a alterações e consegui compilar as drivers...

Quando espera que tudo já estivesse a bombar quando vou a entrar no gnome ele dá um erro no X...

alguém passou por uma situação como esta?
 
Pergunta de noob, como é que se faz o backup do xorg.conf? :lol:
É que isso já me aconteceu e a maneira que eu achei para resolver foi uma instalação nova desta vez do mint 3.0 antes tinha o ubuntu 7.04 .
Sempre teve 1 aspecto positivo experimentei outra distro :lol:

Cumps
 
Para fazeres o backup disso é tão fácil como copiar o ficheiro ;)
É fazeres de uma destas duas maneiras:

su
(pass do root)
cp /etc/X11/xorg.conf /directoria para onde queres o backup (tem atenção as maiúsculas e minúsculas)

sudo cp /etc/X11/xorg.conf /directoria para onde queres o backup

Esta ultima não funciona de origem em todas as distros e por mim não funcionava em nenhuma... O sudo é uma coisa perigosa de se ter e concerteza um ponto fraco na segurança do sistema operativo... Mas é essa a sua função ;)

Espero ter ajudado...

EDIT: Só ganhaste porque eu quiz fazer um testamento :p
 
Última edição:
Bem eu pensava que era preciso algum comando especifico para se fazer o backup assim fui pelo explorer e copiei para outra directoria, mais simples do que eu pensava pena não saber disto há mais tempo :D
 
Última edição:
Back
Topo